Nacionalidade por efeito Base X - cônjuge mulher casada com português antes de 1981

145791013

Comentários

  • @laurabelmar14

    Somente a certidão de nascimento da sua mãe por inteiro teor e apostilada(original)
    E uma xerox autenticada dessa mesma certidão
  • @marco davi, se o marido português já é falecido sua mãe não consegue tirar cidadania pelo casamento, nem pela base X nem pela forma comum, infelizmente.
  • Boa tarde,
    Minha mãe casou com meu pai antes de 1981 mas, a atribuição dele foi só em 2017. Nesse caso, ela não se enquadra na nacionalidade por base X, certo?
    Mas ela pode pedir a aquisição dela normal pelo casamento, certo?
    O diferencial da base X para a aquisição normal pelo casamento é só que a base X é gratuito ou, tem alguma outra coisa?

    Obrigado!!!!
  • @bsanches

    O que conta são os anos de casamento e não o ano de atribuição dele,que,por sinal,retroage ao nascimento
  • Certo, mas no caso dela (casada anterior 1981), faço o processo "normal" ou base X?

    Muito obrigado!!!!!
  • @bsanches

    Base X

    Esse processo é feito somente pela Conservatória de Lisboa
  • @bsanches faça o processo pelo efeito Base X
  • Boa tarde Pesssoal, na data de hoje 29/06/2018, minha mãe recebeu a carta com o assento de nascimento portuguesa, que foi através da lei efeito base X
    Dei entrada em agosto 2017.
    Menos de 1 ano, agora é só tirar o passaporte e o cartão cidadão!
    Orbigado a esse forum, as informações me ajudaram a fazer o processo todo sozinha, não precisei nem do consulado!
  • Obrigado por compartilhar @Beatrizveloso, Estou preparando o processo da minha mãe.
    Ainda terei primeiro que transcrever o casamento, então, devo demorar um pouco mais de 1 ano para concluir todo processo.
    E Parabens,

  • bom dia,
    uma questão que me surgiu agora porém acredito que não haverá problema e gostaria de opinião de vocês.

    Eu consegui cidadania pelo meu pai que era portugues, o detalhe que o casamento dele não estava averbado e agora pretendo fazer o processo da cidadania da minha mãe. MInha dúvida, eu terei algum problema em transcrever o casamento deles agora?
  • @marco davi

    Não terá problemas
    O que conta é a data do casamento e não a data que foi feita a transcrição desse casamento
  • mlgmlg Member
    Pessoal, sabem me dizer se eu comparecer pessoalmente em Lisboa com esta declaração eles fazem na hora? Obrigada!
  • @mlg esse é um processo e de modo algum é feito na hora.
  • gimoreiragimoreira Member
    editado August 2018
    Demos entrada no processo da minha mãe, pela base x, em outubro/2017, diretamente em Lisboa, e até agora nada =(... Estarei em Lisboa em agosto, será que vale a pena ir lá saber informações sobre o processo (tenho o número) ?
  • @gimoreira

    Esse tipo de processo costuma levar mais de 1 ano pra finalizar,mas nada impede de vc ir lá pra se informar
  • gimoreiragimoreira Member
    editado August 2018
    pois é... de qualquer forma, enviarei um email... meu receio é que tenha alguma pendência e eu possa resolver levando algum documento diretamente lá... Obrigada e um ótimo dia!
  • Parabéns, @beatriz veloso.

    Recentemente, enviamos um processo de uma tia muito querida. Espero que o dela também demore menos de um ano. A expectativa que eu tinha é que estaria demorando cerca de 1 ano e 3 meses.
  • @marco davi,

    não terá problema algum em transcrever o casamento de seus pais, para sua nacionalidade, já obtida. Fique tranquilo.
  • @gimoreira,

    pendências são informadas pelas CRCentrais. O processo está no prazo.
    Como disse acima, a expectativa é que dure cerca de 1 ano e 3 meses.

    Evite mandar emails para a CRCentrais. Estive lá pessoalmente em julho e este pedido foi feito mais uma vez pelos funcionários. Emails e ligações atrapalham o andamento dos processos em qq conservatória.

    Você pode (e deve) ligar para a Linha Registos.
  • @Marcia obrigada! Realmente não enviarei não... Se ultrapassar 1 ano e 3 meses entrarei em contato!
  • msantinibrmsantinibr Member
    editado August 2018
    Boa noite. O processo de minha sogra foi finalizado. Enviado 18/09. Entregue em 28/09. Chegou hoje correspondência informando conclusão do processo. Portanto cerca de 11 meses.
  • Pessoal bom dia!
    Eu tinha esperança de conseguir a nacionalidade pela base x para minha mãe casada com português (meu pai) antes de 1981, mas levei um balde de água fria quando li nos comentários que caso o português seja falecido ela perde este direito. Uma dúvida: caso o óbito não esteja averbado em Portugal, ela conseguiria a nacionalidade?
  • @Leticia nao tem como..vc estaria faltando com a verdade e a assinatura do português seria necessária nesse caso.
  • É verdade @Vlad! Uma pena
  • Boa tarde! @Vlad, o português precisa assinar alguma coisa para minha mãe dar entrada pela base x? Pergunto porquê meu pai está doente e assinar não seria muito fácil pra ele no momento,
  • @gadf na primeira página desse tópico tem os procedimentos.
  • Sim sim, ja olhei, mas não achei a parte que o português precisa assinar. Estou com medo de não ter entendido alguma das etapas. Eu sei que a requerente precisa assinar, mas o português assina o quê?
  • @gadf2009

    Assinatura somente da requerente
  • Boa tarde pessoal, meu pais se casaram dia 24/10/1981, minha mãe teria direito à aquisição de nacionalidade portuguesa pela Base X? Vi num comentário que teria direito para casamento até 03/10/1981, mas em outro que seria até 01/11/1981. Fiquei confusa, poderiam me explicar por favor? Obrigada!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.