Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

18718728748768771452

Comentários

  • Os processos de dois sobrinhos meus foram recebidos lá no final de junho/19, os números são 522XX/2019, foram aprovados no meio de outubro e ainda estamos aguardando os registros.

  • Existe um plano nacional de registros.

    Os processos da ACP que aguardavam registro estão a ser transferidos para outras Conservatórias.


    Albergaria a Velha por exemplo recebeu 150 processos da ACP e 150 de Lisboa.


    O mais estranho são esses processos transferidos para a CRC Alenquer e no site do IRN dizia que a Conservatória estava encerrada.


    Agora é aguardar essa atualização do site para ver se os processos foram redistribuídos para outras Conservatórias pois informavam que a partir do dia 15/06 começariam essa redistribuição.

  • Alguém conseguiu consultar o processo pelo site ?

    ate agora não conseguir...

  • @elisson10


    Acessei agora (19:16) e nada.


    A informação é: "Ocorreu um erro na pesquisa do processo. Por favor tente novamente mais tarde ou contacte os serviços administrativos."

  • @Fabiano aparece o mesmo para mim, vamos torcer para ser uma atualização dos processos..

  • TatsTats Member

    Olá pessoal! O meu processo finalmente chegou na bolinha 5 e diz que meu pedido de nacionalidade foi aprovado e será criado um registro de Português (a bolinha 6 ainda está branca e a 7 marrom). Vcs saberiam me dizer quanto tempo leva pra eu conseguir o número do meu assento (só o número)? Será que já posso pedir? Ou realmente preciso esperar as outras etapas?

  • TatsTats Member

    Só consegui acessar o site na madrugada de 4a pra 5a. Depois não mais :(

  • @Tats, o número do assento só é atribuído quando é feito o registo do assento, obter "só o número" antecipadamente não existe.

    Não tem prazo definido para finalização, tem demorado bastante. Não adianta pedir a certidão enquanto não estiverem todas as bolinhas verdes e a mensagem disser que o processo foi finalizado e o assento criado, antes disso ou receberá resposta que o não foi localizado o assento ou que existe um processo deferido mas que aguarda o assento ser lavrado.

  • TatsTats Member

    @Daniel Henriques Ok. Muito obrigada. Minha dúvida foi pq, assim que o processo do meu pai foi aprovado, ele ligou pra lá e recebeu o número. Isso foi no ano passado e todo processo levou 3,4 meses. O meu já está ha 9 e nada do registro ainda. :(

  • @Tats, desde que no ano passado começaram a redistribuir os processo aprovados para outras conservatórias para criação do regsto o prazo ficou incerto. Em 2018 teve uma época que demorava cerca de 20 dias o processo inteiro hoje está demorando cerca de um ano. Tem que ter muita paciência...

  • Boa tarde pessoal!

    O site para acompanhamento de processos voltou a funcionar. Consegui acessar agora (15hs).

    Estado do processo 51...../19 aprovado em outubro/19 - traz a informação que o processo foi encaminhado para a Conservatória de Registro Civil de Barreiro. Pelo menos saiu do Porto! Uma boa notícia! Agora só mais uma etapa!

    Alguém conhece essa Conservatória? Espero que sejam rápidos com o registro!

    .

  • Para acompanhamento dos demais membros (vou adicionar essa informação na planilha):

    Processo 52xxx/2019

    Recebido na ACP em 19/06/2019

    Numerado: 01/07//2019

    Aprovado: 28/10/2019

    Transferido para Conservatória do Registo Civil do Barreiro: 02/07/2020

  • O meu também foi transferido para Alenquer (distrito de Lisboa)!

    Processo: 518XX/2019

    Entregue no ACP em: 03/07/2019 (pessoalmente, então foi numerado no mesmo dia)

    Despacho de aprovação em: 18/10/2019

    Não sei quando foi transferido para Alenquer porque essa semana toda o site estava instável e eu não conseguia acessar, mas vi hoje, 03/07/2020. Aliás, hoje faz exatamente um ano do dia em que entreguei o processo no ACP, hehe.

  • Tenho processo no ACP-Porto desde 09/07/2019, vai completar um ano e, até o momento não foi concluído, não respondem e-mail, estão incomunicáveis, Até certo ponto eu concordo que responder e-mails atrapalha bastante os serviços das Conservatórias. Porém, vc ficar um ano sem nenhuma informação do seu processo é incompreensível e lamentável. As vezes penso que pela demora e em função da Pandemia, não estão trabalhando.

    No último dia 01/06 o IRN publicou a informação a seguir dando conta de que os serviços do IRN estariam suspensos até o dia 31/08.

    Esta informação tem alguma coisa a ver com as Conservatórias das cidades informadas no comunicado?


