@Liane Alegria , eu digitei sim , porque de manhã eu consultei e estava “ terminado “ porém na espera de ser criado o registo , agora à noite consultei de novo e deu isso , estranho
Olá a todos. Vou postar aqui a experiência da minha sogra para o processo de conversão até o momento. Enviamos pelos Correios toda documentação em 30/07/2019 e foi recebida pela CRC Lisboa em 07/08/2019. Ontem (27/08/19) pela manhã eu enviei um e-mail para rcentrais.diversos@irn.mj.pt solicitando o número do processo e senha para acompanhamento através do site https://nacionalidade.justica.gov.pt/, recebi a resposta em menos de 10 min com os números e no corpo do e-mail escreveram: ".....cumpre-me informar que o processo em apreço se encontra na fase de análise." Ao acessar o site para consulta, encontra-se em verde a fase 1 "Foi recebido". Bom, vamos acompanhar e espero que realmente os processos de conversão estejam mais rápidos. Fiquei surpresa pela rápida resposta, ainda mais por conta da greve.
Ola Pessoal! Uma hora chega né!! Finalmente o processo de convolação de meu pai foi finalizado!!! Alguns detalhes : enviamos final de Dez17 e recebido la no começo de Jan 2018 . Não lembro qd foi numerado. O status mudou para finalizado a menos de uma semana e hoje como Despachado (td verde), +- 1 ano e 9 meses para finalizar. Mto feliz! Obrigado a todos do forum que é e foi essencial para trocas de informações!!! Agora é juntar meus doc para ser enviado. Valeu e sorte a todos!!!
Bom dia .O processo de convolação da minha mãe foi finalizado ontem,dia 29/08 .Chegou em Lisboa dia 6/03 / 2018 .Quero agradecer a todos do fórum por essa conquista desde de entrei em fev de 2017 em busca da localização do meus bisavós portugueses .Em especial a @ MarizaGuerra ,Teresa Lima e a @ Marcia nunca esquecerei o que aprendi aqui com vs .Muito obrigada . Obrigada a você também @Vlad Pen que sempre me respondeu prontamente entendendo a ansiedade ... Vou dar entrada no meu 1C !!!
Sou neto de português e já fiz minha naturalização faz 6 anos, só que fui meio doido, não pesquisei e nem sabia o lance da naturalização originária e a adquirida, catei os documentos do meu avô(pois meu pai não tirou a dele) e mandei bala. Isso tudo foi na lei antiga. Agora fiquei sabendo que a lei mudou e com essa mudança posso requerer a originária, até aqui acho que estou com informações corretas > agora vem a encrenca < Há 2 anos atrás minha mãe tirou a nacionalidade dela originaria portuguesa pois os pais dela também eram portugueses. E agora ?! para eu entrar com o processo e pedir a minha originária é mais fácil qual caminho? o que eu faço ? Caso alguma alma caridosa puder me ajudar, agradeço desde já !
@Adilton... Creio que no seu caso o caminho será a "Conversão" da Nacionalidade derivada em Originária... Não sei se é possível começar um novo processo pela sua Mãe...(Acredito que Não)...Mas...Se for possível...Terá que primeiro transcrever o Casamento da sua Mãe em Portugal antes de iniciar o seu processo... já a "Conversão" você pode dar início imediatamente... Esse tipo de processo somente é tratado por Lisboa...
@Adilton como o @Nilton disse, acho que o correto é vc pedir a conversão de nacionalidade derivada para originária. O processo dura pelo menos 20 meses para ser concluído.
@ Vlad Pen o casamento já está transcrito ,mãe portuguesa ...Ja pedi minha certidão de nascimento por copia reprografica no cartório .Semana q vem ACP .!!!
É Assim @Adilton... Filhos nascidos antes da Naturalização não tem direito...Filhos nascidos após a Naturalização tem direito... No seu caso...Poderá iniciar o processo de seu Filho após a Conversão da sua Nacionalidade de Derivada em Originária... Como referiu o @Vlad Pen...É um processo que costuma ser concluído em pouco menos do que Dois Anos...E só é tratado em Lisboa...
@NiltonHessel mesmo filhos nascidos antes da naturalização tem direito à nacionalidade desde que o pai ou mãe(netos de portugueses pela lei antiga) façam a conversão de derivada para originária.
No caso do @Adilton...Hoje...**Apenas** Com a Naturalização concluída...Os filhos nascidos antes do despacho da aquisição da Nacionalidade Derivada não tem direito...Se após o despacho da Naturalização nascer um filho...Esse filho tem direito imediato... Apenas para Atribuir a Nacionalidade aos filhos nascidos antes da Naturalização será obrigatório concluir antes o processo de conversão da Nacionalidade Derivada em Originária...
