Judeus Sefarditas - Informações e processos

15859616364180

Comentários

  • @karenreginato

    Bah guria! Fiquei muito feliz pela sua conquista, aos 45' do segundo tempo.

  • karenreginatokarenreginato Member
    editado November 2020

    Obrigada @Profisc, @BetoMA, @GlauberZ, @rbgans e @gandalf!

    @Profisc, tenho certeza de que em breve será o seu! :)


    @rbgans, parabéns pelo processo da sua irmã! Sobre convolação, não tenho certeza. Seria melhor mandar um email para a CRC Lisboa, explicando. Talvez seja possível!


    @gandalf hahaha, siiiim! 45' do segundo tempo!


    O da minha mãe saiu um dia depois! Acreditam? Saiu por Porto mesmo. Estou tão contente!

    Muito obrigada a todos! Desejo muitas felicidades a todos do Fórum!

  • @karenreginato Parabéns pela conquista!!!!! Eu e mais 3 primas estamos na luta. 3 de nós já estamos com nossos pedidos em Lisboa e Porto. Uma prima foi atendida por urgência e está na fase 6 por questões de trabalho também, está em Londres!!!!!

    Abçs e seguimos em frente!

  • Olá pessoal!

    Tenho uma dúvida que talvez seja boba mas é bastante decisiva no momento.

    Já estabeleci minha descendência de um judeu sefardita com todos os documentos extraídos do familysearch, acho que são 13 gerações. Entre os documentos, 2 deles são certidões de casamento e todos os outros são de nascimento.

    Vocês recomendariam a utilização de intermediários/advogados/'despachantes'?

    Até o momento entrei em contato com um mas fico me questionando acerca da confiabilidade, ainda mais após ler tanto no site da CIL quanto na página sobre dúvidas do site do governo que existe recomendação de que tais serviços não sejam utilizados. Ao mesmo tempo, gostaria de minimizar possibilidade de entraves e erros que posso a vir cometer em razão da inexperiência na situação.

    Opiniões?

    Muito obrigada desde já!

  • @karenreginato Karen, vc comentou que o da sua mãe por Porto saiu um dia depois do teu. Mas no caso dela, o dela não foi por urgência, correto? Poderia comentar? Agradeço!

  • @karenreginato , obrigada pela dica. Realmente a CRC pode me dar alguma instrução.

    Boa sorte na mudança p Londres! Qualquer coisa, estou aqui "do lado" (Holanda). :)

  • @FabianaD, tem um grupo no face que costuma se ajudar para elaboração do relatório:

    https://m.facebook.com/groups/523439281816662?group_view_referrer=profile_browser

    Mas depende da sua pressa. Infelizmente não saberia como te ajudar, quem fez o meu relatório foi uma genealogista. Acredito que se eu fosse fazer sozinha, levaria o dobro do tempo. Mas se você não tem pressa, acho que vale muito a pena. Inclusive tem modelos de relatório para a CIL nesse grupo que mandei ali em cima.

    Boa sorte! :)

  • @glcossalter, foi sem urgência. Porém o meu e do meu irmão poderiam ter saído por Porto sem urgência se... Tivessem ficado em Porto! O problema é que foram transferidos para Felgueiras e lá tem pessoas esperando dois, três meses a finalização de processos que foram enviados pra lá. O chato é que a ACP não envia os processos após o despacho. Envia na data em que deveria estar emitindo o assento (6, 7 meses após o despacho). Imagina o desespero que fiquei quando soube disso. Esperar todos esses meses para... Esperar mais três meses em outra conservatória. :/

    Como eu e meu irmão estávamos aplicando desde agosto para Jobs no Reino Unido, deu tudo certo.

    Nós enviamos os três processos no mesmo envelope da DHL, chegaram em 19 de agosto de 2019 na ACP. O da minha mãe deu sorte de não ser transferido.

    Interessante comentar: estava acompanhando as datas do pessoal de atribuição na ACP aqui no fórum e o meu ia sair na mesma época do pessoal de lá. O que conta no final é a data do despacho mesmo, seja Sefardita ou outro tipo de processo.

    Antes, ser transferido de Porto era algo bom. Agora Porto volta a andar mais rápido... Vai entender!

    Boa sorte! Logo sai o seu! :)

  • Obrigada, @rbgans!

