Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

18728738758778781452

Comentários

  • redlehredleh Member

    @gandalf acredito que você tenha atualizado a planilha com as datas erradas da Monique, ela enviou o processo junho do ano passado.

  • editado July 2020

    Olá, pessoal. Estive ausente daqui um tempo e queria tirar uma dúvida depois de ler alguns posts. Estando o processo aprovado (fase 5), é correto afirmar que enquanto estiver no ACPorto ele não será terminado? Pergunto porque vi alguém afirmar que os processos do ACPorto estão sendo distribuídos para outras conservatórias. Obrigado.

  • @redleh Já removi a entrada. Achei que era algo recente, mas já deve estar assim como ela descreveu desde outubro/19. :-)

  • redlehredleh Member

    Obrigado @gandalf

  • @antoniopereira

    O processo que entrou na ACP deveria ser concluído na ACP. Seria o "normal". Como a ACP que está sobrecarregada, está mandado parte dos processos já com Despacho pra outras Conservatórias. Continuam alguns, e outros vão em pequenos lotes.

    Uma vez que redistribui, passa a ser governado pelo andamento da nova conservatória, mas sempre conclui, seja pela própria ACP ou pela outra Conservatória. A consulta web informa (logo abaixo do nome do requerente) onde o processo está.

  • Monique ForteMonique Forte Member
    editado July 2020

    @gandalf Agradecida pelas informações!O texto consta como aprovado!! ????Vou editar a planilha sim!!! Aproveito para sugerir uma lista suspensa no campo nome (mas não sei a quantidade de entradas válidas no filtro, mas facilitaria a busca por ordem alfabética) Está em nome do meu pai. Quando o documento dele chegar posso dar entrada no meu processo, correto?

  • editado July 2020

    @Monique Forte

    Selecione a coluna de Nome (clicando na letra "E" acima do titulo em amarelo).

    Clique em "Editar" -> "Localizar e substituir". Entre o nome (ou fragmento do nome) na primeira caixinha ("Localizar"), e clique em "Pesquisar". Cada vez que clicar em "Pesquisar" ele busca o próxima ocorrência (se houver).

    Eles mandam o assento pelo correio quando sai (mas o meu nunca chegou). Você tem a opção de pedir um pelo civilonline, que vale igual.

  • Olá! no início do ano comecei a buscar os documentos necessários para a atribuição, porém parei assim que começou a quarentena.


    Minha duvida: ACP porto está aceitando os processos? Vale a pena enviar agora ou aguardar normalizar a situação mundial?


    Procurei no fórum algum tópico específico sobre os processos pós pandemia mas não encontrei nada conclusivo.


    Podem me ajudar?

  • @ariellecoelho , ACP está aceitando processos.

    Mas sugiro que você mande os documentos pela DHL, é mais segura e rápida. Custa um pouco mais de 60 reais que os Correios, mas vale a pena. Você pode rastrear até a efetiva entrega, pelo site.

    Se ainda não pagou, prefira o Cartão de Crédito, assim não terá problemas com a validade do Vale Postal.

    Lembre-se que julho e agosto são meses de férias em Portugal, e sempre trabalham com efetivo reduzido!

  • @gandalf , pelo que entendi ACPorto continua concluindo processos, correto? Pensei que passou a distribuir a totalidade dos processos, isto é, iniciava a avaliação mas o despacho seria por outra conservatória. É esperar. Obrigado.

  • @antoniopereira Correto. A maioria dos processos continua até o fim pela ACP. Alguns poucos são redistribuídos.

  • Pessoal boa noite !

    Alguém sabe quanto tempo leva para numerar o processo quando a documentação é recebida no ACP?

    A documentação foi recebida em 23/06/20, é mto cedo ainda para enviar e-mail perguntando se já foi numerado ?

  • editado July 2020

    Os processos do meu marido e da minha cunhada também foram transferidos para Barreiro prestes a fazer aniversário de 1 ano:


    12/07/19 - entregue e numerado pessoalmente no ACP

    25/10/19 - aprovado (despacho)

    04/07/20 - transferido para Conservatória do Registo Civil do Barreiro


    Agora é torcer para que Barreiro seja rápida na numeração.

  • redlehredleh Member

    @Leandro19Poli meu processo chegou na ACP no dia 08/06/2020 e recebi o email com a chave de acesso 19/06/2020. Eu aconselharia você esperar até a sexta dessa próxima semana para mandar o email.

  • @Leandro19Poli Eles lhe mandarão automaticamente um e-mail com a senha de acesso. Se passar de 6 semanas e não receber esse e-mail, voce pode ligar na LR e pedir por telefone. Eles não respondem por e-mail.

    Não tem nada que voce precisa fazer antes de 90 dias. Esse é o momento em que ou aprova, ou cai em exigência.

  • Lara BarbosaLara Barbosa Member
    editado July 2020

    Caros, peço ajuda! <<senha de acesso>>

    enviei meu processo em julho do ano passado.

    ACP só me respondeu por e-mail o número do processo. Solicitei logo em seguida a senha de acesso, o qual nunca me responderam. Já tentei em outro momento novamente e eles não respondem.

    como devo proceder? Como vcs conseguiram obter a senha de acesso de vocês? Qual canal eu posso utilizar para ter essa informação que não seja este e-mail da ACP?

