Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

17267277297317321461

Comentários

  • @Lilianfs13
    Esqueci de informar,mas, liguei na LR e disseram que foi despachado favoravelmente em 12/07.
  • @JCCS,

    Sim, seu processo está no status 5, aprovado aguardando o registros da certidão. Quando mudar o status vai direto para o status 7 e a mensagem vai ser que o registro foi gerado. Aí você pode solicitar a certidão no civil on-line.
  • @JCCS

    O processo da minha cunhada demorou uns 15 dias para mudar do status 5 para o 7. ;)
  • obrigado
  • Raul CâmaraRaul Câmara Member
    editado July 2019
    Boa noite,

    Meus documentos chegaram em 08.07.2019 (DHL) e com data de abertura em 12.07.2019, eu gostaria de saber onde posso conseguir a senha para acompanhamento no site. Recebi uma informação que ACP do Porto ainda não estão liberando essas senhas de acompanhamento, procede?
  • Boa noite pessoal!

    Estou lendo todas as informações aqui do fórum e já me ajudou muito, porém ainda tenho algumas dúvidas. Meu avô era português, e minha avó brasileira e eles nunca casaram, inclusive já consegui a certidão de nascimento dele por meio do site civil online, meu pai está vivo, por tanto primeiro vou começar o processo de atribuição dele e já estou começando a juntar todos os documentos! Minha dúvida é, meu pai nasceu em julho/1970 porém só foi registrado no ano de 1973, o meu avô (pai dele) foi o declarante, teremos algum problema por causa disso? Li algo sobre ser até 1 ano o registro, mas pelo o que eu entendi apenas se a mãe fosse portuguesa seria o problema, já que o pai registrou ele ainda na menoridade. Procede essa informação?
  • pmv1pmv1 Member
    Pessoal,

    Impressão minha ou está BEM mais difícil ligar para a LR?? Eu mandei o e-mail pedindo a senha em 26/06 mas até hoje não obtive resposta... e agora estou tentando ligar há 3 dias e a chamada não completa. Alguém tem alguma dica de horário?
  • pmv1pmv1 Member
    So para constar: meu processo foi numerado em 12/04 (312XX/2019). Só liguei uma vez em maio para pegar o número.
  • @Daniel muito obrigada! Vou solicitar atraves do civilonline! :D
  • Olá!

    Estou vendo todos aqui falando de um código de acesso para um site. Qual é esse site?

    Quando o processo termina, eu tenho que solicitar uma certidão, ou eu vou saber que o processo terminou pq vai chegar uma certidão por carta na minha casa? Se eu tenho que solicitar, como eu faço isso? Civil online?

    Meu processo foi recebido em 22 de fevereiro, vou ligar para saber notícias dele.

    Atenciosamente,
    Cristal Neves.
  • @Cristal de Moura
    É bem provável que seu processo já tenha sido concluído
  • Bom dia , alguem poderia me da uma informação.
    Enviei meu processo para o ACP no final de maio, pela linha de registo consegui a senha para o acompanhamento .
    Só que só aparece na FASE 1 . é normal ?
    Mesmo tendo o número do processo , não era para estar na fase 2 como : " foi registado " ?
  • @Paes, o meu foi encaminhado no final de abril e recebido em 02/05 e tb aparece na fase 1. Pelo que vejo nas informações aqui do forum, eles só mudam de fase quando vão analisar os documentos, lá pelo terceiro ou quarto mês de espera.
  • @Liane Alegria Obrigada!
  • @Fabiano é... pelo que tô vendo aqui no fórum tô achando isso. Tô ligando pra saber mas não me atenderam ainda, rs. Mas se tiver sido concluído, qual o próximo passo agora? Tenho que pedir uma certidão online pra poder dar entrada nos documentos portugueses? Ou a certidão chega em casa? Obrigada
  • @cristal pela data seu processo certamente já foi concluído. Vc tem que pedir pelo civil online sim.
  • @JPPedrosa , obrigado pela informação. Já estava ficando desesperado .
  • Olá gente, sou nova aqui e na solicitação de cidadania.
    Gostaria de um esclarecimento, se possível. Vou aproveitar esse tópico =)

    Sou neta de português já falecido, vou solicitar a atribuição da minha mãe primeiro, pra depois pedir a minha.
    Pelo que já pesquisei aqui no fórum, eu posso fazer pelo ACP Porto, que ai não vou precisar transcrever o casamento dele, já que o mesmo seria o declarante na certidão da minha mãe..
    Perguntas: eu preciso transcrever o óbito?
    Os documentos da minha mãe: certidão de nasc. inteiro teor, copia reprográfica e apostilada; precisa da de casamento também, e no mesmo formato?
    Cópia do RG autenticado, precisa apostilar? e formulário 1C também autenticado, isso?

    Mais algum documento?

    Obrigada desde já!!

