Nacionalidade portuguesa pelo casamento

1112113115117118356

Comentários

• Bom dia a todos se eu enviar a transcrição do casamento para Ponta Delgada esta semana sera que vão resgatar o vale Postal em tempo (30 dia) ? ou tem outra forma de fazer o pagamento ex. por Cartão? grato antecipadamente pela resposta.
  • @ANDREROLFSEN, não tem como ninguém afirmar nem que sim nem que não. Até o momento o que se sabe é que as conservatórias mantém serviço interno, com redução de pessoal. Atendimento externo somente em casos de urgência. Isso pode mudar de um momento para o outro, depende do sucesso ou não das medidas para contenção do coronavírus.
    Para transcrição de pagamento somente tem como opção pagar por vale postal, infelizmente não há outra maneira.
    Se for enviar os documentos recomendo utilizar o serviço da DHL, correios já tem problemas de entrega em diversos períodos do ano, agora com a pandemia devem começar os atrasos.
  • editado March 2020
    @ANDREROLFSEN,
    Mesmo enviando por DHL, eles estão pedindo 10 dias uteis pra entrega. (pelo site)
    Ainda não vi casos reportados nos açores (talvez estejam sendo contabilizados como PT), mas em 10 dias tudo pode mudar, como disse o Daniel.
    Se sacarem o VP e fizerem a transcrição, você não terá como saber que concluiu.
    Se não conseguirem sacar o VP eles devolvem o pacote todo pelo correio (não se sabe quanto tempo leva agora, mas em condições normais eram uns 20 dias), e aí você tem que re-enviar quando as condições forem favoráveis.

Considerou mandar por DHL pra Santos? Você pode ter melhores chances de conseguir do que PD.
    Pra Santos as regras são outras, tem que ter a averbação na certidão, e coisas assim, mas fica dentro do território do BR.
    Entenda que o momento é ruim e muito incerto. Tudo o que se sabia em termos de tempo não se aplica mais.
    Não peça muito conselho. Ninguém sabe. Se decidir ir em frente, escolha seu próprio caminho em meio a incerteza geral.

Essa crise vai durar provavelmente pelos próximos 4+ meses, e vai passar. Mas o mundo estará diferente depois dela.
    No momento você devia focar em coisas básicas: comida, abrigo, proteção e mínima exposição.
    O que pode esperar (como a cidadania), que espere.
  • @gandalf, DHL já está dando 10 dias úteis pra entrega??? Só da pra imaginar quanto tempo o correio vai demorar...
    Já tem casos nas ilhas sim, ultimo boletim informa 3 casos nos Açores e 5 na Madeira. Ministra da saúde diz que pico da epidemia em Portugal está previsto por volta do dia 14/04.

@ANDREROLFSEN, DHL dando esse prazo, na minha opinião, nem mande. Provavelmente não dará tempo de receberam e levatar o VP. É muito pouco tempo de folga com a situação da maneira que está.
  • @Daniel Henriques,
    Fiz uma nova cotação on-line pela DHL e deu 6 dias uteis. Ficou menos pior. Depende um pouco da origem também.

Açores e Madeira, por serem ilhas, poderia ser mais fácil a contenção, mas depois que entrou, não há muito o que fazer.
    Quanto mais tarde a propagação inicia, as autoridades têm tempo de reagir, e aprender com os outros.
  • Gente desculpe.. fiquei sem responder algumas perguntas.. sim atualizei a planilha e o meu processo era 55xxx/18. Boa sorte a todos e sucesso!
  • A CRC está recebendo novo pedidos de nacionalidade neste período de pademia?
  • Pessoal, dúvidas meio básicas, desculpa se já foi abordado previamente:

- os "anos de casado" referem-se à data do casamento no brasil ou a transcrição do casamento em portugal? (por ex, se a pessoa se casou há 3 anos e transcreveu há 2 anos)

- Vcs conhecem alguém que tenha conseguido após 3 anos de casamento + provas de laços (ex: estudos durante um período em portugal, NIF, revaliadação do diploma de ensino superior...) - mas sem filhos?

Desde já agradeço muito!
  • @Gabi Serotonina,
    - os "anos de casado" referem-se à data do casamento no brasil ou a transcrição do casamento em portugal? (por ex, se a pessoa se casou há 3 anos e transcreveu há 2 anos)
    O casamento é o mesmo, não existe uma data do casamento no Brasil e outra data diferente do casamento em Portugal, a data começa a ser contada da data do casamento que consta na certidão.

