Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

18068078098118121452

Comentários

  • Eu tenho fé que em Janeiro ou Fevereiro esses processos em espera serão todos registrados!!!
  • Posso enviar cópia da certidão antiga do portugues? (cópia da certidão não informatizada)
  • editado December 2019
    Poder pode...

    Porém...Como esse tipo de Documento não é aceito para instrução de processos em Portugal...
    Será notificado para cumprir exigência enviando novo documento...:

    A - Cópia do documento já informatizado...(Documentos mais recentes...> 1911)...
    Ou o número do Assento no 1 C...

    B - Registo de Batismo CERTIFICADO...**Em papel - Enviado de Portugal...(Documentos mais antigos...< 1911)...
  • Gente, alguém teve mais alguma novidade sobre o retorno da emissão dos registros?
  • editado December 2019
    @LianeAlegria, obrigada por responder! Sei da demora na expedição do Registro, mas eu e minha tia ficamos muito felizes. Estávamos aflitas pois ela tem 82 anos de idade, não enviamos prova de vida e eu não sabia nada sobre a confirmação da composição do nome do meu avo, que nasceu em 1904. Enfim, deu tudo certo! Tomara que em Maio/2020 minha tia chegue em Portugal como legitima portuguesa, com passaporte e tudo!
    @MariaHernandes, também tenho fe!
    So mais uma coisa...
    Acessei agora a planilha, e so estão aparecendo os processos com despacho de aprovação!
    Todos os que estão em analise, sumiram!
  • @Vanessa Lacerda,
    Alguém deve ter criado temporariamente um "filtro", selecionando esse campo. Ja terminou e removeu o filtro.
    É aquele "funil" que aparece no menu "Dados" da planilha.
    Eu recomento não ativar filtros, porque causa confusão pra quem não conhece, principalmente em um ambiente multi-usuário e quando tem muita atividade.
  • @gandalf Entendi! Obrigada pela explicação! Como sempre, muito solícito!
  • Pessoal, bom dia!
    Após o processo ter sido registrado (finalizado), a ACP envia algum documento p/ nós? ou pegamos pelo cívilonline? Em fase de despacho, ainda é cedo para entrada no processo de transcrição de casamento, certo?
  • @RenatoAlmeida, só pode dar entrada no processo de transcrição depois de criado o registro português.
    O ACP manda pelos correios, mas, se você tiver pressa, assim que o registro for criado, pode pedir pelo civil online ao custo de 10 euros.
  • @gandalf e @nilton hessel

    Muito obrigada pelas valiosas informações!

    Realmente o meu caso está bem complexo devido a uma sucessão de erros no passado...

    Para esclarecer:

    -O oficio veio do Arquivo Central do Porto (Rua visconde de setubal) e não de Lisboa. E nao sei pq nao usaram o formulário 1c, sera que pq meu pai fez presencialmente?

    Sao 2 exigencias:

    1-)Consegui fazer a transcrição do casamento dos meus avós após várias retificações certidão na parte da minha vó.
    Só que agora a ACP questiona a composição do nome da minha vó Rosa Moreira da Rocha após essa retificação. Na verdade ela foi registrada em Portugal como Rosa Duarte, casou aqui no Brasil como Rosa Duarte Tavares passando a assinar Rosa Tavares da Rocha após o casamento na certidão de casamento original.
    Porém meu avô Augusto Moreira da Rocha ao registrar meu pai colocou na certidão de nascimento Rosa Moreira da Rocha como mãe. Então ao solicitar a retificação da certidão de casamento deles aqui, não colocamos Rosa Duarte Moreira da Rocha, mas sim que ela passaria a assinar Rosa Moreira da Rocha para ficar como está na certidão de nascimento do meu pai.

    Agora a ACP pede para apresentar certidao de obito ou outro documento comprovando a composição "Rosa Moreira da Rocha". Porem ela usava Rosa Tavares da Rocha!!!! E esse nem seria o correto ja que ela não tinha o Tavares na certidão de nascimento portuguesa né?

    Não sabemos pq meu avô ao registrar meu pai informou essa composição do sobrenome da minha vó somente com o sobrenome dele Moreira da Rocha, e não colocou nenhum sobrenome dela....

