Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

19039049069089091460

Comentários

  • @Mayara Cruz , precisa mandar cópia autenticada e apostilada do RG.

    Quanto à certidão por cópia reprográfica, alguns Cartórios do Registro Civil já entregam apostilada, se você pedir.

    Mas, se você mandar apostilar em um Cartório de Notas, não precisa se preocupar em reconhecer a firma do escrevente. Há um sistema nacional, interligado, que é consultado por quem faz a Apostila de Haia.

    Precisei da certidão do meu sobrinho, do interior de Goiás, e o Registro Civil de lá só tem 1 funcionário! E ele disse que não iria reconhecer a firma dele próprio. Consultei um Cartório aqui no Rio e me falaram desse sistema! E o processo do meu sobrinho já foi aprovado, só aguarda a criação do registro.

  • Alguém sabe se é possível tirar o cartão cidadão no Porto sem marcar? E vocês sabem se tem diferença em tirar o cartão em Portugal ou fora de Portugal?

  • Boa tarde,

    Ainda estão validas essas informações, para a transcrição de casamento?

    Requerimentos para Transcrição de Casamento em PD e Tondela- Modelos e Preenchimento.

    Grata.


    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/9210/requerimentos-para-transcricao-de-casamento-em-ponta-delgada-e-tondela-modelos-e-preenchimento

  • @Rafael Bernardes , você pode pedir o Cartão Cidadão :

    • nos balcões do Instituto dos Registos e do Notariado.
    • nas Lojas de Cidadão.
    • nas Lojas RIAC, nos Açores.
    • nos postos consulares portugueses, se estiver fora de Portugal.

    Só precisa verificar, nesta época de pandemia, como está o atendimento ao público.

  • @Amanda282 , sim, as instruções estão válidas.

  • maufrbrmaufrbr Member
    editado September 2020

    Pessoal, boa noite!

    Para atribuição (filho de português) o melhor local ainda é ACP Porto?

    E para aquisição (conjuge) só pode ser CRC Lisboa, certo?

    Obrigado!!

  • @maufrbr

    Ser melhor é um critério pessoal, subjetivo, e depende de vários fatores.

    Qual seu tipo de processo, e qual a idade do requerente? Vai enviar por DHL, correio (em greve), ou pessoalmente? Qual seu critério?

    Para cônjuge somente Lisboa, e leva 2 anos.

    Para o filho menor de 18, seria Tondela e leva 6 semanas. Para filho maior Tondela leva 8 meses.


    A ACP continua sendo uma referência (oficial) em processos de nacionalidade. Tem critérios bem estabelecidos, vários conservadores, e várias vantagens, mas aumentou muito o tempo. Tem levado 13 meses para concluir (apesar de aprovar em 3 meses).

    Tondela tem feito com prazo ligeiramente menor (8 meses), mas exige a transcrição de casamento. Tem prioridade para menores. Aceita até 5 processos juntos numa única remessa DHL.

    Algumas pessoas têm reportado tempos excepcionalmente bons por outras conservatórias. No entanto requer prudência. Poucos (só 4) relataram ter concluído. Há dúvidas de como se comportariam sob alta demanda, podendo remeter os processos excedentes para Lisboa. Quantos conservadores atuam nelas. Não ter critérios ainda bem estabelecidos é um risco. Os relatos eram promissores (fantásticos), mas alguns tentaram e não voltaram (ainda). A recomendação veio por alguns ouvirem dizer em redes sociais.

    Se parece bom demais para ser verdade, provavelmente é porque não é verdade, é o ditado.

    Podem haver detalhes e critérios desconhecidos. Se quiser ser mais um desbravador de novos caminhos, veja Almada e Vila Nova de Gaia. Leia no fórum os relatos promissores e também as incertezas.

  • Há algumas semanas que não vejo o ACP despachando novos pedidos e por outro lado está finalizando pouquíssimos registros, pensei que fosse por causa das férias de agosto mas depois que o mês virou segue a mesma coisa... Alguém sabe o que pode estar acontecendo? Processo quase completando 1 ano lá

  • @lsantos02 , ACP está levando quase 1 ano para finalizar os processos!

    O da minha filha mais velha foi enviado em 27 de setembro do ano passado, aprovado em 30 de janeiro e o assento foi criado dia 4 de setembro!

