Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

19829839859879881452

Comentários

  • O processo do meu filho chegou na bolinha 6 ontem. Agora só falta criarem o regostro. Mais um Tuga na família.

  • Pessoal, boa noite! Alguém poderia sanar uma dúvida quanto a certidão de casamento no processo de atribuição? Como minha sobrinha alterou o nome quando casou, essa certidão tem que ser apostilada ou apenas uma via atualizada é suficiente? Qual o tipo de certidão de casamento ela deve solicitar? Inteiro teor?

    Muito obrigada!

  • @SandraP , certidão de casamento inteiro teor, não precisa ser apostilada. Serve APENAS para justificar a mudança do nome pelo casamento.

  • editado May 2021


  • Pessoal, me ajuda com uma dúvida por favor?

    Fiz o processo dos meus dois filhos de 6 e 7 aninhos pela ACP do Porto. Chegou dia 22/04, mas recebi a chave no dia 26/04.

    15 dias depois todas as bolinhas já tinham andado... Fiquei ultra feliz.

    Agora está no aguardo do no. de assento deles sair. Normalmente, processos assim levam quanto tempo para finalizar com a numeração? Digo, depois que todas as bolinhas andam... leva em média mais quanto tempo para finalizar com a numeração?

  • @catherineplata pelos dados da planilha, os processos de menor têm sido concluídos, em média, por volta de 60 dias ao todo

  • @catherineplata

    O de seus filhos já deve estar com a bolinha 6 verde, e o texto abaixo das bolinhas que ele foi aprovado.

    • Sabe quando mudou pra bolinha 6 verde? é o Despacho de aprovação, um marco importante.
    • Quando a bolinha 7 ficar verde, já é a Conclusão. O Registo terá sido lavrado com o respectivo assento.

    São pouco menos de 60 dias desde a chegada (22/04) até a Conclusão, prevista para antes de 21/06/21.

  • ccrespoccrespo Member

    @lucasbitte

    Oi Lucas, obrigada pela resposta.

    Eu também fiquei na dúvida por isso perguntei aqui.

    • Liguei lá também , e me informram que as certidoes devem ser legalizadas, mas documentos de identificacao somente certificados (autenticados) como descrito no site irn (Cópia devidamente certificada do seu documento de identificação (passaporte ou outro documento de identificação equivalente, emitido pela autoridade competente de um dos países da União Europeia, título ou autorização de residência), se o pedido for enviado pelo correio. No caso do impresso ser apresentado em Extensão da Conservatória dos Registos Centrais é suficiente a exibição do documento de identificação.
    • Mas de qualquer forma vou aguardar

    obrigada

  • Bom dia. Vou enviar meu processo de atribuição. Meu pai é português por atribuição, sendo ele o declarante do meu nascimento.

    Gostaria de confirmar sobre os documentos necessários: 1- Minha certidão de nascimento inteiro teor e apostilada. 2- Meu RG apostilado. 3- Assento de nascimento português do meu pai (cópia simples). 4- Formulário 1C.

    É necessário enviar a certidão de nascimento da minha mãe (brasileira) ?

    É necessário enviar comprovante de residência ?

    Obrigado!

  • @rodriguesrd , não precisa mandar a certidão de nascimento de sua mãe nem comprovante de residência.

    Pague os emolumentos com cartão de crédito virtual e receberá o Formulário 1C com o recibo no cabeçalho. Imprima-o colorido, frente e verso, sem rasuras e leve ao Cartório para assinar e reconhecer a assinatura por autenticidade. https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1C

  • AnaSchwambachAnaSchwambach Member
    editado May 2021

    Boa tarde, para obter a nacionalidade sendo filho de portuguesa é necessário enviar a certidão de casamento de inteiro teor dos meus pais? Ou somente a certidão de nascimento portuguesa dela basta? Inclusive os pais são divorciados. Grata pela atenção!

  • @AnaSchwambach

    quem foi o declarante da filha? se foi o genitor português, não precisa transcrever casamento ou mandar certidão de casamento.

    se foi o genitor brasileiro ou outra pessoa, antes de fazer o processo de nacionalidade precisa transcrever o casamento em portugal.

  • edersonederson Member

    Bom dia, segue atualização do meu processo e seuge os dados para atualização da planilha.

    • Atribuição da minha mae - Finalizado
    • Transcrição do casamento da miha mae - Finalizado
    • Recebimento do meu pocesso de atribuição (Ederson) - 17/05
    • Recebimento da chave - 21/05 Processo 5****/21

    Gostaria de agradeçar a todos e principalmente a @Leticialele por toda ajuda.

