Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

19599609629649651451

Comentários

  • rafael97rafael97 Member
    editado February 2021

    Boa noite gente, vou enviar meus documentos amanhã e estou com uma dúvida. No formulário 1C que recebi por e-mail, quadro 2, tem a seguinte pergunta = "Pretende manter a composição originária do seu nome? Sim/Não". Eu marco sim ou deixo em branco? No tutorial que li aqui no site dizia para deixar o quadro 2 inteiro em branco caso fosse enviada a cópia do assento, marcando X apenas na filiação portuguesa.

    Última coisa, o melhor é enviar via DHL certo? Obrigado! Abraços.

  • @rafael97 , marque SIM

    Certamente é muito mais seguro e rápido enviar por DHL. A diferença de preço para os Correios, de um envio Rio - Lisboa, é de 40 reais.

    Boa sorte!!

  • Muito obrigada@Leticialele , ja providenciei a documentação exigida pelo Consulado e o bom é que será pelos correios.

    Após conclusão eu informo aqui.

  • Boa tarde rapaziada, poderiam me tirar uma duvida rapids? Pra reenviar uma.certidao que foi enviada errada é so colocar no envelope.com o msm endereco e o numero do processo ou preciso pagar o Vale postal novamente? Eles mandaram email pedindo uma nova certidao alterada.

  • @Leticialele

    Fomos registrados pelo meu pai quando nascemos, mas quem tem a cidadania é minha mãe, que foi obtida a pouco tempo em nossa maioridade, por isso me causou confusão se o nosso processo será por atribuição.

    Referente ao envio dos 3 processos, entendi que os documentos e o vale postal são individuais, apenas o envio será compartilhado.

    Obrigada por sempre responder tão prontamente!S2

  • editado February 2021

    @Horacio Mota

    Imprima uma cópia do e-mail com a exigência e mande junto com uma carta de encaminhamento.

  • Boa tarde @gandalf onde eu imprimo essa carta de encaminhamento?

  • @Horacio Mota

    Na sua impressora?!?

    Você abriu a mesma pergunta em vários tópicos. Faça em um lugar somente.

    EXCELENTÍSSIMO(A) SENHOR(A) CONSERVADOR(A) DO ARQUIVO CENTRAL DO PORTO

    Rua Visconde de Setubal, nº 328

    4200-498 – Porto

    Assunto: Atendimento a exigência do Processo 765432/20, Nacionalidade pelo artigo-1D

    Estou enviando anexo a Certidão de Nascimento por cópia reprográfica devidamente certificada, conforme exigido para meu processo de nacionalidade mencionado.

    Com os melhores cumprimentos

    [--sua assinatura--]

    Horacio Mota

    Junte uma cópia do e-mail, essa carta acima devidamente formatada, a certidão que pediram, e mande por DHL.

  • O formulários 1c menores pode ser preto em branco e o formulário não cabe as duas etiquetas. Pode se reduzir o formulário para caber.

  • Colorido...

    Tamanho padrão do arquivo...

    Os Cartórios sabem como fazer para colar as etiquetas...Normalmente fazem um suporte adicional com sulfite na medida certa para colar as etiquetas...É exatamente o mesmo procedimento que eles fazem quando precisam colar as apostilas nas Certidões e falta espaço para isso...!!!

  • Estou contente com a notícia de hoje.

    Foi emitida a certidão de cidadania portuguesa da minha sogra.

    Agora irei fazer a transcrição do casamento dela, pelo consulado de Santos.

    Depois, vou providenciar o processo de atribuição da minha esposa.

    Continuo contando com suas orientações para os próximos processos.

    Muito obrigado a todos

  • @Vand , parabéns para ela! Boa sorte com o processo de sua esposa!!

  • @Nilton Hessel muito obrigada.

  • @elima1975 ...

    Esqueci de mencionar...!!!

    Ao solicitar o serviço no Cartório...Pergunte se seria possível fazer o reconhecimento das duas assinaturas...(Dos Pais do menor)...Em uma única etiqueta...

    Aqui em São Paulo eu já consegui algumas vezes...Fica bem melhor do que fazer emendas para colar duas etiquetas no formulário...

    Mas como cada Cartório tem seus próprios métodos...Você só saberá se vai ser possível fazer assim se perguntar antes...

    Só fica difícil...Senão impossível)...se ambos os nomes forem muito extensos...

    Boa Sorte...

  • Pessoal, boa tarde.

    Solicitei segunda via da certidão de nascimento po CivilOnline, mas estou com algumas dúvidas.

    1) A minha sogra é casada, enviei a certidão de nascimento com a averbação do casamento. Só que no assento de nascimento português veio só com o nome de solteira, isso está certo? *No final do assento vem escrito "Averbamento n°1, de 2020/MES/ANO

    (porém não consta o nome de casada dela)

    2) Dei entrada pela ACP, dps enviaram para outra conservatória (Acho que Felgueiras), mas na certidão aparece que foi pela Conservatória de Registros Centrais Lisboa. Qual conservatória que vale? (Quando eu for preencher o formulário 1c da minha namorada


    3) Logo em cima da certidão vem escrito" CRC LISBOA Assento de nascimento n° 52XXX do ano de 2020.

    Porém, la embaixo vem escrito "O/A oficial de registos, Maria xxxxxxxxxxxx, por competência própria. Processo N° 59xxx/20"

    Esse número de processo seria o que? Ele não bate com o Número do assento la em cima e nem com o número de processo que dei entrada na ACP (ta mais embaixo) .

  • @Claudio Luiz ...

    Se sua sogra obteve a Nacionalidade Portuguesa por Atribuição...Ela Nasceu em Portugal...Ninguém nasce casado...Nem em Portugal...Nem no Brasil...