    Agora acho complicado retificar o nome da mãe do meu pai em seus documentos de uma vida inteira aos 80 anos....

    2-) eles pedem um esclarecimento/retificação quanto às divergências em relação aos nomes de avós maternos "Candida Duarte Tavares/José Lourenço" na certidão de nascimento do meu pai e "Candida Duarte/sem pai" na certidão de nascimento portuguesa da minha vó.

    Essa retificação eu até posso tentar fazer, mas como sabemos, avós não são linha direta. Seria realmente necessário? E alem disso nao teria como apresentar um copia reprografica com essa alteração. Vcs acham que vale a pena fazer essa retificação dos avós maternos? Eles deram um prazo de 20 dias uteis mais 30 dias úteis para suprir essas 2 deficiências.

    Confesso que muitas vezes bate um desânimo, ainda mais pq pela parte do meu avô está tudo corretíssimo!

    PS: Aqui no forum um primo que eu nem sabia da existencia leu um relato meu e me escreveu dizendo que era descendente do irmao da minha vó Rosa. Foi ele quem me explicou essa questão sobre minha bisavó Candida e o fato de ser "mae solteira". Ela veio pra o Brasil com seus 2 filhos: Rosa e o irmão. Parece que pela parte desse irmão, seus sucessores conseguiram a cidadania. Tentei saber como conseguiram mas meu primo não soube me explicar pois foi há muito tempo...

    Mais uma vez muito obrigada pelas dicas sobre o requerimento e etc...

    ->>>> Aliás, para poupar tempo e dinheiro, meu pai poderia assiná-lo e enviá-lo por pdf pra minha filha imprimir e enviar pelos correios de Lisboa pro Porto?


    Abraços
  • @Caroline Araujo, acho que se pagar com cartão vc recebe o formulário 1C por email após a confirmação de pagamento. Da uma confirmada nessa informação.
  • @marciajones...

    Sem dúvida trata-se de uma questão bastante complexa...Creio que o melhor...Como mencionou o @gandalf...É fazer uma procuração para que sua filha trate da questão diretamente com a Conservatória...Apresentando todos os detalhes sobre os nomes dos envolvidos no processo de Atribuição de seu Pai nos diferentes documentos apresentados...

    Quanto ao prazo de resposta à exigência...Segundo relatos aqui do Fórum...Na prática eles só arquivam o processo depois de seis meses sem manifestação do interessado...

    Ou seja...Na minha opinião...Se sua filha se apresentar no ACP como procuradora do Avô e deixar bem claro todos os detalhes dessas divergências nos nomes...Existe uma chance de encontrar uma solução...

    Veja as postagens dessas duas últimas páginas sobre o caso da @JESSICA...Ela enfrenta problema semelhante...

    Assim como no caso dela...Acredito que tratando da questão diretamente com o pessoal da Conservatória são maiores as chances de resolver a questão...

    Realmente uma pena vocês mesmo estando em Portugal terem optado por fazer o processo justamente pelo ACP...Sabidamente uma das Conservatórias menos flexíveis no que se refere a divergências em documentos...

    Mais não desanime...Faça a procuração para sua filha e deixe ela conversar com o pessoal do ACP...
  • @nilton

    Olá! Boa noite!

    Na época perguntei aqui no forum e me informaram que era pra eu dar entrada por la mesmo...

    Agora percebi que o oficio que recebi veio com papel IRN - Conservatória dos Registros Centrais Lisboa (Rua Rodrigo da Fonseca), porém com um carimbo do Arquivo Central do Porto.
    E o envelope é do IRN-Arquivo Central do Porto. Então não sei se está em Lisboa ou no Porto...

    Quanto à retificação dos nomes dos avós na certidão de nascimento do meu pai, vale à pena fazer?

    Muito obrigada mais uma vez!
  • @nilton e @gandalf

    Entrei em contato com o cartório de registro de nascimento do meu pai e agora pensando melhor, resolvi dar entrada na retificação dos avós maternos dele. Coisa que podemos fazer já que tenho os documentos necessários.