  • Pessoal, boa tarde

    Atualizando a ultima informação que tinha prestado em Março, o processo 79xx/2021 se encontrava na fase 1 "Os serviços estão a preparar a documentação e informação para a análise do seu pedido", e na data de hoje verifiquei que o processo está na fase 7 com o seguinte comentário: "O seu pedido de nacionalidade foi aprovado e aguarda que seja criado um Registo de Cidadão Português"

    Não consegui acessar a planilha novamente, acho que tenho algum bloqueio intelectual hehe

    Toda forma não tenho informação do andamento parcial, pois nos ultimos 60 dias teve todo o avanço do item 1 para o 7, mas espero que a atualização possa vir a auxiliar os colegas.

    Processo foi pago com cartão de crédito e encaminhado em 08/Janeiro. Processo foi recebido na ACP em 14/Janeiro conforme informação da DHL e recebi a senha por email em 21/Fevereiro. Agora em 21/Maio falta apenas a criação do registro, espero que nos próximos dias seja criado e retorno para atualizar a informação para os colegas.

  • Boa noite, pessoal.

    Apenas passando para avisar que dei entrada no meu processo e para contribuir com as informações.

    Enviei meus documentos para ACP na terça (dia 18/05) via DHL. Os documentos chegaram na quarta (dia 19/05) e hoje, dia 21/05 recebi minha chave de acesso ao site. Estou na bolinha número 1. Agora é só aguardar...

  • @ederson

    Acaso seus irmãos são os Olievira da planilha? Não seria Oliveira?

    Não vi seu nome ali. Mas você disse que estava enviando junto com o seu o processo de seus irmãos. https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/245434/#Comment_245434

  • edersonederson Member

    @gandalf Muito obrigado pela atençao. Respondendo a sua pergunta, não são Oliveira não. Somos Almeida. Assim q eu confirmar com eles a chave eu posto aki.

  • Boa tarde,

    Irei enviar minha documentação para realizar o meu processo de atribuição de cidadania.

    Gostaria de confirmar a documentação que precisa:

    1-Certidão de nascimento Inteiro Teor Cópia Repográfica e Apostilada;

    2- Cópia Simples da certidão de casamento portuguesa dos meus pais; (já foi feita a transcrição de casamento deles em Portugal)

    3- Cópia do meu RG e apostilada;

    4- Requerimento impresso colorido, com assinatura reconhecida em cartório presencial;

    5- Comprovante de endereco;

    6- Comprovante de antecendes criminais da PF?

    7- Precisa da cópia simples da certidão de nascimento portuguesa da minha mãe?

    8- Como casei, mudei meu sobrenome, estou enviando minha certidão de casamento Inteiro Teor digitada, sem apostilamento, só pra comprovar o pq mudou meu nome. E na minha certidão de nascimento inteiro teor repográfica já averbei meu casamento.

    GGostaria de saber se está faltando ainda algum documento, antes de eu enviar.

    Agradeço a atenção desde já.

    @Leticialele @Vlad Pen

  • @CAMILA_ACCIOLI

    1-Certidão de nascimento Inteiro Teor Cópia Reprográfica certificada e Apostilada;

    2- Cópia Simples da certidão de casamento assento de nascimento portuguesa dos meus pais do pai português; (já foi feita a transcrição de casamento deles em Portugal) [sendo os dois portugueses, somente daquele que escolher para fazer a nacionalidade através dele, de preferencia aquele que foi o declarante, geralmente o pai]

    3- Cópia do meu RG certificada e apostilada; (menos de 10 anos de emissão)

    4- Requerimento Form-1C impresso colorido frente e verso na mesma folha, preenchido sem rasuras, com assinatura presencial no cartório certificada por AUTENTICIDADE;

    5- Comprovante de endereco; (na conservatória não precisa)

    6- Comprovante de antecendes criminais da PF? (para art-1C não precisa. Não faz parte da lista de documentos. Somente para art-1D)

    7- Precisa da cópia simples da certidão de nascimento portuguesa da minha mãe? (veja item 1. Somente daquele que foi o declarante)

    8- Como casei, mudei meu sobrenome, estou enviando minha certidão de casamento Inteiro Teor digitada, sem apostilamento, só pra comprovar o pq mudou meu nome. E na minha certidão de nascimento inteiro teor repográfica já averbei meu casamento. (essa certidão tem que ser certificada; algumas conservatórias aceitam o QR code do cartório, mas na6o é garantido. não precisa apostilar)

    9- PAGAMENTO da taxa de €175 é essencial. Fazendo pela plataforma de pagamentos, receberá o form-1C por e-mail. O pagamento é feito por cartão internacional pelo celular, ou pelo app do NuBank. O cartão pode ser de qualquer pessoa, preenchendo corretamente o nome e e-mail do Requerente no campo apropriado.

    10- cópia impressa do e-mail que vai receber após o pagamento deve ser enviada junto com o processo.

  • Boa noite. Sobre a comprovação de alteração de nome de solteira para o da casada, é necessária a Certidão de Casamento ou somente com a averbação na de nascimento? Já entrou em exigência quem mandou só a de nascimento averbada?

