Judeus Sefarditas - Informações e processos

15152545657157

Comentários

  • Sobre a PEC que muda a Constituição e acaba com a dúvida sobre a perda automática pela simples naturalização, é possível responder à Consulta Pública no site do Senado e manifestar apoio.

    Eis o o link:


    Eu aconselho que todos votem ”sim”. Conheço pessoas que trabalham no Congresso, nas Consultorias Legislativas, e eles já me disseram que essa pesquisa é levada em consideração pelos parlamentares.

  • @Paulohfa, muito boa sua lembrança!

    Votei e conclamo os confrades a fazer o mesmo.

  • Bom dia pessoal! Alguma novidade nos processos? O meu continua na fase 6

  • BetoMABetoMA Member

    @MartaKato tá tudo quase parado .os consulados pouco estão funcionando .o de São Luís tá sem previsão p tirar o cc e o passaporte .até no Facebook quase n se vê postagem sobre andamento de processo sefardita nas conservatória..torcer que tenhamos boas notícias em breve

  • Thanks everyone for your help with my application. The information on this forum and everyone's answers to my questions were so useful!

    I sent my application 2 weeks ago and just received an email today with my "Chave de Consulta" but when I click the link (https://nacionalidade.justica.gov.pt/), and enter my key, I get the following error:

    Ocorreu um erro na pesquisa do processo. Por favor tente novamente mais tarde ou contacte os serviços administrativos.

    Has anyone experienced something similar? Any idea how to fix it?

  • @nathanedavis1, the site has been down since last week. Stay calm, soon it will start working again.

    It's normal to happen.

  • nathanedavis1nathanedavis1 Member
    editado July 2020

    Ok, thanks a lot!

    @AlexandreLS could you add me to the spreadsheet? My full name is Nathan Davis and received acknowledgment from the Instituto dos registos e do notariado Lisboa today (16.07.2020). Thanks!

  • Boa tarde,

    Fiquei com muita dúvida se enviava minha documentação para ACP ou CRC de Lisboa. Na última hora escolhi enviar para Porto, enquanto outros familiares meus enviaram pra Lisboa. Os documentos chegaram por correio no dia 06/07 tanto pra Porto quanto pra Lisboa. Quem enviou pra Lisboa já recebeu de imediato ( 6 dias) e-mail com número de processo e chave de consulta enquanto o meu nada ainda. Na verdade depois revendo algumas postagens percebi que posso ter feito a escolha errada. Sentimento de arrependimento. No meu caso é solicitação de nacionalidade através de judeus sefarditas. O que sugerem para que possa obter o número do processo e a chave de consulta?


    atenciosamente


    claudio

  • Caro @claudiopb , eu não tenho grande experiência, meu processo também chegou lá há poucos dias e já recebi a chave (que infelizmente não ajuda muito, porque o site para acompanhar o processo está com problemas no momento). Mas eu o aconselharia a enviar e-mail solicitando sua chave.

    Atenciosamente,

    Luciano.

  • fp12fp12 Member

    A chave no ACP é enviada entre 15 dias e 1 mês depois de chegar lá. Sei que controlar a ansiedade é difícil, mas cada lugar age de um jeito. CRC manda logo em seguida, ACP depois um pouco mais. Se não chegar em um mês, passe e-mail para os diversos que comentamos aqui no fórum ou ligue para a LR solicitando. @claudiopb

  • @claudiopb , assim que meus docs chegaram no Porto eu enviei emails para esses endereços solicitando a minha senha e nº de processo, não demoraram para me responder, seguem os emails:


    registos.centrais@irn.mj.pt

    rcentrais.cnai.porto@irn.mj.pt  

    Meus docs chegaram no dia 22/06 e no dia 01/07 ja recebi o email com a senha e o n° de processo.

  • Meu processo de cidadania já foi aprovado e está aguardando o registro. Agora, queria pedir para meu filho que tem 16 anos, alguém aqui já fez esse procedimento e poderia me ajudar como devo fazer. Obrigada!!!

  • @VERA REGINA ALVES Você tem que aguardar o registro ser feito só assim poderá pedir a nacionalidade do seu filho pelo artigo 2 º se não me engano.

  • Boa tarde Senhores,

    Meu processo chegou na parte do despacho e pelo que li nos ultimos posts leva em torno de 6 meses. Alguem aqui esta esperando ministra e posteriormente assentamento? Ja estou feliz que apos um ano cheguei nesse etapa, via ACP.

  • fp12fp12 Member

    @mateusprado a fase 6 (despacho, Secretária de Estado da Justiça) dura isso tudo, 6 meses? não seria a fase 7 (assento) que demora isso tudo?

    alguém que já passou ou tem informações pode acrescentar?

  • @fp12 É o contrário mesmo. A Fase 7(registro) demora de 6 a 8 meses. A fase 6 ( despacho ministerial ) a média é de 2 meses mas pode demorar mais.

