Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

19389399419439441461

Comentários

  • Luis CarlosLuis Carlos Member
    editado December 2020

    Obrigado @Leticialele vou ligar novamente!


    Atualizando: é, 2020 não tá fácil não..... falei com tudo que é área do cartão e não detectaram nada. O que uma pessoa me falou foi: no ato de autenticação, a inclusão das informações desta compra entram como "saque" e deveria entrar como "compra". Ou seja, parece que o sistema está enviando um "saque on line" (rs) e aí o sistema do banco rejeita. Enfim, vou aguardar um pouco e tentar mais tarde. Vou inclusive tentar com outro cartão (Mastercard). O engraçado é que ano passado fiz o pagamento para minha esposa e para meu cunhado sem problema algum.

  • Olá!! Estou tentando fazer o pagamento do emolumento da nacionalidade via cartão de crédito para a minha irmã, mas fiquei na dúvida de como preencher.

    No nome e apelido coloco meu nome? No nome de Requerente coloco o nome dela? O endereço, email e tudo mais deve ser baseado no dono do cartão de crédito né?

  • @Driichan , nome e apelido (sobrenome são os do titular do cartão de crédito.

    Requerente será a sua irmã.

    O endereço e email podem ser os seus ou os dela, não faz diferença.

    Lembre que vão mandar o Formulário 1C para o email informado.

  • @Leticialele muito obrigado pela resposta!!

    Agora tenho outra dúvida, no formulário informam para onde o processo pode ser enviado. Estou limitada a esses lugares ou, por exemplo, posso mandar para Almada tbm?


  • editado December 2020

    @Driichan , pode mandar para a Conservatória que desejar.

    Aconselhamos o ACP, que já está voltando a seu ritmo normal. Os processos estão levando de 7 a 10 meses!

  • @Leticialele, a minha cidadania eu fiz pela ACP em 2018 e demorou 1 mês. Agora quando fui procurar saber como estavam as coisas me assustei. Mas teve muitas melhoras no sistema também nesses anos, como o acompanhamento online e o pagamento via cartão.

    Mas muito obrigado pela ajuda!!!

  • @Driichan , de lá para cá, o número de processos aumentou em proporções gigantescas.

    Em meados de abril do ano passado, descobriram uma mega fraude no ACP envolvendo cartórios e advogados brasileiros e portugueses. O serviço lá foi praticamente paralisado!! Agora estão voltando ao ritmo normal!

  • @Leticialele Nem soube disso, uma pena que tenha acontecido e pior ainda saber que parece ter o envolvimento de muita gente.

    Vou continuar no aguardo aqui do processo e depois mando os dados para a planilha. =)

  • @Driichan , sim, fraudes são sempre deploráveis!

    Acabam os justos pagando pelos pecadores. Cada vez aumenta o rigor com a análise dos documentos!!

    O processo da minha sobrinha caiu em exigência porque "o aleatório do selo não combinava".

    Tondela está exigindo cópia impressa do email que encaminha o formulário quando o pagamento é feito com cartão de crédito, apesar de ter o recibo no cabeçalho. Desconfio que tenham detectado algum documento falso!!

  • Boa noite...Que todos estejam bem de saude, nessa loucura que estamos vivendo!!

    Fiz minha nacionalidade ano passado, com ajuda do Forum e em Agosto, deu processo concluido... Em novembro eu já tinha cartão cidadão e passaporte Português.

    No caso, meus pais eram portugueses e com casamento averbado em Portugal já.

    Pretendo fazer a do meu filho, maior de idade , no inicio do ano...

    Hoje, qual conservatória está melhor ou mais rápida ? Ainda continua sendo a CRC do Porto ?

    No caso é mais fácil meu filho fazer a nacionalidade dele, usando a minha ou a dos meus pais ( ai entra com a nova lei para netos ).

    Obrigado

  • editado December 2020

    @JCCS , com certeza seu filho tem que fazer pelo Artigo 1C!!

    Além de ser mais rápido e fácil, o pai é português e está vivo, graças a Deus!!

    Ainda considero o Arquivo Central do Porto (ACP) a melhor Conservatória, estão retomando os prazos de antigamente!

  • @Leticialele, muito obrigado pelos esclarecimentos.

    Sobre o assento da minha mãe, então vc recomenda tirar a certidão no civil online?

    Tem algum tópico aqui no fórum explicando como faço isso?

