Nacionalidade portuguesa pelo casamento

1116117119121122317

Comentários

  • Parabéns. O meu está na fase 3, você pode me dizer quanto tempo permanece na fase 3.eu envio meus documentos em abril. Obrigado

  • Meu processo passou para a fase 3 essa semana (12 de maio). Enviei os documentos em 17 de maio de 2019.

  • O processo que acompanhamos 591xx/18 foi finalizado no dia 15 05 2020. Chegou na Conservadoria 02 08 2018. Despacho favorável 21 10 2019. Ele não foi distribuído, continuou na CRC Lisboa. Desejo boa sorte a todos!

  • felipefelipe Member

    Parabéns @Marcelo J F !


    O da minha esposa deve estar próximo então, estamos com datas parecidas :)


    Levou então - da entrega dos docs até emissão do registo - 1 ano e 9 meses o processo...

  • Opa, foi tudo certo sem exigências, Me lembro que da fase 3 para a fase 4 demorou 1 mês aproximadamente. Na fase 4 ficou uns 40 dias e pulou para a fase 6 direto aguardando despacho, em 15 dias foi para a fase 7 exatamente em 15/05 aguardando o registro. Vamos ver o prazo para fazer o registro agora.

    Boa sorte com o processo!

  • Obrigado Felipe! A gente fica ansioso, mas uma hora chega.... O fórum é essencial. Nós dar uma diretriz... Eu liguei para lá após ver que uma pessoa que sempre ligava foi finalizado antes de mim... Liguei a primeira vez no mês passado. Talvez tenha ajudado. O funcionário atendeu de forma muito educada. Todas as informações obtive aqui. Muita gratidão ao Fórum e a todos!

  • EjohnEjohn Member

    Oi, preciso da ajuda de vcs, preciso dar entrada no pedido de nacionalidade da esposa brasileira do meu irmão português. Eles são casados por mais de 5 anos, possuem filhos menores de idade, cujos pedido de atribuição de nacionalidade serão encaminhados em conjunto.

    As dúvidas são:

    • posso enviar o pedido da esposa e dos filhos juntos para que tramitem em paralelo, ou deveria esperar a conclusão do processo dos filhos para depois dar entrada no da esposa ?
    • o fato deles já serem casados por mais de 5 anos e com 2 filhos (mesmo que ainda não portugueses oficialmente), já é prova suficiente de ligação com a comunidade portuguesa ?

    Obrigada !!!!

  • Boa Noite, eu estou em processo de pedido de nacionalidade pelo casamento, entretanto fiz da minha filha primeiro, que já tem sua nacionalidade reconhecida. Acho mais seguro, tendo em vista que ter filhos portugues pode entender como ligação afetiva com Portugal. Dei entrada no meu peido em 11/2018 e encontra-se na fase de despacho agora, pois tive que enviar outros documentos pois sou funcionária publica

  • Boa noite! Se já tem mais de cinco anos de casado, não precisa dos filhos. Se for mais de 3 aí sim. O processo de casamento demora muito. Pode enviar e depois acrescentar as certidões das crianças que sendo menor é mais Rápido por Tondela. Casamento corre somente pelo CRC Lisboa

  • Boa tarde! Fiquei uns dias sem conseguir acessar o site do forum, não sei porque estava dando erro. O processo do meu esposo por aquisição pelo casamento está na bolinha 3,aguardando consultas há umas 3 semanas. Fico mais ansiosa que ele. Rs.

  • A minha também está na fase 3 desde 15 de abril, vamos ver.

  • Bom dia! Esse fórum é de suma importância para quem almeja a tão sonhada cidadania, engraçado que a minha já saiu e já estou com o registo nas mãos esperando a covid passar para dar entrada na minha documentação, todos os dias eu acesso na esperança de ver que todos conseguiram conquistar a tão sonhada aprovação. Fico na torcida por todos em especial a da LuciaOCS que estava tão perto da minha e sempre torceu também por todos e deu muita força nesse fórum, sucesso a todos!!!!!!

  • Obrigada @SAMUCA , fico feliz por ter lembrado do meu processo... Verdade, estava bem próximo do teu mas não tive a mesma sorte com a Conservatória em que o meu foi enviado (redistribuído).

