Transcrição de casamento - Consulado do RJ

Olá a todos. Alguém aqui do fórum conseguiu recentemente fazer transcrição de casamento pelo Consulado do Rio? Estou há alguns dias tentando fazer agendamento pelo site e nunca tem vaga. Reparei que o agendamento pra processos de transcrição e atribuição ficam na mesma parte do site, é isso mesmo? Pq se for a mesma agenda vai ser impossível fazer, certo?
«13456747

Comentários

  • editado October 2018
    Já li em algum post aqui no forum que, quando se consegue vaga para transcrição de casamento no consulado do RJ, a transcrição é feita imediatamente. MAS... o que pega é essa agenda que nunca abre (e, a julgar pelas datas que costumam abrir para CC/passaporte, a data às vezes é bem "pra frente").
    No final das contas, acaba sendo mais rápido mandar para Ponta Delgada, eles costumam ser rapidíssimos (em uma a duas semanas depois da chegada dos documentos lá, às vezes fazem em dias). Você pode mandar por Correios ou por DHL.
    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/3360/transcricao-de-casamento-por-ponta-delgada#latest
  • @jhmelman obrigada pela resposta! pois é, eu preferia fazer pelo Consulado justamente por imaginar ser mais rápido com relação ao processo em si e também para economizar no envio e apostilamentos dos docs. Eu estou no aguardo do numero do assento do processo da minha avó (que ja foi aprovado), por isso estou tentando agendar nesse meio tempo. Se sair e não conseguir, farei o processo por Ponta Delgada mesmo.
  • O que você pode fazer de melhor para agilizar é já ter os documentos prontos para quando você tiver o número do assento. Acompanhe pela Linha de Registos e, assim que sair, mande a documentação da transcrição. Assim que mandar a documentação da transcrição para PD, já vá pedindo os documentos para a próxima geração. Quando chegarem os documentos, muito provavelmente a transcrição de casamento já terá sido feita por PD.

    O custo acaba saindo parecido, porque 120 euros dá ~504 reais (pela cotação de agora) e pelo consulado dá 705 reais. Até sai um pouco mais caro fazer por PD, mas não muuuuito mais.
  • Boa tarde,

    Tenho dois amigos casados aqui no brasil que tem a nacionalidade. Mas ainda não tem o CC nem Passporte PT.
    Ele tem um filha e querem passar a nacionalidade para ela e fazer o CC e Passp.

    Tem alguma opção no Consulado do RJ que faça tudo isso junto?
    É em vantajoso?

    Obrigada.
  • @Daniellexrei

    Até existe essa possibilidade,mas será muito mais demorada a atribuição da filha

  • E só a opção de fazer a transcrição e os documentos?
  • @Daniellexrei

    Sim,pra fazer a transcrição + CC + PEP o consulado é uma ótima opção
  • @MariaNélida,

    E qual seria essa opção no site do consulado, porque eu não achei.
  • editado October 2018
    @Daniellexrei qual consulado vc está procurando?
  • Boa noite/Bom dia a todos!

    Consegui agendar no consulado do RJ para fazer a transcrição do meu casamento, mas, apesar de ter a documentação necessária no site, ainda tive algumas dúvidas:

    - A certidão de casamento de inteiro teor precisa de sinal público e/ou apostilamento?
    - A certidão de nascimento do nubente estrangeiro pode ser de inteiro teor ou apenas uma certidão simples? precisa de sinal público e/ou apostilamento?
    - O requerimento pode ser preenchido no pc (exceto data e assinatura)?

    Tentei tirar estas dúvidas por telefone e e-mail, sem sucesso.

    Quero levar tudo "redondinho" para não ter problemas!
    Obrigada!
  • @Fernanda Andrade, meu marido fez hj a transcrição aqui no Consulado do RJ, e saiu na hora. Tanto a Certidão de Casamento quanto a minha Certidão de Nascimento, foram de Inteiro Teor mas não precisaram ser apostiladas e devem ser recentes. Além disso levou a certidão de nascimento português dele (só para consulta, não ficou lá) e uma foto 3x4. Levou o formulário preenchido e datou e assinou na hora.
  • @clarissemartins muito obrigada pelas informações!!!
  • @Fernanda Andrade

    A certidão de nascimento do meu marido foi uma certidão simples, não foi de inteiro teor. A certidão de casamento precisa ser de inteiro teor. Não precisa apostilar nada para transcrever casamento!

    O formulário eu preenchi a mão e datei e assinei na hora. Levei mais alguns formulários em branco para o caso de ter algo errado (risos), mas não precisei usar...

    Boa sorte!
  • @Erika Silveira

    Obrigada pelo retorno!

