Judeus Sefarditas - Informações e processos

15556586061158

Comentários

  • @mizrahif , não mandaram um anexo com a certidão em pdf?

    Pode pedir o assento pelo civil online, ao custo de 10 euros.

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/10973/como-solicitar-certidoes-pelo-civilonline-guia/p1"

    Se estiver no Brasil, vá tentando o agendamento para tirar o cartão cidadão no Consulado que atenda à região onde você mora!

    Se não quiser gastar 10 euros, basta levar esse email com o número do registo.

  • @mizrahif Você pediu urgência? Parabéns pela conclusão do seu processo!

  • Parabéns amigo pela conclusão de um processo de naturalização por via Sefardita! Deve ser uma grande emoção

    receber essa notícia!!!!

  • @mizrahif parabéns!!

    Você sabe quando foi assinado o despacho?

  • @glcossalter o meu processo via ACP ficou 120 dias na fase 1 e depois pulou para fase 4 automaticamente.

  • @mizrahif Parabens, quanto tempo levou entre aprovado e o registro? Agora deve receber o assentamento por email ou pode pagar via civil online e levar ate embaixada portuguesa mais proxima para fazer primeiro cc (cartao cidadao) e posteriormente passaporte.

  • @Alvarochaves realmente espero que seu assento seja feito antes de 15/10. Eu recebi email despacho favoravel e espera criacao de assentamento no dia 27/08 e tambem espero que seja breve essa espera mas o que leio (exceto urgencia) gira em torno de 6 meses. Por isso, gostaria de trocar experiencias com pessoas nessa ultima fase (bolinha 07) e acompanhar os processos.

  • @helamat

    @mateusprado

    Novidades pessoal. Processo Finalizado ontem. Já fui no consulado fazer meu passaporte. Demora 15 dias aqui em Fortaleza.

    17/03/20 - Envio dos Documentos 

    23/03/20 - Documentos chegaram em Lisboa

    15/04/20 - Fase 1

    07/07/20 - Pedido de urgência enviado ( e-mail)

    15/07/20 - Pulou para fase 3

    31/08/20 - Fase 4

    01/09/20 - Fase 6

    18/09/20 - Processo despachado pelo MJ

    21/09/20 - Site atualizado - Fase 6 verde fase 7 vermelha (esperando criação do registro)

    23/09/20 - Bolinha 7 verde e registro criado.

  • Parabéns Alvaro, muito legal!

    Poderia comentar qual o tipo de urgencia que vc usou estando no Brasil?

    Tenho uma prima que está fora do país, e por questões de trabalho ela pediu urgência e foi acatado, já está na fase 3, ela mandou um mês depois da minha e já avançou, muito bacana! Apenas pra saber, em quais situações eles acatariam uma urgência vinda do Brasil? Poderia comentar! Agradeço a informação!!!

    Agora é só curtir esses documentos!!! Muito legal! E o mais legal é que foi pela Via Sefardita!! Muito bacana!

  • @helamat Sim, respondendo essa dúvida do CC, esse vc faz primeiro e dai quando vai retirar ele creio que já podes marcar o passaporte. Creio que os dois ao mesmo tmpo eles não fazem! É o que já li a respeito!

  • Pessoal, tem como saber da Conservatória de Lisboa se o processo da gente foi para outra cidade? Eles costumam responder e-mail? Alguém já escreveu e obteve resposta sobre esse assunto? Estou pensando em escrever pra eles pra dizer, olha, estou aqui, tem como saber como está o processo? Ou apenas devemos acompanhar as fases pelo site? É que fiquei curioso em saber se por ventura ainda está em Lisboa ou foi pra outra Conservatória, não sei se eles costumam informar a gente sobre isso!!!! Obrigado!

  • @glcossalter , pelo site você vê se o processo foi transferido para outra Conservatória.