    Aí fico só com a questão da composição do nome da minha vó após casada, e posso argumentar que a retificação aqui foi aceita mesmo suprimimdo o sobrenome de solteira de minha vó. Alem disso foi o nome que meu avô usou ao registrar meu pai...

    Ja fiz um texto com o auxilio do que vcs mencionaram aqui e com os artigos do Código Civil.

    Muito obrigada
  • Boa noite, pessoal. Meu status foi atualizado. Estava desde dia 06/12 na bolinha 4 dizendo que o processo estava completo, mas hoje mudaram o texto para: " O seu processo não está completo, tal como foi notificado. O seu pedido estará nesta fase até à receção e registo pelos nossos serviços da documentação em falta.
    Se no prazo indicado ainda estiver incompleto, será objecto de indeferimento liminar."
    Ai ai. Agora vou aguardar a correspondência e volto para contar qual a exigência. Imagino que seja a certidão de casamento comprovando minha alteração de sobrenome. Como na certidão de nascimento meu casamento estava devidamente averbado, arrisquei e acabei não mandando a certidão de casamento.
    Então, pra quem perguntou... Mesmo com bolinha 4, dizendo estar completo, é possível sim ainda cair em exigência.
    Abs.
  • @marciajones...

    "...Na época perguntei aqui no forum e me informaram que era pra eu dar entrada por la mesmo..."

    Você se recorda se na época que você solicitou essa orientação aqui no Fórum você informou haverem essas divergências nos nomes entre os documentos que seriam apresentados para a instrução do processo...?

    Pergunto por que isso faz toda a diferença...!!!
    Aqui pelo Fórum já se sabe que entre as Conservatórias Portuguesas que tem balcão de Nacionalidade os critérios de análise não são padronizados...E que o ACP é das mais rígidas na análise dos documentos...

    É por essa razão que sempre repito aqui...:

    A parte mais importante dos processos é o trabalho de pesquisa e aprendizado que se faz para a montagem do processo...ANTES de dar entrada...

    E para isso...A melhor maneira de se prevenir de surpresas desagradáveis é se debruçar sobre o Fórum...Dedicar HORAS em pesquisa de assuntos relacionados com os nossos...

    Esse cuidado e atenção é que vão determinar o que vai acontecer depois que os documentos estiverem dentro da Conservatória escolhida para tratar do nosso processo...

    Tendo em vista que não se pode voltar atrás e modificar o que já está feito...Resta tomar as providências possíveis no sentido de tentar reverter a situação o quanto antes cumprindo as exigências...Assim creio que a decisão de iniciar as retificações dos nomes dos Avós está correta...

    Entretanto...Como existe alguém da família em Portugal...Eu consideraria a possibilidade de antes de tomar qualquer providência "Por as cartas na mesa" com o ACP...Apresentando o "Quadro geral" da documentação...expondo o que já foi feito em termos de retificação e pedindo uma orientação sobre o que REALMENTE precisa ser retificado nos documentos...

    Mas reafirmo...Isso é o que *Eu* faria se estivesse em situação semelhante...

    Aliás...Já estive...Só que aproveitei um viajem a Portugal em 2018 para apresentar os documentos com divergência pessoalmente à Conservatória ANTES de dar entrada no processo...
    Nesse caso específico...A Conservatória acolheu o processo...
    Se vai dar certo ou não eu ainda não sei...(O processo em questão encontra-se na fase final no site de acompanhamento)...

    Faça as coisas com calma...Se as providências estiverem demorando mais do que você esperava...Notifique o ACP...Se eles estiverem cientes que você está se desdobrando para cumprir as exigências....Não acredito que arquivarão o processo de seu Pai em 50 dias...

    Desejo sorte para você e sua família...Espero que em breve esteja iniciando o seu processo da Nacionalidade Portuguesa...

  • Liguei na LR para obter o número do processo e a chave de acesso. O atendente disse-me o número, porém acrescentou no final XXXXX/2019 CRICi Algue´m sabe me dizer o que é isso?
  • Acabei de ligar na LR, segundo o atendente a elaboração do assento está levando de 3 meses e meio a 4 meses após o despacho...
  • @iarantes,

    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/202484/#Comment_202484

    Voce ignorou o conselho e agora tem que enfrentar a profecia.
    Mas como disse o @Nilton Hassel, "A decisão de arriscar cabe a cada um..."