    Continuo no aguardo mas agora menos ansiosa ... Tão logo eu tenha novidades, venho aqui compartilhar... Obrigada a todos e boa sorte pra nós!

  • Hoje meu marido entrou na bolinha 2 (depois de 1 ano da postagem do processo e de ficar um tempão na bolinha1).

    Quanto tempo estimam que ele ficará nessa bolinha? rs

    Alguém tem o link da planilha atualizada?

  • Pessoal, no processo por casamento pedem o seguinte item:

    Documentos que comprovem a natureza das funções públicas ou do serviço militar não obrigatório, prestados a Estado estrangeiro, sendo caso disso. A apresentação destes documentos só tem lugar se o interessado tiver estado nestas circunstâncias.


    Minha esposa é funcionária pública, acham que precisa enviar algo? O cargo dela é cargo majoritariamente técnico.


    Outra coisa, se nosso casamento já foi transcrito, é necessário enviar certidão de casamento brasileira? Ou apenas o assento do casamento de Portugal?

    Grato!

  • Não lembro. Só me lembro que postei em 30/05. Acho que foi pra bolinha 1 com uns 3 meses.

  • Pessoal, podem me ajudar com algumas dúvidas?

    1) meu marido e filhos conseguiram a cidadania portuguesa há 6 meses, sou casada há mais de 10 anos, consigo dar entrada p obter a nacionalidade para mim ou preciso comprovar que sou casada depois da obtenção da cidadania deles?

    2) onde consigo ver a documentação necessária para enviar?

    Obrigada

  • Acabei de entrar na bolinha 3 (Consulta a entidades externas) e está marrom.

    Significa que estará concluída se estiver verde, né?

    Sabem o prazo de cada fase?

  • bamadobamado Member

    Boa noite pessoal,

    O processo da minha esposa passou da bola 5 para a bola 7(em laranja). A bolinha 6 continua branca.

    Embaixo aparece escrito:

    "O seu pedido de nacionalidade foi aprovado e aguarda que seja criado um Registo de Cidadão Português."

    Normal isso?

  • Bom dia,hoje o processo do meu esposo passou para a bolinha 4. Será que demora para passar para a 5? Do 3 para o 4 foram uns 40 dias.

  • @brunotonel Por experiência própria, sugiro não colocar que sua esposa é funcionária pública, pq depois pode cair em exigência para enviar documentação que comprove que o cargo é técnico e dar dor de cabeça. Se ela for formada, coloque a formação dela, se ela tem cargo de ensino médio, coloque que ela é assistente administrativo.

  • Eu sou funcionária pública, informei isto, porém depois tive que mandar as atribuições do meu cargo. sugiro que se for declarar que já encaminhe as atribuições do cargo , socilite junto ao núcleo de pessoal do seu orgão que eles farão uma declaração. ja encaminhe junto para não ter que voltar, pois o meu voltou e eu tive que encaminhar depois

  • humnsahumnsa Member

    Olá, não encontrei um fórum específico para solicitações de cidadania para menores nos termos do artigo 2º. Talvez eu possa perguntar aqui, qual conservatória é melhor para enviar a solicitação e quanto tempo isso normalmente leva? Além disso, como uma criança de 2 anos que vive no exterior pode provar uma conexão efetiva com Portugal? Recentemente, recebi a nacionalidade portuguesa e gostaria de solicitá-la também ao meu filho.

  • bamadobamado Member

    Olá,

    Tirei a cidadania dos meus filhos pela Embaixada de Portugal em Brasília. A parte mais chata e cara foi fazer a averbação do meu casamento em Portugal, depois disso, em 2 meses já recebemos as certidões de nascimento em casa. No caso de filhos não é necessária a comprovação de ligação efetiva com Portugal.

  • bamadobamado Member

    Obrigado Samuca,

    Enviamos a documentação dela em fevereiro do ano passado. Pelo que entendi dos comentários anteriores aqui no fórum , o registro para emissão da certidão de nascimento portuguesa está demorando bastante. Agora é paciência!

    Abs

  • O meu demorou 45 dias, porem pulou para a bola 6 direto.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.