Transcrição de Casamento - Escritório Consular em Santos

1161719212284

Comentários

• É complicado isso...já mandei vários emails reclamando, inclusive citando que vários pedidos que chegaram bem depois do meu foram concluídos semana passada ou essa.

• @ViniciusFJAP somente para quem mora no estado de SP e Mato Grosso.Envie para PD.

• larissalima92larissalima92 Member
    editado February 2021

Boa tarde, pessoal. Enviei meu processo de transcrição para Santos em decorrência da demora que está na capital, onde moro (Liguei lá e me informaram que diante da demanda estão com prazo de 1 ano). Agora para fazer a cidadania do meu filho, menor de idade, assim que tudo for transcrito, é melhor enviar os documentos para Portugal? Ou por aqui costuma ser mais rápido para menores? Obrigada!

Volto para compartilhar as datas.

• @larissalima92 , mande o processo do seu filho para o Arquivo Central do Porto - ACP. Leva de 2 a 4 meses.

• Voltando para informar.

Processo de transcrição recebido hoje em Santos e já finalizado e liberado para agendamento de passaporte e CC.

Muito rápido!

• NOSSA!!! Mandei o meu na sexta, deve chegar hoje e amanhã concluído !!!! rsrsrs

• Caramba, chegou na segunda a tarde lá, ontem marcaram como recebido e hoje às 9:30 recebi o sedex em casa com a minha certidão de casamento.

Não sei porque mas minha mulher tá comemorando! kkkkk

• Parabéns @Renato_Campos, ela tem que comemorar mesmo rs.

O meu processo levou quaaase 3 meses para ser concluído pois acabou sendo transferido para o Consulado de SP. Enviei em novembro e ficou pronto na semana passada. :)

• O nome da minha sogra veio como antes da legitimação. Será que Portugal não reconhece a legitimação feita após o casamento dos pais?

• O prazo de transcrição em Santos está mesmo reduzido?

Entrei no site do Consulado e o Requerimento é como se um dos cônjuges fosse o requerente. Como preencher no caso de falecimento de ambos os cônjuges?

Obrigado!

• Atualizando: mandei e-mail para o consulado aos cuidados da conservadora que fez o processo. Ela já respondeu com a retificação feita por averbação.

Portanto a legitimação feito no casamento dos pais é aceita.

• Pessoal, alguém passou por essa situação? Preechi o requerimento no site do consulado, porém deixei para gerar o boleto quando meu pai fizesse a assinatura do formulário e o apostilamento. Agora fui gerar o boleto e gerou com data vencida... alguém sabe o que devo fazer?

• Preenche outro requerimento. Aconteceu comigo, fiz outro e esqueci o vencido

• Obrigada pela ajuda!

E alguém sabe me dizer sobre o preenchimento do formulário/assinatura em caso de transcrição de casamento + óbito.. tem que ser por algum dos filhos ou netos? ou pode ser um terceiro ? Tem um campo das informações do requerente.. teria alguma regra?

• @marianamcozza , apenas os cônjuges, seus filhos (que precisam mandar cópia autenticada da identidade) ou seus netos (têm que mandar certidão de nasciento inteiro teor) ou advogados, com procuração, têm legitimidade para solicitar a transcrição de casamento

• @Renato_Campos , mandamos os documentos na quinta, dia 10/02, e sexta deveriam ter sido recebidos no consulado.

Há alguma forma de acompanhar o processo remotamente?

• No site do consulado, vc entra com seu usuário e lá tem a lista de serviços solicitados, clica no que vc quer informações e elas são informadas

• @Renato_Campos , obrigada pela dica.

O Consulado de Santos está realmente eficiente! Documentos recebidos na sexta (11/02) e processo já concluído!

Depois de 11 meses aguardando a feitura do registro e assento pela CRC, a cerelidade do processo de transcrição em Santos impressiona!

• Alguém sabe quanto demora para o consulado liberar o agendamento para o CC?

• @Renato_Campos tem q ir tentando...tentando.

• editado February 2021

....Tentando...Tentando...Tentando.....

: )

• Boa noite!

Gostaria de deixar minha contribuição para todos aqui, sobre o pedido de transcrição de casamento dos meus pais ao escritório consular de Santos:

Enviado ao Escritório Consular Santos em 12/02/2021.

Recebido por eles em 15/02/2021.

Recebi o e-mail de finalização em 16/02/2021.

Recebi a devolução dos documentos dia 17/02/2021.

Mais uma vez só agradecer ao Fórum por todo auxílio.

• Boa tarde!

O registro de nacionalidade da minha avó acabou de sair. Fiz pela Conservatória de Tondela. Agora vou transcrever o casamento dela para depois pedir a nacionalidade da minha mãe e pretendo fazer a transcrição pelo Consulado de Santos, mas fiquei com algumas dúvidas.

Vi no site do consulado que os documentos são:

1 - certidão de casamento de inteiro teor digitada e apostilada;

2 - certidão de nascimento do meu avô brasileiro;

3 - envelope para devolução;

4 - requerimento preenchido apostilado;

5 - pagamento.

Minhas dúvidas são:

1- a certidão de nascimento do meu avô deve ser digitada ou cópia reprográfica?

2- o requerimento deve ser com firma reconhecida por autenticidade (aquela que a pessoa deve comparecer em cartório) ou pode ser por semelhança?

3 - preciso enviar algum documento da minha avó? Preciso enviar o registro que vai vir de Portugal? Preciso aguardar chegar? Preciso enviar a certidão de nascimento dela?

Desde já agradeço pela ajuda!

1. inteiro teor digitada
    2. autenticidade, não esqueça que deve ser apostilado
    3. não esqueça o recibo de pagamento e o envelope
  • Boa noite pessoal. Apenas para deixar meu relato:

ha tempos (desde setembro 2020) tenho acompanhado os prazos para Transcrição de Casamento.

Decidi mandar para o Consulado de Santos em Novembro 2020 sonhando que em 1 semana estaria pronto. kkkkkk

Só chegou na minha casa esse sabado, 20/02.

Liguei, mandei email, tudo em vão...

Está tudo ok, mas não entendi pq o meu caso demorou tanto.

Enfim... vamos continuar os processos por aqui.

Obrigada.

• Já tô ficando pistola com quem responde email nesse consulado.

Você pergunta sobre transcrição e reponde que eu devo ver as instruções sobre cidadania no site.

QUEM PERGUNTOU SOBRE CIDADANIA?

• Boa tarde, estive pesquisando no tópico porém há alguma divergências, uns falam que precisa outros não.

Estou para enviar a transcrição para Santos, porém estou com uma dúvida quanto a CERTIDÃO DE NASCIMENTO DO NUBENTE, no site não fala nada sobre ser inteiro teor ou não.

Alguém que tenha enviado o processo com ou sem pode nos ajudar?

• Enviei a inteiro teor digitada e quanto ao requerimento tbm não específica se a assinatura é por semelhança ou autenticidade, mas fiz por autenticidade.

Melhor previnir!

• @Rodrigo Arraiol enviei a certidão de nascimento breve relato do nubente brasileiro, e o processo foi finalizado sem problemas.

Observe que no site informa que a certidão de casamento precisa ser inteiro teor, logo a do nubente brasileiro como não há essa informação acreditei que não precisava mesmo.

• @Renato_Campos obrigado.

@Gabriela Kraemer Tinha a averbaçao do casamento na certidão?

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.