    Achei o site, mas estou um pouco inseguro sobre o procedimento dessa solicitação...

  • Na pergunta acima me refiro à troca de mensagens quw tivemos aqui nesse mesmo tópico no dia 11/12

  • Pessoal, postei dois processos de atribuição de nacionalidade juntos na última semana, um meu e outro da minha irmã pela DHL. Ambos chegaram em Porto ontem com previsão de entrega para o mesmo dia, porém, somente o da minha irmã foi entregue na ACP. O meu processo ficou retido para inspeção das autoridades locais, conforme informações da transportadora e agora ao consultar consta sem previsão de data de entrega. Alguém já passou por isso?

  • editado December 2020

    @Glaucebarros , não se preocupe, a própria DHL faz o desembaraço. Às vezes eles selecionam, por amostragem, alguns documentos para inspeção mais detalhada.

    Vocês não colocaram os processos no mesmo envelope?

  • @Leticialele coloquei em envelopes separados.

  • @Glaucebarros , poderia mandar até 5 processos completos e separados, com clipes ou envelopes, em um único envelope de envio!!

  • Ah! Bom saber, quis pecar pelo excesso e quem diria, agora está em inspeção. Espero que numerem este ano!

  • Pessoal, meu processo chegou inicio de junho e ainda aguarda o registro. Não teve exigencia.

    Já vi dois processos de FINAL de junho finalizados e o meu nada. Eu tenho uma certa urgência por conta do Brexit, e ver processos que foi recebido quase um mês depois sendo finalizado e o meu ainda aguardando o registro é desanimador.

    Qual seria o melhor canal para fazer um reclamação ou algo do tipo?

  • @redleh

    O local é aqui, mas pelo prazo não sei se você se qualifica "https://igsj.justica.gov.pt"

    Vale tentar, mas acho pouco provavel.

  • Pessoal, boa tarde,

    Desculpe a insistência no assunto mas nesses últimos dias vocês conseguiram pagar o processo via cartão de crédito através do site?

    (https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1C)

    Não consigo de modo algum... já tentei dois cartões de bandeiras (visa e master) e bancos diferentes. Liguei para ambos antes e depois das transações e não detectaram bloqueio por parte do banco na questão de segurança (sim, falei com a área de segurança e estressei vários atentendes... rssrs). Um dos bancos disse que nem recebeu a transação do site do IRN. O outro disse que o IRN está enviando um "saque" ao invés de uma "compra", por isso está sendo negado. Mandei isso tudo para o CRC Centrais - Contabilidade e até o momento fui devidamente ignorado. Ontem até tive alguma resposta, pedindo para que eu entrasse em contato com o banco. Mas quando enviei a resposta do banco, ontem mesmo, nada....

    É para este departamento mesmo que eu tenho que mandar, CRC Centrais - Contabilidade?

    É possível alguém que está em Portugal fazer este pagamento para mim, usando um cartão "nacional" de débito ou crédito? Eu mandaria o dinheiro por transferwise.

  • Pessoal, meu cunhado é menor de idade e minha sogra quer tirar a cidadania dele também. São os mesmos documentos do maior de idade? Posso enviar os dois processos no mesmo envio pro Porto?

    outra questão é, meu cartão é elo e no link do pagamento só aceita visa e Mastercard. Eles estão aceitando vale postal normal?

  • @Luis Carlos os cartões de bancos eletrônicos costumam funcionar sem problemas, como nubank e pagbank... se tiver a possibilidade de utilizar algum assim.... mas se a resposta da CRC foi que deve contactar o banco, não é problema na plataforma...

  • @Luis Carlos também estou tentando desde cedo e não estou conseguindo. Aparece o msm erro

  • @Leticialele , obrigado. Consegui tirar a certidão portuguesa da minha mae usando o passo a passo do tópico que vc passou.


    Sobre enviar copia autenticada e apostilada da minha CNH, como documento de identidade, no processo de atribuição, não tem problema né? Porque meu RG tem expedição de mais de 10 anos.


    E sobre o Formulário 1C, precisa apostilar?


    Grato

  • @FeFerro , pode mandar a cópia autenticada e apostilada da CNH.

    Não precisa apostilar o Formulário 1C, apenas reconhecer a firma por autenticidade (assina na frente do funcionário do Cartório)

    Boa sorte!!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.