Olá @Jefferson souza! O documento exigido foi de inteiro teor digitado e apostilado, pois o anterior estava ilegível! Estou ligando para linha de registros mesmo! Vou fazer como me orienta e enviar uma carta! Agradeço por tentar me ajudar! Obrigado!!!
@iza070216, CC e Passaporte é feito pessoalmente no consulado ou em Portugal, uma vez que são colhidos dados biométricos. Primeiro é solicitado o cartão do cidadão e, com esse em mãos, pode ser solicitado o passaporte. Os valores, questão de agendamento, etc... tem que verificar no site do próprio consulado que atende a região que você mora pois tem variações de um para outro.
@iza070216 Em São Paulo, está podendo solicitar os dois na mesma ida ao consulado. A regra é que validam o CC e uns 20 dias depois, chega o passaporte . Se for São Paulo, tem os valores no site. Sugiro o pagamento do pedido com urgência, pois, se pagar tarifa normal pelo CC, leva meses e meses para chegar. Sugiro agendar logo, pois está meio complicado os prazos...
@JCCS, em São Paulo você pode solicitar ambos no mesmo pedido mas mesmo assim são duas idas ao consulado, na primeira você colhe os dados para o cartão do cidadão e na segunda você pega o cartão do cidadão e colhe os dados para o passaporte. Apresentar o cartão do cidadão original e válido é requisito para solicitar o passaporte, não tem como fazer tudo em uma visita pois você não tem o cartão do cidadão na primeira visita.
@DanielHenriques Sim, entendi.... Eu quis dizer que vc pode agendar os dois. Acabei não especificando os passos. Somente que o passaporte chegaria uns 20 dias depois. Isso tudo com taxa de urgencia. Segundo o consulado, eles dão a entender que o CC, sem taxa de urgência, não chega nunca.... Obrigado Abs
@pessoal.... Duas perguntas... 1-Averbar casamento hoje, está mais rápido enviar para alguma conservatória ( qual conservatória está mais rápido ) ou fazer via Consulado. Nesse caso, seria consulado de São Paulo. 2-Minha nacionalidade está prestes a sair, e meu filho vai fazer a dele. A ACP Porto ainda é a mais rápida ou tem alguma outra que já melhorou ? Vi aqui algo sobre Ovar, mas, parece que seria com advogado. obrigado
Bom dia! Algumas dúvidas sobre cair em exigência na ACP Porto:
1) A notícia de exigência é só enviada por correios, ou também para o e-mail? 2) Alguém sabe se no site de acompanhamento de processo aparece detalhamento da exigência? Em qual etapa aparece isso?
O processo de minha avó segue na etapa 1 (foi recebido) desde sua numeração (final de abril/2019). Obrigada
@JCCS, o meu CC urgente que fiz ano passado foram 29 dias úteis para chegar.... claro que dependendo da demanda demora mais ou menos mas imagina se tivesse pedido o sem urgência quanto tempo levaria... Se seu filho for maior de idade faça pelo ACP mesmo, nesse caso eu mandaria a transcrição para o escritório de Santos pois tem relatos no fórum que está rápida a transcrição e não tem o stress do Vale Postal. Se ele for menor mande tudo junto (transcrição + atribuição) para Tondela que eles dão prioridade para menores e fica pronto rápido, uns 2 meses. Ovar apenas se for por advogado senão é um ano de espera.
@Renatasr85 Quanto a informação de exigência, não sei dizer... O que posso te falar, é que meu processo foi numerado em 05 de abril. Só recebi a chave de acesso em 15/06. Permaneceu no Status 1 até inicio de Julho e mudou para 2 . Liguei semana passada e dois dias depois de ter ligado, meu processo apareceu em 5 , com a observação que o pedido havia sido aprovado e estava aguardando registro de cidadão português....O site ainda é uma versão beta, mas , já é melhor que muito site versão final...Porém, o que percebi, é que ele tem uma informação um pouco atrasada em relação a ligar na LR.
O processo da minha avó é de Dez/2018. O mesmo caiu em exigência, e os documentos que enviei complementares que eles solicitaram, chegaram em 20/05 em portugal (recebido por Hemogenes).