    Naquela época a expectativa era de 3 meses. Atualmente será de 6 meses a 1 ano pra voltar pra fila e ir pra despacho.
    Ponha credito no seu Skype porque voce vai ter que ligar na LR varias vezes, porque a única maneira de saber se a exigência foi atendida é com alguém de lá lendo a anotação do Conservador no processo. 1:30 na linha a cada vez.
    Vai ter que ligar umas 4 vezes a cada 2 meses pra saber se foi aceito.
    Somente ligando pra saber se a exigência foi satisfeita, ou se houve nova exigência.
    Só deve mudar a bolinha quando tiver Aprovação. É uma longa "navegação as cegas".

    Seu menor problema agora será o $$ extra que vai gastar. Lembre-se de que exigências se resolvem mandando por DHL.
    Pelo correio vai aumentar a sua taxa de incerteza e risco de extravio na entrega. Tempo conta.
    Veja na planilha, no tab de "instruções de preenchimento" como se faz na LR quando cai em exigência.
  • @vdvenancio
    O meu já esta com 4 meses esperando assento e até agora nada. Acho que não bate o que a atendente lhe informou. Acho que vai demorar muito mais pois olhando pela planilha os últimos registro foram até 17/04/2019 depois disso estagnou. Imagina a fila de assentos que terão que fazer de lá para cá. Estou numa agonia tremenda mas só nos resta esperar a fila andar.
  • Pessoal, depois de um mês e meio sem vir aqui, vim ver como andam os prazos.
    Eu enviei dois processos de atribuição pro ACP Porto, um do meu sogro e outro do irmão dele. Via DHL, chegaram em 12 e 14/11/19. Eu achei que levava uns 45 dias para numerarem, por isso vim agora, mas pelo visto está sendo numerado mais rápido, não é?

    Minhas dúvidas:
    1) Na planilha tem um campo "Numeração confirmada? LR Web Pessoalmente". Essa confirmação via web seria através do envio de um e-mail para rcentrais.admin@irn.mj.pt? E aí não precisaria ligar?
    2) Se eu ligar, posso pedir a senha de acesso web dos dois processos? Ou teoricamente essa informação só seria dada ao requerente, então eu teria que fazer ligações diferentes para cada processo? Eu não tenho procuração, eles mesmos assinaram o requerimento e usei os nomes deles de remetente no DHL, eu só ajudei porque eles pediram, não sabiam como proceder.

    Coloquei os dois processos na planilha, mas no final já que ainda não tenho os números.

    Como sempre, obrigado!
  • @LuizFerrao acredito que esse ano não saia mais assento nenhum, só os que forem pedido urgência, assim como tem sido basicamente há uns meses, por isso o seu deva passar dessa marca de 4 meses. Já li muita hipóteses do porquê isso vem acontecendo, mas é impossível ter certeza. Pode ser inocência minha, mas acredito que em 2020 devem voltar a emitir assentos, com absoluta certeza pela quantidade de processos que eles estão aprovando e não emitindo assento, a fila será bem grande! Porém a fase de emissão de assento aparenta ser muito mais simples do que a fase de análise do pedido, o que pode fazer com que essa fila ande bem mais rápido do que as filas de análise. Enfim, só repassei a informação que o atendente me passou, prefiro acreditar que ele está certo, pelo bem do meu emocional! hahaha
  • @nilton hessel,

    Olá! Bom dia!

    Estou nessa "luta" desde 2016 e tudo o que aprendi foi com muita pesquisa aqui no forum. Vocês são realmente incríveis!!! Em 2016 eu não tinha nenhuma ideia do que precisava ser feito e não sabia de qual local meus avós eram... Então a partir daí comecei a busca pelo cepese, Arquivo Nacional etc...

    Porém devido à essa confusão com os nomes da minha avó e de seus pais foi difícil até de encontrar os documentos dela... Mas finalmente consegui! depois foi a questão das retificações na certidão de casamento, que também consegui, e posteriormente a transcrição de casamento que foi feita por Ponta Delgada.

