Transcrição de Casamento - Escritório Consular em Santos

1192022242579

Comentários

  • @Eomine o pacto ante nupcial precisa ter firma reconhecida? Ou basta ser apostilado?

  • @carolina_pcastro , tem que mandar a cópia autenticada e apostilada da convenção antenupcial

  • @Leticialele bom dia!

    estava dando uma olhada no site do consulado em SP, e li que quando um dos cônjuges está vivo, ele deverá assinar o requerimento. Agora fiquei com dúvida se realmente o marido da minha amiga poderá assinar pelo pai idoso e doente. O que você acha? Manda assim mesmo para Santos e se não aceitarem manda o processo para Portugal ou manda direto para Portugal com a assinatura do marido da minha amiga?

    Veja a informação que encontrei no site do consulado:

    Atenção: Enquanto um dos nubentes estiver vivo não é permitido a terceiros requerer tais transcrições, pois o cartão de cidadão do requerente (e do cônjuge, se for o caso) é solicitado automaticamente.

    Muito obrigada!

  • @SandraP , eu fiz a da minha mãe, que está viva, sem o menor problema! O filho e até o neto têm legitimidade para pedir!!

    Vai mandar pelos Correios, como é que vai apresentar o cartão cidadão??? Não faz sentido!!

  • editado April 2021

    @Leticialele está certíssima, não faz sentido!

    Muito obrigada!

    Obs: Não é necessário fazer a transcrição de óbito, correto? Somente estão providenciando a transcrição de casamento uma vez que a mãe portuguesa alterou o nome quando casada e não foi a declarante no nascimento do filho. Está certo dessa forma?

  • @SandraP , não precisa transcrever o óbito para fins de cidadania.

    Sim, precisa transcrever o casamento para poder estabelecer a maternidade portuguesa. Os filhos tidos na constância do casamento são do casal, a não ser que haja manifestação explícita, através de processo judicial!

    Quando é o(a) português (a) o(a) declarante, está assumindo o filho, por isso, em alguns casos, a transcrição não é necessária.

  • @Leticialele perfeito. Agradeço imensamente pela ajuda.

  • @Leticialele desculpa te incomodar novamente, mas preciso entender como preencher o formulário de forma correta. Foi mais fácil fazer a atribuição de nacionalidade que de casamento.

    No campo requerente coloquei os dados do marido da minha amiga. Achei estranho o formulário pois no de transcrição em Portugal tem a solicitação do requerente + os dados dos nubentes. No formulário do consulado tem apenas requerente e cônjuge.

    Está correto colocar no campo requerente os dados do filho? Ou preenche em nome do pai e o filho assina?

    Mais uma vez me desculpa incomodar com tantas questões.

    Obrigada!


  • @sandra , eu não conhecia esse requerimento.

    Mas creio que deve ser preenchido com os dados do pai, e o filho assina, mandando cópia da identidade autenticada e apostilada.

  • Está bem @Leticialele. Estou pensando seriamente em fazer por Ponta Delgada. Estou com receio de mandar para Santos e eles não aceitarem com a assinatura do filho. De qualquer forma, muito obrigada por sempre nos ajudar.

  • @Leticialele Obrigada pelo retorno! Os moderadores aqui são sempre mto atenciosos e céleres!

    Aproveitando... a cidadania portuguesa do meu pai foi deferida (ele já recebeu o assento de nascimento). Vc sabe me dizer se ele precisa transcrever o casamento e divórcio para obter o cartão cidadão e passaporte? Ou fica impedido até atualizar completamente o estado civil?

    Para mim não parece lógico um cidadão de um país ser impedido de exercer os demais direitos civis só pq não está com o estado civil atualizado.

  • @carolina_pcastro , pode tirar o cartão cidadão antes de atualizar o estado civil!!

  • Alguém sabe dizer qual conservatória está com menor prazo pra transcrever o casamento dos meus pais? Ou ainda vale a pena enviar para Santos?

  • Pessoal,

    Vou transcrever o casamento das minhas tias aqui no consulado de Santos.

    O requerimento já foi preenchido. No entanto, depois verificamos que, por um lapso, o CPF foi preenchido com o dígito incorreto.

    Isso está ocasionando problemas, pois não conseguimos gerar o boleto por conta do CPF incorreto.

    Além disso, o site do consulado não nos permite alterar os dados e nem criar uma nova solicitação.

    Mandei e-mail para o consulado para saber como sanar o problema e, se era possível realizar o pagamento por transferência bancária - mas, não obtive resposta.


    Alguém já teve experiência em errar alguma informação do requerimento hehe?


    Obrigada <3

  • @dmalgueiro Boa noite,

    Tive de preencher outro formulário também devido a um erro e foi gerado normalmente.

    Neste link do consulado: https://consuladoportugalsp.org.br/transcricao-de-casamento-sem-alteracao-dos-dados-do-cartao-do-cidadao/

    Clique no hiperlink da frase "Requerimento preenchido (clique aqui para preencher o respectivo formulário)" faça seu login e preencha tudo novamente. Não esqueça de assinar no cartório e reconhecer firma por autenticidade, após isso deve apostilar o requerimento. Cuidado que nesse meio tempo o boleto vence.

