Processos de conversão para netos já naturalizados

1313234363748

Comentários

  • @Everton Costa,
    Se sua filha for maior, é como disse a Liane, ACP. Aprova de 4 meses, e depois espera o Assento (+-1 ano ao todo).
    Se for menor, por Tondela faz em poucos meses (algo entre 2 e 4 meses). Eles têm prioridade para menores.
    Eu procurei em seus posts antigos, e não vi você comentar sobre a idade de sua filha.
  • Existe alguma planilha para acompanhamento destes processos de convolação? Caso exista, solicito a inclusão de meu registo: processo 47XXX/2019 enviado em 14/06/2019 para CRC Lisboa por correio expedido de Coimbra PT, data de numeração 08/07/2019, atualmente na fase 4 (marrom) desde 03/12/2019.
  • @Pedro Martins Albernaz
    os processos de conversão podem ser acompanhados pelo site, com a senha, como meu processo foi com advogada, ela me encaminhou a senha.
  • Contribuindo com informações sobre o andamento do processo de conversão da Nacionalidade de meu Irmão...:

    João Hessel

    07/09/2018 - Documentos recebidos em Lisboa (DHL)...
    18/05/2019 - Carta recebida informando o número do processo...(Somente o nº do processo...Senha não)...
    16/09/2019 - Solicitamos e recebemos senha de acompanhamento por email...(rcentrais.admin@irn.mj.pt)...

    **Nas consultas pelo site do MJ...O processo permaneceu um bom tempo da seguinte forma...:

    "...O seu pedido foi verificado, está completo e válido, e irá agora ser avaliado se cumpre os requesitos legais para lhe ser concedida a nacionalidade Portuguesa..."

    ** O nº 3 Verde...O nº 4 Marrom...**

    21/02/2020 - "...O seu pedido de nacionalidade foi aprovado e aguarda que seja criado um Registo de Cidadão Português..."

    ** O nº 5 Verde...O nº 6 Branco...O nº 7 Marrom...**

    Aguardando confirmação da conversão da Nacionalidade de meu Irmão para iniciar os processos dos sobrinhos...

    Com base no que tenho acompanhado...Creio que vale aqui um comentário...:

    Penso que deve ser considerado principalmente por aqueles que acabam se preocupando bastante por ver processos muito mais recentes sendo finalizados antes dos vossos...

    O processo de meu Irmão levou 18 Meses para se aprovado...Uma média aceitável quando vemos que a maioria dos processos de conversão de nacionalidade também vai por aí...

    Qual seria então a justificativa para que um processo semelhante...Sem pedido de urgência...Dentro da mesma CRC de Lisboa tenha sido não apenas aprovado...Mas ***CONCLUÍDO*** em "Apenas" 6 Meses...:

    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/214010/#Comment_214010

    Lembrando que o relato da colega @Cristiane no link acima não é a primeira nem a segunda referência a processos de conversão que foram finalizados com prazos semelhantes...Lembro de já ter lido sobre outros aqui mesmo no Fórum...
    Trata-se de uma diferença de mais de UM ANO...!!! **Sem mencionar que muitos processos como o de meu Irmão ainda aguardam a conclusão...Com a respectiva averbação da alteração da Nacionalidade no Assento de Nascimento...

    Vejam...Não é uma crítica destrutiva...Apenas uma constatação e um alerta...:

    O importante é montar o processo corretamente...Seguindo as orientações disponíveis...Passar muitas horas em pesquisa...Trabalhando duro mesmo para não cometer nenhum equívoco na montagem do processo e assim minimizar a chance de ter algum problema que acabe em exigência...

    Como já percebemos...Não adianta arrancar os cabelos com a demora na conclusão de nossos processos...Pois pelo visto com base em fatos como esses que mencionei acima...O IRN está "Atolado" em processos...
    E penso que muito por conta disso...Não tem existido coerência no que se refere a prazos de conclusão dos processos...

    Desejo Sorte "E paciência" a todos...!!!

  • Pessoal!
    Bolinha 7 marrom para o processo do meu pai
    "O seu pedido de nacionalidade foi aprovado e aguarda que seja criado um Registo de Cidadão Português."

    Agora aguardar o registo, por enquanto vou correr essa semana com as minhas documentações.