Até hoje 15/07, não vi nenhuma movimentação do processo (liguei na LR umas 2x) e consulto o processo diariamente no site (nacionalidade.justica.gov.pt) e o processo ainda está assim:
4. Verificação da documentação entregue O seu processo não está completo, tal como foi notificado. O seu pedido estará nesta fase até à receção e registo pelos nossos serviços da documentação em falta. Se no prazo indicado ainda estiver incompleto, será objecto de indeferimento liminar.
Devo me preocupar? Vi casos de gente que envia exigência e não demora 2 semanas para sair o assento, o meu faz quase 2 meses.
@JCCS, Santos não é mais Consulado Honorário, em 2017 o consul faleceu e ano passado o governo português integrou o consulado de Santos ao consulado de SP, como um escritório consular. Apesar de ser um escritório ligado ao consulado de SP os procedimentos são tratados localmente, esse é o motivo de ter essa diferença de prazos entre Santos e SP. Se seu filho for maior de idade (não dará para se valer da prioridade de menores por Tondela) sobra a opção da transcrição ser feita por PD, que está levando pelo menos uns 3 meses ou o consulado. Teve uma pessoa que postou semana passada aqui no fórum que fez uma transcrição por Santos, se não me falha a memória, mês passado e ficou pronta em 1 dia. Claro que não é garantia que será tão rápido mas pelo menos deve demorar menos que PD.
OK, vou verificar via Santos. Quanto ao meu filho, ele já é maior de idade. Só que pretendemos fazer para meu neto ( filho dele ) e este tem 2 anos de idade... Só que se entendi bem o processo, meu filho terá que solicitar a nacionalidade dele antes. Depois que ele conseguir a nacionalidade dele, ai sim, ele pode enviar a transcrição do casamento dele e já pedir a Nacionalidade do filho dele, meu neto....é isso ??? obrigado
@gvgrussai, Com o volume de documentos que eles lidam, ocasionalmente algo pode sair errado. Deu ruim que foi o seu. Eles nao podem te dizer que perderam porque existe o AR, e nao podem aprovar porque nao acham o documento. Eu assumiria que o documento extraviou-se e mandaria outro, dessa vez via DHL, e junto com o documento explicaria, bem educadamente, que esta enviando pela segunda vez para satisfazer a exigencia. "Na eventualidade de ter havido algum problema com o documento anterior, e para evitar um possivel arquivamento, estou re-enviando o documento exigido". Lembre-se de que quem vai lidar com o novo documento nao e' a mesma pessoa que perdeu. De preferencia, faca em formato de Requerimento Simples (busque modelos no google). Seria melhor se fosse de proprio punho mas só se tiver letra boa, e nao e' obrigatorio. Requerimento e' um documento oficial para solicitar servicos a orgaos de governo, onde voce expoe os motivos, diz o que voce quer, e solicita deferimento. Anexe a copia da carta que te enviaram, o AR do que voce mandou anteriormente, 2 ou 3 e-mails enviados, e pronto. Seu processo volta a andar em 3 dias e vai pular la na frente, quando eles reconhecerem que foi um problema interno deles. Tire copia de tudo o que mandou, caso precise.
@JCCS, isso mesmo, tem que fazer uma geração de cada vez. Lembrando que pelo ACP se o pai for o português e declarante do nascimento do filho pode fazer o processo de atribuição independentemente da transcrição do casamento. Não que não seja importante atualizar o estado civil mas não precisa esperar a conclusão da transcrição para o processo de atribuição do filho pelo ACP,.
Caramba, dei um baita azar hoje, liguei na linha de registro pra pedir o número de processo e chave de acesso ao site... A moça que me atendeu disse que é funcionária nova, começou hoje a fazer atendimentos e que ainda não aprendeu nada em relação a chave de acesso, se limitando a me passar o número do processo!
@Jeffersonsouza OK, após o pagamento é só aguardar o envio da mesma via e-mail, ou é necessário tomar alguma outra precaução ? Que falta de sorte ter pego uma pessoa nova e ter perdido o tempo da ligação..... Espero que essa funcionária nova, seja acréscimo de pessoal. Desta forma, serão mais pessoas trabalhando.... abs
@jefferonsouza qual o horário em que vc conseguiu o contato com a LR? Ligo e nunca consigo...Liguei pro volta das 06:30 hs e só caia na secretária...vc tem o contato correto deles?
