Transcrição de Casamento - Escritório Consular em Santos

1222325272879

Comentários

  • @lucasbitte, tudo bem?

    Não há necessidade da certidão de nascimento do estrangeiro e do óbito de ambos serem em inteiro teor para a transcrição em Santos ou SP. Todas precisam ser apostiladas, mas em inteiro teor, somente a de casamento.

    O site do Consulado Geral em SP é claro ao explicitar a necessidade de “inteiro teor” somente no casamento. Quando fiz a transcrição de meus bisavós eu questionei o consulado diretamente sobre isso. Encaminho a resposta deles:


  • venmouzevenmouze Member
    editado June 2021

    Olá pessoal tudo bem?

    Estou com um problemão aqui e gostaria de saber se alguém consegue me dar uma luz.


    Já tenho toda a documentação pronta da minha mãe para fazer a aplicação da nacionalidade por neto, porém conforme a ajuda de alguns de vocês aqui no Fórum, verifiquei que era necessário realizar a transcrição de casamento de minha bisa-avó.


    Consegui toda a documentação para fazer a transcrição de casamento, paguei o boleto e infelizmente mandei pro Consulado de Portugal São Paulo, tem pouco mais de um mês. Já tentei contato com o consulado e eles disseram que não redirecionam o processo pra outro consulado e não reembolsam o valor.


    O problema maior é que aguardar o consulado de Portugal em São Paulo finalizar meu processo (recebi uma estimativa de 12 meses em média) invalidaria todo os outros documentos de aplicação de nacionalidade que tem validade de um ano, causando um prejuízo muito maior.


    Verifiquei neste tópico que o processo no Escritório Consular de Santos está demorando algumas horas ou alguns dias (ou até um mês que seja) para ser concluído, o que seria ideal pra mim neste momento.


    Estou pensando em solicitar o cancelamento, recebendo os documentos novamente.

    Vou arcar com os custos de uma nova aplicação e apostilamento do formulário.


    A questão é, esse caminho é possível ou vocês veem algum problema aqui?

    O Escritório Consular de Santos ainda está recebendo pedidos para transcrição de casamento e óbito?

    Sou de São Paulo, eu conseguiria cadastrar um novo processo no Consulado de Portugal em São Paulo, informando que gostaria de ser atendido no Escritório Consular de Santos?


    Muitíssimo obrigado!

  • editado June 2021

    @venmouze , pelo que sei, para o Consulado em Santos basta mandar os documentos pelos Correios. Eles analisam e, se tudo estiver correto, mandam o boleto para pagamento. Não tem que se cadastrar.

    Mande um email para o Consulado de São Paulo solicitando o cancelamento da averbação e o reembolso do valor (se não vão prestar o serviço, têm obrigação de devolver o que foi pago) Entre em contato com a Ouvidoria.

  • editado June 2021

    @gilbertodiasx Entendo que uma certidão do nubente de breve relato pode ser necessária, mas há casos que a averbacão não vem junto com ela detalhada (um item que é necessário para a transcricão e não está descrito no site, e já vimos aqui no fórum que é obrigatório), vários relataram da necessidade da averbacão e inclusive tive amigos que tiveram o pedido devolvido devido a certidão de breve relato não ser suficiente.

    Como demais conservatórias solicitam a de inteiro teor e esta é a mais segura e o preco não vai diferir tanto, porisso mantenho meu conselho. Pode a de breve relato? Pode, mas se faltar algum documento irá voltar e o gasto será dobrado e o tempo perdido.

  • @lucasbitte, sem sombras de dúvidas vale mais entregar a mais do que a menos.

    Mas desde que tenha averbação (e quando não tiver é só pedir pro cartório incluir), pode ser a mais breve relato mesmo, sem problema algum.

    Ainda assim, entendo e concordo com sua visão.

  • @venmouze @Leticia54

    O procedimento do Escritório Consular em Santos é o mesmo do Consulado Geral em SP, um é subordinado ao outro.

    Você vai no site do Consulado SP, faz o cadastro, paga a taxa e então, envia os documentos. Essa é a ordem.

    Com relação ao pagamento, dado o prazo, eu duvido que devolvam. Ainda assim, tente explicar para o Consulado que você tem pressa, explique os motivos. Em SP demora mesmo. :(

  • bom dia, pessoal.

    Enviei os documentos para transcrição do casamento da minha mãe + transcrição de óbito do marido dela + o cartão cidadão urgente. Chegou na segunda-feira dia 31/05, até o momento não tenho novidade, assim que tiver volto para avisar. ESPERO que não demore muito :(

  • Olá,


    Enviei os documentos da transcrição de casamento dos meus pais para Santos no dia 28/05. Segue andamento:

    31/05 - Documentos recebidos

    04/05 - Processo concluído e envio dos documentos.


    Agora estou no aguardo para receber esses dados, obrigada por toda ajuda.