    Muito ruim não ter informação, estar atada.

    desde já, agradeço a atenção, cooperação e união do grupo!


    Lara

  • @Lara Barbosa, ligue na Linha Registos para saber do processo e peça a senha. Normalmente demora para ser atendido, em média uma hora de espera. recomendo que ligue pelo Skype ou outro sistema de voip

    Linha de Registros 00 xx (351) 211 950 500, opção 1 e depois 1 de novo

    Se for ligar pelo Skype: (+351) 211 950 500, opção 1, opção 1.

    Atendimento de segunda a sexta, das 9h as 17h, horário de Lisboa.

  • Obrigado @redleh . Vou aguardar mais um pouco sim, é recente e devem numerar nesses próximos dias .Depois venho aqui dizer a data que foi numerado. Abraços e boa sorte com seu processo !

  • Obrigado @gandalf . Vou aguardar esse prazo sim e ligar na IR depois desse período. Depois compartilho aqui a data que foi numerado ! Abraços

  • Boa tarde a todos... no caso de a solicitante ( que nasceu antes dos Pais casarem) filha de mãe Portuguesa que ja esta com o casamento transcrito em Portugal tem algum problema ? ou seja nasceu antes dos Pais se casarem? e agora pode solicitar a atribuição sem problemas? grata

  • obrigada @Leticialele !


    Então é uma boa ideia esperar passar esse período de férias? Minha única preocupação quanto ao prazo é que emiti as certidões de nascimento em inteiro teor lá pra fevereiro, tenho receio de que não sejam aceitas depois de um ano...


    obrigada pela dica da DHL!

  • @MAYARACELLI

    Não tem problema algum. Só te beneficia.

    Na transcrição vai aparecer que o casamento se deu após a data de nascimento. O que pode mudar é se constará ou não o nome do pai na sua certidão ou não, conforme a lei do direito civil vigente na época em que nasceu. Há coisas que podem ser feitas para garantir que conste.

    A requerente nasceu antes ou depois de 1978? O registro foi feito antes de 1 ano de idade? Quem consta como declarante? Quanto tempo (em dias ou anos) se passou entre o nascimento e o casamento? (pode fazer diferença se foi menos de 180 dias, ou 300 dias)

    Há alguns detalhes. Leia esse link (se foi após 1978), e clique no ultimo paragrafo no link que leva a "Perfilhação": "https://www.irn.mj.pt/IRN/sections/irn/a_registral/registo-civil/docs-do-civil/estabelecimento-da/"

    Vai ajudar a entender um pouco do por que faço as perguntas, para enquadrar seu caso.

  • @ariellecoelho , não precisa aguardar os meses de férias!! Só avisei que costumam trabalhar com menos pessoal. Mas recebem os processos, que seguem seu ritmo normal.

    Quanto à DHL, é, de fato, muito mais segura! Um amigo pediu certidões no Arquivo Distrital há 3 meses e os documentos SUMIRAM quando chegaram no Centro de Distribuição dos Correios em Curitiba!!!

  • Bom dia, enviei a documentação da minha esposa para a ACP no dia 29/06 e recebido no dia 03/07 pela mesma. Gostaria de saber o telefone da linha de registos da ACP e se ja posso ligar para obter o nº do processo e senha de acompanhamento.

    desde já agradeço,

    Antônio

  • @Antonio Véras, eles tem enviado por e-mail a senha para acompanhamento pelo site do ministério da justiça após a numeração do processo. Aguarde cerca de 3 semanas antes de entrar em contato, se não receber o e-mail.

    Não existe uma Linha Registos para cada conservatória, esse é um serviço centralizado. Eles só passam informações para o titular do processo.

    Linha de Registros 00 xx (351) 211 950 500, opção 1 e depois 1 de novo

    Se for ligar pelo Skype: (+351) 211 950 500, opção 1, opção 1.

    Atendimento de segunda a sexta, das 9h as 17h, horário de Lisboa.

  • @gandalf ....bom dia como sempre atencioso, mas o caso de minha prima ela foi registrada pelos PAIS em ( 1992) 13 dias após o nascimento constam o nome deles ( pai e mãe ) corretamente , sómente casaram-se depois de seu nascimento , acredito então não ser problema pelas suas colocações ... aparecendo PAI E MÃE DECLARANDO ELA como filha ok? voce vê algum problema? antecipadamente agradeço sua atenção!

  • @gandalf ...complementando o casamento dos pais ja registrado em Portugal , ocorreu 2 anos 3 após o nascimento . mas foi registrada pelos pais

  • Amigos, bom dia.

    Tenho um processo que entrou em análise na ACP em 06/06/2019 e até hoje encontra-se no status "O seu pedido de nacionalidade foi aprovado e aguarda que seja criado um Registo de Cidadão Português."

    A bolinha n.° 5, "análise pedido" está verde.

    A bolinha n.° 6, "despacho" está branca.

    A bolinha n.° 7, "terminado" está laranja.

    Aconteceu algum problema? Tem mais alguém nessa situação? Como devo proceder?

    Obrigado!

  • @Pedro Torres , muita gente na mesma situação. Os processos são aprovados, mas a criação do registo (certidão de nascimento portuguesa) tem demorado demais!!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.