    Pra pedir a certidão Online, só quando a bolinha está verde?

    OBS: processo foi entregue 03/09/2018
  • @RonnyPaulo...

    Não é possível que o civilonline.pt te envie um documento que ainda não existe...

    O Assento de Nascimento Português de seu pai só estará disponível quando o processo estiver finalizado...Com a bolinha 7 verde e o Registo emitido...

    Apesar de já ter sido feito um pedido por parte do próprio pessoal do civilonline.pt para que só sejam solicitadas as Certidões APÓS a confirmação de que o processo foi EFETIVAMENTE finalizado...Alguns "Ansiosos" fazem a solicitação antes...
    Éverdade...Acabam recebendo o arquivo mesmo depois de passado um Mês ou mais da data da solicitação após observarem que a bolinha 7 ficou verde e enviarem um email para o civilonline.pt passando esta informação...

    Só vão aprender a acatar as orientações quando começarem a perder o dinheiro que foi pago...!!!

    Pelo meu ponto de vista...Não há necessidade de se adiantar com esse documento...Como a Certidão fica disponível até que rápido após a solicitação pelo civilonline.pt...Não consigo enxergar a vantagem de solicitar o documento antes de ele existir...
    Afinal...Ninguém sabe ao certo quanto tempo mais será necessário para que o Registo de seu Pai seja criado...
  • Nilton, não estou ansioso, é que não entendo mesmo, obrigado.
  • Falando nisso, acabei de olhar novamente e está na bolinha verde, finalizado, levou UM dia pra criar o registo.

    "O seu pedido foi deferido e o respetivo Registo criado. O processo de nacionalidade foi terminado."

    Mais uma vez gostaria de agradecer a todos, em especial Mariza Guerra e Vlad Pen.

    Meu muito obrigado de verdade, e agora vou atrás dos meus documentos e enviar pra ACP Porto
  • @Everton Costa,
    Concluiu rápido a convolação. Que bom que pode seguir em frente como seu processo.
    Então, sendo de maior, sugiro fazer pela ACP, como a Liane lhe explicou.
    Está demorando muito. Têm feito a aprovação em 4 meses (garante seu direito e o da próxima geração), mas se você tiver filhos não poderá fazer atribuições deles até receber o seu assento (ser concluído). Essa é a parte que ainda não se sabe quanto tempo leva.

    Por ser seu processo por parte de mãe, seu próximo passo é fazer a "transcrição de casamento" dela.
    Pode ser feita em Ponta Delgada (leva 2 meses), ou no consulado (alguns fazem no mesmo dia, mas agendar demora mais).
    Quando tiver a transcrição, peça uma certidão no civilonline (que virá já com o nome de casada) e inicie seu processo.

    Boa sorte.
  • editado March 2020
    Boa notícia @RonnyPaulo...!!!

    Agora sim...Pode solicitar a Certidão de Nascimento Portuguesa de seu Pai pelo civilonline.pt

    Eu citei "ansiosos" me referindo áqueles que já fizeram a solicitação da Certidão antes de que o processo tivesse sido finalizado...
    O que já foi motivo de manifestação contrária por parte do pessoal da plataforma do civilonline.pt

    **Em resposta a um questionamento de um forista tempos atrás...Eles responderam que o documento só deve ser solicitado após a confirmação da emissão do Registo de Nascimento Português por parte do IRN...
    Me recordo inclusive de já ter lido aqui no Fórum pelo menos dois relatos de pessoas que perderam os € 10,00...

    E também com o intuito justamente de ajudar você a compreender a maneira correta de fazer o pedido do documento...

    Agora pode levantar a documentação para seu processo sem receio...

    Boa Sorte...

    EDITADO...Não deixe de verificar TODOS os dados do documento assim que o mesmo chegar ...Talvez pelo excesso de trabalho eles têm emitido Registos com erros...


  • Maravilha Nilton, fiz o pedido agora a pouco, ficarei atento.

