Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

1800801803805806868

Comentários

• @LuizFerrao
    Como já disseram anteriormente,tudo indica que devem estar deixando de fazer o registro dos assentos para analisar novos processos,e provavelmente quando chegar a hora de sair os assentos de nascimento vão sair logo muitos de uma vez só.
  • @fabiocabrall

também acho que vai ser isso que vai acontecer,devem estar a dedicar o tempo disponível para analisar e despachar o máximo possível de processos.Talvez eles analisaram e viram que deve ser mais eficiente do ponto de vista administrativo adotar esta estratégia.Ou talvez seja só teoria nossa mesmo.
  • @GlauberZ,
    Não foi intenção desencorajar ninguém. Pelo contrário.
    Em 1784, Benjamin Franklin disse que: "A esperança é um constituinte essencial da vida humana".

Precisamos de esperança, mas nossa expectativa precisa ser realista.
    Criar falsas expectativas geram ansiedade, que terminam em desesperança.

Por isso concordo com o @Vlad Pen, em que os que aguardam precisam mostrar resiliência.
    Saber se adaptar às pressões desse novo tempo, e não quebrar nem se dobrar.

Estamos tentando entender as razões para a demora e com isso realinhar as expectativas corretamente.
    A teoria do @Nilton Hassel seria uma explicação, mas por enquanto é só uma teoria a ser comprovada ou negada.
    Fato: Houveram mudanças na forma e no prazo. Será que isso é proposital ou transitório? Não dá pra saber ainda.

Se eu lhe disser que seu processo leva 30 dias, você cria uma expectativa de que isso aconteça e desespera se aos 90.
    Se eu lhe disser que seu processo leva 300 dias, você se prepara pra isso. Se terminar em 180 dias é lucro.
    Pois bem, a italiana leva 3000+ dias (8-10 anos), isso é um fato, e nem por isso as pessoas deixam de aplicar.

As pessoas estão com a expectativa dos dias antigos, quando os processos terminavam em 90 dias ou menos.
    Sendo que isso não mais acontecerá num futuro previsível, qual será o novo prazo?
    Ainda não dá saber. Por enquanto seria mera especulação.
    As novas contratações de Conservadores vão ajudar a estabilizar, mas não vão limpar o backlog de um momento pra outro.
    Isso é criar falsa expectativa.
  • @ssrafa muito obrigada pela ajuda! Também estive pessoalmente no ACP no mês passado e eles estavam bem nervosos durante o atendimento. Muitas pessoas que, pelo que eu percebi, ficam indo lá a cada 2 semanas na esperança de ter alguma novidade, ou talvez, vencê-los pelo cansaço e isso acaba gerando ansiedade de um lado, e irritação de outro, já que, como a própria atendente disse pra um rapaz 'por mim voces todos ja eram portugueses, mas nao depende de mim', rs.
    Eu estou com uma oportunidade de emprego, por isso questionei o pedido de urgencia, entendo o que quis dizer, e entendo que muitas pessoas nem tem realmente urgencia pra conseguir.. Mas eu faço tudo de uma forma muito cuidadosa e paciente desde o início do meu processo, que já tem uns 8 anos, já que eu tive váááarios probleminhas desde que iniciei o processo na averbação do casamento dos meus avós (ambos estrangeiros) e, graças a Deus minha avó é muito cuidadosa e tinha todos os documentos que eles solicitavam, e isso porque eu fazia tudo através de consulado por falta de conhecimento, só agora, para concluir o meu processo que enviei ao ACP.. Então, eu entendo a ansiedade das pessoas, mas cada um tem que ter calma e saber que, assim como ele, milhares de pessoas estão atrás da sua cidadania, por motivos diversos, uns com mais urgência que outros.. Enfim, só vim dizer que precisamos mesmo ter calma e correr atrás da forma que podemos, e torcer que tudo se estabilize o quanto antes, para a tranquilidade de ambos os lados.