@jeffersonsouza qual o horário em que vc conseguiu o contato com a LR? Ligo e nunca consigo...Liguei pro volta das 06:30 hs e só caia na secretária...vc tem o contato correto deles?
@Pessoal,é aconselhável checar se todos os documentos estão em ordem antes de enviar o processo de nacionalidade para Portugal e assim evitar q caiam em exigência. Dúvidas..perguntem aqui no fórum.
Galera, como proceder ao enviar 2 processos ao mesmo tempo ? Eu coloco em 2 envelopes separados dentro de um envelope maior com o nome de cada pessoa no exterior dos envelopes ? Vou enviar o meu e da minha irmã essa semana e me gerou essa dúvida. Obrigado
Pessoal, boa tarde. Meu processo foi numerado no dia 25/03 e ainda consta na fase 2 - foi registado quando consulto pelo site. É normal ou pode ter caído em exigência? Vi pela planilha um monte de registros de abril já no status 6.
Gente, tem alguma coisa muito anormal... to atras da data pra marcar o cc e o passaporte e ate em 2021 ta dando data indisponivel!!!!!
To entendendo nada, desculpa falar sobre isso aqui nesse topico maos uma vez, mas foi por aqui que falei passo a passo... prometo que nao vou mais falar sobre esse assunto aqui...
So que é normal ta indisponivel ate 2021? To quase tirando o passaporte brasileiro e indo pra portugal e so la tirar os documentos
Amigos Boa tarde por favor uma ajuda, meu processo foi numerado dia 16/04 e ainda está na fase 2, vai fazer 3 meses , é Isso mesmo ? Poderiam me passar por favor o li k da planilha, um abraço a todos e obrigado
Comentários
O documento exigido foi de inteiro teor digitado e apostilado, pois o anterior estava ilegível! Estou ligando para linha de registros mesmo!
Vou fazer como me orienta e enviar uma carta!
Agradeço por tentar me ajudar!
Obrigado!!!
Os valores, questão de agendamento, etc... tem que verificar no site do próprio consulado que atende a região que você mora pois tem variações de um para outro.
Em São Paulo, está podendo solicitar os dois na mesma ida ao consulado. A regra é que validam o CC e uns 20 dias depois, chega o passaporte .
Se for São Paulo, tem os valores no site.
Sugiro o pagamento do pedido com urgência, pois, se pagar tarifa normal pelo CC, leva meses e meses para chegar.
Sugiro agendar logo, pois está meio complicado os prazos...
Apresentar o cartão do cidadão original e válido é requisito para solicitar o passaporte, não tem como fazer tudo em uma visita pois você não tem o cartão do cidadão na primeira visita.
Sim, entendi.... Eu quis dizer que vc pode agendar os dois. Acabei não especificando os passos. Somente que o passaporte chegaria uns 20 dias depois. Isso tudo com taxa de urgencia. Segundo o consulado, eles dão a entender que o CC, sem taxa de urgência, não chega nunca....
Obrigado
Abs
Duas perguntas...
1-Averbar casamento hoje, está mais rápido enviar para alguma conservatória ( qual conservatória está mais rápido ) ou fazer via Consulado. Nesse caso, seria consulado de São Paulo.
2-Minha nacionalidade está prestes a sair, e meu filho vai fazer a dele. A ACP Porto ainda é a mais rápida ou tem alguma outra que já melhorou ? Vi aqui algo sobre Ovar, mas, parece que seria com advogado.
obrigado
1) A notícia de exigência é só enviada por correios, ou também para o e-mail?
2) Alguém sabe se no site de acompanhamento de processo aparece detalhamento da exigência? Em qual etapa aparece isso?
O processo de minha avó segue na etapa 1 (foi recebido) desde sua numeração (final de abril/2019). Obrigada
Se seu filho for maior de idade faça pelo ACP mesmo, nesse caso eu mandaria a transcrição para o escritório de Santos pois tem relatos no fórum que está rápida a transcrição e não tem o stress do Vale Postal. Se ele for menor mande tudo junto (transcrição + atribuição) para Tondela que eles dão prioridade para menores e fica pronto rápido, uns 2 meses.
