Judeus Sefarditas - Informações e processos

15354565859157

Comentários

  • @anderson0047 até onde eu sei sim, ainda está nessa faixa de 8 meses.

  • @GlauberZ , respondendo a tua pergunta, minha irmã enviu apenas a cópia simples da certidão de nascimento apostilada e nada mais foi pedido (diferente do meu pai).

    Os processos dos dois aguardam registro (um desde de final de novembro/19 e o outro desde fevereiro/20).

    Há algumas semanas os processos foram transferidos da Conservatória de Lisboa para conservatórias de cidades menores (Tavira e Vale de Cambra). Entrei em contato via e-mail e fui informada que a transferência se deu devido ao enorme números de processos parados em LIsboa aguardando registro. Ainda segundo informação deles, todos os processos transferidos foram em regime de urgência e estão sendo registrados de acordo com a ordem cronológica de recebimento.

  • Boa noite a todos!

    Estou na etapa 6 do meu processo de cidadania portuguesa, sou descendente de judeu sefardita.

    Tenho lido sobre o processo de convolação da cidadania - conversão de aquisição para atribuição.

    É permitido no meu caso?

  • fp12fp12 Member

    @anderson0047 os despachos do ACP estão demorando muito. Os da CRC estão correndo mais rapido, não sei o pq. Conheço algumas pessoas que tiveram em 15 dias, 20 dias. Os do ACP, em média, 2 meses. Alguém sabe a explicação disso?


    @diogonf28 não pode.


    @MrSpockBR até onde sei, cada processo, documentos novos.

  • @fp12 o meu está nesta fase a 2 meses e 20 dias

  • @diogonf28 , tenho a mesma questão e acredito que juridicamente há espaço para questionamento da possibilidade para netos de judeus sefarditas, como é o caso do meu pai.

    Você também é neto ou descendente mais distante?

  • Obrigado, @fp12


    O meu processo está na CRC.

    Dei entrada em 18/05 ainda está na primeira bola.

  • fp12fp12 Member

    Alguém sabe o pq de os despachos demorarem mais no ACP que no CRC de Lisboa? inúmeros colegas aqui esperando há mais de 1, 2 meses e nada de deferimento por parte da Secretária e já vi casos no facebook de pessoas em Lisboa e sempre gira em torno de 15 dias. Agora mesmo vi um que foi deferido em 11 dias!! (entrou para a fase dia 08 de agosto e dia 19 foi deferido).

  • @MartaKato , o seu tá na fase 6 (despacho) em Lisboa ou no Porto? Já vai pra quase 3 meses então. Tá muito demorado!

  • @anderson0047 dei entrada em Lisboa 06/02/19 e em outubro/19 foi redistribuído para Marco de Canaveses. Esta demorado mesmo, mas paciência...

  • Eu enviei ano passado para ACP e desdejulho na bolinha 06. Pelo visto ACP esta muito lento e tres meses para seguir para bolinha 07.

  • Obrigado pelos esclarecimentos, @GlauberZ. Estava na dúvida se a ACP lidava diretamente com este tipo de processo (Artigo 6º Nº7). Pelo fato de morar em Portugal, vou agendar para ir presencialmente à ACP, por isso falei em marcação no meu comentário.

    Um outro questionamento que tenho é com relação aos antecedentes criminais brasileiro. O apostilamento deste documento é obrigatório/recomendado? Ou basta apenas fazer a validação eletrônica pelo próprio site da polícia federal?

    Obrigado.

  • Olá, pessoal!

    O meu pedido de nacionalidade (sefardita) foi aprovado e aguarda que seja criado um Registo de Cidadão Português.

    Tentei fazer algumas buscas imediatas aqui pelo fórum, mas não consegui achar uma resposta precisa para essa questão:

    É possível a minha cônjuge obter a cidadania portuguesa (dado os 3 anos de matrimônio) sendo ela casada com um português de nacionalidade adquirida (como são os nossos casos de sefarditas)?

    Se sim, seria apenas a averbação do casamento em Portugal, ter 3 anos de matrimônio e dar entrada no pedido? E ela teria a nacionalidade também adquirida e não atribuída, é isso?

