Transcrição de Casamento - Escritório Consular em Santos

1202123252679

Comentários

  • Bom dia @Conrado MRH

    1: A Certidão de Nascimento do nubente que NÃO possuia a nacionalidade portuguesa (no caso, minha esposa) precisa ser DIGITADADA ou por CÓPIA REPROGRÁFICA? A certidão dela pode ser a digitada, mas deve ser a de inteiro teor e apostilada.

    2: Além de apostilhado, o requerimento deve ter reconhecimento de assinatura (firma) por autenticidade, correto? Sim, todos documentos portugueses sempre deve reconhecer por Autenticidade, primeiro reconhece a firma e depois apostila.

    3: Melhor enviar uma cópia simples do meu Registo de Nascimento português? Deve, seu registro português é o que utilizarão para identificar.Pode ser uma cópia simples.

    4: Eu tenho que enviar um envelope dentro do envelope com os documentos (pra serem devolvidos depois)? Fiquei confuso, rs. Sim, nos Correios eles vendem esse envelope plástico, preencha ele como se estivesse mandando os documentos para você. Isso é para minimizar o tempo deles prepararem o envelope para o envio da transcrição para sua residência, senão o tempo seria bem maior que os atuais.( Compre, preencha seus dados em destinatário e o deles em remetente e coloque dentro).


    Não esqueça da certidão de casamento dos nubentes em inteiro teor digitada e apostilada.

  • editado May 2021

    @Conrado MRH :

    1: A Certidão de Nascimento do nubente que NÃO possuia a nacionalidade portuguesa (no caso, minha esposa) precisa ser DIGITADADA ou por CÓPIA REPROGRÁFICA? Inteiro teor digitada, apostilada

    2: Além de apostilhado, o requerimento deve ter reconhecimento de assinatura (firma) por autenticidade, correto? Sim

    3: Melhor enviar uma cópia simples do meu Registo de Nascimento português? Sim

    4: Eu tenho que enviar um envelope dentro do envelope com os documentos (pra serem devolvidos depois)? Fiquei confuso, rs. Sim, tem que mandar um envelope (plástico, daqueles que vendem em agências dos Correios) dentro do envelope, para que eles devolvam os documentos

  • @Leticialele e @lucasbitte

    Muito obrigado!!

  • Boa tarde!

    Aconteceu uma coisa muito esquisita: quando finalizei o requerimento da transcrição e baixei o PDF, o campo de "Se nasceu no Brasil: Cidade/Estado" ficou em branco, tanto o meu quanto da minha esposa. Eu conferi umas 10x antes de finalizar, não acredito que deixei isso em branco.

    O que faço? Não dá para editar?


    Obrigado!

  • @Conrado MRH pelo que notei está bugado, quando eu colocava São Paulo no meu campo e depois Januária no da minha esposa, ambos ficavam como Januária. Aí eu alterei só o meu pra São Paulo e ambos ficaram com São Paulo. E não tem como editar pelo que vi, eu gerei vários aí o último que foi o que paguei o boleto eu deixei em branco e vou preencher esses dois campos à mão.. fazer o quê? Espero que dê certo.. rs

  • @danielleandro Sim, deve estar bugado mesmo, conferi várias vezes antes de finalizar, impossível eu ter deixado dois campos em branco. Eu mandei um e-mail para o consulado perguntando o que deveria fazer, mas qualquer coisa vou enviar assim mesmo, afinal na própria Certidão de Casamento consta os locais de nascimento.

  • Me surgiu outra dúvida:

    No Requerimento de Transcrição de Casamento (Santos) , nos campos 'Requerente' eu devo preencher com os meus dados ou da minha esposa?

    No 'Requerente' coloquei os dados dela, e no 'Cônjuge', os meus. Obs.: Somente eu tenho cidadania portuguesa.


    @danielleandro @Leticialele @gandalf


    Obrigado!!

  • @Conrado MRH , se você é o português, o requerente tem que ser você!!

  • Eu só fui pensar nisso depois que já tinha feito. Daí fiquei pensando se tinha feito besteira, rs.

    Vou fazer outro requerimento.

    Obrigado @Leticialele !!

  • @Conrado MRH , ninguém sabe tudo! É para ajudar que estamos aqui!

    Boa sorte!!

  • Eu tenho uma dúvida no preenchimento do requerimento de transcrição de casamento e óbito: Entre o conjunto de campos do Conjuge e Casamento existe o campo "Endereço", pergunto: Seria o endereço do cônjuge à época do casamento ou o endereço atual do requerente? Obrigado

  • Acima a imagem do requerimento

  • @Carlos Klomann Neto O endereço a utilizar é o atual para ambos os nubentes.

  • acabei de conseguir agendamento para Santos, tem horario para 17 e 18 de maio

  • Pessoal, boa tarde.

    O processo de transcrição de casamento da minha mãe acabou de ser dado como concluído, porém ainda não teve nenhuma alteração no civil online. Quando tempo leva normamente para atualizar, vocês sabem?


    Obrigado

  • Complementando o post acima:

    Processo enviado dia 05/05/2021

    Recebido dia 06/05/2021

    Hoje, dia 07/05/2021, temos a seguinte mensagem no site do Consulado "Documentos enviados, processo concluído"

  • Boa tarde. Muito obrigado Lucas Bitte pela resposta.

  • @Rafael GM Pelo que andei deparando, se solicitou uma certidão pelo civil online antes da transcrição, ele não está atualizando, teoricamente teria que solicitar um novo para ver a averbação do casamento nele. Porém fique tranquilo, eles mandam um assento de casamento junto com os documentos que você enviou.