    @helamat , @glcossalter , primeiro você pede o CC. Quando vai retirar e ativar o chip, já pede o passaporte, tira a foto e faz a biometria. O passaporte chega, pelos Correios, em casa.

  • @glcossalter @helamat

    O pedido de urgência foi enviado por e-mail. No e-mail eu explicava minha situação e mandei em anexo um pdf que a empresa me mandou dizendo que ia me contratar.

    Os pedidos de urgência mais comuns são : Trabalho, estudos e saúde. Já vi casos de pessoas que estavam esperando bebê e pediram urgência para o filho já nascer português nato. (Nascer quando o pai ou a mãe já possuam a nacionalidade)

    em relação ao passaporte eu também achei que o CC sairia primeiro, no entanto você já pode solicitar o passaporte quando você da entrada no pedido do cartão cidadão ( quando você gera o pedido do CC o sistema gera um número que com ele você já pode solicitar o passaporte). No meu caso a mulher do consulado falou que meu passaporte chega em 15 dias, provavelmente antes do CC.

  • @Alvarochaves Obrigado Alvaro.

    Bah, muito bom que vc tem essa proposta de trabalho no exterior e vc aproveitou pra pedir urgência no teu processo. Muito bom mesmo. Obrigado pelo rápido retorno e pelo interessante comentário sobre os pedidos de

    urgência. Que bom que dá pra pedir do Brasil se você tem uma oferta de trabalho fora, muito bom saber!

    Um abraço amigo e espero que em breve tenha esse CC e Passaporte português em mãos e esse novo trabalho!!!!

  • editado September 2020

    @helamat Obrigado pelo esclarecimento! Creio que daqui há um ano e meio estarei nessa fase rsrsrs

    Um abraço e obrigado!

  • editado September 2020

    @Leticialele Ah, se for por aquele site que eles dão a chave de acesso é possível então? Não tinha reparado que era possível ver em qual Conservatória se encontra o processo. Como tinha enviado pra Lisboa achei que ficaria ali até o final, mas parece que eles enviam também para outras quando o volume de pedidos é grande. Vamos ver.

    Até vou olhar novamente se por ventura ainda está em Lisboa ou eles mandaram pra outra Conservatória, vou verificar!!!! Qualquer coisa se enviaram pra outro local eu aviso aqui por curiosidade rsrsrsrs

    Muito obrigado pelo retorno!


    obs: olhei agora e ainda está na Conservatória dos Registos Centrais

  • @glcossalter , sim, pelo site de acompanhamento você vê onde está. Se distribuírem, será na fase de criação do registo

  • @Leticialele Ah, legal, então se eles distribuírem somente será na fase do registro, legal saber. Obrigado pela informação!!!!

  • editado September 2020

    @Alvarochaves

    Estou tentando colocar no ar uma planilha para processos de Sefarditas, a pedido do @GlauberZ

    O esqueleto dela está disponível para atualizar a partir dos dados da ultima planilha do AlexandreLS. Diferente da planilha anterior, essa planilha é mantida pelos próprios usuários dessa modalidade (sefarditas). Só a própria pessoa têm os dados mais corretos. Qualquer pessoa pode alterar os dados. Tem funcionado bem em outras planilhas, e creio que não será problema aqui. Se não souber fazer, escreva nesse tópico e eu incluo, como fiz nesse caso.

    Eu preenchi ali o seu caso, mas faltam alguns dados. Poderia verificar e completar, por favor? Obviamente sugestões serão bem vindas. Principalmente coisas a retirar da planilha porque não fazem sentido, ou acrescentar coisas que seriam relevantes.

    Por enquanto essa planilha está sendo baseada em outras planilhas que disponibilizei e venho mantendo, como ACP, Cônjuges, Tondela, Almada, e agora Sefarditas. Por enquanto é experimental. Vamos avaliar a funcionalidade e adesão dos usuários. Ao final farei uma limpeza removendo os TABs que não forem necessários. Por enquanto ficam ali, adormecidos.

