Processos de conversão para netos já naturalizados

145791048

Comentários

  • phpcbiophpcbio Member
    @Marcia, entrei em contato pelo e-mail. Responderam no mesmo dia. O pagamento continua valendo e eu posso utilizar o formulário enviado depois de consertar a situação do CC. Mas no consulado do RJ estão agendando apenas para setembro (mesmo CC de urgência!). Pensei em agendar, enviar o 1-D com o CC que tenho e a transcrição (junto com uma explicação) e depois, se for o caso, enviar o novo CC, para adiantar, o que acha? É possível juntar documentação após envio? Como se faz, é só citar o nº do processo (quando houver)? Obrigado mais uma vez.
  • @phpcbio,

    Poderia esperar pelo novo documento.
    Mas, realmente, aguardar até setembro vai te prejudicar muito.
    Acho coerente fazer dessa forma, enviar o CC que tem, e depois de pronto o novo, juntar ao processo. Para isso, basta enviar e mencionar o número do processo no envio. Não esqueça que a cópia do CC deve ser autenticada e apostilada.
  • phpcbiophpcbio Member
    @Marcia, obrigado!
    Enviarei o impresso 1-D (pago através de cartão de crédito) que foi enviado para o e-mail, onde coloquei o nome de casada da minha mãe, pois já foi feita a transcrição.
    Não preciso colocar o nome do avô dela no quadro 2 (só marquei o item 5 e coloquei a observação "cidadã portuguesa naturalizada requer a nacionalidade originária"), é isso mesmo?
    Juntei os seguintes documentos: certidão de antecedentes criminais da PF, cópia do CC com nome de solteira (foi emitido antes da transcrição) só autenticada (o cartório disse que não apostilam documentos estrangeiros), cópia simples da certidão da transcrição de casamento (para demonstrar a alteração do nome e estado civil), o agendamento no consulado do RJ em setembro/2018 (emissão do novo CC) e pensei em escrever alguma explicação, avisando que juntarei ao processo o no CC assim que emitido, não sei se é necessário...

    Além disso: alguém já conseguiu a conversão? O prazo é em torno de 1 ano mesmo? Esse direito à conversão é mesmo certo?

    Obrigado novamente!
  • Fiquei com essa mesma dúvida em colocar o nome do avô ou não.
  • @phpcbio,

    Fantástico. Que bom quem poderá usar o mesmo pagamento, aguardando o CC.


    @phpcbio, @fesalles

    "Não preciso colocar o nome do avô dela no quadro 2 (só marquei o item 5 e coloquei a observação "cidadã portuguesa naturalizada requer a nacionalidade originária"), é isso mesmo? "
    Deixem em branco as informações sobre o português.
  • DayakDayak Member
    Ai a gente espera 30min na linha de registo pra qdo ela responder so te dizer: esta numa fase muito inicial de analise" ou seja so perdi meu tempo. :/ Meu processo é de 14 de agosto de 2017. Pessoas que mandaram 4 dias antes de mim ja alegaram que ja estam em diligencia. Bem pelo menos nao tem nenhuma exigencia pendente ne!!? se nao teria aparecido no sistema...e a saga continua :/
  • editado May 2018
    @Marcia hj é seu aniversário e te desejo felicidades , mta saúde e mta paz.Vc ajudou e ajuda mta gente a conquistar a tão sonhada nacionalidade portuguesa. Mtos devem mto a vc essa conquista.PARABÉNS!!!
  • Muito bom @Vlad Pen você ter colocado aqui .!!!
    @Marcia Muitas felicidades nessa vida !Você realmente faz a diferença nesse mundo !!!!
    Muito obrigada pela paciência comigo,V com suas respostas conseguiram me alcamar muito desde que comecei a fazer os processos da família .S
    Desejo tudo de melhor para você
  • @Marcia
    Parabéns!!!!!
    Desejo a você que toda a dedicação e esforço pessoal que você dedicou as milhares de pessoas que ajudou, voltem para você em forma de alegrias, paz, saúde e $$$$, pois ninguém vive sem isso.
    Que a sua tolerância, paciência em repetir as mesma coisa e procurar se informar de fatos novos para sempre se manter atualizada volte para você em forma de brotos de flores em sua vida pessoal.
    Feliz Aniversário!!!!!
  • @Marcia

    Parabéns muitas felicidade, saúde e sucesso!
  • Pessoal,

    muito obrigada pelo carinho e pelas palavras. Desejo a todos o dobro!! :)
  • Parabéns Márcia, saúde, paz e muitas portuguesisses
  • @Marcia um pouquinho atrasada mas sinceramente desejo muitas felicidades para você! Sua dedicação e paciência em ajudar as pessoas aqui a torna especial! Parabéns!!!
  • Pessoal, alguma noticia de algum processo de convolacao finalizado? O meu disseram que já fez as diligencias e está aguardando resposta das instituições externas. Sabem quanto tempo isso costuma levar?
  • @bmasouza, boa tarde!

