Judeus Sefarditas - Informações e processos

14950525455177

Comentários

• fp12fp12 Member

Boa noite,

Rodei a comunidade atrás desta informação mas não achei nada parecido. Assim, aqui vai a minha dúvida:

1. Para os que pedem/pediram urgência na tramitação do processo junto `a Conservatória, caso deferido, há alguma notificação/e-mail ou só notaram que foi deferido pq começou a tramitar mais rápido?
    2. Há sucesso enviando o pedido via e-email ou apenas via escrita direto para a Conservatoria (ACP)?
    3. Se ligar na Linha de Registros, eles têm essa informação e fornecem?

Agradeço a quem puder sanar tais dúvidas

• editado June 2020

@fp12, Pergunte em um lugar somente.

Ninguém respondeu provavelmente porque ninguém sabe. Em geral o pedido é aceito ou rejeitado silenciosamente.

Ele fica anexado ao seu processo, e pode ter alguma anotação do Conservador. Se tiver anotação a LR poderá lhe informar.

Não respondem a e-mail. Tente na LR.

Um ótimo resumo: "http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/210221/#Comment_210221"

E a frase chave: "http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/168467/#Comment_168467"

Só serão aceites pedidos de urgência na tramitação prioritária dos processos, caso sejam apresentados documentos que comprovem a exigência de nacionalidade portuguesa para o efeito pretendido - (como por ex: contrato de trabalho e declaração emitida pela entidade empregadora que demonstre a exigência da nacionalidade portuguesa urgente (Trabalho em Portugal), comprovativo matrícula da escola/Universidade a frequentar em Portugal e não apenas uma “carta de aceitação” do estabelecimento de ensino - os documentos a apresentar deverão explicitamente demonstrar o carácter de urgência e exigência da nacionalidade portuguesa.

Os comprovativos terão que ser anexados ao Pedido de Urgência.

• @fp12 não faça perguntas fora do tópico específico para o assunto a q deseja informações.

• @AlexandreLS

@karenreginato

@camperpt

@Lilli

Obrigada pelas dicas!

Já estou com minha arvore no FamilySearch bem completa, mas a tal ligação com algum judeu Sefardita eu ainda não consegui.

Minha bisavó por parte de pai, Angela Maria Graça Santoro era italiana nasceu em 1879 em Nápoles ( filha de Gabriel Santoro e Maria Francisca Stavalla) e meu bisavô por parte de pai, Manoel Maria Roque da Silva, era português nasceu em Aveiro em 1861 (filho de José Maria Roque da Silva e de Theresa Joaquina de Jesus) , portugueses.

já na família de minha mãe ( Gaspar de Oliveira) meu quinto avô era português de Mondim de Basto - Vila Real nasceu em 1771 e morreu em 1827 no Ceará em Inhamuns Tauá . Os pais dele (Antônio Gonçalves de Oliveira e Isabel Rebelo Gaspar) eram portugueses e casaram em 15/08/1688 em Vila Real- Portugal.

Se alguém tiver uma dica e puder me ajudar, eu agradeço muito.

• @Lilli

@camperpt

O valor do Certificado da CIL é 270 euros ou 500 euros?

• LilliLilli Member

@monique o primeiro membro da família a requerer o certificado paga 500 euros, os demais são 270 euros, tenho entendido isso. Eu fiz a doação de 270 euros.

Sorte! :)

Lilli.

• @monique o grupo genealogia sefardita do facebook tem uma lista com alguns nomes dos judeus que já foram reconhecidos pela CIL, veja se consegue se conectar sua árvore a algum deles.Você conseguiu recuar até qual era? os judeus costumam aparecer a partir do século XVI até mais ou menos perto do final do século XVIII

• Estou na fase de envio de documentação para a Conservatória. Fiz o pagamento no IRN via cartão de crédito, então automaticamente enviaram por e-mail uma Ficha para ser preenchida. Na primeira página tem um campo a ser preenchido conforme anexo, "Para o efeito declara que ......". O que colocamos nesse espaço? ou se podemos deixar em branco haja vista o certificado da CIL vai junto aos documentos?

Outra dúvida é sobre a utilização de acento no sobrenome, em termos de análise na conservatória. Num dos meus sobrenomes tem o acento circunflexo na certidão de nascimento. Ao longo dos anos não fui mais utilizando o acento nesse sobrenome, várias identidades minhas já não possuem esse acento, assim como CNH e Passaporte. Mas todos os nomes estão corretos, inclusive os nomes dos meus pais. Isso pode ser alvo de restrição?

Obrigado

• @monique eu fiz a doação para três pessoas. EU Meu pai e minha irmã.