    Tenho uma.leve desconfiança do pq criaram o registo dele tão rápido e justo ontem.
    Por ter sido aniversário dele ontem.
    Acho que quiseram dar um presente de aniversário rsrsrs.
    Apenas uma desconfiança mesmo haha.
  • Faz sentido @RonnyPaulo...
    Por mais inusitado que isso possa parecer...
    Tenho certeza de já ter "visto esse filme" pelo menos meia dúzia de vezes nesses cinco anos que eu acompanho o Fórum...
    Um belo presente de aniversário para seu Pai...
  • @Everton Costa, a documentação que terá que juntar vai depender do seu ano de nascimento, teve uma alteração na legislação em Portugal em 1978, se seu nascimento foi antes terá que juntar documentos que comprovem que sua mãe o reconheceu como filho na menoridade (certidão de batismo, caderneta de vacinação, cópia de matrícula escolar) enfim, algum documento que ela tenha assinado, como sua mãe, na menoridade.
  • Uhuuuu...!!!

    @RonnyPaulo...
    Depois da boa notícia sobre o processo de seu Pai...Fui olhar o processo do meu irmão...

    Foi finalizado também...!!!

    Lisboa parece ter decidido desencalhar os processos de conversão...

    Para quem quiser saber as datas de referência desse processo do meu irmão...Estão aqui mesmo nessa página...:

    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/214414/#Comment_214414

    Agora já posso iniciar a montagem dos processos dos sobrinhos...!!!
  • Pois é Niltão, achei MUITA coincidência hahaha, e parabéns pra vc e seu irmão, felicidades então pra todos nós hahaha, outra boa notícia que tive hoje, pedi a certidão online e chegou em 1 hora, e fui no cartório aqui em Osasco(São Paulo) pedir minha certidão Inteiro Teor Repográfica e a atendente me disse que faz o apostilamento de Haia ali mesmo agora, antes eu tinha que ir na Barra Funda, ou seja, adiantei tudo o que poderia tudo hoje de manhã, fiz os apostilamentos, recebi a certidão Online, amanhã mesmo já vou ir fazer o Vale Postal e enviar meus Docs pra ACP.

    Parabéns para o seu irmão também, abraços amigo.
  • editado March 2020
    Se fosse pela data do aniversário do meu irmão teríamos que esperar mais seis meses...Rsssss.....

    Que bom que está tudo correndo bem...!!!

    Pergunta @RonnyPaulo...:

    A informação da conversão da Nacionalidade de seu Pai está averbada nessa Certidão que você acabou de receber...Certo...?
    Você já conferiu os nomes...Datas...etc...?
    Está tudo ok...?

    Mais uma questão...
    Na minha opinião...Ficou muito mais prático realizar os pagamentos com cartão de crédito para os processos de Atribuição da Nacionalidade Portuguesa...Depois que essa possibilidade foi disponibilizada pelo IRN...

    Mesmo assim você citou que vai fazer o pagamento por Vale Postal ...
    É isso mesmo...?
  • Sim Nilton, na certidão online tem 2 itens de averbamento.
    No segundo ele mostra o averbamento realizado na data de ontem também.
    Então ele mostra o averbamento da data de naturalização, e o averbamento da convolação.

    Sobre o VP, eu faço no correio que fica bem perto da DHL já.
    Então eu faço o VP e ja envio os docs em seguida pela DHL tudo ali mesmo.

    E eu não tenho cartão de crédito haha.
  • Feliz por vocês! O processo da minha mãe é recente, nao tem um mês, espero que termine rápido.
  • Valeu Marcos! tenho a impressão que processos novos estão mais rápidos que os antigos, boa sorte!
  • Pronto Nilton. Enviei agorinha meu processo pra ACP pela DHL
    Fiz o Vale Postal na.Leopoldina.
    Sempre gosto de dar um valor a mais.
    Mas meu dinheiro deu o valor EXATO dos 175 euros com a cotação de.hoje.

    Espero que não dê problema de.faltar caso o Euro suba mais até sacarem.

    Esperar uns 3.meses e.começo a ir atrás da senha do site.
  • @Ronny vc poderia ter pago com cartão de crédito..é mais seguro.
  • @RonnyPaulo...

    Como o @vlad Pen escreveu...São muitas as vantagens de se efetuar o Pagamento com cartão...Em comparação com um VP...
    Mesmo você não tendo um cartão em seu nome...Esse pagamento poderia ser feito por outra pessoa sem problema algum...
    Mesmo assim...Vale ressaltar que um VP feito corretamente cumpre o papel sem problemas...

