Transcrição de Casamento - Escritório Consular em Santos

1212224262779

Comentários

  • @Carlos Klomann Neto Aguarde o pronunciamento, ao transcrever o casamento, eles utilizam a certidão de nascimento e de casamento, irão verificar através delas.

  • @lucasbitte, muito obrigado pela informação. O único detalhe é que como não estava na lista de documentos acabei não remetendo a Certidão da nubente portuguesa do Civil Online. Espero que consigam localizar ela pelo nome e data de nascimento e pela Certidão de Casamento.

  • @Carlos Klomann Neto Agora entendi sua preocupação com a cidade erronea do formulário kkk, eles possuem o sistema para a procura do nubente português. Eles são bem rápidos, em breve terá resposta pelo site do consulado ou seu email. Depois relate aqui o que deu, é importante para a ajuda do fórum :).

  • Boa noite. Olhei no meu email é responderam que o processo será devolvido com incorrecções e que vão mandar junto informações acerca do que será necessário corrigir. Segue abaixo a sequência de datas:

    14 de maio - postado

    17 de maio - recebido

    18 de maio - protocolado no Escritório Consular

    21 de maio - devolução com incorrecções.

    Eles foram rápidos.

    Depois olhando o requerimento no site deles, vi que além da cidade de nascimento errada eu deixei em branco os campos de informações dos documentos portugueses.

    Vi que eu deveria ter colocado NÃO nos campos sem número.

    Quando chegar o processo informo o andamento.

    Por ora, muito obrigado.

  • @Carlos Klomann Neto Isso mesmo, veja antes qual foi a exigência. Interessante é mandar uma certidão do português junto, mande a do civil online impressa.

    O requerimento além de assinado e reconhecido a mesma por autenticidade, deve estar apostilado.

  • AFGAFG Member

    Olá, tudo bem?

    ao preencher o requerimento para Casamento + Cartão Cidadão + Passaporte, escolhi a opção de entrega em São Paulo, este requerimento inclusive já foi apostilado.

    Porem, pelo que parece, Santos está executando o processo consideravelmente mais rápido, é isto mesmo?

    Caso sim, gostaria de sabe se, mesmo tendo colocado São Paulo no drop down do requerimento, posso enviar para Santos?


    desde já, e mais uma vez, obrigado.

  • editado May 2021

    @AFG você já apostilou, pagou boleto e tudo?

    O interessante é se quer fazer separado, peça separado. Se apenas preencheu, preencha outro somente solicitando a transcrição de casamento através de Santos, é bem mais rápido.

    Depois faz um para cartão cidadão e passaporte para SP, pois no caso desses o pagamento é no débito lá na hora.

    Agora se já fez tudo e não tem pressa, mande e nos relate como foi :)

  • AFGAFG Member

    Olá @lucasbitte , tudo bem? Obrigado pela ajuda.

    Eu fiz o formulário pedindo tudo junto (casamento + Cidadão + Passaporte) e já apostilei o requerimento, só não paguei o boleto ainda, que no caso, sendo tudo junto, ficou em aproximadamente R$1.969,00.

    você acha que se mandar para Santos, já que coloquei São Paulo como opção de envio, corre o risco de voltar?

  • @AFG na verdade corre o risco de eles enviarem seus documentos para SP, como aconteceu com vários relatos. Se escolheu SP para fazer, faz tudo em SP. Se quiser fazer separado tinha que efetuar o requerimento para Santos apenas para transcrever.

    No site do consulado, orientam a não pagar o boleto no caso quando é somente o cartão cidadão. Se não tiver pressa com sua transcrição, mande para SP assim como você selecionou. Pelos relatos duram em torno de 4 meses pra finalizar.

    Agora se tiver pressa, questione Santos no email santos@mne.pt , mas a chance de eles responderem "Seguir orientações conforme o site" é bem grande kkk.

  • editado May 2021

    Boa tarde pessoal, só para informar, processo recebido no consulado de Santos em 18/05/21, hoje pela manhã liguei para saber o prazo de conclusão e deram 1 mês, agora a pouco recebi um e-mail informando que foi concluído hoje 25/05/21.

    Agora estou aguardando o envio dos documentos para conferência.

  • MonizeMonize Member

    Boa noite pessoal!

    Eu preciso transcrever o casamento dos meu bisavós e decidi fazer por Santos mesmo. Vocês sabem me dizer mais ou menos quanto tempo está levando? Tentei ligar lá e não consegui contato, então liguei no de SP e me informaram um prazo de 8 meses para conclusão!

    Outra dúvida, se por acaso tiver algo incorreto perante a eles, devolvem o valor pago ou devolvem as documentações com as devidas orientações + prazo a seguir? Irei efetuar o pagamento via boleto!

    Obrigada desde já :)

  • @Monize

    Santos leva 3-4 semanas. São Paulo é outra conversa, e leva de fato 8 meses.

    Se precisarem de algum documento a mais, eles pedem por e-mail. Quando lhe mandarem o boleto, já conferiram e está tudo certo. Só falta o pagamento pra eles fazerem a transcrição.

    Como você só paga depois que for conferido, não há o que devolver.

  • @gandalf No meu caso, quando enviei, já enviei com o boleto pago.

  • editado May 2021

    @Monize Através do consulado em Santos tem que enviar já com boleto pago, senão mandam toda documentação por Correio de volta. O boleto já é gerado quando preenche o formulário no site.

    Aí no caso deles, no formulário ao imprimir sai um campo para colocar a conta corrente para devolutiva de valor caso tenham que devolver. Antes de apostilar o formulário, veja se selecionou Santos no início e preencheu tudo corretamente.

