Cartão cidadão em Portugal

Primeiramente me desculpo se já existe tópico específico para isso,
gostaria de saber se alguém sabe se, como brasileiro com dupla cidadania, posso tirar meu cartão cidadão estando em Portugal apenas com assento de nascimento. O agendamento pelo consulado do RJ está impossível(tento há 10 dias em diferentes horarios e nunca há vagas), e possivelmente eu tenha que mudar muito em breve pro Porto. A ideia que tive então era de entrar com passaporte brasileiro, e assim que chegar lá, tirar o cartão cidadão munido do meu assento de nascimento português. Isso é possível, terei algum problema com a lei? Esse cartão cidadão lá é de mais fácil agendamento e fica pronto mais rápido?
Obrigado

Comentários

  • editado April 2017
    @Breno Coimbra,

    https://www.portaldocidadao.pt/pt/web/instituto-dos-registos-e-do-notariado/cartao-de-cidadao

    Informações de como fazer o agendamento e pedir o cartão cidadão pela primeira vez.
  • @Breno Coimbra, complementando a @Marcia, poderá fazer apenas com o número do assento de nascimento.
    Se for a Porto, sugiro ir até 4ª CRC do Porto fazer o CC, por ela ser bem vazia, e bem fácil chegar.
    Lembro também, que como vai com documentos brasileiros, precisará comprovar seguro, hospedagem, e ter passagem de volta – mesmo que vá ficar por lá -, e o assento de nascimento não é considerado válido como documento de entrada no território português pelo SEF.
    Poderá entrar como brasileiro, e fazer o CC, aí estará em situação regular.
    Ahhh mais um detalhe: precisará ter um endereço em Portugal para fazer o CC, mas endereços de hotel geralmente não funcionam (experiência própria).
  • @caiodib

    Pretendo também estar no Porto para fazer o CC e Passaporte, não há nenhum modo de se fazer, sem precisar ter endereços em Portugal?
    Estarei de passagem, somente para pegar os documentos e seguir viagem...
  • @Murilo Silva, no Porto precisa de morada. Veja em Lisboa, pois lá, existe o pedido urgente q fica pronto no mesmo dia. Não sei se este precisa comprovar morada
  • Obrigado @caiodib, vou pesquisar sim...
  • Ola @caiodib
    Voce sabe dizer se em qualquer conservatoria de Lisboa eh possivel pedido urgente ou eh necessario ser daquela campus justica? (Ou pelo menos uma que nao tenha filas tao grandes).
    Obrigado
  • Qualquer conservatoria pode pedir urgente, mas para buscar o CC tem que ser là no campus da justica em lisboa. Eu pedi na Loja do cidadao no porto e fui pra lisboa no mesmo dia e a tarde peguei meu CC
  • @Murilo, eu tirei o meu cc là na loja do cidadáo em porto e deu o endereco do rio, levei um comprovante de residencia e nao deu nenhum problema com isso, depois fui pro campus da justica em lisboa e peguei meu cc
  • Certo @Sandro,

    Pretendo ir direto a Lisboa pra ganhar tempo, obrigado pelas informações.
  • Nossaaaaa! Entrei no site para agendamento do CC em Lisboa e só há data disponível após 07/junho!!!
  • Pessoal, li alguns posts e fiquei com dúvida:
    1) Precisa de marcação para agendamento para dar entrada no CC em lisboa ou no porto ou é só chegar e pegar alguma senha?
    2) Li em outro tópico que no porto podemos dar entrada e pegar o CC também assim como no campus justiça, esta certo?
    3) Qual a conservatória mais próxima do porto posso dar entrada no meu casamento?
  • @MachadoRJ,

    porque repetiu a pergunta?
    @Vlad Pen já havia lhe respondido os itens 2 e 3.
  • @Marcia bom dia!

    Mesmo com a resposta do @vlad e que agradeço, ainda fiquei com a dúvida e não queria continuar no fórum errado:

    1- Pode ser no Porto; (minha dúvida agora é se podemos pegar no dia seguinte no Porto?)
    2- 4 Crc do Porto. (ele respondeu que posso fazer no porto ou alguma mais próxima que esteja fazendo mais rápido e que possa entregar em mãos, minha pergunta agora é qual é essa mais próxima?)

    Obrigado, Bruno
  • @MachadoRJ,

    1. sim.
    2. CRC Matosinhos, CRC Maia, CRC Ermesinde, CRC Gondomar.
  • @marcia muitissimo obrigado!
  • Nao ha a possibilidade de tirar o passaporte sem Ter o CC? Obrigado
  • Boa noite a todos,

    Gostaria apenas de confirmar se no Porto é possível requerer urgência no CC e PEP e buscar os docs no Porto mesmo ou é necessário ir a Lisboa? Acima as perguntas e respostas me deixaram confuso, desculpe.

    Grato
  • @Maria Nélida, obgd pela resposta. Em vdd eu gostaria de saber se é possível pedir urgência no Porto e lá mesmo buscar o CC e PEP. Vi aqui no fórum alguns dizendo que pediam urgência no Porto, mas tinham que ir à Lisboa buscar os docs.
  • Turma qual o endereço de onde tirar Cartão Cidadão no mesmo dia em Lisboa, alguém sabe?
  • Alguém com cidadania sacramentada, que JÁ tenha até dado a entrada para tirar o Cartão Cidadão aqui no BR, seja no consulado do Rj ou SP, e devido a enorme demora na chegada e entrega do CC via consulado, tenha abandonado e ido de vez para Portugal, e acabou tirando outro ao chagar lá em Portugal ? Pode detalhar a experiencia e ou procedimentos e orientação ?
  • Olá, para tirar o cartão cidadão pela primeira vez é preciso somente o número do assento e um endereço em Portugal? E pode ser uma cópia simples da certidão com o número do assento? Muito obrigada desde já!
  • @Larissa pode ser a cópia simples do assento e não precisa de endereço em Portugal se vc mora no Brasil.
  • Boa tarde.

    Uma dúvida!

    No site do IRN diz que para emissão do CC (primeira vez) ´requisito ter NISS, NIF e UTENTE...
    @VladPen comentou aí em cima que somente com assento e comprovante de residência consegue.
    No caso, todos esses números já vem agregados ao CC quando nós o emitimos pela primeira vez?
    Ou é necessário tê-los para emitir o CC?
  • @Rafaela o nr utente é colocado automaticamente quando o pedido é feito pelo consulado , mas vem sem o NIF.Se o pedido for feito em Portugal não sei se é colocado o um NIF tb.
  • @Vlad Pen MEu marido vai pedir diretamente no Porto. Vem o número Utente?
  • pedindo diretamente em Portugal, consegue com o assento de nascimento, porém se nao declarar residencia, nao sei com numero de NIF, o restante vem completo.
  • Estou indo a portugal como turista, porém queria tirar o meu CC. até tenho parentes que moram lá, será que consigo usar o endereço deles como "minha residencia" ou é preciso usar algum comprovante de residencia no meu nome, como conta de luz,telefone etc
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.