Judeus Sefarditas - Informações e processos

14950525455158

Comentários

  • karenreginatokarenreginato Member
    editado June 2020

    @monique se você tiver Facebook, entra no grupo "Genealogia Sefardita". O pessoal se ajuda muito lá. Quem fez o meu relatório foi uma genealogista (por isso não saberia te ajudar), mas boa parte da minha árvore eu montei buscando as certidões nos livros digitalizados do Family Search. Virei madrugadas pesquisando, mas valeu a pena.

  • LilliLilli Member

    @monique o valor do pagamento(doação) para a CIL é de 270 euros. Sorte!

    Lilli.

  • AlexandreLSAlexandreLS Member
    editado June 2020

    @monique , veja por favor em discussões anteriores, para mais detalhes. Importante dizer que, regra geral, os sobrenomes ou apelidos (como se diz em Portugal) não dizem muito se desconexos de um contexto histórico, um pano de fundo que aponte para os caminhos da emigração. A maioria dos sobrenomes aportuguesados por si só não diz muito sem ligação com fatos históricos, já que a perseguição ofuscou a pertença de muitos judeus à comunidade judaica, seja pela prática de costumes e atos religiosos de maneira escondida (o que foi deixando de acontecer aos poucos, em muitos casos), seja pela adesão forçada ou ao catolicismo. O desafio é a demonstração de tais raízes , traçar a linha genealógica e apresentar as comprovações.

    Procure saber a origem de sua família, costumes, motivo pelo qual seu ancestral (ao encontrá-lo) saiu de Portugal, local onde ela chegou no Brasil ou no país para onde ele emigrou. Há determinadas regiões, onde tais descendentes chegaram e onde muitos deles se concentram. Nesses casos a visualização disso fica mais fácil ou menos difícil, pois sobre isso há farta documentação, livros, ainda presente tradições judaicas ou traços dela, sepulturas típicas , certidões de casamento, nascimento.

    Esses sites de genealogia são apenas elementos que ajudam na investigação , mas não servem como meio de prova, a não ser que através deles possam ser encontrados documentos associados .

    Quanto ao apoio de genealogista, mostra-se importante quando a pessoa não tem muitas informações, sendo que alguns deles se especializam em famílias com origens ou fixação em regiões específicas.

    Os judeus sefarditas mais antigos chegaram no Brasil por PE, BA, SP, RJ. Em PE (em Recife foi fundada a primeira sinagoga do continente Americano e a partir deles, ainda em fuga, a primeira Sinagoga dos Estados Unidos, em New York). Nos estados adjacentes a PE, especialmente no CE, PB e RN (muitos judeus foram fugindo da inquisição sertão adentro), há uma grande presença de famílias de origem sefardita, dos ditos por Bnei Anussim (filhos forçados). BA, SP, RJ são outros pólos, inclusive de emigrações mais recentes, provenientes de Salônica, Marrocos, Síria, Egito etc.

    Também no Sec XIX para PA e AM emigraram famílias sefarditas normalmente provenientes do Marrocos, que também foi um ponto inicial de fuga. Muitos ainda praticantes do judaísmo, o que facilita com a emissão de documentos pelos pelos Rabinos ou pela própria comunidade judaica que integram.

    Saber onde ele ou eles chegaram é fundamental. Não importa muito onde moram agora. Enfim, deve ser investigada a história de sua família, como chegou, por onde passou, o que nela ainda se manifesta dos costumes, das tradições de nossos ancestrais que foram expulsos de Portugal por força da inquisição e de uma perseguição que perdeu força no BR, especialmente, do Sec XVIII.

    Eu me estendi o pouco :), mas essa balizas são importantes. Tenho recebido pergunta de outras pessoas e espero que as ajude também.

    Boa sorte.

    Abs.

  • claudiopbclaudiopb Member
    editado June 2020

    Bom dia,

    O processo da minha esposa encontra-se na Conservatória Central de Lisboa desde Janeiro/2020. Gostaria de saber quais casos e quais as possíveis justificativas para solicitação de urgência num processo perante a Conservatória.

    Outra pergunta, estarei encaminhando o meu processo para conservatória via FEDEX com pagamento realizado por cartão de crédito. Como consigo depois o código para ficar acompanhando o processo no site?

    Obrigado

    Cláudio Pacheco

  • @claudiopb os possíveis motivos para pedir urgência são:

    Proposta de Trabalho em algum país membro da UE.

