Processo finalizado! E recebimento da senha pela civilonline. Assento em mãos, agora iniciar processo da cidadania das filhas. Obrigado a todos que me orientaram, especialmente ao Vlad Pen e a Márcia. Boa sorte a todos.
@Mario e @RonnyPaulo. Pelas informações que tive ao dar entrada seriam 2 anos. Achei que de abril ate outubro já estar na fase 4 é muito rápido. Recebi a senha na semana passada, não sei quanto demorou nas outras fases.
Passo por aqui para informar que agora eu já também sou um cidadão português. Meu processo demorou menos de 15 dias (isso mesmo, 15 DIAS) desde a entrada ao registro do assento.
Após a convolação da minha mãe, em meio de setembro, juntei minha papelada para dar entrada no meu processo. O processo foi feito presencialmente, uma vez que estudo cá. Antes de dar entrada procurei algumas conservatórias, conversei com alguns conservadores e decidi por uma em que senti confiança que aceitariam minha urgência- tal como foi.
Não vou citar aqui o nome desta conservatória, pois a mesma não tem a estrutura de receber milhares de processos. Fiz todo o meu processo sozinho. Só que gostaria de falar que é possível sonhar, é possível ir atrás, mesmo sozinho. Basta acreditar e ter persistência.
Gostaria de salientar, no entanto, que dificilmente alguém conseguiria o mesmo que eu enviando pelo correio. Afinal foram idas em diferentes conservatórias e conversas com diferentes conservadores. Os processos só aumentam a cada dia e os funcionários estão todos sobrecarregados. Mas mesmo assim , ao menos os que eu conheci, sempre foram muito solicitos e transparentes- apesar de toda a dificuldade do trabalho em função de recusos financeiros e humanos.
Fica aqui meu abraço. Obrigado por todos pelas inúmeras conversas trocadas e pela parceria. Vou dar entrada no processo da minha irmã e depois só vou mexer com isso quando tiver filhos rs
Novamente, um abraço. Nunca percam a esperança, pois sua notícia feliz chegará logo. Basta ter força e vontade, que tudo é possível- mesmo sozinho!!!
Parabéns por mais essa etapa concluída... Obrigado por compartilhar aqui as informações... Isso nos ajuda muito a compreender como as coisas estão caminhando por lá...
15 meses me parece um prazo **bastante razoável para uma conversão...
**(Nas condições atuais dos Registos em Portugal)...
Olá a todos, o processo de convolação da minha sogra foi aprovado e agora diz que "aguarda que seja criado um Registo de Cidadão Português." O processo foi recebido na conservatória em 07/08/2019 e hoje ao consultar o site está como aprovado, sendo então concluído em 3 meses. Gostaria de saber como podemos ter acesso ao registro (certidão) após ser criada. Vi algo sobre civilonline e queria saber se funciona bem, ou se ela irá receber o registro pelos Correios. Agradeço a cada um do fórum que sempre nos auxiliou com todas as dúvidas. Obrigada.
@Cristiane Albegaria, após a criação, o registo chega em casa uns 15 dias após. Se precisar da certidão antes, peça pelo civil online, que chega no máximo no dia seguinte. Custa 10 euros!
Eletrônica...Você recebe uma chave numérica para abrir o arquivo na própria página do civilonline.pt...A Certidão fica disponível por 6 meses e você pode imprimir quantas vias desejar durante esse período...
No link tem a discussão sobre esse tema...
IMPORTANTE...:
"...Olá a todos, o processo de convolação da minha sogra foi aprovado e agora diz que "aguarda que seja criado um Registo de Cidadão Português."..."
A fase de seu processo NÃO É aquela em que já se encontra disponibilizada a Certidão pelo civilonline.pt...
Veja que tem pessoas nessa fase a 6 meses sem que o site tenha indicado "PROCESSO FOI FINALIZADO E JÁ FOI CRIADO O REGISTO PORTUGUÊS"...!!!
Você só terá como ter Nº do Assento e/ou Certidão pelo civilonline.pt DEPOIS do Registo ter sido gerado em Portugal...Antes não...!!!
Oi Nilton. Obrigada pelo retorno. Eu sei que o registro estará disponível apenas quando tudo estiver como finalizado. Estou apenas buscando informações de como seria o acesso ao registro, além do que, só buscaria por ele após ter o Nº.
@Cristiane... Uns anos atrás a gente recebia uma cópia do Assento junto com a fatura por correios...Com a criação do civilonline.pt isso deixou de acontecer...Agora só mandam a fatura... Podemos imaginar o motivo...Basta ver a quantidade de processos em andamento...Multiplique por $ 10,00 euros...(O preço de cada certidão pelo civilonline.pt)...
Nesse ponto em que seu processo está...O que você tem a fazer é consultar o site do MJ Português de vez em quando...Assim que seu processo mudar para a fase final...A informação á muito clara... "...Seu processo foi concluído e já foi criado o Registo em Portugal..." Ou algo do tipo...Quando essa informação surgir pode entrar no site do civilonline.pt e solicitar sua Certidão sem problemas...É super simples de fazer...!!!
Ótimo Nilton, espero que seja concluído logo. Meu esposo está ansioso para iniciar o processo dele, está apenas aguardando a conversão da mãe dele ficar pronta. Mas dá um alívio tão grande em só saber que foi aprovado..Ufa.....Não imaginávamos que seria tão rápido. Espero que o registro também seja.