    Se no caso sua mãe teve o sobrenome alterado pós casamento, veja como está o nome pelo civil online antes de baixar o assento, naquela página informativa.

  • @lucasbitte Obrigado pela mensagem. Sim, o nome dela mudou na pagina inicial do Civil Online. Antes estava com o nome de solteira e agora já está o de casada. Mas quando clico em "Visualizar documento", nada mudou. Achei que eles atualizavam a certidão com a averbação (tive a impressão de que já tinha lido aqui no forum antes). Talvez tenha mudado isso então. Vou aguardar chegar o original de Santos então.

  • Rafael GMRafael GM Member
    editado May 2021

    Pessoal, só para deixar registrado, o assento de casamento da minha mãe, junto com o assento de nascimento averbado chegaram hoje em casa. Então, resumindo:

    • 05/05/2021 - envio dos documentos
    • 06/05/2021 - documentos recebidos em Santos
    • 07/05/2021 - conclusão do assento de casamento
    • 11/05/2021 - chegada dos documentos na residencia da minha mãe

    PS: No Civil Online eu não tenho acesso a nova averbação. A unica coisa que mudou foi o nome dela (de solteiro para o de casado) na página inicial do Civil Online.

  • @Rafael GM , não tem importância se a averbação não aparece. Ela estará lá, quando o Conservador for verificar a autenticidade da certidão!

  • @Leticialele sim sim, só deixando aí pra quem estiver na dúvida. Mas obrigado de qualquer forma! :)

  • @Rafael GM

    Para que a averbação apareça na consulta, você tem que pedir para gerar o assento novamente.

    Quando você gerou a primeira vez, não tinha a transcrição. Você continua consultando o mesmo PDF durante 6 meses, a menos que peça para gerar novamente. Normalmente tem que pagar de novo pra gerarem. Às vezes se você pedir eles geram outro, e aí já estará averbado.

  • Pessoal, alguém sabe se caso tenha algum documento incorreto no processo, o escritório consular entra em contato ? Se sim, qual o meio que é utilizado (e-mail, telefone, carta)? Meu primo enviou a transcrição, porém a certidão de casamento foi por cópia reprográfica. O processo foi recebido no consulado em 05/05/2021 e segue no mesmo status de recebido. Alguém já passou por algo parecido?

    Caso tenha um indeferimento, eles devolvem o valor? No caso dele foi pago cartão cidadão e passaporte também.

    Obrigada pessoal.

  • editado May 2021

    @marianamcozza Depende do caso, mas geralmente via Correios e também dependendo do caso a devolução do valor é na conta que preencheu no formulário.

    Mas, creio que seu caso é "reparável", por mais que no site está certidão em inteiro teor digitada, a certidão reprográfica não deixa de ser uma original que contém todas as informações. Em alguns casos de transcrição, qual a certidão é através do arquivo distrital vem em cópia reprográfica com aquelas letras manuscritas difíceis de ler. A sua certidão reprográfica já é aquela digitada por máquina de escrever por exemplo ou ainda é a manuscrita a caneta no livro do cartório?

    São rápidos na confecção, mas se preferir mande um email a eles no santos@mne.pt informando o número de seu requerimento e se será necessário o envio de uma certidão.Depois volte aqui e conte o que aconteceu :)

  • Pessoal, uma dúvida: a certidão de nascimento da nubente sem nacionalidade portuguesa precisa mesmo ser de inteiro teor? Eu fiz a versão normal, olhando pelo https://consuladoportugalsp.org.br/transcricao-de-casamento-sem-alteracao-dos-dados-do-cartao-do-cidadao/, e agora estou na dúvida.

    Obrigado. :)

  • editado May 2021

    @evandrofg As certidões possuem geralmente 3: De breve relato (que só alimenta digitado os dados mais necessários), Inteiro teor por cópia reprográfica do livro (que basicamente é a foto do registro), Inteiro teor digitada (que é tudo aquilo que está no livro, mas digitado). Para processos portugueses sempre é interessante a informação completa do registro, porisso sempre são exigidas as de cópia reprográfica e inteiro teor digitada.

    No site do consulado SP, não especifica se a certidão de nascimento do nubente (não português) pode ser a de breve relato como diz no site do consulado PT no RJ, mas sabemos que essa muitas vezes omite certas averbações e demais dados, que as vezes são necessários para a transcrição.

    Qual dessas 3 enviou do nubente? Não me recordo de alguém ter enviado a de breve relato, especialistas podem dar um parecer maior. Mas se já mandou, aguarde o desfecho, bem provável que terá um parecer favorável tendo a averbação do casamento nela.

  • @lucasbitte Muito obrigado pela resposta! Na verdade ainda não enviei a transcrição, estamos de casamento marcado para 5/6, vamos enviar a transcrição logo após e viajar para Portugal assim que for concluído o processo. A minha noiva nasceu em outro estado, portanto teremos que pedir pelos Correios a certidão completa, mas acredito que não teremos problemas pelo tempo até lá.

    Vamos fazer a transcrição para ela poder entrar em Portugal comigo, eu começo emprego em empresa de lá na semana que vem, e gostaríamos de mudar para lá o quanto antes. Por isso iremos enviar a transcrição para o escritório de Santos.

    Obrigado :)

  • @evandrofg Maravilha! Antecipo os parabéns :)

    Vai dar tudo certo!

  • Boa tarde. Os documentos da minha sogra para transcrição chegaram ontem no Escritório Consular em Santos. Eu digitei errado no requerimento a cidade de nascimento dela, coloquei Santos ao invés de São Paulo. Não sei se tento entrar em contato via e_mail,ou se aguardo algum pronunciamento deles.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.