Atribuição para menores de idade

1568101153

Comentários

  • RSMRSM Member
    @VladPen

    Gostaria de saber qual a melhor conservatória para enviar o processo do meu filho de menor?
    E se pode ser o passaporte do pai no lugar do RG?

    Obrigada.
  • RSMRSM Member
    @VladPen

    Estou preenchendo o formulário 1C do meu filho e fiquei em dúvida no quadro 2:
    Na parte de assinalar a conservatória, devo colocar a 3ºCRC do Porto onde fiz a atribuição ou a que consta na certidão de nascimento portuguesa(Conservatória dos Registos Centrais Lisboa)?

    Obrigada mais uma vez.
  • @RSM

    Marque Conservatória dos Registos Centrais
  • RSMRSM Member
    @MariaNélida

    Muito Obrigada.
    Em relação aos documentos pode ser o passaporte do pai ao invés do RG?
  • @RSM

    Passaporte somente os emitidos recentemente que já vêm com a filiação
  • RSMRSM Member
    @Maria Nélida

    Ok. Minha dúvida é pq o pai do meu filho mora na Suiça, o RG brasileiro está desatualizado, ele ainda não é cidadão suiço, mas tem a identidade suiça, pois faltam 2 anos para ter a cidadania suiça, e o passaporte é brasileiro e atualizado. Minha dúvida qual documento de identificação dele devo usar?

    Obrigada.
  • RSMRSM Member
    @Maria Nélida,

    Me desculpa encher de perguntas, mas não quero correr o riso de cair em exigência.

    Uma ultima dúvida, indiferente da conservatória que eu envie o processo do meu filho, a certidão de nascimento dele não precisa ser reprográfica?
  • RSMRSM Member
    @wsteles

    Muito obrigada pelas informações!!!!!
    Ajudou bastante, pois só tenho hoje para resolver essas questões de cartório.
  • @vladpen @marianelida
    Acabei de ler aí em cima, numa pergunta de @rsm sobre qual Conservatória marcar para pedir Atribuição de meu filho menor. Eu marquei Braga, já que minha Atribuição foi feita lá. Mas realmente... no título do assento está Registos Centrais de Lisboa... e lá embaixo... Braga. Caramba! Agora não sei o que escrever!!!
  • @Flavia, vc deveria ter marcado Conservatória de Registos Central,,mas creio que não vai ter problema.
  • Bom dia a todos!
    Mandei minha transcrição de casamento e o de atribuição da minha filha menor para Tondela e chegou lá dia 09/04. Já enviei vários e-mails para a ctt e recebi milhares de respostas automáticas e nada de saber se meu vale foi sacado ou não.
    Na última semana recebi um email da CRC de Tondela informando que o processo da minha filha foi aberto e me passaram o número.
    Posso então supor que minha transcrição já foi feita? Será que eles iriam abrir o processo de atribuição sem ter feito a transcrição?
    Outra coisa, no e-mail recebido, os sobrenome da minha filha constam todos com erro de digitação. Devo mandar algum e-mail informando ou encaro como erro de digitação mesmo?
    Obrigada!
  • @Daniela Brandão

    Se já te enviaram o numero do processo da sua filha,acredito que a transcrição já tenha sido feita

    Sobre os erros nos sobrenomes da sua filha,responda ao e-mail que recebeu e questione isso
  • RSMRSM Member
    @Maria Nélida

    Vem eu encher de perguntas de novo,,,,rsrsrs
    Conversei com o pai do meu filho e o passaporte brasileiro dele não consta filiação, a identidade suiça também não e o rg brasileiro esta desatualizado com mais de 15 anos, ele não tem como vir da Suiça para fazer novo.
    Como acha que devo proceder, qual documento será que devo pedir que ele autentique?

    Muitooo Obrigada!!!
  • RSMRSM Member
    @Wsteles

    Sério...mas o passaporte nem está vencido, e o rg ele não precisa atualizar porque mora lá na Suíça.
    Não existe nenhuma outra possibilidade?
    Obrigada pelas informações.
  • @RSM

    Te mandei uma mensagem inbox
  • RSMRSM Member
    @Wsteles

    Mandei ontem para Suiça para ele reconhecer a assinatura, e já iria pedir o documento autenticado que ele, pois me enviaria os dois juntos.
  • RSMRSM Member
    @Wsteles

    Eh uma saída...

    Mas muito obrigada pelas informações.
  • Prezados, preciso de uma ajuda.
    Me encaixo nessas condições com algumas ressalvas.
    Tenho cidadania portuguesa (já com Cartão do Cidade) concedida através do meu pai, nascido em Portugal.
    Agora tenho um filho MENOR, 1 ano de idade,e gostaria de atribuir a cidadania portuguesa a ele.
    Residimos no Rio de Janeiro, ele nasceu aqui. Porém eu nasci em outro país..
    Então a dúvida:
    Entre a documentação necessária para dar entrada no processo, eu li que precisa do Assento do progenitor português, nesse caso seria a minha certidão de nascimento?? Teria que ir até o consulado do país que nasci para solicitar ? é cópia ou original ?

