Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

17227237257277281550

Comentários

• Deem uma olhada nessa matéria https://brasil.estadao.com.br/noticias/geral,italia-bate-portugal-e-e-pais-da-ue-que-mais-concede-cidadania-a-brasileiros,70002917896.
    Fiquei impressionado com o tempo que demora para um pedido de nacionalização italiana.
  • @rebecca naslausky pois é o que está pegando pra mim é justamente isso , o fato do atual marido dela não ser o seu pai. O fato é que você precisa provar que ela é sua mãe com outros documentos , eu juntaria todos os documentos dela com assinatura de solteira e a assinatura abreviada , e se não me falha a memória alguém aqui no fórum mencionou sobre uma carta de próprio punho informando que não contraiu matrimônio com seu pai , alguém me corrija se eu estiver falando besteira.
  • @phelipep eu sei que há como pedir urgência em processos de nacionalidade quando há proposta de trabalho para Portugal, mas para outros países eu nunca vi. Arrisco opinar que não seja possível, pois não há benefício para Portugal nesse caso, visto que você não vai gerar lucro nem pagar impostos em PT.

Quanto ao passaporte com urgência, é possível pedir no consulado, mas creio que demore uns 20 dias a partir do momento que você colher os dados biométricos e ultimamente o mais demorado tem sido justamente conseguir agendamento nos consulados para a coleta.
    Outra opção para passaporte é fazer diretamente em Portugal, com urgência demora uns 2 dias.

Ah, vi em algum lugar aqui no fórum que outra conservatória (Ovar, se não me falha a memória) teve processo concluído em 1 mês solicitado através de advogado, pois no caso de lá processos de advogados têm prioridade.
  • @mariapaulafernandes, percebi que tds as vezes que consegui falar la foi por volta das 11h, tentando ligar as 10 e eles atendendo as 11h. se ligar depois do meio dia acho que ja apertado pq eles ja ignoram o telefone pra ir embora as 17h no horario deles hahaha. mas ligar de madrugada nao funcionou pra mim.
  • ARRUMANDO, PUBLIQUEI ERRADO A DATA DE ENVIO

Bom dia, processo da minha irma concluído na ACP Porto. Fui mexer na tabela mas fiquei com medo de zuar tudo hahaha

Fernanda Sucena Carvalho
    Enviado em: 26/02/2019 via EMS
    Pagamento: cartão de crédito
    Recebido em: 06/03/2019
    Não tenho a data em que foi numerado.
    Processo nº: 262XX/19
  • @JPPedrosa nossa , é muito tempo ! Estamos bem então , com relação à prazos.
  • Boa tarde!! A ansiedade é grande......desde que iniciei o processo de Atribuição de Nacionalidade Portuguesa, constantemente venho verificando no site disponibilizado pela Justiça Portuguesa o andamento do processo....a vontade de ligar na LR é grande, fiz isso apenas uma vez para solicitar o número do processo e assim que soube da disponibilidade do site para consulta, enviei e-mail e em dois ou três dias fui respondido, obtendo a chave de acesso para acompanhar os passos do processo.......e hoje ao consultar o site, houve andamento no processo, da fase 01 para a fase 02....aguardo com grande ansiedade o término do processo, que está bem próximo.....para todos que estão ansiosos como eu, tenham paciência, a Nacionalidade Portuguesa em breve chegará. Para acompanhamento, seguem os dados:

*Arquivo Central do Porto - ACP*
    Enviado em: 21/03/2019 - EMS
    Recebido em: 08/04/2019
    Numerado em: 16/04/2019
    Fase 02 em: 11/07/2019
    *Número do Processo: 31XXX/19*.

