Processos de conversão para netos já naturalizados

1303133353648

Comentários

  • Nilton Hessel, obrigada pela sua informacao, recebi hoje a carta da conservatoria dos registros centrais. Nao entendi muito eu moro em londres vai fazer 3 anos, e ja tenho a nacionalidade deste 2013, ja renovei o passaporte e o cartao cidadao aqui em londres, estao pedindo documentos que possam contribuir para comprovar a efetiva ligacao a comunidade nacional, eu informei a inconsistencia da ligacao pois ja sou portuguesa e ate mandei um foto de uma conta debanco que tenho em portugal
  • editado January 2020
    @Patricia Ramos, conta em banco não acredito que aceitem como ligação efetiva a comunidade. Você é registrada como eleitora em Portugal? Ser eleitor do país acredito que seria a maneira mais fácil de comprovar ligação para quem já tem nacionalidade.
  • Essa situação apresentada pela @patricia Ramos é estranha, não? A lógica de todos não tem sido que sendo português estaria preenchido os requisitos, ou não é isto?
  • Esse sempre foi o entendimento @ignacio...

    Àquele a quem foi concedida a Nacionalidade Portuguesa derivada...(Aquisição de Netos pela Lei antiga)...O fato de "Ser Português" já comprova as "Ligações Efetivas com Portugal"...

    Na minha opinião devemos avaliar com muita atenção a questão apresentada pela @Patricia...

    **Antes de enviar o processo de conversão da Nacionalidade Portuguesa do meu Irmão...Orientei para que ele fizesse o recenseamento eleitoral junto ao Consulado Geral de Portugal em São Paulo...Isso foi feito em Agosto de 2018...
    Aliás...Todos nós aqui em casa fizemos o recenseamento eleitoral...E recebemos por correios o material para que votássemos nas últimas eleições...Agora...No final de 2019...

    Mas confesso @Daniel Henriques...Que fiquei com a "Orelha atrás da pulga" por conta dessa exigência no processo da @Patricia...

    Você realmente acredita que o recenseamento eleitoral possa fazer toda essa diferença...?
  • @Nilton Hessel, isso do recenseamento eleitoral eu li aqui no fórum mesmo, faz tempo. Me parece bem consistente para comprovar ligação com a comunidade.
    Pelo que lembro das primeiras discussões existe sim a possibilidade de exigir comprovação de laços para netos que já tinham nacionalidade. O problema é o de sempre, depende do entendimento do conservador...
  • Então @Daniel Henriques...Nos resta acompanhar e ver o que nos trará os "Próximos capítulos" ...

    Quanto ao problema da @Patricia...Ao que parece...Somente será resolvido mediante a apresentação de fatos adicionais documentados que comprovem essa "Ligação Efetiva"...Tendo em vista que já foi criada/enviada essa notificação de exigência por parte dos Registos...

    @Patricia...
    Além do recenseamento eleitoral citado...Pode ser possível identificar alguma dica que sirva para você lendo alguns tópicos sobre o assunto...:

    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/8271/sugestoes-de-lacos-efetivos-para-netos/p8

    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/11924/como-comprovar-efetiva-ligacao-com-portugal

    Creio que também pode considerar entrar em contato direto solicitando "Maiores esclarecimentos" quanto a "Que tipo de comprovações" eles querem...

    Não é fácil nem rápido de ser atendido...Mas em seu caso...Acho que vale a pena tentar...
  • @PariciaRamos envie um e-mail para rcentrais.diversos@irn.mj.pt e explique o caso.
  • Alguém sabe a numeração dos processos de convolação que estão sendo concluídos, pois o da minha mãe está parado na bola 4 a mais de 3 meses e demos entrada final de abril de 2018. A unica informação que tem é essa:

    ''O seu pedido foi verificado, está completo e válido, e irá agora ser avaliado se cumpre os requesitos legais para lhe ser concedida a nacionalidade Portuguesa.''
  • PRNPRN Member
    @Patricia Ramos, creio ter ocorrido um equívoco no seu caso, por parte da Conservatória, já que a sua condição de nacional portuguesa, por si só, é suficiente para comprovar sua ligação efetiva com Portugal. Dessa forma, como sugerido pelo Vlad, envie um e-mail explicando sua situação, juntamente com o cartão cidadão, passaporte e etc.
    De qualquer forma, preciso dizer que minha mãe, cujo processo de conversão de nacionalidade derivada em originária já foi deferido, também fez o recenseamento eleitoral junto ao Consulado no Rio de Janeiro, conforme informado pelo Nilton e o Daniel. Não creio que isso tenha feito a diferença, mas vale o registro.
  • PRNPRN Member
    @adrfish, o processo de minha mãe também é de abril de 2018, e foi deferido no final de outubro ou início de novembro de 2019, tendo sido criado o registro semana passada, com todas as bolinhas na cor verde.
  • editado January 2020
    @patricia Ramos, alguma novidade sobre seu caso???
  • Quanto tempo está demorando as convolacoes em media?
  • @Marcos Fonseca 18 meses
  • RonnyPauloRonnyPaulo Member
    editado February 2020
    Pessoal, hoje finalmente meu status mudou da bolinha 4 para bolinha 6, processo de convolação do meu pai, recebido em 03/09/2018 - agora está bolinha 6 (Despacho)

    fico na dúvida se já devo correr agora com minhas certidões, etc...pra agilizar quando chegar minha vez, ou espero a bolinha 7?