    Qual foi a data de entrega dos seus documentos na CRC?

    Obrigado!

    Abraços
  • Bom dia, gostaria de relatar o processo de atribuição da minha mãe (que já tinha nacionalidade adquirida). Bom, em 2008 minha mãe tirou a nacionalidade dela no Consulado do Rio de Janeiro. Na época falaram para ela que meu avô (filho de português) não precisaria tirar a nacionalidade dele e que minha mãe poderia tirar direto pelo avô dela (nacionalidade adquirida) e depois passar para as filhas. Depois de todo o processo pronto eles informaram que eu e minha irmã não poderiamos tirar pois já éramos maiores de idade. Na época tb não foi explicado que meu avô tirando a dele poderia passar de geração para geração.
    Ano passado descobri esse fórum e decidi tirar a nacionalidade do meu avô e com isso passar de geração para geração. No inicio do ano a do meu avô ficou pronta e comecei o processo da minha mãe. Como ela já tinha a nacionalidade envie os documentos dela de Portugal (cartão cidadão e certidão de nascimento) e a certidão de nascimento portuguesa do meu avô. Junto anexei uma carta explicando o caso que ela já tinha a nacionalidade adquirida e agora estava requerendo a atribuída visto que o pai dela agora também era português. Mandei tudo para a ACP e em 1 mês minha mãe ja está com a certidão dela falando que ela tem a nacionalidade atribuida. Caso alguém tenha um caso parecido e quiser mais informações estou a disposição visto que esse processo sai mais rápido que a convolação.
  • @taina gomes,

    Obrigada por compartilhar.

    Na verdade, o processo de sua mãe aaiu mais rápido que a convolação, .porque não foi nenhuma conversão. Ela fez a atribuição, como se ainda não fosse portuguesa (e não era desde o seu nascimento, apenas após a data que foi naturalizada). Sempre orientamos a todos que tenham todas as gerações vivas, a fazer atribuição de geração em geração, é muito mais fácil.
  • Prezados, Gostaria de saber se já ocorreram casos de convolação e, em caso positivo, qual o prazo para conclusão do processo.
    Grato
  • danidani Member
    Eu também estou com a mesma dúvida do Carlos Alberto de Mello. Obrigada
  • @Carlos Alberto e @dani

    Alguns processos de conversão de nacionalidade derivada para nacionalidade originária já foram concluídos - na verdade bem poucos - o tempo médio parece ser de um ano. O meu processo entrou na CRC de Lisboa em 20/07/2017 - já está na fase final de diligências - quando for concluído terei prazer de anunciar para o grupo.
  • Prezada @Mariza Guerra , me desculpa pela pergunta , mas , quais são as fases para o processo de convolação? Eu sei que a primeira é instrução oficiosa e o restante?
  • @Sergio Miranda

    São várias fases: Numeração - Digitalização -Classificação - Análise -
    Diligências (órgãos externos - SEF, DGAJ) - Despacho - Registro -
  • danidani Member
    Obrigada pelas informações @Mariza Guerra.
    Estou indo para Portugal em Agosto e gostaria de ter conseguido tirar a cidadania dele antes disso. Mas descobri que terei que fazer a convolação.
    Tenho dúvidas se vale a pena dar entrada com o pedido do Brasil, ou se aguardo e dou entrada direto em Lisboa. Estou indo morar no Porto. O que acha?
    Obrigada :)
  • @dani

    Como o pagamento do processo de conversão pode ser feito através de cartão de crédito eu sugiro que você envie logo. Se fosse por vale postal, que é um estresse, talvez valesse a pena dar entrada pessoalmente. Nas férias de verão há uma diminuição no ritmo dos trabalhos em todos os órgãos públicos, enviando por Sedex vc ganha um tempo.
  • danidani Member
    Ok, tentarei dar entrada logo.
    Só uma dúvida como moro longe do consulado, gostaria de saber se a fotocópia certificada do documento de identificação português em prazo de validade, poderá ser feita de outra forma. Obrigada!
    É preciso autenticar a certidão de antecedentes criminais?
  • danidani Member
    Esqueci de perguntar como funciona o pagamento por cartão de crédito?
  • danidani Member
    @Mariza Guerra, desculpe ficar perturbando em pleno sábado :) Mas estou bem confusa em relação aos documentos, e tb não entendi o que seria o formulário 1D pelo e-mail.

    Obrigada!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.