Nacionalidade portuguesa pelo casamento

1113114116118119356

Comentários

• Como eu previ lá atrás, com o confinamento iriam agilizar mais rápido os processos, o que mais ocupa as conservatórias é o enorme contingente diário de pessoas para atendimento presencial.

Parabéns aos novos tugas, o meu está em Tavira.
  • ClaudiaL,

O meu pedidio deu entrada em março e está na bolinha 1.
  • Parabéns @SAMUCA!!!!
    Mais um processo finalizado, Glória a Deus!!!
    Vc mandou email à Conservatória de Peniche solicitando urgência?
  • @LucianaOCS, Não só perguntei sobre o andamento do processo e se havia uma previsão, hoje recebi resposta informando que havia sido feito o registo pela manhã, obrigado a todos pelo apoio e informações.
  • Parabéns @SAMUCA!!!!
    Estou muito feliz por você, muito boa notícia, !!!
  • Que legal @SAMUCA!
    Agora a Conservatória de Peniche vai para a lista das que estão emitindo registos!!!

@BiancaRodrigues soube que a conservatória onde estão nossos processos realmente suspendeu a criação de novos registos desde o dia 16/03 e estão fazendo somente registos de óbitos, nascimentos (bebes) e urgências (para processos de nacionalidade)... Sem previsão para quando voltam a fazer os registos de processos de cidadania... :(
    Não sei se essa informação se aplica às demais Conservatórias (Mas acho que não, somente a "nossa" mesmo...)
  • Bom tarde @LucianaOCS,
    Ontem eu mesma liguei para Santa Maria da Feira e falei com uma senhora que me atendeu muito bem. Ela me explicou que só estão fazendo registro de óbitos e nascimentos. Paralisaram todos os registros que receberam de Lisboa. Me falou que antes da paralisação estavam finalizando os registros de julho mas, não soube me falar a dia. Também não sabe quando voltam ao normal. Parece que os nossos processos foram para a única conservatória que está parada.
  • editado March 2020
    Puxa... Que pena que pararam na nossa @BiancaRodrigues...
    Fazer o que?
    Aguardar e torcer para que essa situação no mundo passe logo...
    Que tudo volte ao lugar e se normalize com saúde e segurança....
    Se vc souber de alguma notícia ou novidade, me avisa!
    Farei o mesmo!
    Boa sorte para todos nós:D
  • _*ATUALIZANDO*_

Conservatórias que *JÁ EMITIRAM* Registos
    -Felgueiras
    -Lanhoso
    -Seixal
    -Vale de Cambra
    -Santiago do Cacém
    -Sintra
    -Peniche

Conservatórias que ainda *NÃO EMITIRAM* registos:
    -CRC Lisboa
    -Santa Maria da Feira
    -Cartaxo
    -Tavira
    -Loulé

• SERGIO LMZSERGIO LMZ Member
    editado March 2020
    Liguei para Tavira agora e passo as informações aos colegas, pois suponho ser de interesse de alguns. A senhora que me atendeu falou que os processos chegaram de Lisboa no início de fevereiro e que são em torno de 400. Disse também que estão trabalhando sem parar, em turno integral, a portas fechadas, mas que dispõe de somente dois funcionários para realizar o registro, detalhou que tem que ser conferida toda documentação e atestar que foi corretamente digitalizado, não acrescentou nada além disso e procurou me tranquilizar, que em breve estariam notificando cada um dos novos registrados por carta.

Acredito que todas as conservatórias tem essa "ordem" e nenhuma estaria apenas fornecendo certidões específicas como nascimento e óbito, não faz sentido, pois imagina-se que seja de grande importância também um registro de nacionalidade. O que pode ter acontecido é uma informação improcedente.

