Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

18048058078098101452

Comentários

  • editado December 2019
    @blancout não me expressei direito. Quis dizer que meu casamento e divórcio não foram transcritos e não pretendo transcrevê-los por enquanto. Nesse caso, para qual conservatória envio o pedido de atribuição de meus filhos menores?
  • @antoniopereira se você é o português e foi o declarante na certidão de seus filho(a) só ACP aceitaria realizar a atribuição sem a transcrição, mas somente no caso de você ser o português e o declarante.
  • @blancout poderia me informar se exigiram prova de vida para seu avô?
  • @Shimene para evitar problemas eu agendei no consulado de São Paulo o reconhecimento de assinatura do formulário 1C, isso já valeu como prova de vida porque teve o carimbo do consulado e não tive de pagar o valor do reconhecimento presencial no cartório.
  • @blancout, obrigado. O endereço que tenho é ACP do Porto, Rua Visconde de Setúbal, nº 328, 4200-498, Porto. Está correto?
  • @antoniopereira é isso mesmo !
  • Assim como o @drpost, recebi hoje por e-mail (sem ter solicitado) o nº do processo e a chave de acesso de consulta para verificar o andamento do processo. Gostei da eficiência (pelo menos nesse ponto).
  • @sarahcampos aí sim. Nesse ponto parece estar tranquilo pra gente
  • Estou achando ótimo esse negócio de enviarem um email com a chave de acesso automaticamente, MAS e as pessoas que enviaram os documentos há mais tempo e ainda nao receberam? Sabem se tem algum email que ainda tao respondendo com a chave ou só pela LR?
  • Enviei meu pedido de urgência via email e não tenho absolutamente nenhum retorno. Apesar de estar bem fundamentado e com arquivos anexados, continuo sem resposta. Achando mais viável enviar por correio mesmo.
  • @ferrju poderia me orientar também a como dar entrada no pedido de urgência? estou terminando uma graduação em Sistemas de Informação e pretendo fazer um mestrado em algum país da comunidade européia.
  • Bom, eu falei o que aconteceu comigo e o que eu vi lá. Estou com contrato de trabalho em mãos, inclusive de uma empresa da Holanda. Para mim foi dessa forma. Paciência, não quis desanimar ninguém e nem ser ruim. Infelizmente entenderam de forma negativa meu relato.
    Que bom que você teve sorte.
  • uma dúvida: no quadro 3 do formulário para atribuiçao de nacionalidade para MENOR, devo preencher como declarantes pai e mãe? Mesmo que na certidão conste que a mãe foi a declarante? Neste caso, o pai é o português. Os dois assinam e reconhecem as assinaturas?
  • editado December 2019
    @andrezza...

    No formulário de Atribuição de menor de idade...O quadro 3 deve ser preenchido com as informações de ambos os Pais...Os dados do Português sempre devem sempre vir primeiro tanto no quadro 3 quanto no campo de assinaturas...

    No caso que você citou...No quadro 3...Insira primeiro os dados do Pai Português...Depois vem os dados da Mãe...No campo das assinaturas...A primeira linha...(Linha de cima)...Também deve ser utilizada pelo Pai Português...A Mãe assina na linha de baixo...
  • Então, só para compartilhar minha experiência. Fui a uma conservatória perto de casa para reconhecer as assinaturas do formulário, iria me custar 24 euros. A atendente fez a recepção do processo, assim eu não precisaria pagar esse valor e encaminhou para a ACP As conservatórias são intermediárias, mas como eu não estava com pressa, economizei tempo e dinheiro, assim não precisaria me deslocar até a ACP e nem enfrentar fila, já que nesta conservatória eu fui atendida em 10 minutos
  • Hoje o processo da minha neta,foi aprovado(627xx/2019],numerado em 12/08,bolinha 5 verde(foi aprovado e aguarda que seja criado um registro).Muito feliz!
  • @masan que notícia boa! Fico feliz por você.
    É ótimo saber que os processos ainda estão andando. Acho que quando começar a sair os registros, vai sair um monte de uma vez só =D
  • @mariahernandes,pois é,tomara!Postei,pq acho importante para ajudar os outros,pq msm assim,está andando,bem ao contrário do ano passado,que era bem rápido.Outros tempos.
  • Bom dia. Hoje meu processo também esta aparecendo como aguardando a criação do registro português.... agora é esperar.... dei entrada no final de julho, até que não foi muito tempo.
  • Olá, pessoal! Gostaria de uma orientação.
    Eu enviei o processo do meu pai e da minha tia com a ajuda do fórum, não voltei para anexar os dados na planilha pois não sei como fazer e depois posso ate fornecer o mesmo para alguém colocar.

