Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

19199209229249251452

Comentários

  • No caso de fazermos pelo Consulado do RJ, vi que na lista de documentos não tem o formulário 1C. E eu também paguei por cartão de crédito. Eu já ia enviar para Portugal hoje, mas diante dos fatos acima narrados pela Natália Medeiros resolvi aguardar a veracidade da informação.

  • @ARFDF , o grande problema do Consulado é justamente o agendamento.

    E, se eles olharem um mínimo erro, não vão aceitar o processo. Você vai perder tempo à toa. Tondela faz nos mesmos 8 meses.

  • Gostaria de compartilhar com todos que o processo do meu irmão e o meu foram finalizados hoje sem o pedido de urgência. Eu não poderia deixar de agradecer a todos pois apesar de eu não ser muito ativo comentando, acompanho diariamente o fórum lendo todos os comentários deste tópico.

     

    Enviado:12/12/2019

    Recebido:02/01/2020

    Numerado: 15/01/2020

    Aprovado:03/04/2020

    Concluido:16/10/2020

     

    Tanto o processo do meu irmão quanto o meu mudaram de etapa juntos todas as vezes, então as datas são as mesmas para os dois processos.

  • @Rafaelfsl...

    Você se importa de informar os três primeiros números dos vossos processos no formato XXXXX / 2019...E apenas confirmar se foram concluídos pelo ACP mesmo...(Sem terem sido transferidos para que outra Conservatória criasse o Registo de Cidadão Português)...

  • O início dos dois processos é 38xx/2020 e os dois foram concluídos pelo ACP.

  • @ARFDF


    SERÁ QUE VAI SER TÃO RÁPIDO ASSIM???

  • editado October 2020

    @ARFDF


    Essa foi a experiência do meu primo. Não posso garantir que p/ vc será igual, mas EU faria por lá.

  • eu vou tirar minha cidadania pelo meu pai mas fui registrado pela minha mae no cartorio!!!

    isso interfere em algo? vai ser preciso fazer a transcriçao?

  • tem como tirar a cidadania de avo para neto direto???

    na aba de documentos aqui no forum diz algo sobre isso!!!

    mesmo se fosse mais caro pra min valeria a pena pelo tempo!!

  • @gonzalomoraes2005 , se não foi seu pai português que declarou seu nascimento, sim, precisará transcrever o casamento de seus pais.

  • Leticialele@ , o grande problema do Consulado é justamente o agendamento.

    E, se eles olharem um mínimo erro, não vão aceitar o processo. Você vai perder tempo à toa. Tondela faz nos mesmos 8 meses o grande problema do Consulado é justamente o agendamento.

    Olá Letícia. O relato de Natália não foi muito esclarecedor. Ele afirmou que 3 processos foram realizados no Rj, sendo realizados de forma muito rápida em torno de 1 a 2 meses. Não houve esclarecimento se foram feitos com facilidade por meio de agendamento. Mas o que mais me intrigou foi o fato de que como o Consulado do Rio realizou a finalização de um processo de atribuição de forma tão ágil. Os processos via Consulado não são enviados para as CRC centrais de Lisboa ou houve alguma mudança com relação a isso.

    Caso eu consiga um agendamento e a verificação de documentos feita lá hora seja positiva com relação a minhas divergências, realmente acho uma opção interessante, desde que não seja enviado pra CRC Centrais, o que inviabilizaria esta alternativa.

    A informação de que o Consulado está fazendo entre 6 e 8 meses foi de uma atendente de lá, o que não nos dá um parâmetro correto do prazo.

  • Bom dia a todos

    O processo da minha mãe foi aprovado e finalizado, gostaria de saber como que faço pra pegar a certidão de nascimento. Ele vai enviar para o endereço ou tenho que solicitar no civil online?? Eu não recebi nenhum e-mail com dados só veriquei no justiça.gov.pt que foi finalizado, como devo proceder agora? Alguém pode me ajudar?

  • @Natália Medeiros

    Consulado do Rio informando a exceção de agendamento para pedidos de nacionalidade.

  • @Diego Brito o assento chega por correio, ou se tiver pressa, pode solicitar no civil online pagando uma taxa de $10 euro. Aí é só baixar e imprimir.

  • editado October 2020

    @Rafaelfsl

    E veja a data que aparece ao final. Não há conclusão de processo aos sábados. Na sua consulta fala que enviaram para sua morada o assento no dia xx/10/2020. Provavelmente dia 14 ou 15.