    Preciso dar entrada no meu pedido de atribuição (Mãe portuguesa), fiz o processo de atribuição dela e transcrição de casamento de minha avó por Tondela, preciso fazer o meu pelo mesmo ACP ou posso fazer por Porto? (Fiz com consultoria essa primeira fase, não sabia fazer sozinha antes mas agora gostaria de economizar)

  • julbrajulbra Member

    Boa tarde!

    Alguém já fez por Brasília?

  • julbrajulbra Member

    @gsilvestre

    Muito obrigada! Nesse relato tem tudo o que queria saber.

  • @Beatriz_Pinheiro , sim, pode fazer pela Conservatória que quiser.

    Atualmente, ACP é a mais rápida e garantida

  • @Leticialele

    Bom saber, irei reunir os documentos para fazer o envio para Porto então. Como funciona o pagamento da taxa lá? É cartão de crédito ou vale postal?


    Outra dúvida, eu fui registrada pelo meu pai e minha mãe (Consta "os pais" como declarante), porém eles se casaram quando eu já tinha 4 anos, então no meu registro minha mãe está com nome de solteira, posso ter algum problema?

    Muito obrigada pela ajuda.

  • @Beatriz_Pinheiro , para pagar o link é https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1C

    Use cartão de crédito virtual (pode ser o do app seu banco ou algum tipo nubank, em que seja usado o celular)

    Não terá problema, se seus pais constam como solteiros na sua certidão.

  • @lucasbitte hahahah ótimo!

    Fui solicitar a certidão no cartorio e surgiu outra dúvida. Precisa ter firma reconhecida da assinatura do escrevente?

  • @marinaalves Quando apostilar, automaticamente reconhecem a assinatura.

  • Muito obrigado pelas respostas @Leticialele @gilbertodiasx, foram de grande valia.


    Já solicitei a devolução dos documentos, mas eles deixaram enfatizado que não irão fazer reembolso ou aproveitamento do crédito, assim perdendo o valor pago. Ainda vou tentar reaver esse valor por algum outro contato, como ouvidoria e tal.

    Eles deram meu processo como concluído no site e quando abro pra ver o que foi escrito, dizem que o documento vai ser devolvido a meu pedido e que me deixaram ciente que o valor não será ressarcido.


    Obrigado novamente pessoal!!

  • editado June 2021

    O consulado de Santos esta sendo muito rápido, mas estou com um problema e espero que alguém possa me dar uma luz @Leticialele @gandalf e outros seres de luz!

    foi enviado toda a documentação para la dia 31/05, recebido dia 04/06. Dia 08/06 recebi a notificação de que havia um erro e precisava ser corrigido, mas que seria enviado tudo por correios. Ontem, dia 10/06, recebemos e o tal erro é, na minha opinião, um absurdo.

    Eles pedem para retificar o nome da minha avó na certidão de nascimento do meu pai. Ex. O nome da minha avó após o casamento ficou Maria Fulana Silva Sousa, mas na certidão de nascimento do meu pai está Maria Fulana Sousa, um sobrenome foi suprimido.


    Detalhes:

    1- a minha avó é a portuguesa

    2- meu pai obteve a cidadania normalmente pela ACP com o nome da minha avó suprimido.

    3- mudar a certidão de nascimento significa mudar todos os documentos dele...

  • Bom dia, pessoal!

    Enviei os docs para transcrição, no escritório consular de Santos, chegou no dia 31/05 e até agora nada... Vi relatos que saiu em 3 dias, uma semana... Estou começando a ficar preocupado, sei que ainda é recente, mas como solicitamos também o cartão cidadão urgente não sei se isso já é motivo pro processo ficar de "escanteio" :( Alguém sabe se esse tipo de pedido demora muito?

    Obrigado !!!

  • editado June 2021

    @robertaribeirog

    Não é um absurdo. É o princípio da certeza registal em ação.

    A certidão portuguesa, mais antiga, tem precedência sobre a certidão posterior. Tem que retificar.

    Imagino que seja a transcrição de casamento de seu pai. Como consta o nome da mãe no assento dele? Provavelmente mantiveram a composição do nome original português. Me admiro que não tenham pedido a retificação já na nacionalidade de seu pai.

    Também, como você ja deu entrada no seu e de seus irmãos, veja rápido essa divergência em suas certidões e no assento de seu pai, porque com o nome da avó errado, é provável que tenha que retificar todas elas. Faça isso rápido, se o nome no assento não estiver correto.

    Sugiro que você mande um extrato do assento de seu pai, e o nome de sua avó por Mensagem Privada para a @Leticialele para que ela veja a composição do nome. São muitos processos já em andamento para correr o risco de cair num imbróglio maior. Usar o recurso de dispensa de transcrição no processo dos filhos exige que não haja divergência nos nomes.

    PS: mensagem privada é aquele envelope no canto direito superior da tela.

  • Olá @gandalf, não consigo enviar mensagem privada para a @Leticialele . Já solicitei por email conforme está no site.