Meu processo pulou da fase 5 (que está verde agora) para a fase 7 (que está marrom) é normal pular a fase 6 (Decisão sobre a atribuição ou não da nacionalidade) ??
Bom dia, o pedido da minha mãe estava na bola 4. Ontem fiz uma consulta e a mesma retornou para a bola 3. Alguém já passou por isso, alguma exigência ?
Comentários
O processo da minha mãe entregue em 10/2018 foi para fase 4 em 06/2019 e ainda continua na mesma...portanto já vai para 4 meses a espera...
Errei a data foi enviado em 06/09/2018 e recebido em 10/09/2018 e esta na fase 4 desde de junho 2019...põe relativo nisso
especialmente ao Vlad Pen e a Márcia. Boa sorte a todos.
Passo por aqui para informar que agora eu já também sou um cidadão português. Meu processo demorou menos de 15 dias (isso mesmo, 15 DIAS) desde a entrada ao registro do assento.
Após a convolação da minha mãe, em meio de setembro, juntei minha papelada para dar entrada no meu processo. O processo foi feito presencialmente, uma vez que estudo cá. Antes de dar entrada procurei algumas conservatórias, conversei com alguns conservadores e decidi por uma em que senti confiança que aceitariam minha urgência- tal como foi.
Não vou citar aqui o nome desta conservatória, pois a mesma não tem a estrutura de receber milhares de processos. Fiz todo o meu processo sozinho. Só que gostaria de falar que é possível sonhar, é possível ir atrás, mesmo sozinho. Basta acreditar e ter persistência.
Gostaria de salientar, no entanto, que dificilmente alguém conseguiria o mesmo que eu enviando pelo correio. Afinal foram idas em diferentes conservatórias e conversas com diferentes conservadores. Os processos só aumentam a cada dia e os funcionários estão todos sobrecarregados. Mas mesmo assim , ao menos os que eu conheci, sempre foram muito solicitos e transparentes- apesar de toda a dificuldade do trabalho em função de recusos financeiros e humanos.
Fica aqui meu abraço. Obrigado por todos pelas inúmeras conversas trocadas e pela parceria.
Vou dar entrada no processo da minha irmã e depois só vou mexer com isso quando tiver filhos rs
Novamente, um abraço. Nunca percam a esperança, pois sua notícia feliz chegará logo. Basta ter força e vontade, que tudo é possível- mesmo sozinho!!!
Parabéns por mais essa etapa concluída...
Obrigado por compartilhar aqui as informações...
Isso nos ajuda muito a compreender como as coisas estão caminhando por lá...
15 meses me parece um prazo **bastante razoável para uma conversão...
**(Nas condições atuais dos Registos em Portugal)...
O processo foi recebido na conservatória em 07/08/2019 e hoje ao consultar o site está como aprovado, sendo então concluído em 3 meses.
Gostaria de saber como podemos ter acesso ao registro (certidão) após ser criada. Vi algo sobre civilonline e queria saber se funciona bem, ou se ela irá receber o registro pelos Correios.
Agradeço a cada um do fórum que sempre nos auxiliou com todas as dúvidas. Obrigada.
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/10973/como-solicitar-certidoes-pelo-civilonline-guia/p1
Eletrônica...Você recebe uma chave numérica para abrir o arquivo na própria página do civilonline.pt...A Certidão fica disponível por 6 meses e você pode imprimir quantas vias desejar durante esse período...
No link tem a discussão sobre esse tema...
IMPORTANTE...:
"...Olá a todos, o processo de convolação da minha sogra foi aprovado e agora diz que "aguarda que seja criado um Registo de Cidadão Português."..."
A fase de seu processo NÃO É aquela em que já se encontra disponibilizada a Certidão pelo civilonline.pt...
Veja que tem pessoas nessa fase a 6 meses sem que o site tenha indicado "PROCESSO FOI FINALIZADO E JÁ FOI CRIADO O REGISTO PORTUGUÊS"...!!!
Você só terá como ter Nº do Assento e/ou Certidão pelo civilonline.pt DEPOIS do Registo ter sido gerado em Portugal...Antes não...!!!
Eu sei que o registro estará disponível apenas quando tudo estiver como finalizado.
Estou apenas buscando informações de como seria o acesso ao registro, além do que, só buscaria por ele após ter o Nº.
Uns anos atrás a gente recebia uma cópia do Assento junto com a fatura por correios...Com a criação do civilonline.pt isso deixou de acontecer...Agora só mandam a fatura...
Podemos imaginar o motivo...Basta ver a quantidade de processos em andamento...Multiplique por $ 10,00 euros...(O preço de cada certidão pelo civilonline.pt)...
Nesse ponto em que seu processo está...O que você tem a fazer é consultar o site do MJ Português de vez em quando...Assim que seu processo mudar para a fase final...A informação á muito clara... "...Seu processo foi concluído e já foi criado o Registo em Portugal..." Ou algo do tipo...Quando essa informação surgir pode entrar no site do civilonline.pt e solicitar sua Certidão sem problemas...É super simples de fazer...!!!
Meu esposo está ansioso para iniciar o processo dele, está apenas aguardando a conversão da mãe dele ficar pronta. Mas dá um alívio tão grande em só saber que foi aprovado..Ufa.....Não imaginávamos que seria tão rápido.
Espero que o registro também seja.
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/209881/#Comment_209881
Meu processo pulou da fase 5 (que está verde agora) para a fase 7 (que está marrom) é normal pular a fase 6 (Decisão sobre a atribuição ou não da nacionalidade) ??
Obrigado