    @Nilton Hessel , constava na planilha que o Processo é 06XXX/20. Já corrigi lá para 038XX/20

  • @Diego Brito

    Como foi dito, vale a pena por €10, e ganha tempo (umas 3 semanas). Você precisa não somente do documento, mas precisa também conferir se todos os dados lançados estão corretos.

    "https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/10973/como-solicitar-certidoes-pelo-civilonline-guia/p1"

  • Boa tarde, @gandalf. Dia 16/10/2020 foi ontem, sexta feira.


    "O seu pedido foi deferido e o respetivo Registo criado. O processo de nacionalidade foi terminado.


    Ultima notificação enviada foi uma Notificação de registo no Registo Civil em 16/10/2020, para a morada indicada no seu pedido de nacionalidade, referente ao seu processo."


    Não recebi o número do assento por e-mail, também vou precisar solicitar pelo Civil Online.

  • Bruna AndradeBruna Andrade Member
    editado October 2020

    Boa tarde, estou ajudando meu primo a fazer a cidadania dele mas fiquei com uma duvida no processo, se alguém puder me ajudar... A mae dele é portuguesa e ja fez a trascricao de casamento com o pai dele. O problema é que ela se divorciou (mas apenas no Brasil não homologou em Portugal) e nos documentos dele o nome da mae esta com o sobrenome do pai e ela ja tirou esse sobrenome quando separou...minha duvida é se ele precisa atualizar os documentos dele com o sobrenome atual da mae ou se pode mandar assim...se alguém puder me ajudar...obrigada

  • @Bruna Andrade , ela não vai precisar de documentos da mãe, apenas da certidão de nascimento portuguesa.

    Todos os demais documentos serão dela.

  • Bruna AndradeBruna Andrade Member
    editado October 2020

    @Leticialele sim eu sei que so precisa da certidao portuguesa da mae, mas na certidao portuguesa dela o nome esta sem o sobrenome do ex marido mas o casamento esta averbado e nos documentos do meu primo (RG, passaporte e CNH) o nome da mae esta com o sobrenome do ex marido...por isso minha duvida

  • @Bruna Andrade , os documentos dele não precisam ser atualizados por causa do divórcio da mãe. Ele não pode trocar a certidão de nascimento e é com ela que os documentos dele precisam combinar!

  • Bom dia. Os processos de meus dois filhos foram concluídos há mais ou menos 15 dias. Nada recebi pelo correio confirmando isso. Devo aguardar mais tempo ou posso saber o número do assento por meio de algum email?

  • @antoniopereira

    Antes da pandemia levava 3 semanas. Ultimamente está entre 3 semanas e 2 meses pra receber a carta.

    Eu nunca recebi a minha. Talvez uns 20% nunca chegam.

  • Levando em consideração esses dados sobre conclusão de ***processos compartilhados recentemente ...Links abaixo...:

    ***(E existem informações aqui no Fórum sobre muitos outros processos que deram entrada já em 2020 no ACP...E já foram concluídos...!!!)...

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/227952/#Comment_227952

    (...)

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/227961/#Comment_227961

    (...)

    Gostaria de deixar aqui um registro...:

    Como é que podem vir aqui no Fórum publicar links de depoimentos de Ministros...Ou membros do IRN...Alegando que respeitam a ordem de entrada dos processos para sua tramitação e finalização quando vemos processos que deram entrada no ACP em Janeiro...Fevereiro de 2020 serem concluídos com emissão de Registo de Nascimento Português...Enquanto processos que deram entrada no mesmo ACP em Junho de 2019...Foram APROVADOS em Novembro de 2019...E foram transferidos para outra Conservatória quatro meses atrás NÃO TIVERAM ATÉ HOJE O REGISTO DE NASCIMENTO PORTUGUÊS EMITIDO...

    E não se trata de um "caso isolado"...Existem vários relatos semelhantes aqui envolvendo diferentes tipos de processos assim como diferentes Conservatórias...(A conversão da Nacionalidade de meu irmão levou 18 Meses...Sendo que antes dela ser concluída...Vi várias conversões sendo concluídas por Lisboa depois de 8...10 Meses de tramitação...)...

    Meu entendimento é que...Se efetivamente respeitassem ordem de entrada dos processos...Esse tipo de disparate não aconteceria...No mínimo o ACP não deveria emitir qualquer Registo de Nascimento referente a processos de 2020 sem que antes todos os processos enviados...E APROVADOS para (por) eles em 2019 tivessem sido FINALIZADOS...!!!