Ovar apenas se for por advogado senão é um ano de espera.
Quanto a informação de exigência, não sei dizer...
O que posso te falar, é que meu processo foi numerado em 05 de abril. Só recebi a chave de acesso em 15/06. Permaneceu no Status 1 até inicio de Julho e mudou para 2 . Liguei semana passada e dois dias depois de ter ligado, meu processo apareceu em 5 , com a observação que o pedido havia sido aprovado e estava aguardando registro de cidadão português....O site ainda é uma versão beta, mas , já é melhor que muito site versão final...Porém, o que percebi, é que ele tem uma informação um pouco atrasada em relação a ligar na LR.
vc diz para eu enviar a minha transcrição de casamento, para o Consulado Portugues em Santos - SP ?
obrigado
O processo da minha avó é de Dez/2018. O mesmo caiu em exigência, e os documentos que enviei complementares que eles solicitaram, chegaram em 20/05 em portugal (recebido por Hemogenes).
Até hoje 15/07, não vi nenhuma movimentação do processo (liguei na LR umas 2x) e consulto o processo diariamente no site (nacionalidade.justica.gov.pt) e o processo ainda está assim:
4. Verificação da documentação entregue
O seu processo não está completo, tal como foi notificado.
O seu pedido estará nesta fase até à receção e registo pelos nossos serviços da documentação em falta.
Se no prazo indicado ainda estiver incompleto, será objecto de indeferimento liminar.
Devo me preocupar? Vi casos de gente que envia exigência e não demora 2 semanas para sair o assento, o meu faz quase 2 meses.
Obrigado!
Se seu filho for maior de idade (não dará para se valer da prioridade de menores por Tondela) sobra a opção da transcrição ser feita por PD, que está levando pelo menos uns 3 meses ou o consulado. Teve uma pessoa que postou semana passada aqui no fórum que fez uma transcrição por Santos, se não me falha a memória, mês passado e ficou pronta em 1 dia. Claro que não é garantia que será tão rápido mas pelo menos deve demorar menos que PD.
OK, vou verificar via Santos.
Quanto ao meu filho, ele já é maior de idade.
Só que pretendemos fazer para meu neto ( filho dele ) e este tem 2 anos de idade...
Só que se entendi bem o processo, meu filho terá que solicitar a nacionalidade dele antes. Depois que ele conseguir a nacionalidade dele, ai sim, ele pode enviar a transcrição do casamento dele e já pedir a Nacionalidade do filho dele, meu neto....é isso ???
obrigado
Lembrando que pelo ACP se o pai for o português e declarante do nascimento do filho pode fazer o processo de atribuição independentemente da transcrição do casamento. Não que não seja importante atualizar o estado civil mas não precisa esperar a conclusão da transcrição para o processo de atribuição do filho pelo ACP,.
para quem pediu certidão pelo Civil on-line, após quanto tempo de efectuado o pedido e pagamento, a certidão é disponibilizada ??
obrigado
A moça que me atendeu disse que é funcionária nova, começou hoje a fazer atendimentos e que ainda não aprendeu nada em relação a chave de acesso, se limitando a me passar o número do processo!
OK, após o pagamento é só aguardar o envio da mesma via e-mail, ou é necessário tomar alguma outra precaução ?
Que falta de sorte ter pego uma pessoa nova e ter perdido o tempo da ligação..... Espero que essa funcionária nova, seja acréscimo de pessoal. Desta forma, serão mais pessoas trabalhando....
abs
Acha que aconteceu a mesma coisa com o meu, do que com o do @gvgrussai ?
Meu processo foi numerado no dia 25/03 e ainda consta na fase 2 - foi registado quando consulto pelo site. É normal ou pode ter caído em exigência? Vi pela planilha um monte de registros de abril já no status 6.
To entendendo nada, desculpa falar sobre isso aqui nesse topico maos uma vez, mas foi por aqui que falei passo a passo... prometo que nao vou mais falar sobre esse assunto aqui...
So que é normal ta indisponivel ate 2021? To quase tirando o passaporte brasileiro e indo pra portugal e so la tirar os documentos