- Vcs conhecem alguém que tenha conseguido após 3 anos de casamento + provas de laços (ex: estudos durante um período em portugal, NIF, revaliadação do diploma de ensino superior...) - mas sem filhos?
    Os laços vão ser os mesmos que exigem para processos de netos, pelo menos três anos de residência em Portugal, viagens regulares (pelo menos uma ou duas por ano, com permanência de pelo menos 10 ou 15 dias, ao longo de pelo menos 3 anos), participação de associações de cultura portuguesa por cinco anos, etc... Ter NIF, revalidar diploma não serão considerados como laços, não tem previsão para isso.
    Estando com o casamento transcrito o melhor e mais fácil é aguardar completar o tempo para os laços ficarem presumidos e ser dispensada a comprovação deles. A não ser que você já tenha como comprovar os laços vai demorar mais construí-los do que aguardar os dois anos que faltam.
    Lembrando que o cônjuge de cidadão português tem direito a residir junto com ele em Portugal, só solicitar a residência junto ao SEF.
  • Obrigada @Daniel Henriques e @Claudia!

Uma última dúvida: vcs sabem se eu tentasse entrar com 3 anos e "laços" e fosse negado - poderia tentar novamente após 5 anos sem ser prejudicada?

Obrigada mais uma vez!
  • @Gabi Serotonina, pode entrar novamente com o processo sim, sem nenhum problema exceto o financeiro...
    O que eu recomendo é que se você não estiver certa que os laços que vai apresentar sejam suficientes, aguardar o tempo pois, apesar de poder dar entrada novamente, o dinheiro investido em documentos, taxas, etc... deste primeiro processo, caso negado, será perdido.
  • Vou deixar aqui uma observação pois tenho visto alguns processos sendo indeferidos por uma questão...(A meu ver)...De falta de compreensão por parte daqueles que estão pleiteando a Nacionalidade Portuguesa por processos que exigem "Ligações Efetivas com Portugal"

A questão dos "Laços de ligação efetiva com Portugal" tem sido a razão de muitas das notificações de exigência/indeferimento de processos...

Pelo que vejo postado aqui no Fórum e também por ter lido já algumas disposições da Lei...Penso que existe uma certa confusão dos interessados em relação a isso...

Salvo engano...Basta apenas UMA comprovação CONSISTENTE de Ligação Efetiva com Portugal...
    UMA...!!!

Porém...
    Não adianta costurar uma "Colcha de retalhos" de pequenos detalhes da vida do interessado que podem ter alguma relação com a Comunidade Portuguesa...E mesmo que tenham...O fato é que até hoje...As tentativas de comprovar as "Ligações Efetivas" dessa maneira tem sido desconsideradas por Portugal...
    Eles não estão aceitando...!!!

Temos na família um caso que ilustra que as decisões a serem tomadas e o momento de agir podem fazer muita diferença...
    É preciso atenção...!!!

Uma prima que não quis iniciar seu processo como neta antes da alteração da Lei...(Apesar do meu conselho em contrário)...
    ***Aqui em casa fiz meu processo e de meus irmãos todos pela Lei antiga dos Netos...
    E atualmente estamos tratando dos processos de conversão...Que já estão em andamento para aqueles que tem descendentes...

(A conversão da Nacionalidade do meu irmão caçula acaba de ser concluída por Lisboa após exatos 18 Meses)...

Pois bem...Essa nossa prima acabou Decidindo entrar com o processo...(Já pela Nova Lei)...Para poder passar aos filhos...
    Ela estudou as possibilidades e decidiu que valeria a pena batalhar e investir para conseguir deixar essa "Herança" para seus filhos...

Para a situação específica dela...Depois de pesquisar bastante...Ela chegou á conclusão de que o melhor caminho seria "Construir" essa Ligação Efetiva com Portugal...
    No caso dela...Fazendo as viagens para a Terrinha ao longo de Cinco Anos...
    Já fez duas viagens...A terceira está programada para segundo semestre de 2020...
    **Dependerá da situação mundial após o controle da Pandemia...Que esperamos...E Que Deus nos ajude...Se dê o quanto antes...

Aconteceu que Conhecendo o País...Visitando as pequenas aldeias...Freguesias onde nossos Avós nasceram...Casaram...e fizeram uma história antes de decidirem deixar Portugal com destino ao Brasil...
    E mais...Visitando cidades maiores...Conhecendo a cultura...A riqueza do País...Ela realmente passou a ver nascer essa "Ligação Efetiva com Portugal"...!!!

Ok...É um processo lento...(Nem todos tem essa possibilidade de viagens frequentes...Eu bem sei)...Mínimo de 5 viagens consecutivas nos últimos 5 anos com uma permanência mínima em Portugal para que possa ser usado como prova de "Ligação Efetiva"...
    Mas a verdade é que nas duas primeiras viagens essa minha prima se apaixonou por Portugal e eu já não duvido que o objetivo dela está mais para a ida da família toda para Portugal do que pelo motivo inicial que seria a de poder passar a Nacionalidade Portuguesa para os filhos...