    PS...Essa semana vou redigir um email e pedir para minha prima enviar pelo email dela...(Requerente)...Para o ACP fazendo exatamente o mesmo questionamento...Pois se os processos aprovados pelo ACP foram transferidos...E não tem seu Registo criado enquanto o ACP emite Registos de processos de 2020...O MÍNIMO que eles deveriam fazer é reaver esses processos e emitir os respectivos Registos...Sendo que o requerente optou por essa Conservatória em primeira instância...

    Se a Conservatória para onde o ACP enviou os processos não tem capacidade de emitir Registos...Que o ACP retome a responsabilidade que lhes foi atribuída quando do envio dos documentos pelo(s) requerente(s)...E FINALIZE OS PROCESSOS QUE DERAM ENTRADA LÁ EM 2019 ANTES DE FINALIZAR AQUELES QUE DERAM ENTRADA EM 2020...!!!

    Eu já faço processos a tempo suficiente para não esquentar a cabeça porque processo de "A" chegou junto com o "MEU" e foi concluído faz um mês...Enquanto o "MEU ainda não saiu"...Pois conheço muito bem a maneira como o IRN atua...E não é de hoje...!!!

    Mas a meu ver...O que vem acontecendo de um ano para cá já deixou de ter relação com diferentes critérios de análise de um Conservador para o outro...Ou diferentes diretrizes de uma Conservatória para outra...E passou a ser um desrespeito com o usuário...Que paga pelos serviços...Esperando ao menos uma conduta reta por parte dos prestadores do serviço contratado...!!!

  • @gandalf

    O reconhecimento da paternidade foi feito sem processo juducial, meu pai apenas foi no cartório e reconheceu. Antes disso não havia convívio. Ele não é portugues, apenas a parte materna.

    Na minha certidão de nascimento há a averbação da inclusão paterna e respectiva inclusão de um sobrenome no meu nome.

    Solicitei 2a via apostilada da nova certidão mais recente que consta meu nome alterado e com meu pai na filiação.

    Tendo as certidões de nascimento (a original e a atualziada), o assento portugues materno, formulário 1-C preenchido e meu RG apostilado acredito que não terei problemas com a documentação, certo?

    As atribuições de mãe e avó foram feiras pela ACP, melhor manter no mesmo local ou é indiferente?


    Obrigado.

  • editado October 2020

    @Bruno de Araujo , foi a mãe portuguesa a declarante do seu nascimento?

    Se na averbação do reconhecimento da paternidade constar algum número de processo, prepare-se para ter uma exigência para homologar a sentença (que não existe, se o reconhecimento foi voluntário), sob pena de o nome do pai não constar da certidão portuguesa!

  • @Nilton Hessel

    A pandemia anda afetando muito você. LOL

    Se você vai fazer uma reclamação formal, use os canais apropriados como "https://igsj.justica.gov.pt"

  • @Bruno de Araujo

    Pelo fato de estar averbado, eles têm que pedir o documento que gerou a averbação pra conferir a data. É um requisito legal.

    Não afeta o seu direito a nacionalidade, mas a mudança de nome exige isso.

    Mesmo não tendo sido feita por processo judicial, eles exigem o documento original que gerou a averbação.

    Se você não enviar agora, muito provavelmente cairá em exigência e você terá mais trabalho em fazer um requerimento ao conservador para sanar a situação. Se quiser tentar sem mandar, é seu direito. É o seu processo. Eu só estou lhe aconselhando porque um outro semelhante gerou várias idas e vindas de documentos, requerimentos, e incertezas (o texto que mandei antes foi retirado dele).

    Se agarrar lá na frente, você vai dizer: "me disseram que estava tudo certo. aquele povo não sabe nada".

    Se passar, você vai dizer: "me disseram que podia dar errado e nada aconteceu. aquele povo não sabe de nada". :-)

    Você pode ser otimista, eu não. Eu apenas lhe aviso que pode haver um problema aí que você não está percebendo, e que saná-lo com um prazo em cima, pode não ser trivial. Melhor se preparar antes com tempo pra fazê-lo. Eu diria que tem uns 80% de chances de pedirem.

  • editado October 2020

    @gandalf

    @Leticialele Sim, foi a mãe portuguesa a declarante da minha certidão.


    Não houve processo juducial, porém na averbação na certidão consta "Por despacho do M.M Juiz em exercício em xx/xx/xxxx, nos autos número XXX..."

    Que documento e onde solicitarei se não houve processo?


    Obrigado.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.