Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

19699709729749751451

Comentários

  • Boa tarde!

    Aproveitando a dúvida sobre CC/Passaporte de casados:

    O numero do assento do meu pai deve sair nos próximos dias (linha 82) e ele ja quer fazer o passaporte e tals. Já orientei ele para fazer tudo por Santos, pois ele mora na região.

    • Problema: ele esta no 2º casamento.
    • Pergunta: Ele só consegue fazer o passaporte depois que fizer a transcrição do 1º casamento, averbar o divórcio em PT e transcrever o casamento atual?

    Muito obrigada!

  • @charlespessoaaa , parabéns para sua irmã!!

  • @charlespessoaaa ,depende... uns amigos pediram por email e enviaram, outros só enviaram o numero do assento e outros nem responderam o email, só chegou mesmo pelo correio... então não perde nada em pedir, agora se vão enviar depende da boa vontade de quem ler o email.

  • paminpamin Member

    @Leticialele Qual é a sua recomendação? Acha que devo submeter a minha candidatura ao Artigo 1F ao ACP ou CRC em Lisboa?

  • Boa tarde pessoal. Mandei e-mail para conservatória de Braga, e eles responderam que fazem processo de nacionalidade. Disseram que pela alta demanda, não é possível estimar um prazo para conclusão. Procurei no fórum e não vi nada a respeito. Alguém tem notícias de como é o andamento por lá? Acham que vale a pena arriscar o envio para essa conservatória?

    SDS,

  • Bom dia! Meu processo foi finalizado e criado o registro hoje. Muito obrigada pela ajuda de vcs, agora vou fazer a transcrição do meu casamento e pedir meu passaporte e cartão cidadão!!

  • @dudsaguiar ...

    Felicitações pela conclusão do processo....

    Poderia por favor compartilhar as datas para referência...

    1 - Chegada dos documentos na Conservatória...

    2 - Aprovação ou Exigência...

    3 - Conclusão...

  • @Nilton Hessel Meus dados estão na planilha já , atualizei inclusive!

  • @dudsaguiar ...

    Eu não acompanho as planilhas...

    Obrigado...

  • Update: processo parou com documentação incompleta (eu sei o que foi, é um apostilamento que arriscamos não fazer e como o processo era gratuito, foi). Agora decidi esperar a carta e mesmo que demore um pouco, fazer provavelmente isso no Brasil na minha viagem de férias em Junho. Não se autentica documentos em idiomas estrangeiros aqui no meu estado o que torna quase impossível a assinatura reconhecida presencialmente. E o consulado só com data para 2022.

    Retornarei com novidades assim que possível.

  • Chegou na acp dia 20/10/2020

    Consegui a chave dia 10/12/2020 (bolinha 1)

    16/02/2021 Bolinha 5

    17/02/2021 despachado

    14/04/2021 criado registro

    @Nilton Hessel

  • Obrigado pela atenção @dudsaguiar ...

    Boa sorte na Transcrição...!!!

  • Boas!! saiu a do meu pai!!!

    Chegou na ACP dia 23/10/2020

    Consegui a chave dia 03/11/2020

    25/02/2021 despachado

    15/04/2021 criado registo

    planilha atualizada!!

  • Uma dúvida, com o processo do meu pai finalizado, chega a minha vez! E eu moro em portugal. Como faço com a autenticação do meu passaporte? Vejo no consulado? Meu RG é de 2007 e minha CNH já não tenho pois ja troquei pela portuguesa...

  • @robertaribeirog , use sua CNH portuguesa, sem problema!

  • editado April 2021

    Olá pessoal. Vim deixar uma dica/info que parece que muita gente nao sabe.

    Estou acompanhando o tópico enquanto preparamos o processo do meu sobrinho e notei que mta gente faz longos descolamentos, inclusive entre cidades, pra fazer a postagem por DHL enquanto eles tem o servico de coleta no endereco de sua escolha, NACIONAL E INTERNACIONAL! Outras empresas de postagem tipo FeDex tambem fazem, só escolher a que atende melhor suas necessidades.