Vamos aguardar, que está andando a fila.
  • Muito bom, mais um pra conta! Parabéns @SAMUCA!
  • Obrigado a todos que me parabenizaram e tenham a certeza que a de vocês está a caminho, abços!!
  • Bom dia, @SERGIO LMZ
    Hoje liguei para linha de Registro Central e realmente a Conservatória de Santa Maria da Feira não está entregando os processos que foram para lá. A senhora que me atendeu explicou que cabe ao conservador determinar o funcionamento interno da sua conservatória. Me informou também que as conservatórias menores estão trabalhando com dois funcionários e só estão fornecendo certidões específicas como nascimento e óbito. Dessa forma a informação que me foi passada quando liguei para Santa Maria da Feira procede. Infelizmente a minha foi para lá e agora só me resta aguardar a normalização dos serviços.
  • Olá @Bianca, não duvido dessa informação, só acho que não vão levar adiante pois óbitos e nascimentos são certidões de baixa demanda e logo ficarão ociosos pois não está havendo atendimento presencial. Num primeiro momento até acredito que estejam priorizando isto, mas deve logo estar em dia e de braços cruzados não creio que ficarão.
  • @SERGIO LMZ, as conservatórias não fazem somente registos de nascimento e óbitos, isso é apenas uma parte dos serviços deles. Para você ter ideia os serviços considerados urgentes e mantidos para atendimento presencial pelo IRN, até ter alguma alteração do quadro atual, são:

- Registos de nascimento;
    - Casamentos in articulo mortis;
    - Casamentos agendados;
    - Óbitos;
    - Divórcios agendados;
    - Procedimentos de balcão heranças e partilhas, balcão casa pronta, balcão empresa na hora e escrituras agendados, sem prejuízo de se conceder ao conservador ou oficial de registos substituto a possibilidade de os adiar, preferencialmente em coordenação com os utentes interessados.
    - Cartões do Cidadão urgentes/provisórios e entregas de Cartões do Cidadão. Porque o Instituto dos Registos e Notariado (IRN) já publicitou que os cartões de cidadão expirados podem continuar a ser usados durante o estado de alerta, não é critério de elegibilidade da urgência o facto de o prazo de validade se mostrar expirado.

Como você pode ver pela lista acima tem diversos outros serviços que são executados por eles e, além dessa gama de serviços, estão também estão com quadro de funcionários reduzido, pois estão fazendo rodízio para não ter o risco de todos ficarem doentes ao mesmo tempo e parar totalmente o serviço.
  • SERGIO LMZSERGIO LMZ Member
    editado March 2020
    [APAGADO PELA MODERAÇÃO] FAVOR LER AS REGRAS DO FÓRUM

http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/11670/regras-deste-forum#latest
  • @SERGIO LMZ, acredito que você não entendeu o que eu quis dizer, na sua msg anterior você disse que eles apenas tem para fazer as certidões e que vão ficar sem serviço, acredito que você nunca esteve em uma conservatória em Portugal e viu a quantidade de pessoas a serem atendidas para tratar dos mais diversos assuntos. Esses serviços listados são os serviços que o IRN entende que deve ser mantido atendimento PRESENCIAL e isso é bem diferente de dizer que são os únicos serviços sendo executados. Pode ver pelos relatos dos foristas que, em diversas conservatórias, estão sendo feito registos e que o serviço interno das conservatórias continua sendo feito.
    Em uma conservatória os registos estarem sendo feitos e em outras não também não é nada de estranho para quem acompanha o fórum ha algum tempo, sempre que os processos são distribuídos tem um tempo até começarem a ser trabalhados e esse tempo varia de conservatória para conservatória.