    Como eu ainda não assimilei a finalização dessa modalidade de processo, eu ainda estou refinando a previsão de conclusão. Ainda estou tentando lidar com as múltiplas fases ao final que são bem específicas.

    "https://docs.google.com/spreadsheets/d/1x18mIU5AC0eAF6xrVHFTXrxVEFfNPdz2xd-1R7NnxXM/"

    Obrigado.

  • karenreginatokarenreginato Member
    editado September 2020

    @gandalf bah, muito obrigada pela iniciativa! :)

    Os processos sefarditas são aceitos também na ACP. Além do meu e da minha família, sei de alguns aqui que também estão lá. Seria necessário colocar uma tab para a ACP, caso o contrário as estatísticas não serão realistas. Na ACP o processo corre mais rápido e o assento demora. Em Lisboa é o contrário, o assento sai bem mais rápido, porém o processo é mais demorado (pelo menos é o que podemos observar nos processos sefarditas).

  • @karenreginato

    As planilhas são parecidas, mas cada uma tem sua particularidade.

    • O que tradicionalmente se chama "planilha da ACP" é Atribuição art-1C (filhos).
    • A de Cônjuges art-3 estava inoperante, funcionava em Excel na MS-Azure. Eu fiz a migração pra GoogleSheets.
    • Para Atribuição art-1D (netos) vai pra planilha de netos.
    • Para Sefarditas, deverá ir pra planilha de Sefarditas, independente da Conservatória usada, porque o andamento é diferente.
    • Pediram, e eu criei uma para Tondela que dá prioridade para menores. Adultos levam muito mais tempo. Tem particularidades.
    • Surgiu uma dúvida sobre o comportamento de Almada. Eu fiz outra pra acompanhar.

    Eu sei que pode não parecer lógico, chamar de "planilha da ACP" quando a ACP faz várias modalidades, mas quando eu cheguei a planilha já existia, de forma rudimentar. Não tinha ninguém cuidando dela, eu tinha interesse, e sabia fazer, fui fazendo. E continuo há 3 anos.

    Eventualmente alguém vai consolidar essas planilhas numa plataforma única, mas por enquanto está indo assim, separado. O numero de usuários é muito pequeno e volátil pra justificar um investimento maior de consolidação. Cada um quer ver os processos que tem naquela modalidade e não se importa com as outras.

    E tem que ser grátis! Então não dá pra querer muito diferente disso. :-)

    Mas confesso que está muito pulverizado. Por isso tento manter +- o estilo parecido, senão não há como manter. Eventualmente isso pode ajudar numa eventual consolidação, ou transferência da manutenção pra outra pessoa. Eu mantinha gráficos e estatísticas. Não dá mais tempo. Outra pessoa assumiu. Achei ótimo.

  • @Alvarochaves Bom dia Alvaro, Eu inclui meus dados na planilha dos Sefarditas, apenas preenchi a primeira parte, não ache onde incluir que foi na CRC Lisboa, não sei se no fim da planilha são vcs que incluem os dados!

    Achei legal que dá uma projeção de quando sai a cidadania, uma previsão rsrsrsrs

  • @Alvarochaves Achei interessante que eu também fiz uma previsão que terei algo português, CC ou passaporte

    apenas no primeiro semestre de 2022, e foi justamente nessa época que aponta a previsão da planilha rsrsrsrsr

    Muito interessante!!!!!!

  • Bom dia, pessoal, tudo bem?

    Recebi na semana passada a confirmação da CIL em relação a minha descendência sefardita. Agora, estou reunindo os documentos e gostaria de tirar uma dúvida:

    Morei 1 ano e meio nos EUA e preciso enviar o antecedentes criminais de lá. Eu tenho um eletrônico de fev/20, minhas dúvidas são:

    1. O documento pode ser eletrônico ou precisa ser original?
    2. Eu posso utilizar o de fev/20 ou tem alguma validade, mesmo eu não tendo voltado aos EUA nesse meio tempo?
    3. Precisa ser feita tradução juramentada?
    4. Eu preciso apostilhar? Se sim, nos EUA ou posso no Brasil mesmo? Antes ou depois de traduzir, se necessário?