Aguardando ansiosamente que tudo se acerte para que entremos em um 2020 cheio de registros!
  • Pessoal, não coloquei meu processo na planilha pois não sei mexer e fiquei receoso de fazer algo errado, mas vamos la:
    Meu processo chegou em portugal por EMS dia 30 ou 31/07/2019 (não lembro exatamente). Fiz o pagamento por cartão de crédito. Não sei a data da numeração, mas depois de algumas semanas, eu mandei email e eles me responderam com a chave de acesso.
    Meu processo é número: 631XX/2019 e mudou hoje, 25/11/2019 para a "bolinha 2" com o texto "O seu pedido está pronto para ser verificado.". Eu não participo muito aqui escrevendo no fórum, porém, leio todas as paginas desde as 600 e alguma coisa e agradeco desde já a ajuda de todos aqui. Se faltar alguma informação, podem me pedir que eu mando aqui e se alguém quiser incluir na planilha, fique a vontade!
  • Pessoal, como Porto está demorando por volta de 7/8 meses para deferir a cidadania, haveria uma outra Conservatória para fazer o pedido, algum lugar mais rápido?
  • Galera, eh com grande alegria que após exigências atendidas, o processo do meu avô seguiu para despacho.

No aguardo agora dos documentos serem criados e partir para o reconhecimento da minha mãe e depois a minha. 2020 vai ser de festa! :)
  • Agora irá demorar esse despacho...
  • Bom dia, gente.
    Não sei se essa informação procede, mas disseram que o NÚMERO DE REGISTRO só é feito em Lisboa e que tem pelo menos 10.000 esperando registro por lá.
    Quem disse foi a funcionária de uma Conservatória. Disse que tudo ficará pra 2020.

Alguém sabe se isso procede?
  • PedroGasparPedroGaspar Member
    editado November 2019
    @mariapaulafernandes, não sei se procede, mas, agora que você comentou isso eu fui olhar o assento de nascimento do meu tio, do meu pai e da minha tia, porque todos eles fizeram o processo de nacionalidade antes de mim e já conseguiram o registro português, e os 3 fizeram o processo com um advogado que é da região norte de Portugal. Nos 3 assentos consta que a declaração de nascimento foi prestada na 'Conservatória de Braga', que deve ser a região do advogado, mas as 3 vêm com o título de 'Conservatória dos Registros Centrais de Lisboa' no início da certidão (assento), então pode até ser que seja isso mesmo.

A teoria do @NiltonHessel (http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/210291/#Comment_210291), complementada pelo @gandalf (http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/210300/#Comment_210300) também fazem sentido para mim, apesar de tudo ser especulação e ainda não termos nenhuma certeza do que está acontecendo. Mas pode bem ser isso mesmo que esteja a acontecer.

Como disse a @Millenagl (http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/210322/#Comment_210322), e o @ ssrafa (http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/210275/#Comment_210275), o nível de estresse e trabalho está aumentando muito, então, cada um tem a sua urgência mas todos temos que ser pacientes. Cada um tem que ter o bom senso e deixar o egoísmo um pouco de lado e lembrar que além dele(a) próprio(a) existem mais outras 10 mil pessoas (ou mais) na mesma situação esperando um registro, então ficar ligando, mandando e-mail, aparecendo presencialmente, incessantemente, não só não vai resolver em nada como pode piorar a situação para todo mundo.

Eu concordo com o que o @gandalf já disse algumas vezes aqui, citando a nacionalidade italiana como um "apaziguador de ansiedade". Além do avô português, que me possibilitou a nacionalidade portuguesa (já aprovada mas ainda aguardando registro), eu tenho bisavós espanhóis e trisavô italiano. Na Espanha você só consegue nacionalidade se for filho de espanhol até 21 anos (ou algo assim) e na Itália você pode pagar cerca de 10 mil reais e esperar quase 10 anos para sair a nacionalidade. Então, toda vez que eu me vejo ansioso demais porque a minha nacionalidade portuguesa que foi "prometida" em 4 meses está prevista para demorar pelo menos 7 meses (ou muito mais!), eu me lembro de como teria sido mil vezes pior se eu fosse tentar a nacionalidade italiana e agradeço por ter conseguido a nacionalidade portuguesa, demore quanto for! :-)

(mas ainda assim eu checo o site de consulta todos os dias, é claro, rs)