Boa tarde a todos ! Notícias boas sobre o meu processo de convolação. No site meu processo saio da fase 4 e passou para a fase 7. Dis o seguinte seu processo foi aprovado e agora aguarda ser criado o registo. E isso ou algo parecido . Dei entrada em 07/02/2018 e hoje 03/09/2019 está aguardando só o registo.
Agora vou precisar de ajuda para fazer o processo da minha filha menor 17 anos e da minha esposa pois já temos 5 anos de casado vou entrar com os dois.
A minha já está há mais de 60 dias na fase 4, porém o meu processo é posterior ao teu em data de entrada!!! O que tenho percebido é que a maioria dos processos, até mesmo os do início deste ano- já estão na fase 4!!!
Parabéns @jhsbastos, agora logo logo o averbamento será feito!!!
Fiz o envio dia 07-dez-2018, chegou em lisboa 2-Jan-2019 e foi numerado em 30-abr-2019 e a correspondencia chegou 06-mai-2019. está na fase 4 a 45 dias segundo o site. Vamos ver, mas pelo visto demora um tantinho ainda.
Marcelo . Acredito que não possui uma ordem de chegada nos processos já teve processo de convolação que já foi resolvido e foi dado entrada depois do meu ,não consigo entender a organização. Temos que ter um pouco de sorte e pedir a Deus p não esquecerem em alguma gaveta.
Amigos é com muito prazer que falo que o meu processo, de dezembro de 2018 e com um pedido de prioridade, hoje passou para a fase 7:
"O seu pedido de nacionalidade foi aprovado e aguarda que seja criado um Registo de Cidadão Português"
Nem acredito que agora é só esperar o registro!!! Logo, logo, todos irão terminar!!!
Sei que ainda tenho que esperar um pouco para a finalização do averbamento do registro, mas agradeço a todos aqui pelas dicas e a interação que foram essenciais para realizarmos o processo sozinhos e sem gastar uma loucura com advogados!!! É assim ajudando uns aos outros que podemos fazer mais por esse mundo e pela sociedade!
@Todos, Quando bate um aperto no coração devido ao tempo que precisamos aguardar, venho no forum saber das novidades e sempre fico muito feliz pelos que estão trazendo as boas notícias! Isso nos ajuda a aguardar mais pacientemente . Desejo a todos muitas felicidades.
Boa tarde a todos depois de 19 meses e 4 dias o meu pedido de de convolação foi finalizado com êxito foi dado o deferimento e já foi criado o registo . No site todas as bolinhas estão verdes e finalizado com o registo obrigado a todos pela ajuda e trocas de informações para que tudo desse certo. Agora vou pedir da minha filha menor 17 anos e minha esposa pois já estamos casados a 5 anos e também já fis a transcrição de casamento em portugal. Aos que ainda estão no aguardo e só conter a ansiedade. Estou muito feliz pois venho lutando desde que meu pai faleceu mas a vitória do senhor nosso DEUS e maior.
Pessoal, tenho uma pergunta: estou acompanhando pelo site o processo de conversão da minha sogra. Quando criaram o número do processo e nos enviaram a senha de acesso o nome dela ao consultar aparecia o atual, pois ela já havia realizado a averbação do casamento para ter o registro com o nome de casada quando adquiriu a nacionalidade na lei antiga (pelos avós), inclusive cartão cidadão e passaporte estão com o nome de casada. Agora fui consultar e já está na etapa 3 porém o nome dela aparece o de solteira. Não entendi.
Comentários
“” A senha ******* não corresponde a nenhum processo de nacionalidade ativo.””
Será que o registo foi averbado e por isso não mostra por estar finalizado ?
Enviamos pelos Correios toda documentação em 30/07/2019 e foi recebida pela CRC Lisboa em 07/08/2019. Ontem (27/08/19) pela manhã eu enviei um e-mail para rcentrais.diversos@irn.mj.pt solicitando o número do processo e senha para acompanhamento através do site https://nacionalidade.justica.gov.pt/, recebi a resposta em menos de 10 min com os números e no corpo do e-mail escreveram: ".....cumpre-me informar que o processo em apreço se encontra na fase de análise."
Ao acessar o site para consulta, encontra-se em verde a fase 1 "Foi recebido".
Bom, vamos acompanhar e espero que realmente os processos de conversão estejam mais rápidos. Fiquei surpresa pela rápida resposta, ainda mais por conta da greve.