Só para finalizar, entendo sua frustração e que a demora para finalização dos processos está grande porém o fórum tem regras http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/11670/regras-deste-forum
    por favor que se atente a elas antes de postar comentários como o feito acima, destaco:

É expressamente proibido o uso de palavras chulas, de baixo calão, de insultos, ou de críticas ofensivas para quem quer que seja (membros do fórum, moderadores, administrador, funcionários do IRN ou do governo português e/ou brasileiro).
  • @Daniel_Henriques

Eu entendi e dei a minha opinião. Reli o que acabei de escrever e não encontrei as tais palavras chulas, de baixo calão, nem insultos ou críticas ofensivas a ninguém, falei que beira o deboche concluir que os processos de nacionalidade com atraso de quase dois anos não sejam caracterizados no mínimo, como de mesma importância que os demais, para serem deixados de lado. Não estamos pedindo favor nenhum aos conservadores, apenas queremos ter o mesmo tratamento que os demais cidadãos afinal, já fomos considerados como tal, pois o processo passou já dessa fase de rejeição. Se existe alguma espécie de censura nesse ambiente virtual, vou ser o primeiro a pedir pra sair, mas acredito que você está apenas se esforçando para não criar celeumas, se for isso fique tranquilo que não vou mais me manifestar, quando muito direi quando meu processo terminar, pois não estou aqui para ser tratado como moleque desbocado.
  • @Dnaiel Henirques... também nao achei as tais palavras... creio que o @Sergio apenas se manifestou...
    e foi até bem educado no ultimo post... entao seguimos em frente... no aguardo dos processos...
  • @SERGIO LMZ não existe censura aqui no fórum,mas alertamos para os integrantes do Fórum NÃO RECLAMAREM sobre os procedimentos das conservatórias. O CONSELHO É AGUARDAR.!!
  • @SAMUCA ! meu processo esta na mesma situação que o seu estava! entrada em 13/07/2018 - n. 36XXX e foi para Peniche, mais não vejo o meu processo passar para a condição 7, vc teria o email e o contato de alguém da CRC de Peniche para que eu possa consulta-los? obrigado desde já!
  • editado April 2020
    @acampos72, Segue os dados da CONSERVATÓRIA DO REGISTO CIVIL, PREDIAL, COMERCIAL, AUTOMÓVEL DE PENICHE, solicite informações com bastante delicadeza que eles irão lhe responder com toda cordialidade, são pessoas dedicadas e respeitosas, fui muito bem atendido nas duas vezes que enviei o email e me retornaram em 24 horas, sucesso e nos informe como foi o procedimento, boa sorte!!

E-mail: registos.peniche@irn.mj.pt
  • Prezado @samuca acabei de receber o retorno da conservatório e meu processo foi concluído com certidão emitida (todas as bolinhas verdes) Quero agradecer a todos pelas respostas e dicas, e desejar sorte e perseverança aos demais. logo td dará certo!! abraços
  • Parabéns @acampos72!!!
    Conservatória de Peniche arrasando!!!
    Sucesso pra vc!!!
    Imensa alegria por todas as conquistas dos foristas!!!
    Certeza que em breve as demais onservatórias vão despachar inúmeros registos!!!
    Deus abençoe a todos nós!
  • @acampos72, que bom parabéns, fico feliz desfrute bastante!!
  • Parabéns @acampos72!!!
    Fico muito feliz com essa notícia!

• Pessoal, o meu processo de Cônjuge foi concluído. Recebi um e-mail da CRC Lisboa, inclusive com o assento de nascimento em anexo.
    Enviado documentos para Portugal em Abril/2018.
    Despacho favorável em Maio/2019.
    Registo feito em 01/04/2020.

Obrigado à tantas pessoas que me ajudaram com mais um processo de minha família.
    Não quero esquecer o nome das outras pessoas, mas vou dizer pelo menos,
    obrigado @Marcia !
  • Meu processo não foi redistribuído, e permaneceu na CRC Lisboa.
  • Parabéns para todos!!!! Que estão conseguindo a conclusão do processo. Muita expectativa e aguardo. Fico feliz por todos.

Estou a aguardando o processo 59 xxx O processo chegou em Lisboa 02 08 18. Esperando ansioso. A sua notícia deixa feliz, pois o meu está também em Lisboa. A lastima é que estão seguindo a ordem Abril para Agosto faltam 4 meses. Entretanto, como redistribuiram tanto deve ser mais rápido .
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.