Leio cada postagem aqui no fórum e compartilho com vocês nossas expectativas. Agradeço a cada um, que direta ou indiretamente, têm contribuído com suas experiências, orientações e dicas. Grande abraço! E vamos de que vamos!!
  • editado July 2019
    @rebecca creio não haver problema vc enviar a certidão de casamento da sua mãe mas explicando que se trata de casamento com seu padrasto justificando assim a mudança de nome.
  • editado July 2019
    @Vlad obrigada pela resposta. pensei em enviar a principio somente os documentos em q ela assinou com nome de solteira, conforme a leticia sugeriu, e deixar reservados os q estao com nome de casada para o caso da conservatoria pedir mais comprovantes da maternidade... o q vc acha?
  • @MSRodrigues
    Meu processo foi recebido dia 01/04 e numerado dia 05/04... Como estava na Fase 2 desde o mês passado, liguei na LR ontem.... Após 1,20 Hrs de espera, fui atendido pela simpatica e atenciosa Maria, que disse que meu processo está em análise e sem exigências. Espero a cada dia, que mude para o 6, pois ,pelo que vejo aqui, parece que pula do 2 para o 6.... Vamos torcer....
    abs
  • renatarabellorenatarabello Member
    editado July 2019
    pessoal, outra dúvida.

encontrei aqui no fórum algumas diferenciações de nome quanto a certidão do requerente brasileiro:

-> certidão de inteiro teor por cópia reprográfica do livro, apostilada
    -> Certidão de nascimento por cópia reprográfica apostilada

é a mesma coisa? não é necessário ser de inteiro teor? desculpe, mas fico receosa de pedir a errada e vi no fórum que haviam alguns problemas em relação a isso.
  • @renatarabello
    Não são a mesma coisa.....
    Certidão por cópia repográfica : É uma copia do livro onde está lavrado seu nascimento . Basicamente, tiram uma xerox do livro. Geralmente, essa certidão, está manuscrita .
    Certidão de Inteiro teor : É o que está escrito no livro, porém, digitado para o computador.
    Se vc enviar apenas a digitada pelo computador ( Inteiro teor ), provavelmente seu processo vai cair em exigência...
    Tem que enviar a copia do livro ( repográfica ) e apostilar. Se esta do livro não tiver muito legível ou der margem para duvidas em nomes, envie junto , a copia digitada ( não precisa apostilar essa )...Se eles tiverem alguma dúvida no que está escrito na repográfica, eles conferem na inteiro teor digitada.
    E o apostilamento, eu estou em SP, mas mandei tudo para Santa Catarina, que é bem mais barato. SP estava R$ 120,00 cada apostilamento, enquanto Santa Catarina, R$ 38,00 cada . E me devolveram em menos de 5 dias.
    abs
  • @JCCS muitíssimo obrigada!!! estou indo resolver isso amanhã e estava receosa de fazer besteira.

Então eu só peço a certidão de nascimento por cópia reprográfica e, caso ela esteja ilegível, eu peço a de inteiro teor para garantia, certo?? E só a primeira precisa ser apostilada, correto?
  • Olá pessoal boa noite!
    meu processo: 228**/19 (pagamento via cartão de crédito)
    Enviado: 01/03/19 (DHL)
    Recebido: 13/03/19 (por Isabel Ferreira)
    Numerado: 22/03/19 ( não tenho certeza)
    Despacho: 25/06/19
    Concluído: 11/07/19

Gostaria de agradecer a toda comunidade desse fórum , principalmente ao @Vladpen que me auxiliou muito!

Gostaria de compartilhar que no sistema ocorreu da seguinte maneira , ficou marcado na etapa 2 como registado até o prazo de 90 dias do acp , após esse prazo em uma semana realizaram a analise de documentos (etapa 5), já dizendo que havia sido aprovado e aguardava registo , assim ficou e ja mudou para a ultima etapa hoje dia 11 , com o seguinte texto :
    O seu pedido foi deferido e o respetivo Registo criado. O processo de nacionalidade foi terminado.

Ultima notificação enviada foi uma Notificação de registo no Registo Civil em 11/07/2019, para a morada indicada no seu pedido de nacionalidade, referente ao seu processo.

Obrigado a todos , a saga continua no consulado de sp em busca dos documentos , se puder ajudar alguém estou disposto também.
  • @renatarabello
    Exatamente...... Repografica, Apostilada e , se necessário, a Inteiro teor digitada.... E o restante dos documentos....RG com menos de 10 anos, Formulario 1C......
    abs
  • @Rebecca , sim, pode fazer isso.
  • @matheus parabéns...felicidades e boa sorte como novo tuga.
  • Bom dia a todos!
    Processo concluído ontem, 11/07.