  • @Leticialele


    O meu foi enviado um mês antes, aprovado no mesmo dia e continua aguardando que o registo seja criado.

  • @Natália Medeiros , deve estar saindo.

    Mandei os processos das duas filhas, um foi aprovado em 30 de janeiro e o outro na 2a quinzena de fevereiro (este ainda aguarda o registro).

    Devem estar com funcionários diferentes.

  • lsantos02lsantos02 Member
    editado September 2020

    @Leticialele você poderia informar por favor a numeração inicial dos processos das suas filhas pra eu me basear? O da minha avó é 83xxx/19, enviado em outubro/19 e aprovado no final de fevereiro, espero que saia ate outubro, mas acho dificil

  • editado September 2020

    @lsantos02 , claro!

    Ambos são 78XXX/19 , mas apenas 1 registro foi criado em 4/9/20 (teve aprovação em 30 de janeiro); o segundo foi aprovado na 2a quinzena de fevereiro

  • @gandalf obrigado pela resposta!

    Esse de atribuição é pro meu tio, ele já tem 63 anos.

    O casamento da minha avó já foi averbado, inclusive minha mãe já tem a tela. Vou enviar para Tondela então!

    Em relação à aquisição, estou pensando em enviar por SEDEX Mundi, pela praticidade, mesmo demorando mais com a greve. Minha dúvida é se é possível enviar dois processos em um envio (colocaria 2 envelopes dentro de 1, pois vou fazer o processo do meu pai e da minha esposa). Saberia me dizer se Lisboa aceita assim?

    Muito obrigado novamente!

  • editado September 2020

    @maufrbr

    Pense bem. DHL voce agenda online e eles recolhem na sua casa ou escritório, e entregam lá em 5 dias uteis. Custa R$50 a mais, mas inclui seguro de R$1000, e não é afetado pela greve. Na não há comparação em termos de qualidade de serviço e custo/benefício.

    Somente recomendaria SEDEX se sua cidade não tiver o serviço da DHL.

    Sim, pode colocar cada processo completo em um envelope pardo, e colocar até 5 envelopes juntos somente para 1 remessa.

    Lá eles separam os processos, e cada processo segue seu curso.

  • @Leticialele Que bom que deu certo o da sua filha. O processo do meu pai é de numeração 76XXX/2019, aprovado dia 30/jan e ainda não saiu o registro. Ainda na ansiedade rsrs

  • Oi, pessoal. O processo da minha vó já fez 1 ano em junho/2020 que está em Portugal e até o momento não foi criado o registro (50xxx/2019), ele foi aprovado em fev/2020, pois caiu em exigência. Mas está demorando absurdamente para criar o assento em ACP :(

  • Bom dia... o Consulado de São Paulo abriu uma semana de agendamentos para cartão cidadão e passaporte, quem ainda não agendou fique de olho sempre pois ja abriram outras semanas e vai ser sempre assim em menos de 1 hora ja esgotou todos os horarios desta ves foi do dia 9 ao dia 13/11/2020 com todos os horários ... espero ter ajudado... mas fiquem atentos devem abrir logo outra agenda até e bom dia.

  • @lsantos02 acho que tem a ver com o covid-19 e com as mudanças nas férias escolares. Quando dei entrada no meu processo, em janeiro, a previsão era que o registo tivesse saído até julho/agosto. Com o COVID boa parte das conservatórias fechou e os funcionários que estavam em home office só estavam lidando com documentos essenciais (nascimento de bebés, óbitos e alguns divórcios). Maior parte das aulas voltam na semana que vem e até semana passada, os portugueses ainda estavam fazendo turismo interno aqui. Possivelmente vamos ver daqui a até o final do ano, um monte de registo sendo feito. A da minha mãe saiu no ano passado e toda vez que eu ligava no CRC nessa época do ano, para verificar o andamento, já estavam fazendo registos de processos aprovados em um mês diferente.

  • Boa Tarde, prezados

    Teria como tirar uma dúvida ?

    Fiz o processo de atribuição da minha mãe pelo porto já está tudo certo, vou fazer a minha.

    1- minha mãe e meu pai assinaram minha certidão de nascimento, minha mãe é a portuguesa, mais nunca foram casado, ela é solteira ,o que tenho que fazer?

    2 - já posso dar andamento no meu processo de atribuição sem o casamento ?

    Obrigado.