  • Uma dúvida. Depois do processo totalmente finalizado a pessoa já recebe o registro ou certidão em casa ou tem de pedir em algum lugar?

  • @fp12 e @GlauberZ obrigado pelos comentarios, eu pensei que fase 6 e 7 levaria 6 meses, mas pode ser mais. Esse forum e muito bom para acompanhar os processos.

  • Meu processo chegou na CRC no dia 09/07 e recebi a chave de acesso poucos dias depois, foi numerado 44XXX / 2020 e estou na bolinha 1. Alguém sabe o tempo médio para sair dessa primeira etapa?

  • fp12fp12 Member
    editado July 2020

    Falando ainda em prazo do DESPACHO, fase 6, existe diferença de prazo para os processos que correm com e sem urgência? Ex: processos SEM urgencia duram em media 3 meses na fase 6, despacho, e os processo COM urgência tramitam mais rapidamente ou é o mesmo prazo para ambos e a diferença só são para os prazos da conservatória (entidades externas correm com prazo normal para todos)?

    @gandalf




    @LucianoCeará dá uma lida nas páginas para trás que sempre tem muita informação relevante. Mas, respondendo: em média 6 meses para sair da fase 1 para 2.

  • @fp12 não sei responder a isso. presumo que somente os passos internos sejam afetados pelo pedido de urgência, mesmo assim ele tem que ser avaliado e aceito pelo Conservador.


  • ¡Hola! ¡Un saludo a todos!!! Mi nombre es Julián Treviño Villarreal y nací en México, pero llevo mas de 17 años residiendo en Reino Unido. También residí en los Estados Unidos con visas de estudiante por tres años en los 1980’s y por cuatro años en los 1990’s. El pasado mayo recibí mi Certificado de linaje directo judío sefardita de origen portugués a través de la “Comunidade Israelita de Lisboa (CIL).” Me tomó casi tres meses reunir toda la papelería para hacer mi solicitud de nacionalidad portuguesa con raíces judía sefarditas; de hecho, el pasado 28 de julio de este año la “Conservatoria das Registos Centrais (CRC)” de Lisboa recibió un paquete a través de “FedEx” con mi solicitud y toda la papelería que el CRC me pedía para para iniciar el proceso de obtención de nacionalidad portuguesa. Por lo tanto, aquí me tendrán preguntándoles todo tipo de cosas en los próximos meses. Muchas gracias y seguimos en contacto. 

  • jtrevilljtrevill Member
    editado July 2020

    @nathanedavis1 Nathan: Did you send your Birth Certificate and your Criminal Record Check Request in ENGLISH to "Conservatoria dos Registos Centrais in Lisboa"? or did you translate those documents to Portuguese?? Greetings from Swansea, Wales, UK....

  • Olá @jtrevill, bienvenido, espero que consiga me compreender, não tenho um inglês ou espanhol fluente e me sentirei mais seguro escrevendo em português mesmo.

    Até onde me recordo, os documentos precisam ser traduzidos para o português, como não tive esta necessidade não sei lhe dar maiores detalhes em relação à forma em que precisam ser traduzidos.

  • @jtrevill , all documents in foreign language should be translated to Portuguese by a sworn translator to be legally valid for the Conservatória.

    I hope this information helps.

  • I found this: https://www.portugal.gov.pt/pt/gc21/comunicacao/noticia?i=documentos-apresentados-no-registo-civil-em-ingles-frances-e-espanhol-ja-nao-precisam-de-traducao

    2018-05-03 às 15h08

    Documentos apresentados no registo civil em inglês, francês e espanhol já não precisam de tradução

  • jtrevilljtrevill Member
    editado August 2020

    I found this too: https://www.jornaldenegocios.pt/economia/justica/detalhe/documentos-civis-em-ingles-frances-e-espanhol-deixam-de-precisar-de-traducao


    https://www.jornaldenegocios.pt/


    ECONOMIA JUSTIÇA


    Documentos civis em inglês, francês e espanhol deixam de precisar de tradução

  • jtrevilljtrevill Member
    editado August 2020

    And this one from the Portuguese Consulate in Tel Aviv, Israel:

    sconsular.telavive@mne.pt

    *According to the recent changes to the Law a translation is no longer mandatory if the document is written in English, French or Spanish.

  • editado August 2020

    @jtrevill

    Interessante... é a primeira vez que vejo esse documento, com o modo de fazer.

    Já tinha ouvido a Conservadora falar sobre isso na audição do parlamento: "https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/219481/#Comment_219481"

    Se seu processo for para a Conservatória Central (Lisboa) eles mesmos fazem a tradução, e deve ser a isso que a Conservadora se referiu. Está no portfólio de serviços.

    Em Informações relevantes; No primeiro link: Onde posso efectuar a tradução de documentos estrangeiros? "https://www.irn.mj.pt/IRN/sections/irn/a_registral/registos-centrais/docs-da-nacionalidade/index/"

  • @gandalf Muchas gracias y mas tarde revisare las dos ligas que me recomiendas.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.