    Ao consultar o processo do meu pai, vi que caiu em exigência.. entrei em contato com a LR que não quis informar o que havia de errado, isso umas três vezes obs: meu pai que ligou! Tentei tbm, e nada. Disseram que teriamos que esperar carta chegar. Ao ligar de novo para o meu desespero me disseram que caiu em exigência dia 11/11 e dia 16/11 foi enviada a notificação e estava ainda no prazo para chegar na residência.
    Meu pai ligou de novo agora no início do mês e insistiu, até que disseram ser o nome da avó paterna, não recebemos a carta e disseram que teriamos 20 dias úteis + 30 dias Úteis.
    Bom, o nome dela (da avó) no registo do meu pai é Candida Bessa Moreira, sendo que no registo do Português é Candida dos Anjos de Bessa Moreira. (Faltou o dos Anjos no registo do meu pai)
    O processo da minha tia foi aprovado e aguarda registo, mas o do meu pai caiu nessa exigência. Ja tinha visto antes, mas infelizmente o cartório se nega a corrigir a certidão do meu pai com a certidão de óbito do Português que consta o nome completo e agora disse que ate pode fazer administrativamente, mas pra isso precisa de um documento da avó. To atrás desse documento, mas ja perdi os 20 dias úteis. A certidão de assento dela é de batismo e não consta o nome completo e o "Bessa" da família esta "Beça" com Ç, achei ate a de casamento que já esta com nome dela completo mas e de solteira e não consta o nome que passou a usar e o "Bessa" já esta normal com dois "s", bom, estou tentando achar o Óbito que ocorreu em 1931, pedi pelo civilonline e disseram que não esta informatizada e que terei que esperar pq estão atolados de trabalho, estão tentando encontrar. Já não sei o que fazer.
    Mandei e-mail pedindo prorrogação e não me respondem.
    Alguém poderia me dar uma luz? Já não sei nem mais o que pensar..
    Tentei de todos os jeitos e nada. Ja estou no prazo dos 30 dias úteis e pelo visto não vou conseguir sanar isso.
    Obs: Estou em Portugal, mas não sei o que poderia me ajudar em relação a esta aqui, se alguém puder me dizer, agradeço.

    Desculpa o texto enorme.
  • Por causa do ocorrido, fraude, prisões, etc, Lisboa está pedindo a cópia do livro do registro de nascimento, além da certidão de inteiro teor.

    Isso está valendo também para ACP? Caso sim, as duas cópias precisam de apostilamento?

    Alguém tem essa informação?
  • @almirfbf, todas as Conservatórias exigem cópia reprográfica do livro apostilada!! Mande as duas certidões - cópia reprográfica e inteiro teor. Por extremo zelo, justamente por causa desses bandidos fraudadores, eu também apostilaria a de inteiro teor! O custo é pequeno em relação ao benefício!
  • editado December 2019
    @JESSICA...
    Apesar da informação de 20 + 30 dias úteis para cumprir a exigência...Na prática...A informação que temos aqui no Fórum com base em relatos é que o processo somente é indeferido/Arquivado se o interessado não se manifestar em um prazo de até Seis Meses...
    Óbvio que você não deve facilitar...Continue atrás dos documentos necessários para cumprir a exigência...Quanto antes melhor...
    Estando em Portugal fica mais fácil...Pois se na Certidão de Óbito da Avó constar o nome completo você terá que Apostilar essa Certidão aí em Portugal...Despachar para o Brasil...Registrar essa Certidão em um Cartório de Registro de Documentos para só então se dirigir ao Cartório que detém o Registro de Nascimento de seu Pai para apresentar um pedido de retificação do nome da Avó no Registro dele...
  • ferrjuferrju Member
    editado December 2019
    @RenatoFerreira em que lugar alguém aqui disse que você quis ser ruim ou desanimador? eu só quis trazer uma notícia positiva e relatar que o meu pedido de urgência foi deferido, simples assim. oq eu quis dizer foi que a funcionária que te disse aquilo provavelmente exagerou ou até mentiu para que as pessoas 'parem de encher o saco' e de enviar pedidos de urgência que não tem fundamento algum.
    boa sorte a todos =)
  • Gente, a ACP Porto ainda tá aceitando a cópia autentidada da CNH apostilada, em vez do RG?
    Os docs ainda são esses?
    - Certidão de Nascimento do pai portugues (versão do CIVIL ONLINE)
    - CNH ou RG (xerox autenticada, apostilhada);
    - Certidão de Nascimento (inteiro teor do tipo reprográfica, com firma reconhecida de quem assina, apostilhada);
    - Formulário 1C (impresso frente e verso, colorido, com reconhecimento de firma)
    - Pagamento de EU 175,00 (pretendo fazer por cartão de crédito)

    Caso eu não queira pagar para emitir uma certidão portuguesa atualizada do meu pai no Civil Online, posso enviar apenas o numero do assento portugues?

    Obrigada!
  • @Caroline Araujo, utilizei CNH apostilada em duas atribuições ( eu e meu pai) e não tivemos problema.
  • @Jessica Bessa,

    Seus avós casaram-se no Brasil?
    Você chegou a ver com o cartório sobre a retificação administrativa utilizando a certidão de casamento dos seus avós (pais de seus pais) para retificar o nome da avó paterna dele?

    Infelizmente, a certidão de óbito normalmente não é aceita em retificação, porém o que gera a certidão de nascimento é a certidão de casamento dos pais, há uma ordem cronológica documental que é obedecida.

    Você tem a informação de como constam os nomes dos seus bisavós na certidão de casamento de seu avós?
    Vale a pena dar uma olhada nesta certidão de casamento e, se for o caso dos nomes estarem de acordo, conversar com o tabelião. Realizei retificações de nomes de avós desta forma mais de uma vez... talvez dê certo.

    É só uma ideia. Espero ter ajudado.
  • Saiu a nacionalidade do meu Pai, agora vou fazer a minha. Perguntas:

    1- Porto ainda esta fazendo sem a transcrição de casamento?

    2- onde sai mais rápido: Tondela ou Porto?

    Obrigado!
  • já faz 4 dias que não consigo consultar meu processo.
    A senha XXXXXXXXXXXX não corresponde a nenhum processo de nacionalidade ativo.
    Verifique que digitou a sua senha corretamente.

    Sim a senha está correta. Estava na bola 4.
  • @rcaldas46, só dar uma lida nas mensagens dos últimos dias no fórum para ver que os relatos de instabilidade no site de acompanhamento estão frequentes. Tente novamente depois de algumas horas que, eventualmente, o site funciona.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.