Como pode verificar na primeira página deste tópico...:
"...Fotocópia certificada do documento de identificação português em prazo de validade, cartão de cidadão ou passaporte..." É parte da documentação necessária para instrução do processo de Atribuição de Neto Naturalizado...("Convolação")...
Oque vale é o requerimento assinado poa Autenticidade pelo requerente e a Prova de Vida de pessoas com mais de setenta anos... Enviados os documentos corretamente e o processo sendo numerado está tudo certo...
Se o requerente vier a falecer depois do processo iniciado não interfere no processo já em andamento...
**Se houver alguma exigência posterior que necessite de assinatura do requerente aí sim o processo poderá ser indeferido se o requerente tiver falecido nesse meio tempo...
Informo que no dia 3 de julho, o processo do meu pai foi concluido. Recebi email da conservatoria e pela chave do processo também está concluido. 50.xxx/17 - enviado em agosto/2017
Obrigado a todos mais uma vez pela colaboração nestes 2 anos de acompanhamento. Agora chegou a minha vez
Parabéns Daniel, excelente notícia! Espero que de agora pra frente seja mais rapido como mtos postaram (parece mesmo q estao olhando com mais carinho para as convolações)... está chegando nossa hora tb
Tive noticia em um outro portal de inúmero processos de "Convolação" que já foram concluídos. Basicamente já existem vários de outubro de 2017 que foram concluídos, já já chegará a hora dos do início de 2018! :P
É com imensa felicidade que venho comunicar a finalização do processo de convolação do meu pai, iniciado em outubro de 2017. Agora é seguir com os demais processos familiares. Boa sorte a todos!
Os processos que estão sendo finalizados atualmente pelo ACP estão com prazo de emissão do Registo com aproximadamente 4 meses...Porém a tendência é que processos numerados a partir de Junho devam ter prazo de conclusão alargado em no mínimo 1 mês...Isto por conta das férias de verão... Lembro de um email do ACP compartilhado por um forista afirmando que eles ficaram um mês sem mexer nos processos de Nacionalidade nesse mesmo período de 2018...
Apesar desse email ter sido do ACP...Creio que devemos considerar entre 30 e 45 dias de acréscimo nos prazos de conclusão em todas as Conservatórias... As coisas devem retornar ao (Normal...???)...Somente no último trimestre de 2019...
@Fernando Bueno, como sua mãe é idosa é o caso de ser atribuída pela Conservatória urgência ao processo dela. Esse status é conferido a processos de requerentes que tenham 85 anos ou mais. A Conservatória ao analisar o processo deve observar essa condição. Mas é de bom alvitre verificar com o seu advogado se foi solicitado a urgência devido a idade avançada dela.
@Nilton Hessel Obrigado, já pedi para providenciar o Cartão Cidadão. A prova de vida é a procuração passada em cartório, confere? O processo começou em abril de 2016. Mas caiu em exigência, pois os documentos da avó brasileira da minha mãe (casada com o português), só foram encontrados no natal de 2018! O assento do nascimento foi em fim de março 2019 e agora em junho saiu o assento do casamento de minha mãe. Foi solicitado preferência de idoso.
Há outros locais onde possa dar entrada de atribuição, que não seja a ACP? Outra coisa, com o alto volume de "conversões" sendo aprovadas, teoricamente teria um alto volume de processos de atribuição em seguida... isso poderia fazer com que o prazo de conclusão de atribuição aumente?
Prova de Vida e Procuração são documentos diferentes...Com finalidades diferentes...
Prova de Vida...(Ou Atestado de Vida)...Como o próprio nome indica é um documento assinado presencialmente pelo requerente do processo de Nacionalidade Portuguesa cuja finalidade é provar que aquele que está assinando o requerimento é o próprio requerente do processo...E não outro em seu lugar... Pode ser feito no Consulado de Portugal no Brasil ou em Cartório...
@GFC Como seu pai foi informado? Email ou Carta? Qual o numero do proceso? Os documentos do meu pai foram enviados em Agosto 2017 (processo 510xx/17) e não conseguimos informações de maneira alguma. Há 2 semanas enviamos email pedindo a senha para consulta online e nada. Telefone na linha de registos tb é impossivel.
@GdOeS Se não respondem, uma vez por semana passe a mandar novamente a mensagem de solicitação, até receber resposta. Eu esperei 18 dias e qd enviei novamente, no dia seguinte, me responderam.