E na verdade esse exemplo pode se aplicar até dentro de Portugal mesmo, porque antes de eu levar o meu processo para o ACP eu passei na CRC de Lisboa também para ver como estava por lá (http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/206627/#Comment_206627), e lá me disseram que em Lisboa estava demorando um ano e meio para sair o registro português. Então mesmo que no ACP demore um ano, ainda estou em vantagem em relação a ter iniciado o processo em Lisboa (e em muita vantagem a alguém que esteja tentando a nacionalidade italiana).
  • @otavioalmeida, pra quem já esperou mais de 8 meses por essa aprovação, uns meses a mais ou a menos não vão mudar muita coisa.
  • @PedroGaspar
    Fiz todo meu processo de Nacionalidade, na ACP , com as dicas e ajuda aqui do Forum.
    Enviei em 25/03 , receberam 01/04 , numeraram 08/04, 12/07 foi aprovado o pedido de nacionalidade e em 09/09/19, foi criado o assento de Nascimento. Total : 165 dias corridos ....aproximadamente..
    E esse detalhe que vc comentou, tem razão. Apesar de eu ter feito tudo pela ACP, meu assento foi enviado pela CRC Lisboa.... Ou seja, saem de lá os assentos mesmo.
    Também acho que o @NiltonHessel e @gandalf , tem razão nas suas ideias. Só que me surgiu uma consideração..
    Se eu enviar um processo de averbação de casamento, via Consulado de Santos, segundo o proprio Consulado, está levando no máximo 30 dias.
    Quando estive semana passada no consulado de SP, pegando meu CC , perguntei a atendente, quanto tempo levava um processo de Nacionalidade em SP e ela informou cerca de 9 meses ....
    Isso me faz pensar, que corremos o risco dos consulados passarem a ser mais rápidos, por terem prioridades. Pode ser por esse motivo ou um dos motivos, dos processos na ACP terem aumentado tanto em prazos...
    abs
  • gandalfgandalf Member
    editado November 2019
    @JCCS,
    Alguns consulados fazem a transcrição de casamento no mesmo dia. Você agenda, no dia certo entra no consulado, entrega os documentos, aguarda 1h e sai de lá com a transcrição impressa. Uns consulados são mais rápidos que outros.

Quanto aos prazos, a ACP se tornou a referência de eficiência após dez/2017.
    Pouca gente deve ter lido esse memorando. Esse é o documento que a autorizava a ACP executar esse tipo de serviço.
    No item 5 e 6, a redistribuição sempre fez parte do plano.
    https://irn.justica.gov.pt/Portals/33/Doutrina/Despachos CD/34CD2017.pdf?ver=2019-06-18-141836-773

"Considerando o elevado número de pedidos de nacionalidade[...] em particular na CRC; Considerando a experiência já adquirida pelo Arquivo Central do Porto em matéria de nacionalidade e o reforço do seu quadro de conservadores, que lhe permitirá tornar-se numa peça importante na estratégia nacional para reduzir aquela pendência; permitindo a resolução de mais processos e com maior celeridade; [...] O presente despacho produz efeitos a partir de 1 de dezembro de 2017"

Por isso a ACP foi a melhor a partir de 2018, e continua sendo. Só que a carga e o backlog aumentou mais ainda.
    Pode ser que as coisas mudem, mas até prova em contrário (em quantidade suficiente), ACP ainda é referência.
    Não é só minha opinião. Isso está escrito com todas as letras no documento do próprio IRN.
    Se você mandar pelo consulado, ele irá para a CRC de Lisboa, poderá redistribuído, e parar na ACP.
    Por isso eu digo que todas as conservatórias tenderão a ter +- o mesmo tempo.
  • @leandrotartarinip,
    Depois da uma olhada nos seus dados na planilha e corrija se for necessário.
  • Bos noite gente, tudo bem? Vocês sabem se tem algum lugar daqui que fala sobre faculdade? Estou vendo de fazer em Portugal, mas não entendo bem, pois nas faculdades tem "tempo integral, até 18 ECTS, de 19 até 37,5,etcc.. estou ficando louca hahah obrigada!!
  • pessoal acho essas teorias estão corretas mais o caso e seguinte antes demorava mais ou menos 15 dias para sair os assento mesmo que seja por Lisboa , o caso e que o assentos estão parados nem andando devagar por mais que estejam atolados de serviço o fato que não estão fazendo registro . ( a não ser em caso de urgência comprovada)isso que esta super estranho.
  • tem pessoas esperando assento a quase 4 meses pela panilha . :(
    editado November 2019
    @LaisLacerda, eu fiz uma pesquisa pelo termo "faculdade" na página inicial do fórum e vieram alguns resultados, veja se algum te ajuda:
    https://www.google.com/search?q=site:forum.cidadaniaportuguesa.com+faculdade

De qualquer forma, um site que eu acho muito bom e completo em termos de informações sobre Portugal é o Euro Dicas, dê uma pesquisada lá também, eles têm bastante informações sobre faculdades em Portugal:
    https://www.eurodicas.com.br/?s=faculdade+portugal
    editado November 2019
    Então @ALEXANDREcARREIRA, mas a teoria que o @NiltonHessel lançou (http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/210291/#Comment_210291) foi justamente:

Eles estão com muito trabalho para fazer lá nas conservatórias em relação a pedidos de nacionalidade, muitos processos para analisar e registrar, e eles sabem que no momento que se registra um cidadão português, isso abre as portas para que venham outros pedidos de registro (eu mesmo quando tiver o meu registro vou pedir a nacionalidade da minha filha menor e em seguida da minha esposa), o que só faz com que o trabalho aumente e acumule com a montanha de processos que já está aguardando para ser processada.

