Tirar Cartão de Cidadão e Passaporte em Lisboa

145791014

Comentários

  • @fsorf9,
    vou estar em lisboa por apenas 2 dias (sendo que no primeiro chego após as 11h), então não vou conseguir fazer o cc e o passaporte pelas vias descritas aqui (passaporte urgente no aeroporto). Li teu post e me surgiu uma dúvida:
    alguém sabe se há um local onde seja possível pedir ao mesmo tempo o cc e passaporte (mesmo que o passaporte não fique pronto, caso seja possível enviá-lo ao Brasil depois)?
    Obrigada!!
  • editado April 2018
    Pergunta apagada pelo usuário
  • Olá! boa noite!
    Alguém recentemente conseguiu o Cartão Cidadão em Portugal? Qual local foi ? Precisa marcar dia ?
    Obrigada!!
  • Pessoal:

    Entrei no site https://www.portaldocidadao.pt/web/instituto-dos-registos-e-do-notariado/cartao-de-cidadao-agendamento

    e fiquei com uma dúvida: vi que em Lisboa há algumas opções:
    Lojas de Cidadão
    Conservatórias do IRN
    Registo Nacional de Pessoas Coletivas (RNPC)

    Alguém sabe qual é melhor agendar? Todos fazem de extrema urgência?

    Obrigada!!
  • Amigos,
    Preciso de orientação: Minha esposa tem somente o assento português (impressão via civil online) e o nosso casamento já averbado em Portugal. Ela pretende fazer o cartão cidadão urgente direto no Campus da Justiça como orientado pelos colegas neste fórum. Entendí que no caso do pedido de urgência não tem necessidade do comprovante de morada com endereço de Portugal, estou certo? Outra dúvida, no site do portaldocidadão.pt menciona que é preciso "especificidades a considerar para o pedido inicial do cartão cidadão": Acompanhante admissível / representante legal.
    É isso mesmo? Para o Campus da Justiça, ela teria que ter um representante legal? Ou só apresentar o passaporte + assento de português + comprovante de endereço do Brasil mesmo - só para constar? Não ví nenhum comentário sobre ir com outra pessoa para representante legal junto, por isso acho que entendí errado a colocação do site. Por favor, alguém poderia me esclarecer? Será de grande valia.
    Obrigado.

  • @Vanderson...
    Quando o procedimento é feito no Campus de Justiça...(Urgente)...Eles te entregam o CC + a CARTA PIN em suas mãos quando você...(Sua esposa)...For lá retirar o Documento...
    No procedimento *Padrão* ...Quem tem morada em Portugal recebe pelo Correio a CARTA PIN e somente depois disso vai ao local indicado para retirar e desbloquear o CC...

    Sua esposa...Como cidadã Portuguesa tem direito de solicitar o CC e o PEP quando lhe der na telha...
    Como ela não está comprovando morada em Portugal...O CC saí sem o NIF...(Equivalente ao CPF no Brasil)...
    O Representante fiscal é necessário quando *O REQUERENTE NÃO POSSUI MORADA EM PORTUGAL E QUER O NÚMERO DO NIF NO CARTÃO DE CIDADÃO*...

    PS...Tenho visto casos de pessoas que conseguem fazer o CC com NIF sem comprovativo de morada e sem representante fiscal...
    Creio que depende de onde é feita a solicitação e do atendente a quem temos a sorte/azar de pegar pela frente... : )

    Boa Sorte...
  • Nilton,
    Saberia me dizer o melhor local para solicitar com extrema urgência? Tentei agendar pelo site, mas as próximas datas para agendamento estão para a segunda semana de junho, e estarei em Lisboa apenas no final de maio. Sendo assim pensei em ir direto, sem agendamento.

    Obrigada!!
  • editado May 2018
    @Gabi...
    **Minha experiência / Outubro de 2016...:
    Balcão do IRN - Avenida Fontes Pereira de Melo, 7 - Lisboa...(Próximo ao Metro Picoas / Linha Amarela)...
    Não posso garantir...(Fiz meus documentos no final de 2016)...Pode ser que atualmente os procedimentos não sejam os mesmos...
    Mas cheguei cedo...(Sem agendamento)...Peguei uma senha para CC no térreo e meia hora depois já estava com o protocolo para retirar o Documento...(Urgente)... No Campos da Justiça no dia seguinte...Passaporte...(Prazo normal)...Ficou pronto em uma semana mais...