    Feito tudo isso e comentando por aqui, aproveitei que ia passar o Natal com a minha filha em Lisboa e levei meus pais também, e me informaram aqui que poderia usar a ACP. E realmente nem me dei conta dos nomes dos meus avós, pensei que não fosse necessário ja que não sao da linha direta. Mas isso não vem ao caso, na verdade eu acho que a pessoa que nos atendeu lá no Porto é que poderia ter verificado isso

    Fico chateada pois o pai do meu pai tambem era português e todos os documentos deles estão perfeitos!!! Encontrei sua certidão de batismo bem legível e sem divergências.

    Eles devem entrar em recesso e vou pedir para o meu pai fazer uma procuração sim. Vou pesquisar um modelo. Só uma dúvida: precisa ser reconhecida pelo Consulado daqui ou pelo cartório basta? e depois eu envio pelo correio.

    Muito obrigada mesmo por todas as informações!

    Um grande abraço!
  • @marciajones...

    Entendo...
    Realmente existem diferentes circunstâncias em cada processo de Nacionalidade...Cada caso tem suas particularidades...Alguns são mais complicados do que outros...
    Aqui no Fórum já li relatos de pessoas que batalharam por três anos até que pudessem dar entrada no primeiro processo...Do Avô...
    Imagine a trabalheira que deu para encontrar/retificar os documentos para poder iniciar um processo desses...!!!

    Mas siga em frente...Creio que em 2020 as coisas devem começar a fluir melhor nas Conservatórias Portuguesas...Isso deve sem dúvida melhorar as coisas de um modo geral...

    Não tem recesso nos serviços dos Registos de Portugal nessa época do ano...(Ninguém quer férias nessa época do ano por que está frio e chovendo o tempo todo...Rsss)...
    Eles só param nos dias 25/12/2019 e 01/01/2020...

    Referente á procuração...Meu entendimento é que...(Assim como no 1 C)...Vale tanto a assinatura presencial feita no Consulado...Como aquela com assinatura reconhecida por AUTENTICIDADE no Cartório...Ambas as opções servem da mesma maneira...

    Porém...Tendo em vista que já existe exigência para esse processo de seu Pai...Creio que se você tiver possibilidade de fazer no Consulado...Eu acho melhor...Eu faria dessa forma...

    Depois é só enviar para a pessoa em Portugal para que ela possa então se apresentar no ACP para tentar por as questões todas "às claras"...

    Abraço...
  • editado December 2019
    @elviswolvie,
    Como foi dito anteriormente, as datas que importam são: Numeração (o processo começa a existir), Despacho porque daí ele pode ou ter sido aprovado ou cair em exigência, e Conclusão com o assento.
    Agora com a consulta via web, fica + dificil saber ao certo a data de Numeração. Foi incluída a coluna de "Recepção", que se obtém a data pelo tracking do DHL ou AR do correio, e dá uma boa ideia de quando pode ter sido a Numeração.

    Na verdade só se sabe a "Data de Numeração" correta de duas formas:
    1) Se entregar pessoalmente porque numera na hora, e então nesse caso recebimento=numeração;
    2) Ligar na LR e lembrando de perguntar; (que é o método tradicional).

    As pessoas que recebem a senha por e-mail, ou fazem por inferência (estimam, ou "chutam" a data), se baseiam nos que estão ao seu redor. Se todo mundo "chuta" errado, não tem como saber quem é real, e quem "chutou".
    Psicologicamente precisa ter alguma opção para colocar pra os que "chutam".
    Na verdade, Web, "-" ou deixar em branco tem +- o mesmo efeito. Deixei as 3 pra ver qual "pegava".

    Alguns ligam na LR, mas poucos se lembram de perguntar a data.
    A maioria pede a senha por e-mail, e alguns até recebem automaticamente, sem nem pedir.
    A DtNumeração é chave na planilha, porque marca o início do processo. Se ela for confirmada, tem muito mais valor.

