Processos de conversão para netos já naturalizados

13468948

Comentários

  • @Marcia
    Sim, temos que ter paciencia (rsrsrsrs). O meu processo deu entrada em 27/07/2017 na CRC, caso leve mais uns 3 ou 4 meses, vai compreender um total de 12 a 13 meses (já considerando o mês de abril por completo) para ser concluído. Considerando o volume de processos a serem analisados, até que não chega a ser um prazo absurdo. Vamos torcer.....
  • Um dos problemas de nós brasileiros é que esquecemos que somos um Pais de 240 milhões de habitantes , o fluxo aqui é pesado em tudo que fazemos. Portugal tem 5% desse numero, pouco mais de 10 milhões. De repente entra centenas de processos, deve causar um pane no sistema. Essa demora é natural
  • @Soraia infelizmente a maioria não entende isso.
  • Pessoal, liguei na LR hoje e agora só está faltando o retorno do DGAJ para terminarem as diligências. Perguntei à atendente quanto tempo poderia demorar esta última resposta, mas ela não soube me dizer.
  • @Soraia PG Duda,

    muito bem colocado. Os serviços portugueses são "configurados" para uma demanda bem menor.
  • @apedroa,

    pois é. A atendente não poderia dar um prazo certo. Varia muito. Vc sabe quando entrou em diligências?
  • @Marcia deve estar há um mês ou dois em diligências, acho que deve terminar essa etapa em no máximo um mês, acredito. Mas é palpite meu, só.
  • @apedroa,

    um rapaz estava comentando comigo de ter ficado por 2 meses e meio em diligências.
    Mas, no caso dele, no SEF foi onde mais demorou para sair a resposta.
  • @apedroa
    Qnd foi a entrada e a numeração do seu processo?
  • GFCGFC Member
    editado April 2018
    A fase de diligências é a última?
  • @AntonioPassos chegou na CRC em 14/7/2017, depois seguiu os trâmites de numeração (uns 3-4 meses depois) e diligências.

    @GFC sim, depois dela vem o despacho, quando o conservador decide favorável ou não ao pedido
  • Meus amigos. Peço-vos desculpas. Já disseram aki o número telefónico dos registos centrais de Lisboa várias vezes, mas não anotei. Qual seria o número para eu entrar em contacto, por favor?
  • @Antonio vc quer dizer a Linha de Registro? Se for é (351)211 950 500 opção 1 e opção 1 de novo.
  • @Vlad Pen
    Creio q sim. Quero saber como anda o processo de minha mãe. Vou ligar pra esse número. Obrigado!
  • Hoje seria o aniversário de 87 anos da minha avó (filha do português).. Tudo seria mais fácil se ela tivesse solicitado a cidadania portuguesa em vida.. Ela faleceu em 2014, nem faz tanto tempo, quando eu nem pensava em nacionalidade européia (nem eu nem ninguém da família).. Eu entro nesse forum todos os dias p/ ver se tem alguma novidade de algum convolante, e nada.. frustrante.. Minha mãe se naturalizou portuguesa em 2016 e no final de novembro do ano passado demos entrada na convolação dela e toda vez que eu ligo: análise, análise, análise.. torço p/ que tenhamos logo noticias do pessoal que deu entrada em julho, mas pelo andar da carroagem meu sonho de ser portugues está cada vez mais distante.. acredito que no MINIMO final do ano que vem :/ #desabafo
  • @Michel Ribeiro

    Pelo menos você conseguirá a nacionalidade, mesmo que não seja no tempo que gostaria. Isso por si só é um privilégio.

    O meu pedido de conversão foi enviado em julho. Esteja certo que publicarei a data da conclusão. Não precisa ligar antes de oito meses para obter notícias de processo enviado em novembro, pois levará um ano ou mais para a conclusão.
  • A Paciência é uma virtude.
  • @Mariza Guerra, eu sei que ninguém tem certeza de tempo mas pela sua experiência no fórum vc acha que o tempo de conclusão chegará a um ano?
    Mandei o meu tbm em julho/2017.
  • @Leci Iró

    Prefiro contar com o prazo estimado pelos funcionários da CRC às pessoas que entregaram o processo pessoalmente.

