Processos de conversão para netos já naturalizados

1356748

Comentários

  • editado April 2018
    @Soraia nunca foi proibida a divulgação da lista de processos nesse Tópico e nem foi obrigada a se tornar privativa.O outro tópico foi fechado pq estava sendo usado como balcão de reclamações de pessoas q nunca ajudaram o fórum, só pensando no seu proprio umbigo e não somente para divulgação da planilha. As pessoas que estão tendo atitudes CRIMINOSAS contra o fórum serão responsabilizadas criminalmente de acordo com a Lei 12.737/2012.Art. 154-A do Código Penal.
  • Ué,o que aconteceu com as mensagens inbox?
  • Marcio SantosMarcio Santos Member
    editado March 2018
    Pessoal, parece que o @CEGV, que tão bem compartilhava seu conhecimento, foi "desligado" do fórum e parece também que todas as mensagens dele foram eliminadas, o que implica que muita informação útil e relevante foi perdida em conjunto. Sem polêmicas e sem querer entrar no mérito desejo sorte a todos nós, incluindo @CEGV.
  • Bom dia prezados, gostaria de acesso à tabela, aonde tenho meu processo relacionado. Grato
  • Tereza LimaTereza Lima Member
    editado March 2018
    @PessoALL,

    Entrei no fórum em 2015. NADA sabia sobre o assunto e não conhecia ninguém. Fazia 35 anos que procurava a "certidão de nascimento" do meu avô. Muitas pessoas se envolveram e foram responsáveis pelo sucesso de todas as pendências que me foram aparecendo. Não obstante, li o fórum INTEIRO desde a época do Orkut e procurei me interar mais profundamente sobre o assunto para poder retribuir ao menos um décimo do que recebi.
    Durante esse processo fiz amigos de verdadede fiquei muito feliz em descobrir que somos uma grande família portuguesa.
    E aí passei a doar uma parte do meu tempo para compartilhar o que havia aprendido. Passei a fazer parte do sucesso de muitos novos portugueses. O resgate de histórias de família e o acesso a documentos pessoais, me colocaram dentro da vida dessas famílias. Foi um processo de construção baseado na confiança e que levou tempo para ser conquistado porque segurança não tem preço.
    Infelizmente foram descobertos foristas com mais de um perfil ativo no fórum. Isso é inadmissível porque fere gravemente a segurança e a confiabilidade nas informações postadas. Foristas ativos que postam e respondem a si mesmos como numa peça de teatro. Não foram poucos casos encontrados e o "aplicativo" está banindo os foristas fake mas ainda carece de ajustes. Em breve estaremos avaliando cada caso e recuperando as informações e foristas deletados injustamente, fiquem tranquilos.
  • Ok Vlad, agradeço por seus esclarecimentos. Apenas quero reforçar que a ideia dessa lista foi brilhante e pode nos mostrar em tempo quase real o que esta acontecendo. Também alertei para uma espécie de neurose coletiva de que a individualidade e privacidade é para tudo...e que nem os Estadusunidenses que inventaram isso se sustentam hoje com essa pratica....
  • Tereza LimaTereza Lima Member
    editado March 2018
    Voltando ao assunto da importância sobre o que PUBLICamos, ou seja, sobre o que tornamos PÚBLICO, achei a notícia abaixo bastante pertinente.

    http://g1.globo.com/google/amp/https://g1.globo.com/mundo/noticia/eua-pedirao-historico-de-midias-sociais-de-candidatos-a-visto-diz-departamento-de-estado.ghtml

    Se lembrarmos de que as conservatórias passaram a acompanhar com muito maior frequência as postagens do fórum desde o episódio da denúncia de um jornal português sobre o foragido da Lava-Jato que se tornou português furando a fila dos convolantes, é preciso entender que tomaram ciência não apenas da tabela dos processos dos convolantes bem como das críticas exacerbadas às suas atuações, críticas essas algumas vezes facilmente identificadas pelos nomes contidos na referida tabela.
    É sabido desde a época do Orkut que Lisboa não perdoa NADA nos processos e, às vezes, chega a rever os processos anteriores. Não agem de maneira pessoal, são exigentes e minuciosos no que fazem. Junte a essa minúcia o fato de receberem processos de todos os consulados do mundo e o aumento da demanda, tem-se uma espera de mais de 1 ano.
    Ajudei a foristas a obterem as suas nacionalidades. Muitos foram por Aquisição e deram entrada em suas convolações em julho/2017. Todos, sem exceção, estão aguardando para apenas depois de julho. Nenhum deles participa da tabela, não caíram em exigência e continuam vivendo as suas vidas tranquilamente.
  • Primeiro: As pessoas não devem fazer criticas, principalmente brasileiros, as Conservatórias porque sabemos muito bem das dificuldades nos tramites documentais dos governos e mais ainda nesse caso, onde sabemos do grande aumento no numero de pedidos feitos desde julho 2017. Além disso as regras do Fórum são claras quanto a isso.