    Qualquer dia desses dou um pulo na Holanda para conhecer, assim que as coisas melhorarem (tenho receio de dizer "assim que passar a pandemia" e nunca passar hahaha)

    Boa sorte para você também, muitas felicidades! :)

  • karenreginato muitíssimo obrigada pela recomendação do grupo.

    Já estou me familiarizando, aprendendo e me divertindo. Sou muito grata, obrigada mesmo.

  • @karenreginato Obrigado Karen!!! Ontem mesmo a minha prima após verificar que estava na fase 6, devia já estar há alguns dias, pois ela pediu urgência pela questão de trabalho no Reino Unido também, quando foi verificar se tinham despachado pra outra Conservatória, a surpresa, havia mudado pra fase sete e já estava verde rsrsrs Ela ficou muito feliz, irradiante, claro rsrsr Já está verificando a questão de fazer o CC e o passaporte pra aplicar para o pre settle! O meu está nafase 1, estou no Brasil, vamos monitorando, uma hora sai! Boa sorte pra vc e seu irmão com essa nova fase com trabalhos no Reino Unido! Tenho outra prima que aguarda algum andamento do dela no Porto, estou acompanhando! Aos poucos a gente vai tendo essas novas oportunidades que a cidadania portuguesa nos proporciona! Um abraço e boa sorte a todos!!!

  • @rbgans OLá amigo! Se puder comentar como foi se colocar na Holanda com a cidadania portuguesa seria bem interessante, se puder contar desde quanto está por aí, o que está achando, o que a cidadania portuguesa facilitou, etc...Como foi pra se regularizar na Holanda com a cidadania portuguesa!!!Penso que poderia ser interessante. Obrigado!

  • editado November 2020

    Olá @glcossalter! Não entrei com processo de cidadania portuguesa como minha família porque tenho passaporte holandês devido ao casamento.

    Mas minha experiência é que com um passaporte europeu a vida é muito mais fácil na Europa! Moro na Holanda há 10 anos mas tb já residi por 2,5 anos na Austria (a trabalho) e alguns meses na Itália (a estudo). Como cidadão europeu muitas portas se abrem: os cursos nas universidades, por exemplo, são absurdamentes mais baratos para quem tem cidadania (graduação e mestrado. Doutorado é considerado um emprego e vc é pago para cursar).

    Cidadãos de outros países da UE podem morar na Holanda (ou em outros países da UE) sem grandes barreiras burocráticas, basta apenas se registrar na prefeitura de onde pretende morar.

    Outra facilidade é aplicar a empregos. Muitas empresas "dão um passo p trás" caso tenham que arcar com os muitos custos p contratar talentos de outras nacionalidades porque as despesas com vistos e toda a documentação aumentam significantemente. Tem que realmente valer a pena.

    Sobre a vida aqui posso dizer que tem seus altos e baixos. Quanto à qualidade de vida não há comparação. As cidades são bem estruturadas, os serviços públicos são eficientes, a educação é de qualidade e acessível a todos e, principalmente na Holanda, é enorme o balanço entre trabalho e vida pessoal. As pessoas trabalham duro mas tb têm tempo para desfrutar da vida. Entre as desvantagens - e a maior delas - é o choque cultural e a distância da família e dos amigos. Mas isso é contornável com visitas ao Brasil. Eu recomendo muito a experiência para quem vem de coração aberto e disposto a deixar de lado algumas regalias que temos no Brasil.

    Caso tenhas alguma outra dúvida/curiosidade, fica à vontade de me contactar. Abç, Rachel

  • @rbgans Muitíssimo obrigado Rachel pela sua atenta resposta, toda muito interessante pra mim!

    Eu tive oportunidade de visitar rapidamente Amsterdam, estive no seu aeroporto duas vezes e também

    entrei em Maastricht há alguns anos....

    Estou fazendo a cidadania portuguesa e italiana. Espero que um dia posso aproveitar de alguma forma

    essas cidadanias.

    Gostei muito do seu relato e se permite vou passa para alguns amigos que estão em processo de

    naturalização o teu texto.

    Muitíssimo obrigado mais uma vez. Muito gentil de sua parte!

    Cordialmente,

    Géris José Lopes Cossalter

  • @glcossalter , pode ficar à vontade de repassar e entrar em contato caso tenhas alguma dúvida.