    Lembre-se de enviar junto com as demais documentações que constam no site.

  • @lucasbitte Obrigada pelas informações, Lucas! Salvou!

  • Olá pessoal,

    A transcrição de casamento de minha mãe que foi enviada em novembro de 2020 e somente HOJE foi concluído! Foram mais de 5 meses.

    Cuidado pra quem for enviar para lá. Meu caso foi extraordinário mas é uma possibilidade.

  • @HelenaGiese e e @Ana_Reis

    Muito obrigado pelas respostas, desculpem a demora, só consegui voltar aqui hoje.

    Eu consegui achar o e-mail de confirmação do cadastro com a senha inicial que defini em 2017, ainda estava com essa mesma senha por sorte, pois o e-mail de reset de senha não está chegando mesmo.

    Preenchi o requerimento e há opções para imprimir o requerimento e para gerar boleto, não há opção para agendar. Devo pagar o boleto e então irá aparecer a opção de agendamento?

    Outra dúvida, sabem se está sendo possível enviar por Correios para o consulado de SP ou Santos?

  • Outro ponto, fiz o cadastro do requerimento selecionando o consulado de São Paulo, para eu enviar via Correios para o consulado de Santos (onde vi agora alguns relatos recentes de que está mais rápido o processo) eu deverei refazer o preenchimento? Obs.: ainda não paguei o boleto e estou solicitando emissão de passaporte com urgência e CC junto.

  • @danielleandro Não possuo total experiência nesse assunto, mas até onde eu saiba, se quiser fazer separado, deve efetuar os pedidos separados. Por exemplo, faz seu processo de transcrição de casamento via escritório consular de santos e após isso faz o trâmite de CC e passaporte através do consulado de SP. Se selecionou SP no formulário, bem provável que enviarão seu processo para lá.

  • Para informações:

    Envio de transcrição de casamento de meu pai para Santos: 20/04/2021

    Recebido no Escritório consular de Santos: 22/04/2021

    Processo concluído: 30/04/2021

  • Pessoal, boa noite!


    Minha mãe acabou de ir ao cartório, pediu para fazer o reconhecimento de firma por autenticidade e assinou o documento na frente do funcionário. Quando ela socilitou para fazer o apostilamento do documento, ele informou que ali só faziam apostilamentos de certidões e que ela deveria ir ao Tabelião de notas para apostilar. Ela foi e pediu o apostilamento. Acontece que agora ela verificou que na nota fiscal do cartório em que reconheceu a firma está escrito "reconhecimento por semelhança". Como saber se o documento foi autenticado por semelhança ou por autenticidade? Caso tenha sido por semelhança, podemos tentar usar esse documento para não perder o dinheiro gasto no apostilamento ou devemos fazer tudo de novo por conta desse erro e perder esse dinheiro?


    Obrigado!

  • @Rafael GM , olhe o que consta no selo que foi colado pelo Cartório. Tem que ter escrito que o reconhecimento foi feito POR AUTENTICIDADE. Não importa o que consta do recibo.

    Se foi feito por semelhança, volte ao Cartório e exija a troca, sem ônus.

  • Obrigado @Rafael GM , vou enviar a transcrição para Santos e depois agendar o passaporte e cc em São Paulo então. Obrigado!

  • @Leticialele vamos ver segunda-feira qual foi o selo colocado. Obrigado pela ajuda!

  • @danielleandro acho que era @lucasbitte hahahah

  • Pessoal, apenas para informação:


    No mês passado, o processo de transcrição do casamento dos meus pais enviado para o Consulado de Santos demorou apenas 3 dias!

    Enviei na quinta-feira passada o requerimento de transcrição de casamento da minha tia, assim que finalizar, informo aqui o prazo para vocês terem uma ideia.

    Obs.: não sei se faz alguma diferença, mas moramos em Santos-SP.

  • Retificação: *consulado de Santos não... escritório consular de Santos.

  • @dmalgueiro O tempo anda variando, mas continua sendo rapidinho :)

    Por estar em Santos a prioridade é o mesmo para todas cidades atendidas pelo escritório, porém quando finalizar, seus documentos irão chegar rapidinho tbm.

  • Boa noite! Pretendo fazer a Transcrição de Casamento por Santos e gostaria de tirar umas dúvidas:


    1: A Certidão de Nascimento do nubente que NÃO possuia a nacionalidade portuguesa (no caso, minha esposa) precisa ser DIGITADADA ou por CÓPIA REPROGRÁFICA?

    2: Além de apostilhado, o requerimento deve ter reconhecimento de assinatura (firma) por autenticidade, correto?

    3: Melhor enviar uma cópia simples do meu Registo de Nascimento português?

    4: Eu tenho que enviar um envelope dentro do envelope com os documentos (pra serem devolvidos depois)? Fiquei confuso, rs.


    Tomara que ainda estejam concluindo rápido as coisas por lá *-*

    Grato pela atenção!!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.