POR ONDE COMEÇAR?
- Leia com atenção o site
cidadaniaportuguesa.com, onde estão explicadas as principais questões do processo para
FILHOS,
NETOS,
BISNETOS e até
TRINETOS.
- Se não encontrar o que procura no site, utilize o
sistema de busca do fórum para consultar nosso arquivo com mais de 8 anos de discussões sobre os mais variados aspectos do processo.
- Se ainda restaram dúvidas,
crie um novo tópico com um título que permita entender com clareza sua questão específica. Ex.: "Ajuda com certidão" = vago, "Como solicitar certidão do concelho de X" = bom!
Boa sorte na pesquisa, futuro(a) Tuga!
Comentários
Poderia esperar pelo novo documento.
Mas, realmente, aguardar até setembro vai te prejudicar muito.
Acho coerente fazer dessa forma, enviar o CC que tem, e depois de pronto o novo, juntar ao processo. Para isso, basta enviar e mencionar o número do processo no envio. Não esqueça que a cópia do CC deve ser autenticada e apostilada.
Enviarei o impresso 1-D (pago através de cartão de crédito) que foi enviado para o e-mail, onde coloquei o nome de casada da minha mãe, pois já foi feita a transcrição.
Não preciso colocar o nome do avô dela no quadro 2 (só marquei o item 5 e coloquei a observação "cidadã portuguesa naturalizada requer a nacionalidade originária"), é isso mesmo?
Juntei os seguintes documentos: certidão de antecedentes criminais da PF, cópia do CC com nome de solteira (foi emitido antes da transcrição) só autenticada (o cartório disse que não apostilam documentos estrangeiros), cópia simples da certidão da transcrição de casamento (para demonstrar a alteração do nome e estado civil), o agendamento no consulado do RJ em setembro/2018 (emissão do novo CC) e pensei em escrever alguma explicação, avisando que juntarei ao processo o no CC assim que emitido, não sei se é necessário...
Além disso: alguém já conseguiu a conversão? O prazo é em torno de 1 ano mesmo? Esse direito à conversão é mesmo certo?
Obrigado novamente!
Fantástico. Que bom quem poderá usar o mesmo pagamento, aguardando o CC.
@phpcbio, @fesalles
"Não preciso colocar o nome do avô dela no quadro 2 (só marquei o item 5 e coloquei a observação "cidadã portuguesa naturalizada requer a nacionalidade originária"), é isso mesmo? "
Deixem em branco as informações sobre o português.
@Marcia Muitas felicidades nessa vida !Você realmente faz a diferença nesse mundo !!!!
Muito obrigada pela paciência comigo,V com suas respostas conseguiram me alcamar muito desde que comecei a fazer os processos da família .S
Desejo tudo de melhor para você
Parabéns!!!!!
Desejo a você que toda a dedicação e esforço pessoal que você dedicou as milhares de pessoas que ajudou, voltem para você em forma de alegrias, paz, saúde e $$$$, pois ninguém vive sem isso.
Que a sua tolerância, paciência em repetir as mesma coisa e procurar se informar de fatos novos para sempre se manter atualizada volte para você em forma de brotos de flores em sua vida pessoal.
Feliz Aniversário!!!!!
Parabéns muitas felicidade, saúde e sucesso!
muito obrigada pelo carinho e pelas palavras. Desejo a todos o dobro!!
obrigada!
obrigada!
Qual foi a data de entrega dos seus documentos na CRC?
Obrigado!
Abraços
Ano passado descobri esse fórum e decidi tirar a nacionalidade do meu avô e com isso passar de geração para geração. No inicio do ano a do meu avô ficou pronta e comecei o processo da minha mãe. Como ela já tinha a nacionalidade envie os documentos dela de Portugal (cartão cidadão e certidão de nascimento) e a certidão de nascimento portuguesa do meu avô. Junto anexei uma carta explicando o caso que ela já tinha a nacionalidade adquirida e agora estava requerendo a atribuída visto que o pai dela agora também era português. Mandei tudo para a ACP e em 1 mês minha mãe ja está com a certidão dela falando que ela tem a nacionalidade atribuida. Caso alguém tenha um caso parecido e quiser mais informações estou a disposição visto que esse processo sai mais rápido que a convolação.
Obrigada por compartilhar.
Na verdade, o processo de sua mãe aaiu mais rápido que a convolação, .porque não foi nenhuma conversão. Ela fez a atribuição, como se ainda não fosse portuguesa (e não era desde o seu nascimento, apenas após a data que foi naturalizada). Sempre orientamos a todos que tenham todas as gerações vivas, a fazer atribuição de geração em geração, é muito mais fácil.
Grato
Alguns processos de conversão de nacionalidade derivada para nacionalidade originária já foram concluídos - na verdade bem poucos - o tempo médio parece ser de um ano. O meu processo entrou na CRC de Lisboa em 20/07/2017 - já está na fase final de diligências - quando for concluído terei prazer de anunciar para o grupo.
São várias fases: Numeração - Digitalização -Classificação - Análise -
Diligências (órgãos externos - SEF, DGAJ) - Despacho - Registro -
Estou indo para Portugal em Agosto e gostaria de ter conseguido tirar a cidadania dele antes disso. Mas descobri que terei que fazer a convolação.
Tenho dúvidas se vale a pena dar entrada com o pedido do Brasil, ou se aguardo e dou entrada direto em Lisboa. Estou indo morar no Porto. O que acha?
Obrigada
Como o pagamento do processo de conversão pode ser feito através de cartão de crédito eu sugiro que você envie logo. Se fosse por vale postal, que é um estresse, talvez valesse a pena dar entrada pessoalmente. Nas férias de verão há uma diminuição no ritmo dos trabalhos em todos os órgãos públicos, enviando por Sedex vc ganha um tempo.
Só uma dúvida como moro longe do consulado, gostaria de saber se a fotocópia certificada do documento de identificação português em prazo de validade, poderá ser feita de outra forma. Obrigada!
É preciso autenticar a certidão de antecedentes criminais?
Obrigada!
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/11936/atribuicao-de-netos-ja-naturalizados-roteiro-e-preenchimento-1d#latest
A autenticação do xerox do cc poderá ser no cartório .