    Matrícula em alguma universidade para cursar uma graduação ou mestrado, por exemplo.

    Ou por motivos de saúde, ex idade muito avançada ou doença grave.

  • Pessoal, boa noite!

    Meu pedido de nacionalidade foi aprovado em 21/02/2020 e desde então aguardo a emissão do registro, na CRC Lisboa. Gostaria de saber se alguém pode me aconselhar em relação a como formalizar um pedido de urgência... Estou trabalhando para um empresa belga remotamente, com contrato de trabalho, e a expectativa é de que eu possa estar lá em breve.

    Agradeço quem puder ajudar!

  • fp12fp12 Member

    Boa noite,


    Rodei a comunidade atrás desta informação mas não achei nada parecido. Assim, aqui vai a minha dúvida:


    1. Para os que pedem/pediram urgência na tramitação do processo junto `a Conservatória, caso deferido, há alguma notificação/e-mail ou só notaram que foi deferido pq começou a tramitar mais rápido?
    2. Há sucesso enviando o pedido via e-email ou apenas via escrita direto para a Conservatoria (ACP)?
    3. Se ligar na Linha de Registros, eles têm essa informação e fornecem?

    Agradeço a quem puder sanar tais dúvidas

  • editado June 2020

    @fp12, Pergunte em um lugar somente.

    Ninguém respondeu provavelmente porque ninguém sabe. Em geral o pedido é aceito ou rejeitado silenciosamente.

    Ele fica anexado ao seu processo, e pode ter alguma anotação do Conservador. Se tiver anotação a LR poderá lhe informar.

    Não respondem a e-mail. Tente na LR.


    Um ótimo resumo: "http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/210221/#Comment_210221"

    E a frase chave: "http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/168467/#Comment_168467"

    Só serão aceites pedidos de urgência na tramitação prioritária dos processos, caso sejam apresentados documentos que comprovem a exigência de nacionalidade portuguesa para o efeito pretendido - (como por ex: contrato de trabalho e declaração emitida pela entidade empregadora que demonstre a exigência da nacionalidade portuguesa urgente (Trabalho em Portugal), comprovativo matrícula da escola/Universidade a frequentar em Portugal e não apenas uma “carta de aceitação” do estabelecimento de ensino - os documentos a apresentar deverão explicitamente demonstrar o carácter de urgência e exigência da nacionalidade portuguesa.

    Os comprovativos terão que ser anexados ao Pedido de Urgência.

  • @fp12 não faça perguntas fora do tópico específico para o assunto a q deseja informações.

  • @AlexandreLS

    @karenreginato

    @camperpt

    @Lilli

    Obrigada pelas dicas!

    Já estou com minha arvore no FamilySearch bem completa, mas a tal ligação com algum judeu Sefardita eu ainda não consegui.

    Minha bisavó por parte de pai, Angela Maria Graça Santoro era italiana nasceu em 1879 em Nápoles ( filha de Gabriel Santoro e Maria Francisca Stavalla) e meu bisavô por parte de pai, Manoel Maria Roque da Silva, era português nasceu em Aveiro em 1861 (filho de José Maria Roque da Silva e de Theresa Joaquina de Jesus) , portugueses.

    já na família de minha mãe ( Gaspar de Oliveira) meu quinto avô era português de Mondim de Basto - Vila Real nasceu em 1771 e morreu em 1827 no Ceará em Inhamuns Tauá . Os pais dele (Antônio Gonçalves de Oliveira e Isabel Rebelo Gaspar) eram portugueses e casaram em 15/08/1688 em Vila Real- Portugal.

    Se alguém tiver uma dica e puder me ajudar, eu agradeço muito.

  • @Lilli

    @camperpt

    O valor do Certificado da CIL é 270 euros ou 500 euros?

  • LilliLilli Member

    @monique o primeiro membro da família a requerer o certificado paga 500 euros, os demais são 270 euros, tenho entendido isso. Eu fiz a doação de 270 euros.

    Sorte! :)

    Lilli.

  • @monique o grupo genealogia sefardita do facebook tem uma lista com alguns nomes dos judeus que já foram reconhecidos pela CIL, veja se consegue se conectar sua árvore a algum deles.Você conseguiu recuar até qual era? os judeus costumam aparecer a partir do século XVI até mais ou menos perto do final do século XVIII

  • Estou na fase de envio de documentação para a Conservatória. Fiz o pagamento no IRN via cartão de crédito, então automaticamente enviaram por e-mail uma Ficha para ser preenchida. Na primeira página tem um campo a ser preenchido conforme anexo, "Para o efeito declara que ......". O que colocamos nesse espaço? ou se podemos deixar em branco haja vista o certificado da CIL vai junto aos documentos?