  • @rbgans Muito obrigado Rachel. Estou passando o teu outro comentário para um amigo que está ainda correndo

    arás da papelada da cidadania italiana e mais adiante eu creio que ele vai tentar algo fora do Brasil. Ainda é jovem e deve sim tentar, não deixar passar essa oportunidade, ainda mais que sem dúvida, ele vai conseguir o passaporte italiano! A minha familia pelo lado materno vai ter oportunidades, no caso, para alguns primos, que estão fazendo a naturalização portuguesa! Aos poucos as chances para as novas gerações serão maiores, comparadas as que tive quando era mais jovem,..rsrsrs!

    Não sei se por aqui é possivel divulgar o e-mail ou o watts. Gostaria sim de manter esse contato pra saber mais sobre a Holanda e como é a receptividade para europeus de uma forma em geral.

    Muitíssimo obrigado Rachel!

    Géris

  • editado November 2020

    @glcossalter , use a mensagem privada para mandar seu email ou whatsapp para a Rachel. Envelope acima, à direita.

    Basta escolher o destinatário e mandar a mensagem.

    Não é aconselhável colocar dados privados em posts públicos. O Fórum é aberto e há muita gente mal intencionada por aí!!

  • @Leticialele Obrigado pela sugestão, farei isso então! Muito obrigado!!!!!!

  • Olá, boa tarde pessoal!!

    Alguém sabe me informar se é possível acompanhar pedido de urgência para o assento é que o advogado entrou com o podido e não me passou nenhum número.


    Obrigada!!

  • @Jennyfer , se você pagou a um advogado, ele é obrigado a mantê-la informada!

    Ligue para a Linha de Registos, pode ser que deem alguma informação.

  • Obrigada @Leticialele vou ligar na linha de registros.

  • Bom dia,

    Estava montando a minha árvore no site Family Search, em determinado momento, encontrei a ligação com judeus sefarditas. Em minha pesquisa sobre o processo, vi que preciso de um certificado da comunidade israelita, e que para isso, precisaria de um estudo genealógico, nesse ponto, surgiram as seguintes dúvidas:

    1 - Esse estudo solicitado, seria apenas a árvore e os documentos que comprovem a ligação de gerações?

    2 - Quais tipos de documentos são aceitos? No Family Search, encontrei diversos registros paroquiais de batismo e casamento, e em alguns casos, apenas a citação da Genealogia Paulistana.

    3 - Os documentos que recolhi no pdf anexado já são suficientes?

    4 - Quanto costuma custar o processo todo do inicio ao fim? fiz uma consulta com especialistas, e para fazer tudo, desde a solicitação do certificado até o recebimento dos documentos, o valor cobrado incluindo o donativo da CIL e as taxas do governo português seria na cotação atual de R$16.071,00

  • Olá,

    As provas do arquivo parecem consistente, porém para o relatório deve ser anexado a foto dos documentos, sublinhe os nomes e datas e transcreva os trechos mais importantes, coloque o link das fontes e deixe bem claro a ligação entre cada geração, evite documentos que contenham apenas o primeiro nome da pessoa, como registros de batismo.

    Coloque as provas de judaísmo, incluindo livros reconhecidos e suas capas, processos da torre do tombo, processos de genere, etc. Não basta citar o livro, deve ter os prints.

    Não é difícil fazer o relatório sozinho, porém é trabalhoso, se tiver disposição e tempo dá pra fazer sozinho, sem muita dificuldade.

    O valor são 500 euros de doação para a CIL e 250 euros de emolumentos da conservatória. Custos adicionais são as certidões do Brasil, reconhecimento de firma, apostilamentos e DHL para envio, deve sair mais uns 500 reais, vai sair por cima uns R$ 6.000,00 para fazer sozinho.

    Por fim, se quiser fazer cartão cidadão e passaporte, são os custos de consulado, que deve sair um pouco mais de mil reais.

  • Já consegui a cidadania na forma de judeu sefardista com a ajuda do pessoal aqui do site.

    De posse isso, já vi algumas discussões nesse sentido aqui no fórum, mas não encontrei nenhuma resposta satisfatória. Talvez alguém consiga ajudar. Como todos sabemos, essa cidadania é do tipo derivada, ou seja, somente produz efeitos à partir da obtenção da cidadania. Dessa maneira, não se pode transmitir a cidadania para filhos que nasceram antes da obtenção da cidadania, conforme é o meu caso. Com relação a cônjuge, também não ficou claro para mim se a cidadania pode ser transmitida.