    Na época...Se pedisse o Passaporte com urgência no Aeroporto pela manhã...Era possível retirar o Documento no mesmo dia...Á tarde...!!!
  • @caiodib tudo bem ? vi seu comentário há um tempo sobre o CC em porto.
    Você poderia me falar o que levou? e se agendou horario, por favor ?
    e mais detalhes de como foi por la, por favor. Obrigada desde ja !
  • Alguém saberia me falar se eu for em lisboa ou porto tirar o CC, preciso dar o endereço de porto ou lisboa? pois tenho familia apenas na ilha da madeira - funchal. obrigada
  • @Zerbinattibia...
    Tem essa postagem logo acima...(Dia 9/5)...Que pode esclarecer suas dúvidas...
  • ...Mas explicando de maneira resumida...
    Se você solicitar o CC com prazo normal...(Procedimento Padrão)...E der o endereço de seus familiares da Madeira...Provavelmente a sua Carta PIN será entregue lá...
  • ...Se você não pretende morar em Portugal...Pode solicitar o CC sem informar a morada...(Endereço)...
    Nesse caso...Ao invés de indicar um endereço...Você faz a solicitação com urgência e retira CC + CARTA PIN no dia seguinte em um endereço indicado por eles no momento da solicitação...
    Nesses casos o CC será...(Na maioria das vezes)...Emitido sem o NIF...
  • @nilton muito obrigada!!! para o de extrema urgencia em lisboa precisa agendar ?
    vi que so tem data pra 16/06 para agendar em lisboa
  • editado May 2018
    Então @zerbinattibia...
    Minha experiência fazendo CC e PEP em Lisboa foi em Outubro de 2016...
    SEM AGENDAMENTO...

    Mas...Honestamente...Creio que por lá as regras acabam sendo modificadas conforme a demanda...

    Logo aí acima de uma de suas postagens...Eu relato de minha experiência fazendo os meus Documentos Portugueses em Lisboa ...
  • Pessoal,

    Algumas dúvidas..., se puderem me ajudar eu agradeço !

    1. Gostaria de confirmar se poderia ir sem agendamento, com o endereço do Brasil e apenas com o número do meu assento para tirar o CC e passaporte direto em Lisboa ?

    2. Eu li todos os threads e tudo indicou que seria sim possível tirar no mesmo dia o CC se eu chegar antes das 11:00hrs, porém gostaria de confirmar se seria neste endereço mesmo : Alameda dos Oceanos 1341, 1990-209 Lisboa, Portugal - Campus de Justiça de Lisboa ?

    3. Depois é só ir no aeroporto de Lisboa e tirar o passaporte no mesmo dia se eu chegar bem cedo tipo umas 07:00hrs ?

    4. Se alguém puder confirmar os valores do CC e passaporte eu agradeceria bastante !

    Grato,

    /Flavio Marcilio





  • xavixavi Member
    editado June 2018
    Pessoal, bom dia.

    Estou indo dentro de alguns dias para Lisboa e gostaria de saber qual é o melhor local que vocês indicam para solicitar o CC (com extrema urgência de 53 euros), na CRC Lisboa (Avenida Fontes Pereira De Melo 7) ou no Campus de Justiça (Avenida D. João ll)?
    Terei que ir em um desses dois, pois os outros locais é so com agendamento, e não há mais datas disponíveis para os dias que estarei lá.

    Att,
    Xavi
  • @xavi campus da justiça. Tem q chegar bem cedo para pegar senha.
  • Pessoal vi que algumas pessoas iriam tentar pegar o cartão cidadão direto em Lisboa.
    Algum de vocês poderia relatar se teve êxito. Ou alguém que tenha informações recentes
    Obrigada
  • editado August 2018
    Ola Pessoal,

    Finalmente ja tenho meu Passaporte e Cartao Cidadao. Eu estava na Europa e decidi passar em Lisboa para retirar logo isto.

    1) Recomendo ter em maos o seu assento de nascimento. Assim que ele for emitido voce pode pagar 10 euros e pedir uma versao digital dele antes mesmo de esperar ele chegar no Brasil. Pedir no site: http://www.civilonline.mj.pt e devem pedir alguns dados para acharem a certidao.

    2) Em teoria daria pra fazer tudo em 2 dias, chegando cedo no 1o dia e pedindo com urgencia o CC, e no segundo dia cedo pedir com urgencia o Passaporte. Mas recomendo ficar pelo menos 4 dias para nao ficar apertado. Eu fiquei 5 dias pois tambem aproveitei para turistar. Fiz pelo Campus da Justica e o CC era entregue la mesmo. O Passaporte eh entregue no Aeroporto.

    3) No 1o dia cheguei umas 9-10am, e peguei uma senha. Tinha umas 100 pessoas na frente. So fui atendido la pras 2-3 da tarde, pedi o CC com urgencia que so seria entregue no dia seguinte. Nao precisei de endereco em Portugal.

    4) No 2o dia acabei chegando mais tarde, tipo 11am, e as senhas para pedir passaporte ja tinham acabado. O seguranca recomendou voltar cedo no dia seguinte e pegar o CC e pedir o passaporte.

    5) No 3o dia cheguei bem cedo, acho que 7am, e ja tinha umas 30 pessoas na fila. Ao abrir peguei as duas senhas para retirar CC e emitir Passaporte. Foi bem rapido, e em 30minutos eu ja estava com o CC, e logo apos fiz o pedido do Passaporte com urgencia. O passaporte ja estaria pronto ao fim da tarde no aeroporto.