Meu relato é para tentar deixar claro que o sucesso na busca desse sonho da Nacionalidade Portuguesa depende do QUANTO VOCÊ REALMENTE QUER A NACIONALIDADE PORTUGUESA...

Qual é o motivo que te levou a iniciar as pesquisas para tentar ter essa segunda Nacionalidade...?

A meu ver isso faz toda a diferença...!!!

Tenho vários processos de familiares concluídos desde o primeiro que concluí em 2016...Que foi o meu processo por Aquisição...Depois vieram os processos dos meus Irmãos...Primos...Os filhos destes...As Transcrições de Casamento pelo caminho...Etc...Etc...Etc...
    Temos hoje meia dúzia de processos tramitando atualmente em diferentes Conservatórias Portuguesas desde o ano passado...
    Nunca tive uma única exigência em nenhum dos processos que montei...
    Isso por que cada um desses processos de familiares que eu montei...Fiz com todo o cuidado...Como se fosse o MEU PROCESSO...

Esse é o motivo do sucesso em 100% dos processos da minha família...
    Devo deixar registrado aqui que foi com as informações aqui do Fórum que eu consegui iniciar meu processo e conquistar esse sonho da Nacionalidade Portuguesa...

Motivos pelos quais me mantenho conectado com o Fórum são acompanhar aqui as informações sobre como andam as coisas pelas Conservatórias Portuguesas...Alteração de regras...Diretrizes...Exigências...Prazos...Etc...
    E também para tentar retribuir um pouco de tudo que consegui através desse excelente canal troca de informações...Informações confiáveis que podem fazer a diferença entre ter ou não sucesso na busca por essa segunda Nacionalidade...

Eu tenho uma certa flexibilidade de tempo...O que me permite montar esses processos da minha família...O que faço com maior prazer...Pois como não posso...Por motivos outros...Viver em Portugal por enquanto...Esse contato/acompanhamento com/dos processos acaba de certa maneira me mantendo "Conectado" com minha "Segunda Pátria"...

Tenho por vezes a percepção de ver aqui muitas pessoas lidando com questões de Nacionalidade Portuguesa como se fosse uma renovação de RG em um desses Poupatempo(s) da vida...

NÃO É A MESMA COISA..!!!

Conquistar uma segunda Nacionalidade é questão à qual deve ser dada grande importância...
    Dá direitos àqueles que a conquistam...
    Mas não só...
    Certos compromissos e deveres vem junto no pacote...Principalmente para quem pretende viver em Portugal...

Mas é sem dúvida um passo importante para quem quer que decida iniciar essa busca...
    E portanto deve ser encarado com total responsabilidade...!!!

Aos que enxergam...E compreendem a importância disso que acabei de escrever...

Boa Sorte nessa busca...!!!

• Hoje 24/03/2020 fui ver o meu processo de nacionalidade e DEU TUDO VERDE....EHHEHEHEHEHE
    Fiquei super feliz, acho que por ter diminuído os pedidos de entrada, eles foram fazendo os registros.
    Dei entrada no meio de 2018, no final de 2019 foi aprovado e consta que foi finalizado hoje 24/03, estou muito feliz, agora é só adiar um pouco os planos.
    Quero agradecer a todos, este fórum me ajudou muito. Fiz vídeos no Youtube para ajudar as pessoas. Chama Canal Tas a Ver
  • @Fernanda Camboia, parabéns pela conquista que possa usufruir dessa tão esperada cidadania, por favor nos informe qual foi a Conservatória que seu processo tramitou para que possamos nos atualizar, abços!!!
  • Pessoal, hoje tive a mesma surpresa da Fernanda aí acima, todas as bolinhas verdes, meu processo foi finalizado.
    Processo 60mil/18, foi recebido em Lisboa 09/08/2018 passou para a bolinha sete (em laranja) entre agosto e novembro no ano passado (eu não olhava todo dia então não sei). Foi para Seixal, na redistribuição e ontem, dia 24/03/2020 foi finalizado, mas só vi hoje. Gostaria de agradecer a todos vocês e em especial ao @Vlad Pen que me ajudou diversas vezes nos últimos anos, pois tirei a cidadania do avô da minha esposa, do pai dela, a dela, a dos meus filhos e por ultimo a minha. Neste momento de terror mundial, sabemos que nossos amigos conservadores ainda trabalham por nós.
  • @Alexandre_L, parabéns pela conquista!!
  • @Fernanda e @Alexandre_L, parabéns pela conquista que possam usufruir dessa tão esperada cidadania.
  • @samuca enviei para Lisboa, pois casamento só era possível lá. Mas na consulta online dizia que estava em Conservatória do Registo Civil, Predial e Comercial de Cale de Cambra para fazer o Registro. Alguém mais reparou que mandaram para outro lugar?
  • @samuca sabem se eles enviam para casa este registro? Qual é o procedimento agora?
  • Parabéns pela conquista!!!!!!
  • Parabéns @Fernanda e @Alexandre!!!
    Sucesso pra vcs!!!