Boa tarde. Acabo de receber a informação, que meu processo de convolacao foi concluído. Para ajudar aos que ainda fazem conta, dei entrada em 09/10/17 e foi concluído em 11/07/19 , 1 ano e 9 meses depois. Boa sorte a todos!!
Olá a todos, Gostaria de uma ajuda. A cidadania da minha sogra foi deferida em fevereiro de 2019 na lei antiga (no caso ela é neta de portugueses). Estamos nos preparando para iniciar o processo de convolação dela. Depois de muitas dificuldades de agendamento, no dia 11/06 ela compareceu no consulado português no RJ e fez o cartão cidadão que ficará pronto em 40 dias corridos, ou seja 22/07, porém estamos enfrentamos novas dificuldades de agendamento no consulado português no RJ para retirar o cartão cidadão. Resumindo, as minhas dúvidas são: - Para o processo de convolação é necessário enviar uma cópia do cartão cidadão, pois como relatei acima, ainda não temos o cartão em mãos e estamos com dificuldade de agendamento no consulado português no RJ para a retirada; - O formulário modelo 1D precisa ser assinado com reconhecimento presencial da assinatura, que pode ser feito no consulado, porém será que o consulado faz esse reconhecimento sem minha sogra estar com o cartão cidadão em mãos?
Essas minhas perguntas são para iniciarmos o processo de convolação o quanto antes.
@Cristiane nos primeiros processos enviados era exigida a copia do CC ,mas me parece q passaram a aceitar o R.G apostilado. O Formulário 1D pode ser assinado com reconhecimento por autenticidade em um cartório.
Informo que meu processo 87XX/2018, recebido na Conservatória em outubro de 2017, foi deferido e o respectivo Registro criado, de acordo com o site de consulta. Ainda não recebi nem o email nem a carta, até porque a conclusão é recente. Alguém poderia me informar quais os próximos passos para obter a nova certidão? Desde já agradeço e desejo boa sorte a todos que estão aguardando ansiosos esse resultado.
O agendamento do cartão do cidadão no Consulado do Rio de Janeiro é bem tranquilo. O agendamento é específico pra pegar o cartão. Você tem que colocar os números do processo que estão na folha que você recebeu ao fazer o cartão. Não é um agendamento para fazer CC e sim para retirada. São duas coisa diferentes!
Digo isso pois estou monitorando o agendamento para minha mãe. Entro praticamente todos os dia e sempre há horários para entrega do CC do dia seguinte até 10 dias pra frente.
Não se trata de uma "Nova Certidão"...É o mesmo documento...(Assento de Nascimento)...Acrescido de uma Averbação/Averbamento...
Teoricamente você deveria receber pelo correio uma via do seu Registo Português atualizado com a Averbação/Averbamento da alteração de tipo de Nacionalidade...(De Derivada para Originária)... Mas...Como temos visto...Nem sempre esta correspondência chega...
Se não quiser esperar...Pode solicitar uma via do documento atualizado pelo...:
Comentários
Como pode verificar na primeira página deste tópico...:
"...Fotocópia certificada do documento de identificação português em prazo de validade, cartão de cidadão ou passaporte..."
É parte da documentação necessária para instrução do processo de Atribuição de Neto Naturalizado...("Convolação")...
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/11651/processos-de-conversao-para-netos-ja-naturalizados/p1
@Fernando Bueno, voce pode perguntar isso a sua advogada, nao?
Oque vale é o requerimento assinado poa Autenticidade pelo requerente e a Prova de Vida de pessoas com mais de setenta anos...
Enviados os documentos corretamente e o processo sendo numerado está tudo certo...
Se o requerente vier a falecer depois do processo iniciado não interfere no processo já em andamento...
**Se houver alguma exigência posterior que necessite de assinatura do requerente aí sim o processo poderá ser indeferido se o requerente tiver falecido nesse meio tempo...
Recebi email da conservatoria e pela chave do processo também está concluido.
50.xxx/17 - enviado em agosto/2017
Obrigado a todos mais uma vez pela colaboração nestes 2 anos de acompanhamento.
Agora chegou a minha vez
Tive noticia em um outro portal de inúmero processos de "Convolação" que já foram concluídos.
Basicamente já existem vários de outubro de 2017 que foram concluídos, já já chegará a hora dos do início de 2018! :P
Boa sorte e sucesso para todos!
Alguém aqui saberia informar em quanto tempo em média os processos de atribuição estão sendo concluídos?