    Isso, porque uma das exigências, era a necessidade de comprovação de ligação com a comunidade portuguesa, o que dificultava bastante esse tipo de processo. Houve uma mudança recente para netos de portugueses em que essa comprovação poderia ser simplesmente a comprovação de conhecimento da língua portuguesa. Para mim, não ficou claro se essa comprovação simplificada vale apenas para netos de portugueses, ou se também valeria para os processos de filhos e conjuges de que tem a cidadania derivada.


    Enfim, se alguém ja conseguiu ou tem algum conhecimento nesse sentido e puder contribuir, seria bastante agregador aqui para o fórum.


    Grato a todos!

  • editado December 2020

    Olá, @brunosalem .

    Assim como você, meu pai recebeu recentemente a cidadania derivada e estamos agora no processo para solicitar a da minha mãe via casamento. Entrei em contato com a Conservatória de Lisboa e fui informada de que sim, é possível o pedido para ela.

    Quanto à ligação efetiva com a comunidade portuguesa, fui informada que é necessária e pode ser provada pelo conhecimento do idioma, viagens a Portugal ou o mesmo o certificado da comunidade judaica brasileira com origem portuguesa (se for o teu caso).

    No nosso caso, como foi meu pai que recebeu a cidadania, precisamos primeiro fazer a transcrição do casamento deles e após isso dar entrada no pedido de cidadania da minha mãe. Minha irmã (casada e que também recebeu a cidadania pelas mesmas vias), não precisará fazer a transcrição. O assento já veio com a transcrição feita devido à mudança de nome.

    E quanto a filhos menores, é sim possível. Tenho amigos que conseguiram e outros que estão com o processo correndo agora. Todos pela via sefardita.

    Espero ter te ajudado.

  • Interessante @rbgans sobre filhos menores. Gostaria de tirar uma dúvida... seus amigos que conseguiram tirar para os menores tiveram que comprovar vínculo com a comunidade? Ou por serem menores não foi necessário? Além disso, prazo para os menores é tão demorado quanto o nossso? Protocolei conservatória em 17/7/20 e sigo na primeira bola... muito obrigado

  • @ALage , sim todos eles ingressaram com p pedido com a certidão da comunidade no Brasil e em Portugal. Tenho tb amigos turcos iniciando o processo para o filho e eles também providenciaram as certidões dos dois países.

  • Obrigado @rbgans quebrando a cabeça aqui para ver como “criar” vínculo para eu iniciar o processo das crianças após o meu... acho que vou me associar a Portuguesa de Desportos Aqui em SP... abs.

  • @ALage Boa noite amigo, vi seu comentário acima. Que idade teria ou teriam teus filho? Vc comentou em de repente se associar eles a Portuguesa de Desportos pra comprovar os vínculos com alguma instituição portuguesa/brasileira e quando fosse apresentar teu pedido de naturalização dos menores usaria essa inscrição digamos junto ao teu pedido, isso? Eu estou fazendo a minha Sefardita também, estou há 5 meses na fase 1, até sair eu creio que meu filho terá quase 17, de repente para o meu caso nem valeria a pena se associar, pois com 18 eu poderia pedir pra ele via CIL. Será que não vai mudar essa lei, esse pedido de vínculos dos filhos menores com

    a comunidade portuguesa? Vale o mesmo pra esposa? Será que valeria a pena ela se associar na Portuguesa de Desportos mesmo morando no RS? Vc é de SP no caso? Bom, caso possa dar uma opinião eu agradeço. Vi que a amiga @rbgans colaborou na resposta! Até sair a minha cidadania teria muito mais que 3 anos de casamento civil, apesar de estarmos juntos há mais de 10 anos. Enfim, vamos ver o que nos aconselham os amigos! Um cordial abraço!

  • Ola @glcossalter blza? Minhas filhas são pequenas ainda. A mais velha tem 8anos. Sim. Vivo em SP. Mas no site do consulado em SP tem a lista de associações portuguesas, se tiver um consulado aí no sul deve ter a mesma coisa... ao ver a lista a única coisa que me vem à cabeça que comprovaria vínculo de uma criança seria um clube social... abs.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.