    Segundo: Não acredito que o governo Português faça qualquer tipo de retaliação baseados nas criticas feitas, estamos confundindo o Brasil com Portugal e ai sim acho que é uma ofensa a Portugal, o chamando de ditadores, punidores etc....

    Terceiro: Participar de uma lista publica que apenas acompanha o Status documental, não vejo nenhum problema, nenhuma ofensa as conservatórias ou ao governo Português.

    Quarto: Vamos tomar cuidado com os Fake News...não é porque vem da Globo que tudo é verdade...
  • editado March 2018
    @Soraia quando vc participa de uma lista pública não ha problema algum.Aqui no fórum temos varias listas de processos em andamento de várias conservatórias e varios tipos de processos, inclusive alguns desde 2016.O problema é quando pessoas q controlam essas listas se acham dono e passam a usar o tópico para outros fins desafiando o aviso dos moderadores .Esse fórum existe desde 2008 e não é admitido participantes criarem suas próprias diretrizes prejudicando várias pessoas. Por por causa de alguns, todos da lista acabaram sendo prejudicados.Esperamos q esse assunto esteja encerrado.
  • Tereza LimaTereza Lima Member
    editado March 2018
    Vivem na utopia aqueles que acreditam que não nos vasculham nas redes sociais. É sabido que a Previdência Social faz essas pesquisas nos segurados com benefícios de incapacidade, assim como muitos empregadores durante as seleções de candidatos, etc. Hoje, as palavras faladas ficam ao vento (isso se não tiverem sido filmadas) mas as escritas permanecem na internet por toda a eternidade.

    Quanto às conversões, em breve teremos novidades. Aguardem.
  • Realmente, somos cada vez mais vigiados pelas mídias sociais. E devemos nos responsabilizar pelo que escrevemos. Não se tratam de fake news e nem de teorias de conspiração, trata-se de maior exposição que estamos sujeitos no mundo de hoje.

    Informo que o aplicativo mencionado está sofrendo ajustes e estamos retornando com alguns usuários.
  • Boa Noite, gostaria de ter acesso a tabela, seria possível? boa sorte a todos!
  • hiroynouehiroynoue Member
    editado April 2018
    Meu pai naturalizado precisa de transcrever o casamento com minha mãe antes de pegar o CC?
    Não houve alteração no nome dele após o casamento e ele é o declarante do meu nascimento e do meu irmão (caso nós formos requerer a cidadania na ACP após a convolação).
    É que conseguimos agendamento no consulado de BH para este mês ainda e se não precisasse de transcrever ia facilitar.

    outra coisa: caso possa fazer a convolação solteiro, devo preencher solteiro no formulário 1D?

    (sei q isso foi perguntado no tópico antigo mas não tenho ctz da resposta e não achei, desculpe se for repetitivo)
  • @hiroynoue seu pai pode pedir o CC sem fazer a transcrição de casamento. No formulário 1D seu pai preenche o estado civil casado se for casado.
  • Gostaria de esclarecer um ponto, dizem aqui pra mandar o processo sem fazer a transcrição que não vai dar nada. O da minha mãe caiu em exigências justamente porque não foi feita a transcrição de casamento. Agora minha convolação que estava em diligências, foi para EXIGÊNCIA.

    Resolvi até me cadastrar aqui pois isto é um mito. Acompanho o fórum sem me cadastrar faz meses e lamento muito que algumas orientações aqui estejam equivocadas.
  • @RODRIGO DA SILVA
    Pra qual conservatória vc enviou?
  • Esse processo é somente CRC Lisboa.
  • Maria NélidaMaria Nélida Member
    editado April 2018
    @RODRIGO DA SILVA

    "Esse processo é somente CRC Lisboa"
    Eu sei disso,só queria que vc confirmasse

    Somente o ACP não exige a transcrição de casamento quando o pai portugues é o declarante
    Gaia aceitava até pouco tempo atras,mas agora também não aceita
    Lisboa NUNCA aceitou e acho meio dificil vc ter lido isso aqui nesse forum
  • @RODRIGO DA SILVA,

    Complementando a Maria Nelida, o caso em que não há necessidade de fazer a transcrição prévia do casamento é quando este casamento é do próprio convolante. Assim, o naturalizado pode pedir o CC para entrar com processo de conversão e fazer depois a sua transcrição se casamento.