Ressaltando que agora temos registos emitidos também pela Conservatória de Seixal!!!

As Conservatórias que ainda não emitiram registos por aqui então sao:

-CRC Lisboa
    -Santa Maria da Feira
    -Cartaxo
    -Peniche

As demais estão a todo vapor!
    -Felgueiras
    -Lanhoso
    -Seixal
    -Vale de Cambra
    -Santiago do Cacém
    -Sintra

PS.:(Essas são as que eu vi no nosso tópico, se cometi algum erro, por favor me corrijam)
  • @LucianaOCS, Excelente esse quadro demonstrativo das CRCs que estão emitindo os registos, parabéns pela iniciativa.
  • editado March 2020
    Obrigada @SAMUCA!
    Estava pensando em otimizar as informações pra não termos que voltar páginas atrás em busca de informações.

Teu processo tá pertinho do meu em termos de numeração, porém em conservatórias diferentes..
    Meu processo é de n° 59XXX/18,
    Envio 17/07/18
    Recebido em 03/08/18
    Despacho Favorável em 02/08/19
    Distribuído para Santa Maria da Feira em 14/02/2020.

Nota-se que processos despachados posteriormente aos nossos já foram finalizados porque estão agora em conservatórias diferentes e cada uma é singular.
    Infelizmente não da mais pra fazer "tais" comparações levando em consideração data de envio ou data de despacho... tá tudo muito aleatório...
    Só nos resta aguardar... :(

O positivo de tudo isso é que diante da situação global (crítica por conta do Covid), estes registos continuam saindo, isso é animador!
    Particularmente nem me sinto no direito de esperar nada neste momento, mas confesso que fico MUITO FELIZ a cada registo criado no fórum!

Deus nos abençoe infinitamente!
  • Parabéns aos novos portugas!

@LucianaOCS, meu processo está em Loulé. Não ouvi ninguém falar que foi enviado pra lá.

Abrs!
  • editado March 2020
    @rcarvalho, bom saber!
    (Não tinha visto aqui ninguém comentar sobre a Conservatória de Loulé)

Vamos colocar aqui na listinha:

As Conservatórias que ainda não emitiram registos:
    -CRC Lisboa
    -Santa Maria da Feira
    -Cartaxo
    -Peniche
    -Loulé

As demais estão a todo vapor:
    -Felgueiras
    -Lanhoso
    -Seixal
    -Vale de Cambra
    -Santiago do Cacém
    -Sintra

• Boa noite. Ja faz 6 meses que um conhecido deu entrada no pedido de nacionalidade (aquisicao por casamento). Alguem sabe se isto e normal, e se sim, porque esta tao parado? Obrigada
  • @Katcuddler,
    É normal pra esse tipo de pedido, que geralmente demora mais de 1 ano. Ainda mais com as restrições atuais.

Se não tiver a senha de acesso e/ou número do processo para poder consultar por https://nacionalidade.justica.gov.pt/ o requerente pode ligar na Linha de Registos, saber o status atual, e solicitar sua senha. Funciona de 9 as 5, hora de Lisboa.
    todas as questões mencionadas deverão ser efetuadas para a Linha Registos (+351) 211 950 500 digite 1 e 1.
  • @CláudiaL, o processo do meu marido fará um ano que foi recebido na CRC, dia 01/04/19, (aquisição por casamento)e ainda está na bolinha 1.
  • Bom dia a todos!! É com enorme alegria que informo, que a partir de hoje sou cidadão Português, vou postar a minha trajetória: Dei entrada no processo e foi recebido no dia 17/07/2018, caiu em exigência e no dia 05/06/2019, foi cumprida e tive o parecer favorável no dia 15/07/2019, ou seja, faltando 2 dias para completar 1 ano e na data de hoje tive a excelente notícia em resposta a um email enviado ontem para Peniche, informando que o meu processo havia sido finalizado em 26/03/2020 e criado o registo, e foi enviado para o meu endereço uma carta comunicando o registo e o número do mesmo. Portanto após exaustivos 618 dias de ansiedade me torno o mais novo Cidadão Português. Obrigado a todos pelas informações e apoio e acreditem que tudo vai dar certo com a graça de Deus. Abraços !!!!
  • parabéns @SAMUCA !
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.