    Obrigada pelo retorno.

    O absurdo é no sentido de ter que alterar todos os documentos de uma vida...

    A certidão de nascimento brasileira do meu pai o nome da mãe está como: Maria Fulana Sousa

    A certidão de nascimento portuguesa do meu pai o nome da mãe está como: Maria Fulana Silva Sousa

    A certidão de casamento do meu pai está como: Maria Fulana Sousa


    Ou a alteração é sobre a certidão de nascimento portuguesa, que neste caso, está "errada"?


    Obrigada!

  • editado June 2021

    @robertaribeirog

    Para poder iniciar novas mensagens privadas, terá que confirmar o registro no fórum pelo link do e-mail. https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/18193/mensagens-privadas

    Você tem uma alternativa de fazer um requerimento ao conservador para que aceite a atual composição do nome, em virtude dos desdobramentos que acarretariam na mudança. Se ele aceitar, você não terá que fazer as mudanças. Talvez no máximo uma mudança que não vá passando aos filhos.

    Vamos conversar a respeito na MP que criei pra você. Não será um requerimento fácil. Talvez tentar conter a retificação apenas no nome da primeira pessoa que mudou de nome seja suficiente para provar que não há "dúvidas razoáveis sobre a identidade do progenitor português, fundadas em divergências significativas no nome desse progenitor."

  • Abaixo o cronograma da minha transcrição de casamento pelo escritório consular de SANTOS (concluído em 3 dias corridos).

    Interessante observar que eu havia feito o pagamento 1 ano e 5 meses antes (perdi o foco nos meus processos no período da pandemia). Pensei que poderia ser considerado expirado o pagamento ou fossem cobrar a diferença para o valor atual, mas felizmente nem uma coisa nem outra.

    Realmente o tempo de conclusão deste tipo de processo por lá é imbatível :)


  • Aproveito para lhes perguntar:

    A averbação irá aparecer pelo acesso que pedi pelo civil online, ou terei que solicitar novamente? Meu acesso é válido até dezembro. Imagino que a atualização seja automática...

  • @Regiani Scharlack nao atualiza automaticamente. algumas pessoas já relataram que enviaram um e-mail ao civilonline pedindo essa atualização e conseguiram. mas, via de regra, tem que pagar novamente.

    para o processo é indiferente. vc pode mandar sem a averbação, pois eles consultam no sistema o assento de nascimento. ou vc pode mandar uma cópia do assento de casamento que Santos encaminha junto com o assento de nascimento sem a averbação

  • @Regiani Scharlack Olá, boa tarde! Então, a transcricao da minha mae ficou pronta, ai entrei no civil online (pois ja tinha o acesso ao assento dela) e consta naquele primeiro painel, em apelidos, já o nome de casada. No assento ao abrir não consta nenhuma averbação, mas no sistema pelo visto, sim. Espero ter ajudado :)


    Pessoal, quanto ao meu caso:

    31/05 - Documento recebidos no escritório consular em santos

    15/06 - Transcrição concluída e liberado agendamento. (AGORA É ORAR rsrs)


    Obrigado a todos

  • Obrigada @Rafadiass, @gsilvestre, @Leticialele pelas sugestões apresentadas. Arrisquei o pedido e foi acatado.

    Tudo tem dado certo :)


  • Boa tarde. Hoje conferi no site do Consulado de Santos e verifiquei que o agendamento foi liberado, não consta o termo "processo terminado" ou "documentos enviados", mas creio que deu tudo certo e o processo foi finalizado. Abaixo o cronograma:

    2021-05-08 08:28:18 - Cadastro Efetuado.

    2021-05-12 03:01:57 - Boleto pago

    2021-05-18 08:29:37 - Processo recebido no Consulado

    2021-05-21 14:07:07 - Processo devolvido com incorreções (pediram para eu mandar a Certidão de Nascimento do Nubente, porém eu tenho certeza que mandei, mas não quis argumentar e providenciei outra Certidão (simples) averbada.

    2021-06-11 08:46:25 - Processo recebido no Consulado

    2021-06-15 11:54:58 - Liberado para agendamento

    Agora não sei se mandarão a documentação de volta. Daqui a uns dias vou verificar no Civil On Line se está transcrito o casamento.

    Muito obrigado ao pessoal do fórum pela ajuda. Agora é partir para a Atribuição da minha esposa.

  • Boa tarde, me ajudem por favor....eu preenchi o requerimento de transcrição da minha tia, mas a cidade de nascimento está errada como posso corrigir, o boleto vence amanhã.


    Obrigado

  • editado June 2021

    @Carlos Klomann Neto , acredito que agora seja só aguardar, embora para mim nunca apareceu nada no status mencionando "agendamento":

    Hoje mesmo recebi o sedex. Além da certidão de casamento, ainda mandaram meu assento de nascimento com averbação. Nem precisaria ter pedido no civil online. Santos pra mim foi nota 10.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.