    6) No 4o dia fui ao aeroporto e peguei o passaporte, sem filas, bem rapido.

    7) No 5o dia comi pasteis de nata (belem) na lojinha da receita original, degustando minha cidadania (como um verdadeiro turista kkk)

    Sim voce vai ter um gasto alto com os pedidos de urgencia e com estadia/viagem para Lisboa, mas eh uma opcao se for viavel. No final eu retirei minha cidadania + passaporte em menos de 3 meses (pedido de atribuicao por correios ACP porto por volta de 1 mes (maio), e CC + passaporte em 5 dias (julho)). Muito mais rapido que tirar por consulado, e talvez ate mais barato que o preco de um advogado (e vc ainda visita Portugal).

    Obrigado aos moderadores por responderem as duvidas de todos e a comunidade por manterem informacoes essenciais no forum!
    Boa sorte aos proximos e espero ter ajudado :)
  • Obrigada pelas dicas @Eduardo Felipe
  • Não participo muito deste forum, mas como estou sempre pegando dicas aqui, gostaria de relatar minha experiência . Viajei de férias para Lisboa e aproveitei para tirar meu Cartão e o passaporte. Uns dois meses antes agendei no DIC Boa Hora meu CC para o dia 20 de agosto e o passaporte , também no Boa Hora , para o dia 21. É super tranquilo e eles atenderam na hora marcada. Como solicitei o CC de extrema urgência antes das 11h, fui buscar no Campus de Justiça no mesmo dia às 17:30h. O passaporte foi o extrema urgência para entrega no aeroporto (departamento de Fronteiras que fica do lado de fora do aeroporto). Aconselho para quem vai agendar, deixar um intervalo de 1 dia entre os pedidos do CC e o do PEP. Os valores foi 53€ para o CC e 100 € o PEP. Outra coisa importante é pegar a senha a partir das 13:30 no Campus de Justiça edf J para fazer o levantamento do CC . Pode fazer hora passeando pelo Parque das Nações. Outra coisa importante quando for buscar o CC é entrar na sala para aguardar a chamada da senha, pois no dia que fui a funcionária estava fazendo a chamada verbalmente e não pelo painel que fica dentro e fora da sala. O pessoal que estava acompanhando pelo painel de fora , perderam a vez e ficaram por último. Ah sim, na solicitação do CC, eles me pediram meu endereço no Brasil , cópia do assento e um telefone de contato em Lisboa . Dei o do Hotel. Tentei pedir informações sobre outras formas de entrega e prazos, mas a pessoa que me atendeu cortou o assunto .
  • @Flávia...
    Muito bom você ter compartilhado todas essas informações...
    Queira perdoar...Mas o que vem a ser DIC Boa Hora...?
  • @Nilton Hessel
    DIC é o Departamento de Identificação Civil, vinculado ao Ministério da Justiça. "Boa Hora" é como se fosse o nosso "Poupa Tempo" aqui no Brasil, um escritório com atribuição para tirar certos tipos de documentos.

    O agendamento pode ser feito através do site: https://agendamento.irn.mj.pt/
  • Obrigado pelos esclarecimentos @eliasfsjunior...

    Curioso...Eu já estive em Portugal em três oportunidades...
    Sempre comparei as "Lojas do Cidadão" de Portugal com o nosso "Poupa Tempo"...
    Mas é a primeira vez que ouço falar sobre esse serviço..."Boa Hora"...

    Vivendo e aprendendo...Rsss

  • Fala galera, menu voo é direto para portuga somente idal e vou com meu passaporte BRASILEIRO e Minha certidao de assento portugues, terei algum problema no embarque e na imigracao ??? Obrigadooo
  • @Nilton Hessel Para mim também foi novidade rs rs rs Eu também só conhecia a "Loja do Cidadão", mas olhando pelo site da IRN, vi que tem um endereço com o nome "Boa Hora". E quando você faz o agendamento pelo site, você acaba caindo lá. Seria maravilhoso se desse para agendar no Campus da Justiça, mas acho que lá só atende por ordem de chegada.

    http://www.irn.mj.pt/sections/irn/contactos/docs-contactos/contactos-do-dic/
  • editado September 2018
    @eliasfsjunior...

    Em 2016 fiz a solicitação do CC "Urgente" no balcão do IRN próximo do Marquês de Pombal...Retirei no Campus da Justiça no dia seguinte...Super tranquilo...
    O Passaporte eu pedi com prazo normal...Retirei uma semana depois no mesmo prédio do IRN onde fiz a solicitação...

    Creio que a demanda tem aumentado muito...Eles estão se adaptando...
    Vejo por mensagens aqui no Fórum que atualmente tem que chegar no Campus da Justiça bem cedo para ser atendido...E muitos acabam ficando por lá Boa parte do dia...
  • Existe alguma possibilidade de agendamento para entrega de documentos para atribuição de filho menor?´Queria aproveitar minhas férias em Portugal para fazê-lo, ao invés de enviar pelo Correio...
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.