    Só para constar...
    O valor que vai ficar disponível para saque do beneficiário...(IRN)...É o valor do dia da emissão do Vale Postal Eletrônico Internacional...
    O valor fica disponível logo na sequência da finalização da emissão por parte dos Correios...Não importa se o beneficiário saca o valor no dia seguinte à emissão ou no último dia de validade do VP...O valor disponível terá como base de conversão a cotação do DIA DA EMISSÃO...
    Se em seu comprovante consta que você enviou 175,00 euros...175,00 euros será o valor que estará disponível para o IRN no momento do saque...

    As questões que tem importância no ato da emissão do VP são...:

    1 - Verificar se a página dos Correios está atualizada com o valor DO DIA...(Isso pode parecer lógico...Mas já aconteceu comigo em duas oportunidades da página dos Correios no momento da emissão estar apresentando a cotação do dia anterior...)
    2 - Usar o valor maior do euro que estiver disponível na tabela de Moedas da página dos correios...
    3 - Chegar ao posto de atendimento dos Correios com uma "Cola" feita em casa trazendo já prontos todos os cálculos... + Dados do Remetente e Beneficiário para facilitar as coisas...

    COTAÇÃO HOJE...:

    EUR - EURO VALE POSTAL INTERNACIONAL .......................................................................... R$ 5,2693
    Válido para 04/03/2020

    Meu VP ficaria assim...:

    175,00 x 5,2963 = 922,1275

    ***1,5 % de 922,1275 = 13,8319

    ***Taxa fixa = R$ 35,00

    ***Faz tempo que não faço VP...Não tenho certeza se as taxas continuam com o mesmo valor e percentagem...

    922,1275
    13,8319
    35,00
    ________
    970,9594

    Pelos meus cálculos...Um VP correspondente a 175 euros + taxas dos Correios ficaria HOJE em R$ 970,96

    ****Eu sempre peço para o atendente converter REAIS em EUROS ...Dessa maneira o valor do VP no comprovante sai em EURO...

    Para isso eu sempre arredondo o valor do VP em Reais para cima e divido pela cotação do dia...
    ***Junte a isso o valor das taxas dos Correios e terá o valor final a pagar...

    EXEMPLO...:

    R$ 935,00/5,2963 = 176,53

    Nesse caso...***(Dizendo ao atendente que precisa enviar um VP no valor correspondente a exatos R$ 935,00)...O valor em euros que fica disponível para o IRN é 176,53 EUROS...
  • RonnyPauloRonnyPaulo Member
    editado March 2020
    Oi Nilton, foi exatamente o que paguei mesmo R$ 970,96, dei R$971,00

    Obrigado pelas explicações super detalhadas, fico tranquilo então, sobre o cartão de crédito além de não ter as pessoas que eu poderia pedir não tinham condições de ajudar, e também não gosto muito de pedir. hahaha

    A atendente da agência já tinha bastante experiência em fazer VP me pareceu, está acostumada a fazer.
  • Sendo assim @RonnyPaulo...Não precisa se preocupar pois o VP no valor de € 175,00 **exatos** já está disponível para saque por parte do IRN...
  • Maravilha! valeu Nilton
  • Recebemos o recibo do processo de conversão da minha mãe que foi recebido em Lisboa no dia 09/01/2020. O processo está com menos de 2 meses e está no estágio 3. XXX68/20 Jussara Martins Albernaz.
  • Fico feliz qdo leio notícias de novos Convolantes sendo finalizados seus processos. Como o meu processo é de junho/19 e se encontra na bolinha 4, noto que alguns correm mais rápido, outros muito lentos... Fico super ansiosa mas tenho fé q o dia vai chegar!
  • Pessoal, boa tarde! a convolação da minha esposa saiu. Agora a irmã dela está querendo dar entrada também e me pediu pra ajudar... faz tanto tempo que já esqueci como faz e os documentos que precisa. kkkkkk Alguém me ajuda por favor.
  • E ela gostaria de pagar com o cartão de crédito... precisava saber onde está o link para isto.
  • @icpercy ja leu todas as páginas desse tópico?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.