Para os próximos passos, como ter o registro de nascimento em mãos, qual o melhor meio para emiti-lo? Consigo realizar a emissão apenas através do número do meu processo de nacionalidade ou preciso do número do assento português?
    Se sim, como conseguir este? Apenas ligando na LR?

Agradeço!!
  • Bom dia , alguem poderia me da uma informação.
    Envidei meu processo para o ACP no final de maio, pela linha de registo consegui a senha para o acompanhamento . Só que só aparece na FASE 1 . é normal ?
    Mesmo tendo o número do processo , não era para estar na fase 2 como : " foi registado " ?
  • Um amigo, filho de pai português já falecido, pretende dar entrada na nacionalização em ACP..
    Na certidão de nascimento desse amigo, a declarante do nascimento é a mãe, e não o pai, embora na época o pai e a mãe já fossem casados.
    Minha dúvida é se tem necessidade de transcrever o casamento do pai e da mãe antes de enviar o processo de nacionalização para ACP ou pode enviar mesmo sem a transcrição do casamento ???
  • @sergio_loureiro, tem que transcrever o casamento antes.
  • @pessoal
    Bom dia a todos
    Como disse aqui ontem, meu processo estava na condição 2 no site ( processo registrado ), desde o mês passado. Resolvi ligar na LR no dia 10/07 e, como eu disse, fui muito bem atendido pela Maria, que informou que meu processo estava em fase final de análise e sem exigências. Porém, ontem ainda apareceu na condição 2 no site.
    Hoje pela manhã, fui consultar e para minha surpresa, estava na posição 5 , Análise do pedido - O seu pedido de nacionalidade foi aprovado e aguarda que seja criado um Registo de Cidadão Português
    Acho que consegui, pelo visto, a minha Nacionalidade.....
    Quanto tempo para eu pedir a certidão pelo civil on-line ? Se eu pedir agora, perco os 10 Euros ou fica em espera e assim que tiver o assento, eles me enviam ??
    obrigado a todos
  • Pessoal, boa tarde!

É com muito prazer que informo que meu processo de atribuição foi finalizado no ACP do Porto.

@Vlad pen muito obrigado por toda ajuda!

Abaixo o histórico:

Pagamento por cartão de crédito.
    04/03/2019- recebido na conservatória.
    17/06/2019-enviado para despacho.
    05/07/2019- assento de nascimento registrado.
    11/07/2019- terminado no site e liberado no Civil Online.

Não inseri na planilha por medo de bagunçar.

A critério de informação, hoje estive na 4° CRC do Porto e as transcrições de casamento estão com agendamento apenas para Outubro devido ao alto volume de pedidos que estão recebendo e por terem apenas duas funcionárias trabalhando.
  • Meu processo...
    Enviado para ACP em 27/03/19
    Recebido em 01/04/19
    Numerado em 05/04/19
    Pedido aprovado e Aguarda Registro em 12/07/10
    abs
  • PaulaGPaulaG Member
    @jccs es joia? estamos na mesma (mas eu to fazendo a cidadania do meu pai rs). O meu apareceu na quarta-feira no estado 5 do site. Tb nao sei se ja posso pedir a certidao online, ams eu acho que ainda pode demorar 1 mes até o registro! entao acredito que vou esperar mais um pouco pra isso.... ah, tb queria saber se perco o dinheiro do civil online (10 euros). Obrigada e vamo que vamoooo!
  • @daniel henriques..
    Primeiro, grato por sua resposta...mas agora surgiu uma dúvida...
    O pai dele já é falecido.. acho que a mãe dele tb..
    O pedido de transcrição do casamento pode ser assinado por algum dos filhos ???
  • @matheus joaquim...

Obrigado por compartilhar as informações de forma tão detalhada...!!!
    Isto realmente nos ajuda a entender como está funcionando esta nova opção de acompanhamento de processos on line...
    É muito melhor do que ficar o tempo todo postando que "As informações do site não estão atualizadas"...(Blá...Blá...Blá...)...!!!

TKS...!!!
  • @daniel henriques.
    Mais um vez grato pela resposta...
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.