Então talvez eles tenham pensado: Vamos analisar e despachar (ou exigir documentos adicionais) o máximo de processos que der mas vamos segurar os registros, para evitar que cheguem novos pedidos. Assim eles desafogam o que está atrasado e não recebem mais trabalho. Quando tiverem eliminado boa parte dos processos enfileirados, aí começam a registrar. E aí com certeza novos pedidos começarão a chegar, decorrentes dos novos registros, mas aí eles já estarão mais tranquilos, sem tanto processo esperando para ser analisado.

Não estamos dizendo que é isso que está acontecendo, mas pode ser uma explicação para a demora generalizada dos registros.

De qualquer forma é fato que há muito trabalho e poucos recursos, então alguma forma de demora é compreensível, independente do motivo real.
  • @mariapaulafernandes e PedroGaspar esta informacao de assento ser feito em lisboa nao procede, a menos que tenha havido uma mudanca nos procedimentos.
    Acontence que todo estrangeiro independente da conservatoria que analisa e despacha o processo, e registrado num sistema eletronico central pertencente a CRC e por isto o assento sai em nome da CRC.
    No meu caso, processo estava em analise em marco e eu ja morava na Inglaterra. Enviei um email explicando que estava com receio pq ao final do iria acontecer o Brexit e tal.... e em 15 minutos me responderam com o numero do meu assento, ou seja, deram despacho e fizeram o registro no sistema. O do meu irmao que foi dado entrada junto do meu demorou pelo menos mais um mes.

Isto foi em marco deste ano, a menos que tenha mudado tudo a informacao nao procede e os registros eletronicos sao feitos na conservatorio onde o despacho ocorreu.
    editado November 2019
    @jhsfleming, deve ser isso mesmo, e até faz mais sentido, porque se a CRC de Lisboa está tão atolada de pedidos para processar, iria acabar atrasando todo mundo se tivesse que efetuar o registro de todos, e o ACP nunca poderia ter a velocidade que tem/tinha.

P.S.: O pessoal no Porto é muito gente boa, né... Quando eu estive lá, só por um dia, para entregar meu pedido de nacionalidade no ACP, peguei uma certidão de nascimento do meu avô também, porque tinha medo de cair em exigência por causa da diferença de sobrenome no documento brasileiro, e levei em um outro lugar para apostilar a certidão, só que chegando lá descobri que o apostilamento normalmente ficava pronto somente no dia seguinte. Perguntei então se não teria como ficar pronto no mesmo dia, e expliquei que eu estava voltando para Lisboa naquele dia, e o cara que estava na minha frente estava com o mesmo problema (mas ele era português e tinha urgência por outro motivo), então eles fizeram uma correria entre eles e em 15 minutos entregaram o meu documento e o do outro cara apostilados!
  • @PedroGaspar Eu adoro o eurodicas também, eles já me ajudaram muito nesses pesquisas. Vou olhar os links que me mandou, a minha maior duvida era em questão se as faculdades são todas integrais e tudo mais, e isso só consigo achar por meio daquele até 18 ects e tal, ai acabo sem entender. Mas como estou com o pacote contratado pra ligar para portugal por causa do meu processo acho que vou aproveitar e ligar na faculdade também hahahah muito obrigada pelos links!!
    editado November 2019
    @LaisLacerda, a minha esposa estava com essa mesma dúvida, se em Portugal só existia a opção de curso superior integral, e na época pesquisamos e descobrimos que é possível sim fazer cursos de meio período (eles chamam de 'regime de tempo parcial'), mas o mais comum é o regime integral mesmo, então parece que não são todas as universidades/cursos que oferecem essa possibilidade.