  • MonizeMonize Member

    Beleza pessoal, muito obrigada pelas informações :)

  • Boa tarde!

    2021-05-21 Processo recebido no Consulado

    2021-05-27 Documentos enviados, processo concluído

    Agradeço a todos que me ajudaram por aqui e especialmente @Leticialele e @gandalf.

  • @Conrado MRH

    Transcrição em 6 dias? Muito bom.

  • Ainda não montei o processo para a devolução ao Escritório Consular de Santos. Assim que estiver vou fazer constar aqui meu depoimento para auxiliar o pessoal. Na análise mais rigorosa da Certidão de Nascimento do nubente verifiquei que havia "ANOTAÇÃO" e não "AVERBAÇÃO" do casamento e óbito dele. Fui dar uma pesquisada e verifiquei que existe uma diferença dessas expressões nas certidões.

    Quando for um registro subsequente ao anterior SEM mudança de nome = ANOTAÇÃO (geralmente nas certidões de nascimento dos nubentes);

    Quando for um registro no qual ocorra alguma mudança no conteúdo como o nome de casada para solteira = AVERBAÇÃO (geralmente nas certidões das nubentes).

    Quando for uma correção de erro: RETIFICAÇÃO.

    Fonte: https://blog.registrocivil.org.br/2018/12/27/averbacao-anotacao-ou-retificacao/

  • @Carlos Klomann Neto Obrigado pelo relato.

    A devolutiva do escritório consular era somente sobre os campos sem preenchimento mesmo?

  • @lucasbitte Boa noite. Não foi no requerimento e sim por um problema numa certidão. Eu só vou consertar isso e assim que finalizar lá eu explicarei com pormenores toda a sequencia de datas e quais documentos foram remetidos para ajudar o pessoal.

  • Prezados, moro no RJ e já sou cidadão. Gostaria de transcrever meu casamento e solicitar CC + passaporte. É possível solicitar por Santos sem ter que ir presencialmente lá?

    Ou mais aconselhável seria solicitar somente transcrição por Santos e agendar no RJ o meu CC + passaporte?

    Muito obrigado pela ajuda!

  • @Marcel de Almeida , por que não transcreve o casamento no Consulado do Rio?

    Se você não mora em SP ou MS, não tem como transcrever o casamento em Santos.

    O Consulado do Rio está fazendo a transcrição bem rápido, e também aceita pelos Correios.

  • @Leticialele Muito obrigado pela orientação! Achei que o consulado do RJ não aceitasse pelos correios. Vou me informar sobre a documentação certinha e envio, realmente bem mais fácil pra mim já que moro aqui.

    muito obrigado

  • Bom dia pessoal!

    Tenho uma dúvida sobre o processo de transcrição de casamento por Santos.

    1) Existe alguma necessidade de comparecer pessoalmento no escritório consular ou é tudo feito por correio? No caso não há necessidade de emitir novo cartão cidadão, apenas a transcrição mesmo. Pergunto porque aqui https://consuladoportugalsp.org.br/transcricao-de-casamento-sem-alteracao-dos-dados-do-cartao-do-cidadao/ diz que "Após o recebimento, os documentos serão verificados, e estando pronto o processo, o interessado receberá um e-mail solicitando que escolha em nossa agenda o dia e hora de seu atendimento."

    2) Certidão de nascimento do nubente sem a nacionalidade. Precisa ser de inteiro teor ou apenas a comum apostilada?

    3) O formulário preenchido é apostilado mesmo ou com firma reconhecida?

    4) Alguém que mandou recentemente, poderia confirmar se os prazos por la continuam rápidos? Porque por São Paulo obtive a informação de que está levando entre 8 e 12 meses e tenho certa urgência no processo.

    Muito obrigada

  • editado June 2021

    @marinaalves

    1) Existe alguma necessidade de comparecer pessoalmento no escritório consular ou é tudo feito por correio? No caso não há necessidade de emitir novo cartão cidadão, apenas a transcrição mesmo. Pergunto porque aqui https://consuladoportugalsp.org.br/transcricao-de-casamento-sem-alteracao-dos-dados-do-cartao-do-cidadao/ diz que "Após o recebimento, os documentos serão verificados, e estando pronto o processo, o interessado receberá um e-mail solicitando que escolha em nossa agenda o dia e hora de seu atendimento." Se for somente transcrever, tudo é feito somente pelos Correios. Desconsidere essa informação de agenda.

    2) Certidão de nascimento do nubente sem a nacionalidade. Precisa ser de inteiro teor ou apenas a comum apostilada? Inteiro Teor digitada e apostilada.

    3) O formulário preenchido é apostilado mesmo ou com firma reconhecida? Os dois, firma reconhecida por autenticidade e apostilado.

    4) Alguém que mandou recentemente, poderia confirmar se os prazos por la continuam rápidos? Porque por São Paulo obtive a informação de que está levando entre 8 e 12 meses e tenho certa urgência no processo. Estão bem rápidos, após recebido tem levado em média 7 dias.

  • @lucasbitte

    Muito obrigada pela resposta super rápida. Darei entrada no processo assim que tiver a documentação e depois compartilho minha experiência.

  • @marinaalves preencha o formulário com bastante atenção, lembre de selecionar Santos no início e o boleto é gerado no próprio site após preencher formulário.

    Não esqueça do envelope que deve anexar com os documentos para lhe enviarem a transcrição completa.

  • @lucasbitte obrigada por essas dicas!

    Mais uma dúvida. A certidão de casamento tb deve ser inteiro teor digitada ou pode ser a cópia reprográfica?

  • @marinaalves Inteiro teor digitada e apostilada, fica mais fácil deles analisarem, voltará toda grifada com marca texto kkkk.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.