    E quanto tempo está demorando da bolinha 6 para 7? Alguém sabe isso?
  • editado February 2020
    @RonnyPaulo...

    O processo de conversão da nacionalidade do meu irmão também é de Setembro/2018...Acabei de consultar e continua como está a cerca de um ano...:

    "...O seu pedido foi verificado, está completo e válido, e irá agora ser avaliado se cumpre os requesitos legais para lhe ser concedida a nacionalidade Portuguesa..."

    ** O nº 3 Verde...O nº 4 Marrom...**

    Com base nas informações compartilhadas aqui no Fórum sobre o intervalo entre aprovação dos processos e a emissão dos respectivos Registos...Creio que seja mais interessante você aguardar a emissão do Registo de Nascimento Português de seu Pai antes de começar a levantar a documentação para seu processo...
  • ggomesggomes Member
    editado February 2020
    Meu Processo foi finalizado!!

    "O seu pedido foi deferido e o respetivo Registo criado. O processo de nacionalidade foi terminado.

    Ultima notificação enviada foi uma Notificação de registo no Registo Civil em 19/02/2020, para a morada indicada no seu pedido de nacionalidade, referente ao seu processo"
  • ggomes,
    o seu processo é de aquisição de cidadania ou de convolação ?
  • Olá a todos,
    Venho compartilhar que o processo de conversão de nacionalidade da minha sogra foi finalizado hoje.
    Recebemos o e-mail da conservatória dizendo que o averbamento de atribuição da nacionalidade portuguesa foi concluído com sucesso e poderá ser obtida a certidão no Consulado de Portugal, pois o averbamento ao registo foi elaborado no sistema informático (SIRIC).
    Obs.: o processo foi iniciado em agosto de 2019, levando então 6 meses.

    Agora é partir pra cidadania do meu marido, se alguém tiver alguma dica para nos dar para o processo dele agradeço muito.
  • Obrigado Nilton, e boa sorte no processo do seu irmão, o meu status ficou um bom tempo assim também na bolinha 4 marrom, mudou ontem pra 6 marrom.
  • Rafael Barbosa

    Convolação
  • @cristiane albergaria

    Seu processo de consolação foi bem rápido, espero que acontece o mesmo com o da minha mãe, esses prazos são muito elásticos.
  • Queridos, o processo 31.XXX/2018 de convolação de minha esposa enfim terminou ... bolinha 7 ... começou em janeiro de 2018 e terminou esta semana ( dois anos e 1 mês) Agora é só aguardar a comunicação formal... correto? ou precisa tomar alguma outra providência?
  • lcpercylcpercy Member
    editado February 2020
    Enganei ...falta o chamado REGISTO
  • Hoje já foi atualizada as bolinhas até a 7... Registo realizado, minha esposa recebeu o seguinte e-mail:

    A Conservatória dos Registos Centrais tem o prazer de comunicar que o processo de nacionalidade respeitante ao requerente acima indicado foi concluído com sucesso.

    Aproveitamos para informar que, para obter certidões, poderá dirigir-se a qualquer Conservatória do Registo Civil em Portugal, pois o registo foi elaborado no sistema informático (SIRIC).

    Estamos no Brasil... será que qq pessoa pode retirar uma cópia para mim em Portugal?

  • Daniel muito obrigado pela informação.
  • editado February 2020
    @CristianeAlbergaria
    Parabéns. O seu processo foi extremamente rápido. A naturalização da minha mãe foi obtida em março de 2019, o cartão cidadão em agosto de 2019. O processo de conversão começou em abril de 2019 mas ainda está na fase 4. Acho que é o prazo de cada processo é aleatório!
  • Pessoal, o processo de conversão da minha mãe ja foi recebido pela CRC ha quase 2 meses (dia 9 de Janeiro) e ainda nao recebemos nenhum recibo com senha. Vocês sabem dizer se eles enviam por email ou apenas o resultado final que eles notificam por email.
  • @Pedro Martins Albernaz, algumas pessoas comentam que receberam número de processo e código de acesso por email. Não sei se no caso de conversão há possibilidade de acompanhar pela Internet.
    Mas, segundo orientação do IRN, só fornecem o número dos processos pela Linha de Registos ou pessoalmente, em qualquer Conservatória!
  • @Everton Costa, processos de atribuição ainda são mais rápidos no ACP, embora a criação dos registros esteja parada desde meados de setembro/19
    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/2437/atribuicao-pelo-acp-porto-informacoes-e-processos#latest
    Faça uma busca aqui no forum, pelo google. No tópico ACP tem tudo o que você precisa saber para o processo de atribuição dos seus filhos.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.