Bom dia ! bola 6 em branco e bola 7 vermelha ! Registro de nacionalidade aprovado, aguarda criação do Registro de Cidadão Português !!!! Viva, o processo de minha mãe começou em abril de 2019. Agora falta eu dar entrada e acabou - sou o último da família.
@Vlad Pen passei o olho em tudo ... vou fazer de novo, certamente deve ter as informações que preciso, fico com receio de que tenha sido alterado alguma coisa.
Boa tarde a todos, o processo de meu pai (Joel Olegário, entrada em 26/10/2018) terminou. Falta o averbamento na certidão de nascimento. Agredeço a todos deste fórum pelas orientações prestadas, empenho e carinho com todos nós lusos-descendentes.
Hoje o processo de conversão da minha mãe, que foi recebido em Lisboa no dia 8 de Janeiro de 2020, avançou pra quarta bolinha e se encontra verificado. Torcendo pra acabar o mais rápido possível.
Venha aqui deixar meu relato, participo do forum desde 2015, quando em outubro dei entrada em meu processo de nacionalidade junto ao arquivo central do porto, processo 395XX/015, desde então varias dificuldades, exigências, frustrações e ansiedade, assim depois de transcrever 3 casamentos de pessoas a qual nao tenho nenhum parentesco (todos portugueses e casados anteriormente ao casamentos de meus avós), receber notificação da conservadora para apresentar a transcrição de meus avós e indeferindo meu processo liminarmente, me dando prazo de 30 dias uteis para juntar tais documentos. Bom, no dia 23/03/2020 a conservadora decidiu favoravelmente ao meu processo. Então, tenham fé e continuem no caminho, Partiu Convolar.
Bom dia. Vou fazer minha convolaçao agora e estou com algumas dúvidas quanto aos documentos. Eu preciso enviar a minha certidão de nascimento e a do meu pai( filho de portugueses) junto com o meu registro português e a xerox do meu cartão cidadão e passaporte português? O passaporte e o cartão cidadão só pode ser certificado no consulado ou isso já mudou?
Oi, @Vlad Plen. Eu li mas estou na dúvida se preciso enviar minha certidão de nascimento e a do meu pai conforme consta no formulário ou se envio apenas o que esta escrito aqui no fórum. Em relação ao documentos portugueses já providenciei todos, estou só na dúvida quanto as certidões brasileiras. Pelo o que entendi o formulário 1D é o mesmo para atribuição para netos e para convolaçao, Por isso minha dúvida.
Olá pessoal, Espero que todos estejam bem! Nesse período de quarentena as Conservatórias também deve ter paralisado. Temos que ter esperança que tudo vai passar e que nossos processos sejam concluídos. Eu já tenho meu Passaporte Português mas preciso da Convolação pra meus filhos. Tenho fé q vamos embora pra Portugal!
Boa noite, hoje vi que o meu processo pulou da 4 bola para a 7, terminou agora é só esperar, dei entrada em começo de novembro de 2019. Uma ótima notícia neste tempo de quarentena. Que todos também recebam a mesma Boa notícia que recebi.
Ol, Pedro, a data eu não me lembro mais foi no mês de janeiro, pois caiu em exigência e eu tive que mandar o que eles pedirão, na semana passada ainda tava na bolinha 4, segunda eu olhei e já estava na 7 terminou.
Oi, Rafael Barbosa, como eu moro em Londres, eu tive que mandar 2 nada consta criminal um do Brasil e outro daqui, só que o que eu mandei não servia ai eu tive que mandar outro, a outra exigência seria a comprovação de ligação com a comunidade portuguesa. Bem eu mandei o nada consta daqui de Londres, e expliquei que eu já sou portuguesa, e que seria irrelevante provar ligação. E foi isso.
@Patricia Ramos, parabéns. O processo de conversão da minha mãe está na mesma situação: bola 7 vermelha desde março. Aguarda o registro. Espero que não demore muito para que eu possa começar o meu.
Boa tarde. Solicitei a convolação do meu pai em 09/2018. Até semana passada, ela estava com a bolinha 5 verde, "análise pedido" no site da justiça. Aí, hoje, para minha surpresa, apareceu a mensagem "Os factos e documentos que apresentou no seu pedido não sustentam a concessão da nacionalidade Portuguesa e o seu pedido foi indeferido e arquivado". Agora estão verdes apenas as bolinhas 1 e 2. É desanimador, depois de 19 meses aguardando, receber essa mensagem. Realmente não entendo o que houve, não recebemos qualquer solicitação de exigência, fizemos o processo conforme é orientado aqui e, afinal, meu pai já é português. Isto aconteceu com mais alguém aqui? Alguma sugestão para este caso? Obrigado!
Vitorors, não adianta mandar e-mail e muito difícil eles responderam, quando aconteceu conigo mandei e não obtive resposta, só consegui informação ligando e mesmo assim pedirão para eu mandar uma carta registrada para a conservatória. Manda uma carta e pergunta o porque foi indeferido.
Comentários
https://www.irn.mj.pt/IRN/sections/irn/a_registral/registos-centrais/docs-da-nacionalidade/docs-comuns/modalidade-de-pagamento9435/
Vou fazer minha convolaçao agora e estou com algumas dúvidas quanto aos documentos.
Eu preciso enviar a minha certidão de nascimento e a do meu pai( filho de portugueses) junto com o meu registro português e a xerox do meu cartão cidadão e passaporte português?
O passaporte e o cartão cidadão só pode ser certificado no consulado ou isso já mudou?
Eu li mas estou na dúvida se preciso enviar minha certidão de nascimento e a do meu pai conforme consta no formulário ou se envio apenas o que esta escrito aqui no fórum. Em relação ao documentos portugueses já providenciei todos, estou só na dúvida quanto as certidões brasileiras. Pelo o que entendi o formulário 1D é o mesmo para atribuição para netos e para convolaçao, Por isso minha dúvida.
O Processo de convolação do meu pai está com a bola 5 verde, a bola 6 esta branca e a bola 7 alaranjada, e esta com a seguinte mensagem:
"O seu pedido de nacionalidade foi aprovado e aguarda que seja criado um Registo de Cidadão Português."
Minha dúvida é, quanto tempo em média leva para a concluir o processo de registro?
Agora estão verdes apenas as bolinhas 1 e 2.
É desanimador, depois de 19 meses aguardando, receber essa mensagem.
Realmente não entendo o que houve, não recebemos qualquer solicitação de exigência, fizemos o processo conforme é orientado aqui e, afinal, meu pai já é português.
Isto aconteceu com mais alguém aqui? Alguma sugestão para este caso?
Obrigado!
e-mail e muito difícil eles responderam, quando aconteceu conigo mandei e não obtive resposta, só consegui informação ligando e mesmo assim pedirão para eu mandar uma carta registrada para a conservatória. Manda uma carta e pergunta o porque foi indeferido.