    Basta se cadastrar no site, agendar a coleta, preparar os documentos de acordo com as orientacoes do site e eles recolhem sem precisar se deslocar! Dependendo do horario, ja se consegue agendar pro dia seguinte. =]

    Espero que ajude!

  • @Leticialele muito obrigada! não sabia dessa possibilidade. Ao invés de autenticar meu passaporte no consulado vou usar a CNH portuguesa. De qualquer forma vou ter que fazer o meu processo pessoalmente por causa da assinatura do formulário 1C...

  • Bom dia, prezados!

    Agora que já chegou minha carta com o assento, meu agendamento de CC+PASSAPORTE está chegando, eu juntei os seguintes documentos:

    Cópia do Assento de Nascimento Simples;

    Foto 3x4 colorida;

    Fotocópia simples do RG;

    Envelope;

    Solicitação impressa (assinada com reconhecimento em cartório);


    Alguém tem alguma observação, pessoal? Att.

  • @drakunder , que Consulado faz essas exigências?

    Aqui no Rio, só me pediram documento com foto.

    Para o CC, preenchi um impresso fornecido por eles, que tiraram minha foto e digitais!

    Com o passaporte ocorreu o mesmo!

  • @Leticialele Consulado de SP pediu tudo isso pra visita, caraca.

  • Os comentários acima mostram a razão pela qual sempre faço questão de mencionar aqui no Fórum...:

    As diretrizes de tratamento das mais diferentes questões SÃO DISTINTAS...!!!

    Seja entre as diferentes CONSERVATÓRIAS EM PORTUGAL ...OS CONSULADOS PORTUGUESES PELO MUNDO AFORA ou CARTÓRIOS AQUI NO BRASIL...

    AS EXCELENTES INFORMAÇÕES DISPONÍVEIS AQUI NO FÓRUM DEVEM SER USADAS COMO REFERÊNCIA...E COM MUITO CRITÉRIO...

    Sorte...

  • Prezados, boa tarde,

    Em alguns meses, eu vou pedir a cidadania da minha irmã, menor de idade.

    Só tem uma questão, como ela é do segundo casamento e a nossa mãe não é a declarante na certidão dela, a gente teria que fazer a homologação do divórcio e a transcrição do novo casamento. Contudo, a gente não vai ter esse dinheiro todo (uns 10.000 reais) tão cedo.

    A minha pergunta é, será que em algum lugar eles aceitam fazer a cidadania da minha irmã só com uma declaração da minha mãe, provando que ela reconhece a filiação dela? Será que vale a pena arriscar isso?

  • @MarcosPimentel , se sua mãe aparece como casada na certidão da filha, tem que homologar o divórcio e transcrever o casamento.

    Uma declaração não vai suprir a transcrição.

  • Nossa, @Leticialele, com a tua informação, eu acabei de verificar com a minha mãe e descobri que, quando minha irmã nasceu, ela não tinha casado ainda. Ela casou só dois anos depois.

    Isso facilita ou complica as coisas?

  • @MarcosPimentel , facilita muito!

    Basta que ela mande uma declaração, com a firma reconhecida por autenticidade, nesses termos:

    "Eu, Fulana de Tal, portuguesa, declaro, sob as penas das leis portuguesas e brasileiras, que não era casada , em (põe a data do nascimento) com Beltrano de Tal, pai de minha filha Sicraninha de Tal, menor de idade, atual requerente do Processo de Cidadania pelo Art. 1C da Lei de Nacionalidade Portuguesa.

    Data e assina"

    Assim ela fala a verdade. Mentir é crime.

  • @Leticialele, perfeito!

    Só mais uma outra questão. Ela mudou de nome ao casar com o pai da minha irmã (isso dois anos depois do nascimento dela). Nesse caso, eu acredito que eu precise mandar a certidão de casamento tbm, né? Não dá nenhum problema mandar a certidão de casamento junto não?

  • @MarcosPimentel , pode mandar a certidão de casamento, vai servir apenas para combinar com o documento de identidade.

    Por isso não se esqueça de colocar a data do nascimento da sua irmã na declaração!!

  • Muito obrigado mesmo, @Leticialele. Vc salvou a minha vida! Estava até vendo advogado em Portugal já kkkk

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.