Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

17047057077097101462

Comentários

  • @luizaparada, ah... obrigada, nem tinha me tocado que era isso...
  • @Kim Oliveira é só aguardar. Assim que tudo for finalizado você receberá um e-mail com a chave de acesso.
  • @Fabiano

    Se voce colocar o endereço do Brasil não sai o NIF, eu coloquei o endereço do meu airbnb de portugal e sai com o NIF no CC.
    Não sei o que é PB4
  • @Thiago K

    Em lisboa, no campus da justiçã, bloco J, area de cartão cidadão, é facil de achar.
    voce vai precisar de 2 dias se chegar cedo.
    primeiro dia para fazer CC, 50 euros
    segundo dia, se pegar o CC no dia anterior e pagar 100 euros.

    se voce for atendido antes das 11 ( tem que chegar antes das 7) vc consegue pegar o CC no final do dia, mesma coisa para o passaporte.

    se voce nao tem pressa, fica mais barato
  • Alguém com processo de março com novidades?
  • ssrafassrafa Member
    @cecilia_helena consegui falar hoje. Liguei umas duas vezes e disse que estava congestionado. Na terceira consegui entrar na fila. Esperei 1 hora mais ou menos.
  • @Renato_CPO.

    Tenta tirar uma certidão digital no IRN, la eles fornecem o assento.
    fiz assim com a do meu irmão, a dele nao veio por correio
  • PROCESSO XXX /2019 NUMERADO 12/06/2019
  • @denis_mend @niltonhessel podem me mostrar como é o selo de autenticidade?. porque fui em vários cartórios da minha cidade hoje e o selo é semelhante ao que eu já enviei e foi recusado.. no selo está escrito RECONHEÇO POR VERDADEIRA A FIRMA DE: JOSÉ DE FREITAS FILHO.. com assinatura da testemunha do cartório.. a data, FUNARPEN - Selo de autenticidade (DIGITAL).. e o carimbo do cartório ao lado.. disseram que a palavra verdadeira e autenticidade tem a mesma validade.. mas expliquei que foi recusado e tal..
  • @LorenFreitas no Brasil, de fato, reconhecimento por autenticidade e como verdadeira são a mesma coisa, no entanto, os relatos no fórum são de que as conservatórias apenas aceitam o reconhecimento por verdadeira caso seja seguida da frase "por ter assinado na minha presença", ou seja, eles querem algo que confirme que foi assinado na presença do escrivão.
  • IvensIvens Member
    Alguém que tenha entregue pessoalmente o processo no ACP, poderia me informar se e preciso agendamento ou e só chegar e pegar senha para atendimento?
  • Enviei e-mail para rcentrais.admin@irn.mj.pt e em menos de 48h recebi o código de pesquisa. Por coincidência o processo da minha filha menor cujo despacho tinha sido realizado em 20.05 foi registrado hoje. 22 dias para sair o assento.
  • denis_menddenis_mend Member
    editado June 2019
    @LorenFreitas A diferença que eu sei é primeiramente o preço. Por autenticidade é mais caro. Segundo, por autenticidade o seu pai vai até o cartório o oficial pede o documento pra verificar que é a pessoa que irá assinar e então o formulário e o livro que o cartório possui é assinado na frente do oficial. O procedimento foi esse ?
  • @PESSOAL algumas informações da nova plataforma de consultas de processos por enquanto ainda NÃO foram atualizadas .
  • Por gentileza, para filha de pai português, solicitar a cidadania pelo ACPorto, dentre os documentos é necessária a certidão de casamento brasileira dos pais? Ou apenas a cópia da transcrição do casamento em Portugal?

    Grata.
  • @monica, se foi o pai português o declarante do nascimento da filha , não precisa nem transcrição de casamento e nem certidão de casamento.
  • O de minha prima aparece na fase 4 ¨Verificação documentos", que nesse sistema vem antes da fase de análise. Entretanto aparece a seguinte mensagem:
    "O seu pedido foi verificado, está completo e válido, e irá agora ser avaliado se cumpre os requesitos legais para lhe ser concedida a nacionalidade Portuguesa."
    Hj qdo liguei para pegar o código, a LR informou que estava na fase de análise.
  • @denis_mend sim, o procedimento foi esse mesmo
    @gsilvestre "por ter assinado na minha presença" precisa vir escrito na etiqueta?
  • @LorenFreitas no Cartório em que fiz os reconhecimentos saiu na etiqueta... e foi por "sorte", pq nem sabia disso, dps que já tinha mandado e os processos já tinham dado certo que vi isso aqui no fórum
  • @LorenFreitas...