  • editado July 2020

    Consegui consultar o site agora, o meu processo também foi transferido para a Conservatória do Registo Civil do Barreiro.

    Processo: 52xxx/2019

    ACP em: 06/2019

    Aprovação em: 10/2019

    Também não sei quando foi transferido para Barreiro; já completou 1 ano que meu processo foi numerado no ACP.

    Sinceramente não conhecia a conservatória de Barreiro. Vamos torcer que seja rápido o registo.

  • Paes, se foi transferido pra lá, imagino que terminará mais rápido!

  • Os processos dos meus sobrinhos também foram transferidos para Barreiro. Recebidos em Porto no final de junho/2019 (522XX/2019), aprovados no meio de outubro. Consegui saber isso hoje, quando o site de acompanhamento voltou ao ar. Tenho olhado todos os dias por isso sei que foi hoje. Espero que Barreiro funcione muito bem...

  • @ronaldorj

    Voce pode ligar na LR e perguntar o status, e pedir sua senha de acesso ao portal.

    Por telefone - Linha Registos (+351) 211 950 500

  • TatsTats Member
    editado July 2020

    @ronaldorj vc precisa ligar pra lá no 1o horário, as 5 da manhã . So assim consegui falar com eles. A Conservatória funcionou na pandemia sim, pq enviei a eles um documento e eles receberam e atualizaram meu status. Boa sorte!

  • TatsTats Member

    Confesso que os comentários de vcs não são muito animadores rsrs Minha família inteira tirou a cidadania em 3 meses no ano passado. Inclusive com registro. Já vi que terei que ficar por aqui mais tempo do que o pretendido....

  • Vamos torcer que em Barreiro - Setúbal as coisas andem. Pelo menos é só registo civil pois a de Albergaria a Velha abrangia registo civil, automóvel, predial e comercial e estão bem parados com os andamentos dos processos que foram para lá.


    A CRC de Alenquer andou nesse período de pandemia encerrada, não sei se já retornou as atividades.

  • editado July 2020

    PESSOAL.. JULHO E AGOSTO É ÉPOCA DE FÉRIAS EM PORTUGAL E AS CONSERVATÓRIAS TRABALHAM EM RITMO BEM LENTO.

  • @Vlad Pen Boa noite. Será que terão o período de férias normais levando em conta o período que não funcionou normalmente por conta da pandemia?

    Obrigada!

  • GibaGiba Member

    Procesdo53xxx, aprovado em 23/10 foi para Barreiro em 03/07/2020

  • Olá a todos! O processo do meu pai que enviei ano passado em Junho consta no site entre as etapas 6 ("Decisão sobre a atribuição ou não da nacionalidade") e 7 ("Registo do novo cidadão português no Registo Civil de Portugal ou arquivamento do processo"), ambos ainda sem a cor verde (acredito ser indicativo de etapa concluída). Em caso negativo, como posso proceder? Alguém sabe como buscar as informações sobre os motivos para isso? Desde já, grata pela ajuda de todos, sem esse canal seria inviável ao menos essa tentativa! Grande abraço a todos!

  • editado July 2020

    @Monique Forte

    Veja o texto que aparece embaixo na tela. Se a bolinha 5 está verde, quer dizer que completou essa etapa de Analise e seu processo está na fase de Despacho (a bolinha branca). O texto deve estar dizendo que está Aprovado. É o Despacho atualmente em +- 90 dias.

    Significa que não tem nenhuma pendência, sua nacionalidade está garantida e será emitido o assento após o Registo. Quando acontecer as bolinhas 6 & 7 ficarão verdes. Tem demorado pouco mais de 1 ano entre o envio e a conclusão. Faltam só uns 8 meses. Portanto paciência.

    P.S. Como na planilha ainda não tinha ninguem que tivesse numerado em 04/20, eu incluí uma entrada com seu nome, e dados estimados. Se quiser ir lá e atualizar, a medida que outras pessoas perto do seu processo começarem a concluir, você sabe que o seu está chegando. Corrija seus dados, que vai te ajudar a acompanhar. Você ajuda os outros e os outros te ajudam. "https://docs.google.com/spreadsheets/d/1-Qyaqk9HuqDe8mENmXKJu8jh5iKoZ25rgq088eCCIdk/"

  • Rafael CaranRafael Caran Member
    editado July 2020

    Olá pessoal, vi que vários processos menos antigos que o meu já foram redistribuidos, mas o meu continua na ACP. Tem mais alguém nessa situação? Sera que meu processo se perdeu? Kkkkk Meu medo é terem extraviado ou algo assim..

    Processo 500XX-19

  • editado July 2020

    @Rafael Caran

    Ficar na ACP segue o tempo da ACP. Se for redistribuido passa para o tempo da outra conservatoria. Não dá pra saber se é melhor ou pior.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.