    Há muito parei de olhar os ponteiros do relógio.
  • Boa tarde,
    Preciso juntar documentos como certidão de nascimento de inteiro teor do meu pai (neto do português) e do meu avô (filho do português)? Destaco que meu pai já possui cidadania portuguesa, agora queremos fazer a convolação da cidadania dele.
  • @Candido, agradeço pela presteza.
  • DayakDayak Member
    @michel Ribeiro minha historia é bem parecida com a sua...minha avo tb faleceu qdo eu nem pensava na nacionalidade..e agora aguardo a convolacao do meu pai. Um dia sai. ;) estamos todos no mesmo barco.
  • @Mariza @Dayak É muita ansiedade!! São altos e baixos.. Baixo quando penso que ainda falta um pouco, Alto quando penso que não é tanto assim, nada perto dos 10, 15 anos do consulado italiano... Esperemos! Ano que vem acredito que seremos todos portugueses :)
  • phpcbiophpcbio Member
    editado May 2018
    Prezados, minha mãe já é naturalizada desde 2016. Infelizmente, achei que a convolação, com a publicação da nova Lei, seria automática. Com isso perdi tempo e dinheiro (meu pedido de nacionalidade indeferido pois o estabelecimento de filiação foi após a maioridade). Agora estou aqui para fazer primeiro a convolação. Tenho uma dúvida:
    - Minha mãe se casou (casamento já transcrito) e depois se divorciou e voltou a utilizar o nome de solteira.
    - Seu Cartão de Cidadão consta o nome de solteira (emitido antes da transcrição), mas devo colocar o nome de casada no 1-D, correto?
    - Devo juntar quais documentos para evitar problemas?
    - Será que ela pode iniciar a ação de homologação do divórcio em Portugal em conjunto com a convolação?
    Obrigado!
  • @phpcbio,

    Documentos para conversão do tipo de nacionalidade:
    - impresso de modelo aprovado 1D
    - certificado do registo criminal do país da naturalidade e da(s) residência(s), se diferente(s) de Portugal (tirar pela internet, e imprimir a certificação do site atrás).
    - fotocópia certificada do documento de identificação português (CC) em prazo de validade, certificada no consulado português (ou autenticada em cartório), cartão de cidadão ou passaporte
    - pagamento do respetivo emolumento (175,00€), , via vale postal ou pela plataforma de cartões
    https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1D

    Se for aguardar a conversão sair para solicitar o divórcio, terá que: colocar o nome de casada no 1D (estado civil casada) e solicitar outro CC (com o nome de casada).

    Se for pedir o divórcio junto com a conversão, poderá colocar o nome de solteira no 1D (estado civil divorciada) e não enviar o CC que possui. Neste caso também deve enviar um papel à parte, afirmando ter iniciado o processo de homologação de divórcio.
  • phpcbiophpcbio Member
    @Marcia, muito obrigado!
    Não sei se um novo CC demoraria... Você acha que teria problema enviar o CC atual (nome de solteira) em conjunto com cópia do assento + transcrição do casamento já efetuados?
    Porque ainda vai demorar um pouco para iniciar o divorcio (contratação de advogado, $$$, etc).
    Agradeço novamente a boa vontade.
  • @phpcbio,

    Com os nomes diferentes no CC e no assento, sem a justificativa do divórcio, vai cair em exigência. Acho que só vale a pena fazer dessa forma, se pretende contratar advogado por agora.

    Não sei qual a situação da sua mae. Por exemplo, se pretende.morar em Portugal por agora.

    Porém, se fosse eu, faria da seguinte forma: tiraria outro CC com o nome de casada e mandaria o 1D com.o mesmo nome. Aguardaria o fim da conversão e então faria o divórcio.
  • phpcbiophpcbio Member
    @Marcia,
    Novamente, obrigado! Eu já paguei o 1-D via cartão de crédito... será que tem prazo para envio? Ou dá para esperar o novo CC, se for o caso?
  • @phpcbio,

    Escreva para contabilidade e avise que se enganou e está aguardando agendamento do cartão cidadão, para que tenha o nome de casada.
  • rcentrais.contabilidade@irn.mj.pt.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.