    Muito obrigado!!

  • @glcossalter

    Veja o exemplo da primeira linha da planilha, "Albert Einstein", no campo observações.

    Se você escrever no campo de Observações as palavras "CRC maria-café com leite" ela vai extrair a primeira palavra após CRC, e colocar maria-café como nome da conservatória, ignorando o restante do texto "com leite" porque não estava ligado com hífen.

    Da mesma maneira se você escrever as palavras urgência ou exigência, elas serão extraídas para as colunas correspondentes.

    Pode parecer que não, mas na extração é feita uma limpeza, e transforma-se para minúsculas, etc.

    Se você tentar escrever direto no campo a planilha grita: "aqui naaaão!!" e você só tem que remover o que escreveu na célula, e os dados voltam a ser extraídos como estavam antes. :-)

  • @cesarbaracat

    "https://www.irn.mj.pt/IRN/sections/irn/a_registral/registos-centrais/docs-da-nacionalidade/aquisicao/n/aquisicao-da8318/"

    "https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/223970/#Comment_223970" volte na pagina anterior para ler a pergunta

    Não me lembro exatamente quanto tempo vale o nada-consta do FBI, mas creio que são 3 meses, entre a emissão e a recepção na conservatória. Era um tempo assim bem curto. No caso do FBI você pede online, mas eles lhe mandam em papel-moeda pelo correio, pelo que me lembro. Tem que ser traduzido apostilado e enviado.

    Cada pais tem uma maneira diferente de fazer.

    "https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/14242/atribuicao-para-marido-nao-brasileiro" aqui confirma os 3 meses de validade

    "https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/5652/antecedentes-criminais-eua-intercambio" aqui confirma o apostilamento

    1. pode iniciar eletrônico, mas em algum momento virá impresso em papel-moeda, pelo correio
    2. não. a validade é 3 meses entre a emissão e a numeração do processo na conservatória (que pode levar algumas semanas)
    3. sim, precisa traduzir
    4. sim, precisa apostilar nos EUA o documento e a tradução. Não é uma tarefa trivial, e exige muita coordenação pra dar certo
  • @glcossalter tudo bem?

    Como que faço pra incluir o meu processo na planilha de Judeus Sefarditas?

  • @Jennyfer Creio que deves procurar aqui no forum tem uma mensagem com a planilha, ela fica on line, eu não achei aqui no PC, pensei que tinha salvo ela rsrs Mas dá uma procurada nessa parte Sefardita do forum que vc acha sim! Dai é só preencher, tem as dicas na planilha de como fazer, é tranquilo!

  • editado September 2020

    @glcossalter @cubasdrummer @camperpt

    A quem pediu o link da planilha Sefardita, ela pode ser acessada aqui: "https://docs.google.com/spreadsheets/d/1x18mIU5AC0eAF6xrVHFTXrxVEFfNPdz2xd-1R7NnxXM/"

    No entanto, notei que novas entradas não estão mencionando o nome da conservatória onde tramita. Vejam no exemplo da primeira linha e experimentem em sua própria entrada. O campo Observações na coluna "R", ao escrever ali "CRC Lisboa", a planilha extrai a palavra "lisboa" põe na coluna "Q".

    As novas entradas estão deixando Observações em branco. Esse é uma informação será importante pra ajudar as pessoas a decidir qual está funcionando melhor.

    Observações é um campo de formato livre. Ponha ali as informações que julgar relevantes, como a CRC, datas, exigências, pedidos de urgência, redistribuição para outra conservatória, etc.

  • @gandalf Muitíssimo obrigado pelo envio do link. Tentarei incluir algum dado que ficou faltante então, vou acessar a planilha novamente. Um abraço!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.