    Mas para seu caso:
    Quem é o convolante, sua mãe ou vc? Ora vc diz processo dela, ora diz seu processo.

    Lembrando que uma mulher portuguesa é obrigada a transcrever seu casamento para passar a nacionalidade para o filho.
  • Isto não é um mito. Tem algumas particularidades, e vcs devem se encaixar numa delas
  • PRNPRN Member
    Boa noite @Vlad Pen, @Marcia, @Tereza Lima !
    Aproveitando a dúvida do RODRIGO DA SILVA, gostaria de saber a opinião de vocês sobre a seguinte situação: minha mãe, já naturalizada, recebeu a carta pin agora no dia 02/04, com nome de solteira, de modo que esta semana comparecerá no Consulado do Rio, sem agendamento, apenas para receber o Cartão Cidadão, para em seguida, então, fazer o requerimento de convolação.
    A dúvida é a seguinte: levando o requerimento já preenchido é possível o reconhecimento por autenticidade no Consulado sem a obrigatoriedade de fazer o processo por lá, considerando que pretendo enviar para Lisboa via correios? Como o requerimento será formulado com nome de solteira de minha mãe, e somente a posteriori será feita a transcrição do seu casamento, Lisboa aceitará normalmente? Em caso afirmativo, após realizada a transcrição, apenas comunico Lisboa sobre a atualização do estado civil ou também devo enviar a cópia do averbamento?
    Abraços e obrigado pela atenção!
  • PRNPRN Member
    Boa noite @Mariza Guerra, por favor, também gostaria de saber sua opinião sobre a dúvida que apresentei acima!
    Obrigado e abraços.
  • @PRN

    Boa noite.
    -Poderá solicitar o reconhecimento no requerimento sem obrigatoriedade de fazer o processo no Consulado.
    -Lembre-se que a sua mãe terá que preencher os dados do CC no 1D no Consulado. A assinatura terá que ser a mesma que consta no documento português.
    -Você sabe que o tempo para conclusão desse processo é de quase um ano? Pois, bem enquanto isso poderá providenciar a transcrição. No momento da análise verão no sistema a atualização do estado civil, não terá que enviar provas.
    -É importante que o nome esteja sem divergência entre o CC e o requerimento.
  • @Rodrigo da Silva,

    É inegável que ter o casamento transcrito em Portugal e recenseamento eleitoral reforça os vínculos.

    Além disso, atualizar o estado civil é dever de todo português. E de certa forma é contraditório ceder um direito a um português que não cumpre seus deveres...

    Juntei no meu processo:
    - assento com casamento transcrito;
    - cópia autenticada do cc em cartório;
    - comprovante de recenseamento eleitoral
    - menção no campo específico no 1D sobre inscrição no utente de saúde, segurança social fundamentando meu pedido por entender que essas inscrições também são ligações efetivas com Portugal.

    Porém só o tempo dirá se estava certo ou não... portanto aguardemos! Sugiro aos que ainda não mandaram seu processo que deixem o mesmo o mais completo possível, diminuindo portanto eventuais questionamentos...

    Abcs
  • @Marisa Guerra
    Quando dei entrada no meu requerimento de Convolação apesar de já ter feito a transcrição fiz com o meu nome de solteira e enviei o CC de solteira. Mas logo depois pedi meu CC com a transcrição feita, ou seja com o nome de casada, mas não enviei esse.
    Será que terei algum problema?
  • @Leci Iró estou exatamente na mesma situação que você. porém o casamento ja tinha sido transcrito. Na época informei o nunero da transcrição. agora tenho o cc com nome atualizado “casada”, más o formulário foi preenchido com nome de casada, só a copia do cc que foi com nome de solteira. Vi que o nunero do cc não muda só o estado civil e adição de sobrenome. Tenho a mesma dúvida que você se será preciso enviar cópia do cc atual...
  • @tecnoland, tbm não sei.
    Estou surpresa tbm.
  • Mariza GuerraMariza Guerra Member
    editado April 2018
    @LeciI Iró
    Diante do status dos seu processo acredito que já passou da fase de cair em exigência por causa do estado civil do CC.

    O sistema integrado informa a evolução da vida civil do cidadão a medida que as transcrições são enviadas. Alguma divergência no nome precisa estar justificada por casamento ou por outro fato qualquer. Nadar impede que a pessoa faça a transcrição após o CC.
  • editado April 2018
    Gostaria de ter acesso a tabela... nao estou conseguindo
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.