    Aqui em São Paulo sempre vem os seguintes termos na etiqueta...
    (Pelo menos foi assim em todos os processos da minha família)...

    "...RECONHEÇO COMO AUTÊNTICA A FIRMA DE XXXXXXXXXXXXX LANÇADA EM MINHA PRESENÇA, REGISTRADA NO LIVRO XXXXX XXXXX (DATA)..."

    ou

    "...RECONHEÇO POR AUTENTICIDADE etc...etc...etc..."

    E também vale ressaltar que são dois selos colados...Meio que "parcialmente sobrepostos"...
    O maior...(Onde constam essas informações que referi acima...Nome...Nº do Livro...etc...)...E um selo pequenino e vermelho que tem um código alfanumérico e os termos..."...RECONHECIMENTO POR AUTENTICIDADE..."

    Sobre os dois selos tem carimbo e assinatura do escrevente responsável pelo procedimento...

    IMPORTANTE...
    Vale ressaltar que os selos de autenticação não são padronizados entre os diferentes Cartórios e/ou Cidades/Estados...
    Assim como os preços dos apostilamentos nos Cartórios variam de Estado para Estado...Variam também certas características referentes aos trabalhos ali realizados...Os selos de autenticação por exemplo...
  • @LorenFreitas

    Acho dificil eles implicarem com o selo, aqui na minha cidade alguns cartório (pessoas) não fazem, tente em outro.
    mas peça reconhecimento por autencidade e não por firma, ele muda o texto do selo la na hora mesmo.
    mas cada cartorio deve ser de uma forma
  • Obrigada, @ssrafa, vou tentar novamente amanhã.
  • @LorenFreitas tente explicar a situação no cartório que precisa ficar claro que foi assinado presencialmente. Pelo que disseram pode-se mudar o texto na hora então vai dar tudo certo. Boa sorte :)
  • Olá,
    Gostaria de saber se para entregar os documentos pesoalmente na ACP preciso agendar? O formulário 1c para nacionalidade eu posso assinar lá presencialmente, correto? Ou preciso assinar e autenticar no Brasil antes? Desde já, grato!
  • Oi pessoal.

    Gostaria de compartilhar com vocês que sou a mais nova portuguesa da minha família :).

    Enviei meus documentos no dia 11/02 por EMS
    Chegou dia 18/02
    Numerado: 20/02
    Concluído: 07/06
    Certidão chegou em casa no dia 12/06.

    Agora é correr atras dos documentos para tirar a cidadania dos filhos.

    Agradeço de coração a todos que me ajudaram em especial ao Vlad Pen, Nilton Hessel, Maria Nelida e Mariza Guerra que sempre estão a disposição para orientar a todos, o que vocês fazem nesse fórum é um trabalho lindo, parabéns. S2

  • Pois é, o meu processo de 8/3 na LR diz análise e no site novo ainda tô na fase 2 de "pedido registado".
  • @Aline Moreno...
    Parabéns por sua conquista...!!!
  • @roaimac, ACP não tem agendamento de atendimento. Se pretende dar entrada pessoalmente tem que chegar bem cedo, recomendo pelo menos uma hora antes do ACP abrir, TODOS advogados tem preferência no atendimento então é comum perder o dia todo para ser atendido pois o fluxo de advogados é grande e cada um trata de diversos processos.
    Se for dar entrada pessoalmente pode assinar na presença do funcionário da conservatória e paga em euros direto no balcão.
  • @LorenFreitas

    No cartório aonde eu faço sempre deu tudo certo, mas toda vez eu falo várias vezes que tem que tá escrito "autenticidade", que se tiver escrito "verdadeiro" nao serve; aí eles falam "mas é a mesma coisa", e eu fal "eu sei, mas p/ eles só serve se tiver a palavra AUTENTICIDADE". Acredito que fazendo eles entenderem, fazem certinho.
  • Obrigado @Daniel Henriques !
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.