Os processos que estão sendo finalizados atualmente pelo ACP estão com prazo de emissão do Registo com aproximadamente 4 meses...Porém a tendência é que processos numerados a partir de Junho devam ter prazo de conclusão alargado em no mínimo 1 mês...Isto por conta das férias de verão...
Lembro de um email do ACP compartilhado por um forista afirmando que eles ficaram um mês sem mexer nos processos de Nacionalidade nesse mesmo período de 2018...
Apesar desse email ter sido do ACP...Creio que devemos considerar entre 30 e 45 dias de acréscimo nos prazos de conclusão em todas as Conservatórias...
As coisas devem retornar ao (Normal...???)...Somente no último trimestre de 2019...
Obrigado, já pedi para providenciar o Cartão Cidadão.
A prova de vida é a procuração passada em cartório, confere?
O processo começou em abril de 2016. Mas caiu em exigência, pois os documentos da avó brasileira da minha mãe (casada com o português), só foram encontrados no natal de 2018!
O assento do nascimento foi em fim de março 2019 e agora em junho saiu o assento do casamento de minha mãe.
Foi solicitado preferência de idoso.
Outra coisa, com o alto volume de "conversões" sendo aprovadas, teoricamente teria um alto volume de processos de atribuição em seguida... isso poderia fazer com que o prazo de conclusão de atribuição aumente?
Prova de Vida e Procuração são documentos diferentes...Com finalidades diferentes...
Prova de Vida...(Ou Atestado de Vida)...Como o próprio nome indica é um documento assinado presencialmente pelo requerente do processo de Nacionalidade Portuguesa cuja finalidade é provar que aquele que está assinando o requerimento é o próprio requerente do processo...E não outro em seu lugar...
Pode ser feito no Consulado de Portugal no Brasil ou em Cartório...
Você saberia dizer quanto tempo tem demorado para finalizar um processo de atribuição em Tondela?
Muito obrigado!
Se não respondem, uma vez por semana passe a mandar novamente a mensagem de solicitação, até receber resposta.
Eu esperei 18 dias e qd enviei novamente, no dia seguinte, me responderam.
Boa sorte!
Gostaria de uma ajuda. A cidadania da minha sogra foi deferida em fevereiro de 2019 na lei antiga (no caso ela é neta de portugueses). Estamos nos preparando para iniciar o processo de convolação dela. Depois de muitas dificuldades de agendamento, no dia 11/06 ela compareceu no consulado português no RJ e fez o cartão cidadão que ficará pronto em 40 dias corridos, ou seja 22/07, porém estamos enfrentamos novas dificuldades de agendamento no consulado português no RJ para retirar o cartão cidadão. Resumindo, as minhas dúvidas são:
- Para o processo de convolação é necessário enviar uma cópia do cartão cidadão, pois como relatei acima, ainda não temos o cartão em mãos e estamos com dificuldade de agendamento no consulado português no RJ para a retirada;
- O formulário modelo 1D precisa ser assinado com reconhecimento presencial da assinatura, que pode ser feito no consulado, porém será que o consulado faz esse reconhecimento sem minha sogra estar com o cartão cidadão em mãos?
Essas minhas perguntas são para iniciarmos o processo de convolação o quanto antes.
Ainda não recebi nem o email nem a carta, até porque a conclusão é recente.
Alguém poderia me informar quais os próximos passos para obter a nova certidão?
Desde já agradeço e desejo boa sorte a todos que estão aguardando ansiosos esse resultado.
O agendamento do cartão do cidadão no Consulado do Rio de Janeiro é bem tranquilo. O agendamento é específico pra pegar o cartão. Você tem que colocar os números do processo que estão na folha que você recebeu ao fazer o cartão. Não é um agendamento para fazer CC e sim para retirada. São duas coisa diferentes!
Digo isso pois estou monitorando o agendamento para minha mãe. Entro praticamente todos os dia e sempre há horários para entrega do CC do dia seguinte até 10 dias pra frente.
Não se trata de uma "Nova Certidão"...É o mesmo documento...(Assento de Nascimento)...Acrescido de uma Averbação/Averbamento...
Teoricamente você deveria receber pelo correio uma via do seu Registo Português atualizado com a Averbação/Averbamento da alteração de tipo de Nacionalidade...(De Derivada para Originária)...
Mas...Como temos visto...Nem sempre esta correspondência chega...
Se não quiser esperar...Pode solicitar uma via do documento atualizado pelo...:
https://www.civilonline.mj.pt/CivilOnline/