    Pelo o que entendi, não há problemas quanto a certidão de nascimento do nubente estrangeiro ser de inteiro teor (no site só diz que tem que ser original). Quanto ao formulário, farei o mesmo: preencherei a mão, mas levarei algumas cópias em branco caso tenha preenchido algo errado rs...

    Eles fazem a transcrição na hora, certo? eles entregam algum documento comprovando que a transcrição foi feita?
  • @Fernanda Andrade, você sai do consulado com uma certidão que contem o assento de casamento, ou seja, você leva a sua certidão de casamento!. Como a transcrição é feita na hora, o atendimento até demora um pouquinho mais que o registro de nascimento.
  • @Erika Silveira, que maravilha!! mal posso esperar para resolver logo isso! rs

    Obrigada pelo retorno!
  • Agora, 17:50 H, o agendamento do registo civil do consulado RJ está aberto para 21 a 28/10.
  • Estou pra agendar a transcrição de casamento da minha mãe, iria fazer por Ponta Delgada mas devido às sugestões q me fizeram me aconselharam a fazer pelo consulado do Rio já q sou daqui e sai na hora, minha dúvida é na documentação, já tinha preparado a documentação pra enviar pra ponta delgada .
    1-Certidão casamento inteiro teor e apostilada( iria mandar pra PD)
    2-certidão inteiro teor do nubente estrangeiro tb apostilada
    - mas o restante da documentação

    Minha dúvida é , no site do consulado do RJ eles pedem só
    -certidão de casamento inteiro teor ( n fala nada d apostilamento)
    - certidão de nascimento do nubente estrangeiro( não fala nada de ser em inteiro teor)
    - e o restante dos documentos ...

    Quero saber se posso levar os documentos q já tenho pronto tudo apostilado e a certidão de nascimento do nubente em inteiro teor? já q o consulado do RJ n menciona q tem q ser em inteiro teor.
  • @Lucas Rocha, ainda não fiz a minha transcrição de casamento, mas fui informada neste tópico que não há necessidade de apostilamento dos documentos solicitados. Parece que a certidão de nascimento do nubente estrangeiro pode ser de inteiro teor, apesar de solicitarem uma certidão simples. Só deve atendar às datas de emissão dos documentos. Para o Consulado, eles tem validade de 180 dias e o agendamento de registro civil não abre sempre.
  • @Lucas, vc pode sim levar o que tem apostilado. Vai pecar por excesso e não por falta.
  • @pessoal a quem possa interessar, nesse momento 7 datas disponiveis no COnsulado RJ para transcrição
  • RODRIGOPS89RODRIGOPS89 Member
    editado July 2019
    Pessoal, procede essa informação de que no Consulado do RJ a transcrição fica pronta na hora? Estou na dúvida pois já estou com o cartão cidadão agendado, e se não ficar pronta na hora vai me complicar.
  • @rodrigops89 dá uma lida nas msgs desse tópico aqui, tem várias pessoas confirmando que fizeram e que fica pronto na hora sim.
  • Boa tarde. Sou de SP mas consegui hoje uma vaga no Consulado do RJ para fazer a transcrição de casamento da minha mãe sexta-feira, dia 12 (farei um bate e volta com ela). Eu só não entendi como realizar o pagamento. É na hora? Não quero ter problemas e perder viagem. Obrigada.
  • @carolinemmpereira, no consulado do RJ o pagamento é na hora do atendimento, com cartão de débito se não me engano. Só não sei se tem que ter endereço do RJ para ser atendido lá.
  • @Daniel Henriques Obrigada! Tive essa dúvida, porém fiz o cadastro certinho com nosso endereço de SP e o sistema não acusou irregularidade. Também não achei nada no site a respeito. Vou tentar né! Na pior das hipóteses a gente dá um rolê rs
  • @carolinemmpereira o pagamento é com cartão de débito mesmo! Sua mãe não precisa vir, você pode pedir a transcrição sendo filha. Não esqueça de trazer uma foto dela para inscrição consular (será que a inscrição consular tem que fazer em cada consulado?), os documentos necessários e o formulário preenchido. Eu sempre levo alguns formulários em branco para o caso de ter algum erro.

    Boa sorte! Estou torcendo por você. Dê notícias!
  • @Erika Silveira @Daniel Henriques liguei lá agora e me disseram que não posso ser atendida :(

    Se alguém estiver precisando, vou cancelar meu agendamento agora então logo deve vagar no site! É pra amanhã 12/07 às 8h15.
  • @carolinemmpereira, tenta fazer pelo escritório de Santos, alguém postou recentemente que fez a transcrição por lá e demorou uns 10 ou 15 dias. Não tem garantia que será rápido assim mas PD está demorando mais de dois meses atualmente.
    Pra Santos o pagamento é por boleto (consulado de SP) e envia os documentos pelo correio.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.