Processos de conversão para netos já naturalizados

1323335373848

Comentários

  • Bom dia ! bola 6 em branco e bola 7 vermelha ! Registro de nacionalidade aprovado, aguarda criação do Registro de Cidadão Português !!!! Viva, o processo de minha mãe começou em abril de 2019. Agora falta eu dar entrada e acabou - sou o último da família.
  • @Vlad Pen passei o olho em tudo ... vou fazer de novo, certamente deve ter as informações que preciso, fico com receio de que tenha sido alterado alguma coisa.
  • Boa tarde a todos, o processo de meu pai (Joel Olegário, entrada em 26/10/2018) terminou. Falta o averbamento na certidão de nascimento. Agredeço a todos deste fórum pelas orientações prestadas, empenho e carinho com todos nós lusos-descendentes.
  • Hoje o processo de conversão da minha mãe, que foi recebido em Lisboa no dia 8 de Janeiro de 2020, avançou pra quarta bolinha e se encontra verificado. Torcendo pra acabar o mais rápido possível.
  • Venha aqui deixar meu relato, participo do forum desde 2015, quando em outubro dei entrada em meu processo de nacionalidade junto ao arquivo central do porto, processo 395XX/015, desde então varias dificuldades, exigências, frustrações e ansiedade, assim depois de transcrever 3 casamentos de pessoas a qual nao tenho nenhum parentesco (todos portugueses e casados anteriormente ao casamentos de meus avós), receber notificação da conservadora para apresentar a transcrição de meus avós e indeferindo meu processo liminarmente, me dando prazo de 30 dias uteis para juntar tais documentos. Bom, no dia 23/03/2020 a conservadora decidiu favoravelmente ao meu processo. Então, tenham fé e continuem no caminho, Partiu Convolar.
  • Bom dia.
    Vou fazer minha convolaçao agora e estou com algumas dúvidas quanto aos documentos.
    Eu preciso enviar a minha certidão de nascimento e a do meu pai( filho de portugueses) junto com o meu registro português e a xerox do meu cartão cidadão e passaporte português?
    O passaporte e o cartão cidadão só pode ser certificado no consulado ou isso já mudou?
  • @Adrianaian.. de um lida nas primeiras páginas desse tópico.
  • Oi, @Vlad Plen.
    Eu li mas estou na dúvida se preciso enviar minha certidão de nascimento e a do meu pai conforme consta no formulário ou se envio apenas o que esta escrito aqui no fórum. Em relação ao documentos portugueses já providenciei todos, estou só na dúvida quanto as certidões brasileiras. Pelo o que entendi o formulário 1D é o mesmo para atribuição para netos e para convolaçao, Por isso minha dúvida.
  • editado April 2020
    @Adrianiam pode seguir as instruções q constam aqui no fórum.
  • Olá pessoal, Espero que todos estejam bem! Nesse período de quarentena as Conservatórias também deve ter paralisado. Temos que ter esperança que tudo vai passar e que nossos processos sejam concluídos. Eu já tenho meu Passaporte Português mas preciso da Convolação pra meus filhos. Tenho fé q vamos embora pra Portugal!
  • Boa noite, hoje vi que o meu processo pulou da 4 bola para a 7, terminou agora é só esperar, dei entrada em começo de novembro de 2019. Uma ótima notícia neste tempo de quarentena. Que todos também recebam a mesma Boa notícia que recebi.
  • editado April 2020
    @Patricia Ramos, parabéns. Você sabe quando foi pra bolinha 4?
  • Ol, Pedro, a data eu não me lembro mais foi no mês de janeiro, pois caiu em exigência e eu tive que mandar o que eles pedirão, na semana passada ainda tava na bolinha 4, segunda eu olhei e já estava na 7 terminou.
  • Desculpe perguntar Patricia, mas que tipo de exigências foi?
  • Oi, Rafael Barbosa, como eu moro em Londres, eu tive que mandar 2 nada consta criminal um do Brasil e outro daqui, só que o que eu mandei não servia ai eu tive que mandar outro, a outra exigência seria a comprovação de ligação com a comunidade portuguesa. Bem eu mandei o nada consta daqui de Londres, e expliquei que eu já sou portuguesa, e que seria irrelevante provar ligação. E foi isso.
  • @Patricia Ramos, parabéns. O processo de conversão da minha mãe está na mesma situação: bola 7 vermelha desde março. Aguarda o registro. Espero que não demore muito para que eu possa começar o meu.
  • hoje o site do Ministerio da Justiça está fora do ar!
  • editado April 2020
    @Fernando_Bueno, você deve ter sua averbação finalizada no mês que vem (Maio). Eu tenho visto o pessoal conseguir a ultima etapa em 2 meses.
  • Obrigado Patrícia Ramos pela explicação. Então a questão da demonstração dos laços com a comunidade portuguesa ficou pacífica com a sua resposta.?
  • Então Rafael Barbosa ficou sim, pois não tinham como exigir ligação pois eu já era portuguesa. Assim me informaram quando liguei para a conservatória.
  • Obrigado @Pedro_Martins_Albernaz, e depois é ACP do porto a melhor?
  • Bom dia,

    O Processo de convolação do meu pai está com a bola 5 verde, a bola 6 esta branca e a bola 7 alaranjada, e esta com a seguinte mensagem:

    "O seu pedido de nacionalidade foi aprovado e aguarda que seja criado um Registo de Cidadão Português."

    Minha dúvida é, quanto tempo em média leva para a concluir o processo de registro?
  • Ola Eduardo Bernardino, quanto tempo ja está aprovado esperando o registro?
  • @Pedro Martins Albernaz, vi hoje que estava aprovado e esperando registro, foi recepcionado neste mesmo dia do ano passado.
  • Boa tarde. Solicitei a convolação do meu pai em 09/2018. Até semana passada, ela estava com a bolinha 5 verde, "análise pedido" no site da justiça. Aí, hoje, para minha surpresa, apareceu a mensagem "Os factos e documentos que apresentou no seu pedido não sustentam a concessão da nacionalidade Portuguesa e o seu pedido foi indeferido e arquivado".
    Agora estão verdes apenas as bolinhas 1 e 2.
    É desanimador, depois de 19 meses aguardando, receber essa mensagem.
    Realmente não entendo o que houve, não recebemos qualquer solicitação de exigência, fizemos o processo conforme é orientado aqui e, afinal, meu pai já é português.
    Isto aconteceu com mais alguém aqui? Alguma sugestão para este caso?
    Obrigado!
  • @vitorors, leia os posts acima do seu, da @Patricia Ramos ! Seu pai já é português, não? Não tem sentido negarem a convolação!
  • @vitorors envie um e-mail para rcentrais.diversos@irn.mj.pt e peça informações sobre o pq do indeferimento.
  • Vitorors, não adianta mandar
    e-mail e muito difícil eles responderam, quando aconteceu conigo mandei e não obtive resposta, só consegui informação ligando e mesmo assim pedirão para eu mandar uma carta registrada para a conservatória. Manda uma carta e pergunta o porque foi indeferido.
  • Liane Alegria, isso é erro do sistema. O registro já foi averbado. O processo foi finalizado com sucesso.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.