Entrada CRC Lisboa dezembro/2017
Status terminado porém bolinha laranja ou marrom ( espera da criação do registo ) 22/08/2019
Hoje dia 28/08/2019 registo criado , status 7 com bolinha verde
Praticamente demorou 1 semana para o registo ser criado
Alguns detalhes : enviamos final de Dez17 e recebido la no começo de Jan 2018 . Não lembro qd foi numerado.
O status mudou para finalizado a menos de uma semana e hoje como Despachado (td verde), +- 1 ano e 9 meses para finalizar. Mto feliz!
Obrigado a todos do forum que é e foi essencial para trocas de informações!!! Agora é juntar meus doc para ser enviado. Valeu e sorte a todos!!!
Obrigada a você também @Vlad Pen que sempre me respondeu prontamente entendendo a ansiedade ...
Vou dar entrada no meu 1C !!!
Creio que no seu caso o caminho será a "Conversão" da Nacionalidade derivada em Originária...
Não sei se é possível começar um novo processo pela sua Mãe...(Acredito que Não)...Mas...Se for possível...Terá que primeiro transcrever o Casamento da sua Mãe em Portugal antes de iniciar o seu processo...
já a "Conversão" você pode dar início imediatamente...
Esse tipo de processo somente é tratado por Lisboa...
Filhos nascidos antes da Naturalização não tem direito...Filhos nascidos após a Naturalização tem direito...
No seu caso...Poderá iniciar o processo de seu Filho após a Conversão da sua Nacionalidade de Derivada em Originária...
Como referiu o @Vlad Pen...É um processo que costuma ser concluído em pouco menos do que Dois Anos...E só é tratado em Lisboa...
No caso do @Adilton...Hoje...**Apenas** Com a Naturalização concluída...Os filhos nascidos antes do despacho da aquisição da Nacionalidade Derivada não tem direito...Se após o despacho da Naturalização nascer um filho...Esse filho tem direito imediato...
Apenas para Atribuir a Nacionalidade aos filhos nascidos antes da Naturalização será obrigatório concluir antes o processo de conversão da Nacionalidade Derivada em Originária...
Acho que ficou mais claro agora...
Notícias boas sobre o meu processo de convolação.
No site meu processo saio da fase 4 e passou para a fase 7.
Dis o seguinte seu processo foi aprovado e agora aguarda ser criado o registo. E isso ou algo parecido . Dei entrada em 07/02/2018 e hoje 03/09/2019 está aguardando só o registo.
Agora vou precisar de ajuda para fazer o processo da minha filha menor 17 anos e da minha esposa pois já temos 5 anos de casado vou entrar com os dois.
Uma pergunta: da fase 4 para a 7, quanto tempo levou?
DA FASE 04 PARA A 07 LEVOU 30 DIAS , NÃO DEMOROU FOI MUITO RAPIDO ATE ME ESPANTEI ONTEM QUANDO OLHEI JA ESTAVA NA FASE 07
Interessante, parece que estão dando maior celeridade aos processos.
O que tenho percebido é que a maioria dos processos, até mesmo os do início deste ano- já estão na fase 4!!!
Parabéns @jhsbastos, agora logo logo o averbamento será feito!!!
Acredito que não possui uma ordem de chegada nos processos já teve processo de convolação que já foi resolvido e foi dado entrada depois do meu ,não consigo entender a organização.
Temos que ter um pouco de sorte e pedir a Deus p não esquecerem em alguma gaveta.
"O seu pedido de nacionalidade foi aprovado e aguarda que seja criado um Registo de Cidadão Português"
Nem acredito que agora é só esperar o registro!!! Logo, logo, todos irão terminar!!!
Sei que ainda tenho que esperar um pouco para a finalização do averbamento do registro, mas agradeço a todos aqui pelas dicas e a interação que foram essenciais para realizarmos o processo sozinhos e sem gastar uma loucura com advogados!!! É assim ajudando uns aos outros que podemos fazer mais por esse mundo e pela sociedade!
Felicitações @Maritza, @jhsbastos, @jhonpc, @Sergio Miranda, @Marcos A. Santos, @Albert Lemos e @Rodrigo Trujillo. Aos que vão agora migrar para o tópico dos filhos o meu até breve.
No site todas as bolinhas estão verdes e finalizado com o registo obrigado a todos pela ajuda e trocas de informações para que tudo desse certo.
Agora vou pedir da minha filha menor 17 anos e minha esposa pois já estamos casados a 5 anos e também já fis a transcrição de casamento em portugal.
Aos que ainda estão no aguardo e só conter a ansiedade. Estou muito feliz pois venho lutando desde que meu pai faleceu mas a vitória do senhor nosso DEUS e maior.
Felicitações por essa conquista...