    Para sua sogra ter seu Nome/Estado Civil de casada em Portugal...Deverá proceder à Transcrição do Casamento dela...:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/15464/transcricao-de-casamento-escritorio-consular-em-santos/p18

    ...

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/3360/transcricao-de-casamento-por-ponta-delgada/p228

    ...

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/14134/transcricao-de-casamento-consulado-do-rj#latest

    ...

    Para fazer o processo de sua namorada basta enviar uma cópia simples do assento de nascimento de sua sogra Portuguesa...Porém...Só poderá iniciar o processo de sua namorada após a Transcrição de Casamento ter sido concluída...!!!

  • @Claudio Luiz , complementando a excelente explicação do @Nilton Hessel :

    O número que importa é o da certidão - Assento de nascimento n° 52XXX do ano de 2020.

    O número do Processo não interessa mais.

    TODAS as certidões de nascimento portuguesas são emitidas pela Conservatória de Registros Centrais Lisboa, não importa em que Conservatória o processo tramitou.

  • Obrigado pelas respostas @Leticialele @Nilton Hessel. Essa comunidade aqui é fantástica.

    Em breve entraremos com um processo para a transcrição do casamento.

  • Pessoal alguém já teve a experiência de enviar processos de primos, separados em envelopes individuais, mas em um único envelope master pela DHL?

  • Bom dia!

    Enviei o processo do meu filho AFC (menor de idade) na segunda via DHL.

    Chegou ontem na ACP e foi recebido pela Tereza Carvalho.

    Para minha surpresa hoje de manha ja mandaram o numero para acompanhamento no portal em meu e=mail.

    So quem mandou processos para ACP em 2019 sabe minha alegria em nao ter que ficar ligando na LR pra pegar o numero KKKKKK


    Podem por favor adicionar na planilha ? Tenho medo de bagunça-la.


    processo n 220xx

  • editado February 2021

    @Heloiza Coelho

    Incluído o processo de AFC na planilha. Acho que seu processo foi record. Cinco dias entre enviar na DHL e receber a senha. :-)

  • Pessoal, tudo bem?

    Alguém está tendo problema para conseguir o sinal público na emissão da segunda via de certidão de nascimento?

    Estou fazendo os processo para meus irmãos, e eles nasceram em Niterói, eu no Rio. Os dois cartórios que solicitei certidão em Niterói não quiseram apostilar. Eu dei o OK pq eu sei que posso apostilar em outro cartório. O problema é que as certidõess chegaram mas tbm não fizeram o reconhecimento de firma/ sinal público. Agora estou com 3 certidões que custaram uma baba e não sei se Portugal vai aceitar.

    Mais alguém passou por isso?

    Obrigada

    Cíntia

  • editado March 2021

    @cintiaml...Vá até um Cartório que faça Apostila e peça para consultarem no sistema se as assinaturas apostas nas Certidões podem ser Apostiladas...

    Nem todos os funcionários dos Cartórios tem suas assinaturas cadastradas no sistema do Protocolo de Haia...Mas se tiverem...Não é necessário reconhecer as assinaturas...A Apostila faz esse papel...

    Veja...:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/3360/transcricao-de-casamento-por-ponta-delgada#latest

  • Tenho uma dúvida com relação ao envio do assento . Já li algumas vezes aqui que a conservatória envia o assento em pdf quando concluído o processo. Em que situações isso acontece? Tem que ser solicitado por e-mail?

  • Bom dia, minha documentação e a dos meus irmãos foram entregues hj em ACP PORTO, quando posso enviar o email solicitando a senha do processo +- ? Qual seria o email?

  • AmaralbiaAmaralbia Member
    editado March 2021

    Nao sei como nem porque...


    meu processo 219xx/21

    beatriz amaral - maior de idade

    entregue 25/01/21

    Criação do assento 24/02

    meu processo foi protocolado por advogados direto em porto

    não consigo informar o resto das datas porque simplesmente nem a senha eu recebi... foi direto o assento

  • Bom dia,

    Hoje (02/03/21) status do processo do meu filho caçula mudou para a bolinha 6 verde, bolinha 7 marrom. Quase um tuguinha. :)

    O processo do meu outro filho, também menor de idade, foi enviado junto mas não recebi senha para acompanhar.

    Os processos foram recepcionados dia 18/02/21.

    Obs: Eu tive minha nacionalidade atribuída como neta, então, é tãããão gratificante essa rapidez !! Mesmo que leve 4, 5, 6 meses... :D

  • Bom dia, pessoal!

    Meu processo já foi recebido em Portugal. Alguém sabe me dizer, mais ou menos, quanto tempo até ele ir pra bolinha 2 (registrado)?

    Obrigada!

  • @MariaHernandes...

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/236561#Comment_236561

    Você está ansiosa...Normal...!!!

    Contudo tenha em mente que essas alterações de bolinha são irrelevantes...Além do que cada processo tem andamento individual...Único...!!!

    A única questão que poderia te preocupar já foi resolvida...Seus documentos estão dentro do ACP...!!!

    Além do que você já recebeu chave numérica e está acompanhando pelo site do MJ Português...

    A partir de agora são apenas duas as informações que vale a pena considerar...:


    1 - A = APROVADO

    OU

    1 - B = EXIGÊNCIA

    E

    2 - CONCLUSÃO


    Toda essa questão de bolinha 2 verde...6 marrom...Etc...É IRRELEVANTE...!!!

    ***Pelo menos até que o sistema de acompanhamento seja melhor desenvolvido e que sejam feitos os ajustes e a integração com todas as Conservatórias...Sim...Por que cada Conservatória insere as informações de andamento no site de um jeito distinto...


    ACP está com prazos bem melhores do que no ano passado...Entre 5 e 7 Meses...Passa rápido...!!!

    Boa Sorte...!!!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.