  • editado September 2020

    @Leandro1Rezende , se nunca foram casados, não há o que transcrever

    Por garantia, prepare uma declaração, com firma reconhecida por autenticidade e apostilada, com um texto assim:

    Eu, Fulana de Tal, cidadã portuguesa, com assento XXXXX/YY, e RG ZZZZ, CPF XXX.XXX.XXX-XX, declaro, sob as penas das leis portuguesas e brasileiras, que não era casada com Beltrano de Tal, brasileiro, RG ZZZZZ, CPF XXX.XXX.XXX-XX, por ocasião do nascimento de nosso filho, Sicraninho de Tal, conforme consta no assento de nascimento, no qual o pai intervém como declarante. Data e assinatura. (com a valiosa colaboração do @gandalf )

  • Bom dia,

    Desculpa a repetição, mas podem confirmar se as informações abaixo continuam corretas para atribuição de maior de 18 anos na conservatória de Porto?

    Documentação necessária:

    - Cópia do assento de nascimento português de seu pai

    - Certidão de nascimento em inteiro teor por cópia reprográfica e apostilada

    - Cópia autenticada e apostilada do RG (com validade inferior a 10 anos) ou CNH

    - Formulário 1C preenchido e assinado por autenticidade

    - Pagamento de 175 euros via vale postal ou cartão de crédito


    Endereço da Conservatória:

    Arquivo Central do Porto

    Rua Visconde de Setubal, nº 328

    4200-498 – Porto


    Para o vale postal:

    IRN, IP

    Rua Visconde de Setubal, nº 328

    4200-498 – Porto

    (Mencionar que o vale é para "Manutenção de residentes")

    O e-mail deles é: arquivocentral.porto@irn.mj.pt

    Já o telefone é: (351) 225 573 840


    Obrigado.

  • Prezados bom dia, depois de quase 1 ano de espera, finalmente o registo da minha mãe foi criada , a ACP do Porto recebeu precisamente o processo da minha mãe de atribuição no dia 17 de setembro de 2019, hoje 9 de setembro de 2020 foi finalizado com o registo criado, quero agradecer os moderadores, teve uma época que fazia MUITA pergunta aqui, agora vou transcrever o casamento dela e dar entrada no meu

  • editado September 2020

    @Felipeamaral5

    Há pequenos desvios.

    Documentação necessária:

    • Cópia do assento de nascimento português do progenitor português
    • Certidão de nascimento por cópia reprográfica e apostilada
    • Cópia autenticada e apostilada do RG, ou CNH, ou Passaporte (válido, com menos de10 anos da emissão, com filiação)
    • Copia simples da transcrição de casamento (pode ser dispensada na ACP se a mãe é brasileira, o pai é português, o pai foi o declarante antes de 1 ano de idade, e o pai não mudou de nome)
    • Se o requerente tiver mais de 70 anos, fazer Prova de Vida no consulado (grátis, não precisa agendar)
    • Se o requerente é mulher e for casada, enviar certidão de casamento em inteiro teor apostilada
    • Pagamento de €175 Euros por cartão de crédito internacional "https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1C" que pode ser de outra pessoa, desde que preencha os dados do Requerente no formulário.
    • Use o form-1C recebido por e-mail, que contém o recibo de pagamento impresso, e imprima a cores frente-e-verso. Levar preenchido para ser assinado presencialmente no cartório e certificado por autenticidade, sem rasuras

    Enviar de preferência por DHL

    Arquivo Central do Porto | Rua Visconde de Setubal, nº 328 | 4200-498 – Porto

  • Uma dúvida rs... Como vcs ficam sabendo as datas exatas de cada etapa? Vcs olham todos os dias? Pq, quando eu abro o site, não aparecem datas pra mim... =/

    Eu to nesse bolo de setembro, no aguardo eterno do registro, bem ansioso rs... Meu processo foi iniciado 16/09/19 presencialmente '-'

  • O de meu irmão e minha prima foram entregues em 06/09/2019, numerados em 12/09, aprovados 23/01, mas até hj nada de assento. Tem processos posteriores já concluído.

  • @luizaparada Estamos na mesma...

  • editado September 2020


  • @gandalf Obrigado pela ajuda.

    No caso é minha mãe que vai tirar cidadania e é casada. Enviando a certidão de casamento vai precisar fazer a transcrição do casamento depois?

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.