Eu não achei agora o link exato que encontrei na época, mas, seguem alguns que talvez te ajudem:
    https://www.brasileiraspelomundo.com/como-estudar-no-ensino-superior-em-portugal-45117332
    https://aquila.iseg.ulisboa.pt/aquila/unidade/SecLic/alunos/regime-geral-a-tempo-parcial
    https://sigarra.up.pt/fpceup/pt/legislacao_geral.ver_legislacao?p_nr=378
    https://www.uc.pt/academicos/FAQs/matriculas/FAQ_TP
    https://noticias.universia.pt/educacao/noticia/2017/07/25/1154584/porque-pedir-estatuto-trabalhador-estudante-estudante-regime-tempo-parcial.html
    https://noticias.universia.pt/emprego/noticia/2019/03/14/1164018/porque-tao-dificil-trabalhar-estudar-universidade-portugal.html
    https://www.dn.pt/vida-e-futuro/eles-estao-a-tirar-dois-cursos-ao-mesmo-tempo-e-um-deles-e-medicina--10391147.html

Aproveitando, eu nunca liguei mas todo mundo aqui no fórum diz que a forma mais fácil e barata de ligar para Portugal é colocando créditos no Skype e ligando por lá, fica a dica para a próxima vez!

P.S.: Como esse fórum em que estamos é para discussão de atribuição de nacionalidade no ACP, talvez seja melhor você abrir uma nova discussão na categoria 'Outros assuntos', para não misturar as coisas:
    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/categories/outros-assuntos
  • @pessoal
    Fiz todo meu processo pela ACP e meu registro de nascimento, veio da Conservatória dos Registros Centrais de Lisboa....
    Acho que até pode ser emitido pela ACP, mas, quando eles entram no sistema, automaticamente sai como vindo pela CRC central - Lisboa.....
    Como disseram, agora que chegou a minha, meu filho vai fazer a dele. Como ele é da area de Ti e anda fazendo umas entrevistas via Skype, se ele conseguir algo, ai talvez facilite a Nacionalidade dele....
    abs
  • drpostdrpost Member
    editado November 2019
    Oi gente boa tarde,
    Enviei os documentos para a atribuição da minha esposa por DHL na última sexta feira (22/11/19) e os documentos chegaram hoje terça feira (26/11/19).

O que faço agora, espero um mês para ligar?
    Como faço para saber se numeraram e se chegou certinho mesmo?
    Como fico sabendo se cair em alguma exigência?
  • @gandalf

Ola tudo bem?
    Recebi a seguinte resposta CRCentrais (certidão online):
    "Informo que não é possível satisfazer o pedido de certidão online, nao consta assento de nascimento. Tem um processo de inscrição de nascimento número xxx/2019, que se encontra a aguardar que seja feito o registro de nascimento. Logo que o mesmo seja feito será satisfeito pedido de certidão."

Não tenho certeza do que isso quer dizer pois o número do processo que demos entrada la no Porto em 12/2018 nao é esse... Ou esse número xxx/2019 já será o registro de nascimento do meu pai que está está em andamento? Se for, não caiu em exigência né?

Perguntei à ela se poderia me explicar melhor mas respondeu que era para eu enviar um e-mail pra 4aCRC. Sendo que eles não me respondem desde março...

Muito obrigada pelo apoio!
  • @marciajones
    Meu processo ficou nessa condição por uns 40 dias ( aguardando assento ). Significa que o processo foi aceito e só aguarda a certidão de nascimento ( que anda demorando bastante )...
  • @JCCS

Ola! A sua certidão ja saiu? Bem ao menos nao caiu em exigencia!!! O que já é bom sinal
  • gandalfgandalf Member
    editado November 2019
    @marciajones,
    O pedido da certidão era pra saber se tinha concluído o assento, já que o processo é de 12/2018.
    Agora você sabe que não. Como não conseguia falar na LR, nem tem a senha, foi um jeito meio torto de ter a informação.

Ter um número diferente do original não é usual. Ao ligar na LR você pode pesquisar pelos dois números pra ver se acham.
    Até onde eu sei, o processo não muda de número ao satisfazer a exigência. Ele muda após o assento (ou talvez aprovação).
    Quando cai em exigência você fica às cegas. Só na LR podem lhe dizer se a exigência foi satisfeita (e a data), ou se tem outra exigência. Eles têm que ler o processo e as anotações do Conservador.
    Mesmo on-line a informação que recebe é limitada, até que mude de estado e seja aprovado.

Você já que sabe que não concluiu, então ligue na LR pra saber sua senha de acesso, e a sua situação.
    Talvez não respondem seus e-mails porque tem nova exigência, ou está sob outro número. Não dá pra saber sem ligar.
  • gandalfgandalf Member
    editado November 2019
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.