POR ONDE COMEÇAR?
- Leia com atenção o site
cidadaniaportuguesa.com, onde estão explicadas as principais questões do processo para
FILHOS,
NETOS,
BISNETOS e até
TRINETOS.
- Se não encontrar o que procura no site, utilize o
sistema de busca do fórum para consultar nosso arquivo com mais de 8 anos de discussões sobre os mais variados aspectos do processo.
- Se ainda restaram dúvidas,
crie um novo tópico com um título que permita entender com clareza sua questão específica. Ex.: "Ajuda com certidão" = vago, "Como solicitar certidão do concelho de X" = bom!
Boa sorte na pesquisa, futuro(a) Tuga!
Comentários
recebemos emails da CRCentrais, em que dizia que o CC deveria ir certificado (pelo consulado português) ou pelos cartórios brasileiros. Vamos ver o que acontece! Boa sorte!
Saberemos quando os primeiros processos forem deferidos pois, os foristas sempre publicam finalização de processo. O meu pedido de conversão foi enviado em julho/17, primeiro mês da lei em vigor. Esteja certa que darei as informações aqui.
É torcer e torcer!
Estarem sempre atualizando com novas notícias.
O meu processo foi recebido pela CRC em 13/07/2017
Sugiro que você informe o dia no qual foi recebido. Não precisa número de processo.
Minha mãe deu entrada no processo dela em 09/2017 via advogado, nesse mês enviei o cartão cidadão que ele havia me pedido para anexar no processo, e ele me respondeu:
"Prezado,
Confirmo recebimento.
Há dias houve uma conferência onde foi informado que a Sr.ª Ministra da Justiça está a exigir provas de ligação também para os casos de convolação.
A sua mãe precisa de uma carta de uma Associação portuguesa no Brasil a informar que é sócia e que frequenta esse Associação há mais de 5 anos.
Pode, por favor, providenciar?
Obrigado. "
Não vejo sentido, pedir prova de ligação para cidadão que já é português. Alguém sabe de alguma coisa?
Alguns processos de conversão já estão em diligências, alguns no término das checagens, portanto, se antes disso não foi exigido pedidos de provas de ligação com Portugal não vejo razão para que isso aconteça após o cumprimento dos requisitos já conhecidos.
Não existe essa possibilidade. Alguns advogados precisam se informar melhor.
O IRN não citou em nenhum momento que esta exigência seria cabível. Então, não faz sentido.
Para informações sobre status de processos somente de 2ª a 6ª. Após o atendimento é preciso escolher o menu 1 e em seguida 1.
Acabei de falar com a Linha Registos (por volta das 7:30h do Brasil) e a funcionária que me atendeu informou que o meu processo se encontra numa fase "muito inicial". O curioso, é que há uns 40 dias atrás, eu tinha ligado para a Linha Registos e a pessoa que me atendeu informou que o processo estava em análise. Sinceramente, não sei que fase vem primeiro. Perguntei também se ainda poderia levar uns 3 a 4 meses para o processo ser concluído e a funcionária informou que, provavelmente sim ou até mais.
Um abraço a todos!
de qualquer maneira, estando já em análise, ou pré análise (fase inicial, como dizem), irá mesmo demorar mais do que 4 meses, pelo que temos visto. O jeito é ter muita paciência. Acompanhar apenas, para ter certeza de que não terá nenhuma exigência adicional. Abraço.