  • @Carlos Klomann Neto , o ideal é mandar a certidão de casamento inteiro teor, não precisa apostilar

  • GflimaGflima Member

    Olá! Eu preenchi a planilha de acompanhamento de ACP. Se alguém quiser conferir se eu não fiz besteira rsrsrs. Eu inseri uma linha mais pra baixo pra ficar na ordem da data de recebimento.

    Enviei os documento para atribuição da minha mãe via DHL no dia 14/05 (R$ 255,07 c/ seguro). Foi recebido em 18/05 por Ana Santos e a senha chegou por e-mail no dia 21/05/2021.

    Obrigada!

  • Boa tarde, pessoal!

    Desde já, agradeço apoio de todos! Finalmente consegui enviar meu processo \o/

    Segue os dados para preenchimento da planilha:

    Processo 569**/2021

    13/05/2021 - pagamento VP nos Correios

    14/05/2021 - envio via DHL (R$280 com seguro)

    17/05/2021 - recebido por Ana Santos

    21/05/2021 - e-mail com número do processo e chave de acesso

  • Boa tarde, pessoal!

    Tenho algumas dúvidas no preenchimento do formulário. Poderiam ajudar por favor?

    1) Morando no exterior, deve-se colocar o endereço de residência do exterior ou pode colocar o endereço usual do Brasil?

    2) No quadro 2.2 foi colocado “não”, então no quadro 2.3 repete o nome do quadro 1.1?

    3) O nome da mãe portuguesa do requerente foi alterado. Primeiro a mãe usava de solteiro, casou, divorciou e voltou a ter o nome de solteira. O nome da mãe que aparece no RG da requerente está com nome de casada. Ela deve colocar o nome da mãe conforme apresentava na certidão de nascimento?

    Agradecida!

  • flashfsflashfs Member
    editado May 2021

    Fiz o pagamento do form1c com Nubank, tudo certo. Recebi quase que imediatamente o formulário por email, com a minha identificação na parte superior. Eu achei que o PDF viria com os campos para preenchermos em nosso programa leitor de PDF, mas aparentemente vem num modo para apenas imprimir e preencher na mão. A não ser que se edite o PDF com algum editor, criando os campos.

  • @flashfs

    Entendo que você não está perguntando, mas apenas desabafando. É pra ser impresso frente-e-verso a cores, preenchido a caneta com letra de forma, sem rasuras, e levar para assinar no cartório diante do tabelião, para ser certificado por AUTENTICIDADE.

  • editado May 2021

    @SandraP

    Seus dados são os atuais. Não tem problema algum colocar o endereço onde você mora no exterior. É pra esse endereço que enviarão o assento, e eventuais notificações pelo correio. Provavelmente no exterior o correio vai funcionar mais rápido que no BR, onde demora 28 dias. Se você mora de aluguel e pode ter que se mudar antes do processo terminar, pode colocar o endereço na casa de outra pessoa.

    No quadro 2.2, você deve escrever SIM, que pretende manter o nome atual. Nesse caso pode deixar o 2.3 em branco.

    Mudar o nome sempre traz consequências, e complicam sua vida. Se puder evitar, é melhor.

    O nome da mãe portuguesa é o nome que tinha quando o filho nasceu. O nome de casada, tal como consta em sua certidão de nascimento.

  • @gandalf boa tarde! Mais uma vez obrigada!

    Entao na item 1 coloca o nome de solteira? Não entendi direito. Achei que deveria colocar o nome de casada e no item 2.2 o mesmo nome (de casada).

    Desculpa se não consegui explicar direito de primeira.

    As perguntas são referente ao processo da minha sobrinha que vive no Japão.

    Muito obrigada!

  • flashfsflashfs Member

    Obrigado pelo feedback, @gandalf.

    Você mencionou para imprimir e escrever. E se eu conseguisse editar e criar os campos e preencher uma letra maiúscula em cada quadradinho daqueles (já testei e é possível fazer), acha que não teria problema? Assim ficaria fácil mandar imprimir e só deixar em branco a assinatura. Ou é melhor não inovar e até isso eles podem achar estranho? Abaixo um exemplo apenas para ilustrar.

    E já aproveito e pergunto outra... se nosso CEP não cabe nos 4+3 campos do Cód. Postal deles (o nosso é 5+3), posso simplesmente colocar um número na frente, como na imagem abaixo?

    E o que seria esse campo todo após o Cód. Postal? É o complemento do 'Residente em'? Posso escrever algo como "apartamento XX Torre A"?

  • @SandraP

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/4077/manual-de-como-preencher-formulario-1c-maiores-menores-e-procuracao/p1

    No item 1.1 o nome que usa atualmente, como consta em seu RG. Geralmente é o nome de casada.

    No item 2.2 marque SIM, que pretende manter o nome atual.

    No item 2.3 deixe em branco.Me parece claro nas instruções. Talvez você não tenha seus documentos atualizados como deveria, por residir no exterior, ou não seja casada. Nesse caso use o nome que consta em seu RG (ou passaporte) no item 1.1

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.