  • editado July 2019
    Boa tarde, galera!
    Entao, eu mandei meu processo de atribuição para a ACP do Porto em fevereiro e o mesmo caiu em exigência. Eu cumpri a exigência e o documento solicitado chegou em Portugal dia 17/06. Desde então tá estou tentando consultar o status do meu processo mas sem sucesso. Já mandei email dia 02/07 - e mais alguns dias - para conseguir a chave de acesso para consultar de forma online porém até hoje não me responderam. Liguei na LR mas nunca consigo atendimento também.
    Como tenho viagem marcada para Lisboa agora no final de julho, vcs acham que meu processo já foi finalizado?
    Eh possível consultar o status do processo presencialmente?

    Edit: eu tentei comprar pelo civil online e me mandaram o seguinte e-mail:
    “Exma. Senhora,



    Agradecemos o seu contacto.

    Informamos que o pedido de certidão nº. 105533/2019 se encontra pendente na Conservatória dos Registos Centrais de Lisboa.

    Será notificada do código de acesso quando a certidão for emitida.



    Com os melhores cumprimentos,”

    O que vcs acham?

    Obrigada!
  • @rosana...
    Com base na resposta que você recebeu creio que falta muito pouco para gerarem seu Assento de Nascimento Português...

    Eles até escreveram que você receberá a chave numérica de acesso ao documento assim que o Registo for criado no sistema...

    O problema é que estamos nessa época de férias e tudo fica mais lento...

    Mas que seu processo já foi despachado eu não tenho dúvida...!!!
  • @Gabriela Fernanda
    Não precisa transcrever o óbito.
    A certidão de nascimento é inteiro teor por cópia reprográfica apostilhada. Caso não esteja legível dai é recomendado enviar a digitada apostilhada também.
    Se a sua mãe mudou o nome após casada é aconselhável que mande a certidão de casamento em inteiro teor digitada apostilhada, somente essa.
    Rg com menos de 10 anos autenticado e apostilhado.
    Formulário 1C com assinatura do requerente (sua mãe) reconhecida por autenticidade no cartório.
  • @Gabriela,
    complementando a msg acima, o Form-1C precisa ser assinado presencialmente, e pode ser reconhecido em cartório (por autenticidade) ou no consulado. Em geral no consulado tem que agendar antes (mas tem mais credibilidade pra eles).
    Se sua mae tem mais de 80 anos tem que fazer também uma prova de vida no cartório ou consulado (presencialmente).
  • Olá boa tarde, alguém pode me ajudar nessa questão?

    Tenho três filhos, dois rapazes maiores de idade e uma menina menor de idade...
    Posso pedir a atribuição dos três ao mesmo tempo...utilizando o mesmo sedex de envio para os três?

    Att,

    Eliana
  • @gandalf @denis_mend muito obrigada pelos esclarecimentos!! =))
  • @Eliana2019,
    Sim, mas cada processo pode ir para um Conservador diferente, portanto coloque cada conjunto de documentos e pagamento em um envelope separado, e coloque os 3 envelopes dentro do envelope SEDEX ou DHL. Quando receberem eles separam os 3 e eles seguem cada um seu caminho.
  • Pessoal,tenho uma viagem pra outubro, irei pra Londres, mas tenho medo do passaporte não chegar a tempo. Ainda assim, sabem me dizer se posso entrar na Europa somente com o cartão cidadão?
  • Boa tarde, pessoal.
    Meus documentos estão prontos para envio, mas lendo alguns comentários, fiquei com uma dúvida.
    Sou casada e alterei meu nome. Essa alteração está devidamente averbada na minha certidão de nascimento e aparece obviamente no rg também. Eu coloquei no envelope apenas para constar, uma cópia simples da minha certidão de casamento, entendi que não seria necessário nem isso. Porém, vi por aqui que estão enviando cópia digitada apostilada da certidão de casamento. Algo mudou? Há de fato essa necessidade agora?
    Muito obrigada.
  • @nilton tomara!

    Muito obrigada!
  • @iarantes foi percebido que recentemente alguns processos cairam em exigência pela falta dessa certidão, então estão aconselhando a já enviar para evitar isso.
  • @iarantes,
    A certidão de casamento serve para comprovar a mudança de nome. Voce pode correr o risco, mas se cair em exigência vai te custar o documento, mais a remessa, e mais 30 a 45 dias de atraso no processo. Eu faria tudo o que se sugere, para evitar cair em exigência. Quando cai em exigência daqui ha 3 meses, já quase na hora de acabar é tenso e custa $$. EÉ difícil saber quando a exigência foi considerada satisfeita. Faça a copia inteiro teor da cert. de casamento apostilada e mande junto. (Voce vai precisar de outra copia pra averbar o casamento depois, caso tenha filhos e for aplicar pra eles).
    Copias simples não teem valor fora do Brasil.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.