    Agradecido
  • @prigarcia

    Acabei de te responder a mesma pergunta que vc me fez por inbox
    A @TerezaLima não estará acessando o forum por esses dias
  • @ctomaspilao , o assento de nascimento do progenitor português, é o teu registro de nacionalidade portuguesa.
  • Boa tarde! A certidao de inteiro teor que tondela pede para menores de idade é por copia reprográfica?
    Obrigada!!!
  • Bom dia a todos,

    Dei uma pesquisada antes no forum, mas não encontrei a resposta sobre minha dúvida e peço desculpas se caso já foi respondida.

    A minha dúvida é se poderia enviar o pedido de cidadania por atribuição do meu filho de 12 anos no mesmo envelope da minha documentação de transacrição de casamento para Ponta Delgada ?

    Se caso Ponta Delgada não fizer cidadania por atribuição para menores, qual cartório vocês me indicariam que fosse rápido como Ponta delgada e que ao mesmo tempo eu pudesse enviar a minha solicitação de transcrição de casamento junto com o pedido de cidadania para meu filho, se é que isso seria possível ?

    O objetivo principal é reduzir o tempo e o custo no envio.

    Agradeço o apoio de todos nesta questão.

    Um excelente final de semana pra vocês !

    /Flavio Marcilio
  • @Flavio Marcilio

    Vc é o portugues?Foi o declarante do nascimento do seu filho?Necessita mesmo fazer a transcrição?

    Se vc é o portugues e declarante,pode fazer pelo ACP sem precisar da transcrição

    Somente Tondela aceita dois processos por vez

    Ponta Delgada não faz atribuição,somente transcrição
  • Amigos,
    Entre a documentação exigida consta os copia autenticada RGs do pai e da mãe.
    O da mãe pode ser a CNH e o meu pode ser o CIE (Cédula de identificação de estrangeiro) já que não sou brasileiro ?
  • Oi Maria, bom dia !

    Primeiramente obrigado por me ajudar !

    Sim, eu sou o Português e a previsão é que meu assento saia até final de maio via ACP.

    Acredito que é necessário a transcrição de casamento de qualquer forma, porque na sequência irei dar entrada via Lisboa no pedido de cidadania por casamento para minha esposa, estaria correto este meu entendimento ?

    Se então eu tiver que transcrever, aí eu estava pensando então em já enviar a transcrição e a cidadania do meu filho ao mesmo tempo para Tondela, reduzindo assim os custos com o envio.

    Você saberia dizer o tempo médio via Tondela para a transcrição e cidadania por atribuição para menores de idade ?

    Grato,

    /Flavio Marcilio

  • @Flavio Marcilio

    Entendi a necessidade da transcrição.Seu entendimento está correto

    Em Tondela,a atribuição para menores é muito rápida
    Dependendo, fica pronta em 1 semana
    Envie para Tondela a sua transcrição e atribuição do seu filho e,por fora do envelope,escreva:

    "TRANSCRIÇÃO DE CASAMENTO E ATRIBUIÇÃO DE MENOR"

    Pode ser que agilizem a transcrição
  • EXCELENTE !!!

    Inclusive já posteu no tópico sobre atribuição por Tondela + transcrição se a documentação que listei estão todas corretas...

    muito muito muito obrigado !!!

    /Flavio Marcilio
  • Olá, pessoal!
    Alguém poderia verificar se a documentação para atribuição de meus filhos está correta? Segue:

    Maior de 14 anos:
    Certidão inteiro teor apostilada;
    Cópia RG autenticada;
    Cópia RG autenticada dos pais;
    Formulário 1C com firmas dos pais reconhecidas por autenticidade.

    Menor 14 anos:
    Certidão inteiro teor apostilada;
    Cópia RG autenticada dos pais;
    Formulário 1C com firmas dos pais reconhecidas por autenticidade.

    Eu sou o português declarante.

    Obrigado.
  • @viniciusffaria

    Estamos na mesma. Quero atribuir a cidadania portuguesa ao meu filho menor, mas estou em dúvidas em relação a documentação necessária para enviar.

    1-Alguns dizem que a certidão de inteiro teor deve ser por cópia reprográfica, além de apostilada.

    2-Outra questão, como não sou brasileiro mas vivo no brasil não possuo RG, mas sim o CIE (cedula de identidade de estrangeiro). E a mãe tem CNH . Esses documentos (autenticados) poderiam substituir o RG nesse caso?

    Meu caro, para qual conservatória irá enviar a documentação?
  • @ctomaspilao,
    Vc é o português? Se sim, vá um consulado e tire o seu cartão cidadão. Se não, procure a representação do seu país de origem e verifique qual documentação seria válida para tal fim. Não sei se resolveria, mas eu agiria dessa forma.
    Nem todas as conservatórias aceitam CNH. Tondela aceita, mas precisa averbar o casamento. O ACP não aceita CNH e não precisa averbar o matrimônio.
    Eu vou encaminhar para o ACP. Lá é muito rápido. O meu processo foi concluído em 21 dias.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.