  • @LucianoCeará , você tem razão. Procurei as condições no site da IRN, e não achei nada que em princípio pudesse inviabilizar. No site do consulado de SP cita algumas condições para isso, como residência por um período em portugal, dentre outras.

    Esse assunto muito me interessa, pois a minha cidadania está saindo e gostaria de transmitir para minha filha.

    Será que se mandarmos um email eles responderiam?

  • Boa tarde pessoal. Estou na fase 3 do processo de nacionalidade. Dia 10 de julho foi aprovado meu pedido de urgência devido a uma proposta de trabalho. Dia 15 de julho da fase 1 para a fase 3.

    Eu tenho um prazo para assumir esse trabalho e esse tempo de 40 dias na fase 3 está me deixando preocupado. Já liguei pra LR e eles disseram que falta uma entidade responder.

    Qual tempo médio de vocês nessa fase 3?

  • @Alvarochaves

    Negocie com o empregador a possibilidade de trabalho virtual temporariamente, ou permanência com visto de visitante, com retenção do pagamento. Talvez uma combinação de ambos, se você tiver reservas para se sustentar durante esse tempo.

    Quando sair a documentação você recebe o pagamento retido. Você pode trabalhar. Você não pode é receber salário em PT até ter o NIF.

    São sugestões, e eles aceitarem qualquer dessas condições, funcionaria.

  • fp12fp12 Member

    @Alvarochaves todas as fases (menos a 1-2 e a 7) demoram, em média, 2 meses. Claro, processos correndo normalmente. Com urgência, infelizmente não sei dizer, porém, vá nos atualizando sempre que suas fases mudarem para que outros tenham alguma noção de como corre o processo com urgência. Boa sorte.

  • GlauberZGlauberZ Member
    editado August 2020

    @GustavoCamara todos os documentos emitidos por autoridades Brasileiras devem ser obrigatoriamente apostilados antes de enviados para Portugal. No caso dos antecedentes criminais, a conservatória do Porto prefere os emitidos e assinados pelo delegado/ escrivão da PF. A CRCentrais de Lisboa aceita os emitidos pela internet mas deve ser feita a materialização/autenticação do documento no cartório antes.

  • @Daniel Lima Oliveira a resposta e sim. Eu tinha a mesma pergunta e a respeito de filhos menores. Recebi a boa noticia por um grupo de genealogistas e com parecer favoravel a crianca e esposa de marido portugues via sefardita.

  • Prezado @LucianoCeará, verifiquei agora no site da irn:

    Segue o link:

    Infelizmente, está claro para mim que precisa comprovar efetiva ligação à comunidade portuguesa.

  • @mateusprado muito obrigado pela informação, fico feliz em saber disso!

  • Alguém sabe se a CIL está funcionando? Quero tirar umas dúvidas e há semanas nada de receber ligações nem email.

  • Obrigado pela informação, @GlauberZ. Estava na dúvida se o apostilamento era realmente obrigatório. Enfim, agora é solicitar, apostilar e enviar este documento do Brasil para aqui.

  • @sabrino0800 sim esta funcionando a todo vapor. Ligue as 12:00 de Portugal qualquer dia que sempre alguem atende.

  • @mateusprado Liguei e nada de atenderem.

    O telefone que eu ligava antes era o +351 213 931 131. Tem um novo?

  • Uma dúvida.

    Tendo um filho após já ter reconhecida minha cidadania portuguesa, eu posso passar a minha nacionalidade para ele.

    Neste caso é um processo de atribuição ou aquisição para o filho?

    Obrigado

  • @fp12 mudou hoje para fase 4.

    Vou ficar registrando andamento.

    17/03/20 - Envio dos Documentos

    23/03/20 - Documentos chegaram em Lisboa

    15/04/20 - Fase 1

    07/07/20 - Pedido de urgência enviado ( e-mail)

    15/07/20 - Pulou para fase 3

    31/08/20 - Fase 4

  • @camperpt Atribuição de nacionalidade para o filho

  • @Alvarochaves voce se importa de me mandar por MP o modelo do pedido de urgência que enviou e para qual e-mail, por favor?


    Dei entrada em 18/05 e até agora ainda está na fase 01 e já estou com a “offer letter” do trabalho mas eles não permitem remoto.

  • Perguntei por email e a CIL confirmou que a conta recebia transferências por Transferwise, Remessa Online, etc

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.