    Outra dúvida é sobre a utilização de acento no sobrenome, em termos de análise na conservatória. Num dos meus sobrenomes tem o acento circunflexo na certidão de nascimento. Ao longo dos anos não fui mais utilizando o acento nesse sobrenome, várias identidades minhas já não possuem esse acento, assim como CNH e Passaporte. Mas todos os nomes estão corretos, inclusive os nomes dos meus pais. Isso pode ser alvo de restrição?

    Obrigado


  • @monique eu fiz a doação para três pessoas. EU Meu pai e minha irmã.

    Conforme foi solicitado pela CIL fiz o donativo de 500 euros por meu pai e assim teria direito a pagar 250 euros para minha Irma e mais 250 euros para mim. totalizando 1000 euros para nós três

    isso foi feito em Janeiro 2020.

    Se os valores mudaram, não posso dar certeza.

  • @claudiopb Nesse campo basta mencionar que é descendente de judeus sefarditas, conforme atesta o certificado da CIL.Eu fiz assim.

    Se quiser complementar, pode falar um pouco sobre a história do seu antepassado sefardita também se achar necessário.

  • LilliLilli Member

    @camperpt vc e sua família já receberam os certificados da CIL?

  • @GlauberZ , obrigado.

    Vi que enviou para ACP. Porém a ficha de requerimento já vem com o nome e endereço do CRC. Eu querendo enviar para ACP, posso? Se sim, você pode enviar o endereço completo da ACP para que eu possa enviar pela DHL ou Fedex?

    att,


    claudio

  • fp12fp12 Member

    Pode mandar sim, se assim o quiser.


    Rua Visconde de Setúbal,328, 4200-498 Porto

    Tel. +351 225573840*

    arquivocentral.porto@irn.mj.pt

  • Hello everyone,

    Hope you are well.

    My record has been created on 16/06, which was awaiting registeration since 28/11.

    Thank you

    Larina

  • @Larina1011, congratulations!

    Which conservatory? ACP or Lisbon CRC?

  • @karenreginato thank you :)

    Lisbon CRC

  • @Lilli sim. Agora no começo do mês

  • editado June 2020

    @Pessoal..alguém aqui confirmou se ACP faz processos de JUDEUS SEFARDITAS ??? Me parece que somente a CRC de Lisboa faz esse tipo de processo.

  • fp12fp12 Member

    @Vlad Pen desde 2018. Aqui mesmo temos inúmeros que estão no ACP.

  • karenreginatokarenreginato Member
    editado June 2020

    @Vlad Pen sim, ela faz. Meu processo e do meu irmão inclusive já foram aprovados na ACP, estamos aguardando o assento. Enviamos em agosto de 2019.

    Não sei sobre 2018, mas desde o início de 2019 sei que a ACP já estava aceitando processos sefarditas. Meu tio avô que foi o primeiro a enviar na minha família, mandou em junho de 2019.

  • karenreginatokarenreginato Member
    editado June 2020

    @Vlad Pen Mas alguns genealogistas e escritórios de advocacia "seguraram" essa informação. $abe como $ão e$$as coi$as, infelizmente. Não me admiraria que mais conservatórias estejam aceitando, talvez Tondela já e a informação fica só nesses grupinhos que lucram com a cidadania.

    Seria interessante enviar um email perguntando quais estão aceitando. O formulário que recebemos ao pagar com cartão de crédito, consta o end da CRC de Lisboa, mas mesmo assim pode ser enviado para Porto.

  • LilliLilli Member

    @camperpt que maravilha!! :)

    Vc já deu entrada na conservatória?

    Abraço!

  • GlauberZGlauberZ Member
    editado June 2020

    @Vlad Pen ACP faz sim processo de judeus sefarditas, o meu está lá e já nas fases finais.


    @karenreginato meu processo também é de Agosto/2019 igual o seu mas está um pouco mais atrasado, fez um mês essa semana que foi para o MJ e ainda não saiu o despacho.

  • @Lilli estou esperando chegar algumas certidões. Até o final do mês deve estar tudo em mãos já.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.