    Pedir a senha pra dois processos é possível, mas em geral eles so fornecem a da própria pessoa.
    Se forem irmãos, ou menores, às vezes cola. Tenha todos os dados em mãos, anotados, antes de ligar.
    Eu pediria. No máximo eles dizem que não podem fornecer.
    Se os dois processos chegaram lá juntos, dá pra assumir que tenham sido numerados juntos. Principalmente se o numero dos processos são próximos. O erro seria no max 1d.
  • @gandalf Obrigado! Vou tentar ligar na próxima semana. Pensei que no acompanhamento via web tivesse a data de numeração. Tentarei pedir por telefone. Os processos foram mandados em dias distintos, porém próximos. Chegaram com 2 dias de diferença (12/11 e 14/11).

    Só liguei na LR uma vez, tem que ter muita paciência tanto na espera como pra entender. Eu já não gosto de falar no telefone com brasileiros, imagina com portugueses que vou ter dificuldade pra entender por falta de prática? Hahaha. Mas é bom pra praticar.
  • @elviswolvie,
    as pessoas da LR normalmente têm bastante cortesia e paciência. (são poucos relatos em contrário)
    entender pelo telefone é mais difícil, porque não tem o gestual que acompanha, mas se aprende sim.
    Cada um sempre acha que "quem tem sotaque é o outro". :-)

    Por segurança eu aconselho não colocar o nome completo na planilha. Ela é pública e nunca se sabe quem acessa.
    Por ex: com Junior no nome, provavelmente o pai tem o mesmo nome, e com uma busca rápida na Internet, sai o nome da familia toda, idades, telefone, endereço, viagens, interesses, etc. (não vou dar + detalhes pra não incentivar)
    Abrevie nomes do meio só com a inicial, acrescente tipo "EW" (de ElvisWolvie) para facilitar sua busca no futuro. Ocasionalmente os registros podem se afastar um do outro na planilha, e isso lhe ajuda.
  • msdf92msdf92 Member
    editado December 2019
    fico surpreso em ler isto @gandalf
    minhas experiências sempre foram negativas na LR. apenas uma vez eu tive a oportunidade de ser atendido por um sr. o qual foi muito prestativo e solicito nas informações. das outras vezes muita má vontade e descaso. eu até entendo o quão chato deve ser este trabalho e repetir a mesma coisa o dia todo para pessoas diferentes. esperava pelo menos 1h para ser atendido pra ficar 5minutos no telefone, pq a atendente não conseguia dizer nada sem ser "está em análise". de tudo q eu perguntei a senhora q me atendeu, acho q a única coisa que ela disse diferente de "está em análise" foi quando agradeci e dei boa tarde. nunca mais liguei.isto já tem bem uns 5 meses. esperar 1h, gastar meu tempo e dinheiro pra ser mal atendido? quando preciso falar com eles, mando carta. além de chegar rápido, respondem via e-mail. já não aguento a demora, muito menos ouvir grosseria de funcionário que pensa estar lhe fazendo um favor. uma das coisas que sinto falta do Brasil é quando vc chega no órgão público com humildade, vc consegue algo, pelo menos a atenção do funcionário... mas aqui... nem isso.
  • @gandalf Obrigado pela dica com relação à planilha, vi que você já abreviou. Grato!
  • @msdf92,
    Putz... mexi num vespeiro... LOL

    Eu conseguia mais informação do que minha filha. Ela pedia pra eu ligar.
    Eu sempre conseguia mais do que esperava. Talvez por isso tenho melhor percepção.
    É uma concessão, não tenho expectativa de que vão fazer. Se fizerem é lucro.

    Eu acho que liguei na LR umas 30 vezes enquanto encaminhava os processos desde minha mãe, até meus filhos.
    Eu conheço todos os atendentes pela voz (e pelo nome). LOL
    Tem uns que são mais "duros" que outros, mas mesmo assim, eu consegui perguntar sobre mais de um processo.
    Tem que ser objetivo, claro, e educado. Eles estão fazendo essa coisa chata o dia todo. Eu que ligo só de vez em quando.

    No assunto em questão:
    Se eu dissesse que a pessoa vai ficar 1:30 na linha, ser maltratada, e não conseguirá, ele nem vai tentar.
    Mas não foi essa minha experiência na maioria das vezes.
    Aconteceu algumas vezes. Consegui junto com o meu, consultar do meu irmão, irmã, e também de mais de um filho.
    OK que o sobrenome sempre batia. Acho que isso ajudou.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.