Conforme foi solicitado pela CIL fiz o donativo de 500 euros por meu pai e assim teria direito a pagar 250 euros para minha Irma e mais 250 euros para mim. totalizando 1000 euros para nós três

isso foi feito em Janeiro 2020.

Se os valores mudaram, não posso dar certeza.

• @claudiopb Nesse campo basta mencionar que é descendente de judeus sefarditas, conforme atesta o certificado da CIL.Eu fiz assim.

Se quiser complementar, pode falar um pouco sobre a história do seu antepassado sefardita também se achar necessário.

• LilliLilli Member

@camperpt vc e sua família já receberam os certificados da CIL?

• @GlauberZ , obrigado.

Vi que enviou para ACP. Porém a ficha de requerimento já vem com o nome e endereço do CRC. Eu querendo enviar para ACP, posso? Se sim, você pode enviar o endereço completo da ACP para que eu possa enviar pela DHL ou Fedex?

att,

claudio

• fp12fp12 Member

Pode mandar sim, se assim o quiser.

Rua Visconde de Setúbal,328, 4200-498 Porto

Tel. +351 225573840*

arquivocentral.porto@irn.mj.pt

• Hello everyone,

Hope you are well.

My record has been created on 16/06, which was awaiting registeration since 28/11.

Thank you

Larina

• @Larina1011, congratulations!

Which conservatory? ACP or Lisbon CRC?

• @karenreginato thank you :)

Lisbon CRC

• @Lilli sim. Agora no começo do mês

• editado June 2020

@Pessoal..alguém aqui confirmou se ACP faz processos de JUDEUS SEFARDITAS ??? Me parece que somente a CRC de Lisboa faz esse tipo de processo.

• fp12fp12 Member

@Vlad Pen desde 2018. Aqui mesmo temos inúmeros que estão no ACP.

• karenreginatokarenreginato Member
    editado June 2020

@Vlad Pen sim, ela faz. Meu processo e do meu irmão inclusive já foram aprovados na ACP, estamos aguardando o assento. Enviamos em agosto de 2019.

Não sei sobre 2018, mas desde o início de 2019 sei que a ACP já estava aceitando processos sefarditas. Meu tio avô que foi o primeiro a enviar na minha família, mandou em junho de 2019.

• karenreginatokarenreginato Member
    editado June 2020

@Vlad Pen Mas alguns genealogistas e escritórios de advocacia "seguraram" essa informação. $abe como $ão e$$as coi$as, infelizmente. Não me admiraria que mais conservatórias estejam aceitando, talvez Tondela já e a informação fica só nesses grupinhos que lucram com a cidadania.

Seria interessante enviar um email perguntando quais estão aceitando. O formulário que recebemos ao pagar com cartão de crédito, consta o end da CRC de Lisboa, mas mesmo assim pode ser enviado para Porto.

• LilliLilli Member

@camperpt que maravilha!! :)

Vc já deu entrada na conservatória?

Abraço!

• GlauberZGlauberZ Member
    editado June 2020

@Vlad Pen ACP faz sim processo de judeus sefarditas, o meu está lá e já nas fases finais.

@karenreginato meu processo também é de Agosto/2019 igual o seu mas está um pouco mais atrasado, fez um mês essa semana que foi para o MJ e ainda não saiu o despacho.

• @Lilli estou esperando chegar algumas certidões. Até o final do mês deve estar tudo em mãos já.

• @Vlad Pen

Você pediu o certificado na CIL ou na CIP ?

Alguém sabe dizer qual dessas duas é mais rápida? Existe algum critério diferente entre a CIP e a CIL?,

• LilliLilli Member

@camperpt vamos acompanhando por aqui! Boa sorte! :)

@Alexander vc vai continuar fazendo a tabela de atualizações?

Abraço!

Lilli.

• @monique , não sei como está a situação agora mas a CIP costumava ser mais rápida, porém mas exigente do que a CIL. Como a comunidade é mais ortodoxa, eles pedem que enviem uma declaração da sinogoga de filiação para a expedição do certificado ou qualquer outro document judaico. Acredito que por isso o processo lá costuma ser mais célere, já que afunila bastante a quantidade de candidatos que podem fornecer esse documento.

Os certificados da minha família (meu, meus pais e irmã) foram emitidos por lá (CIP) em 2018 e levaram não mais de 3 dias entre o pedido e a emissão. Os que optaram pela CIL (tios e primos), levaram meses para receberem os documentos mas o nível de exigência em relação aos documentos judaicos foi muito menor.

• Olá @Lilli, desculpe mas não acompanho essa parte do fórum, então acredito que a mensagem foi enviada ao destinatário errado. Boa sorte com seu processo.

• LilliLilli Member

@Alexander sorryyyy! Pensei que era o outro Alexandre, me equivoquei!

Obrigada por avisar! :)

Abraço!

Lilli

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.