Nacionalidade por efeito Base X - cônjuge mulher casada com português antes de 1981

1235713

Comentários

  • @rosangelagouveia,
    não existe retorno de documentação.
    O que mandar pra lá, ficará em Portugal.

    A CRCentrais apenas te retornará, no fim do processo, via correios, a sua certidão portuguesa.
  • @rosangelagouveia,,
    ah. Você mencionou "conservatórias".
    Não. A única que tem competência para este tipo de processo é a CRCentrais Lisboa.
  • @ Marcia mais uma vez obrigada pelas informações, agora entendi o processo, sim eu disse Conservatorias, mas sei que esse processo so e feito em Lisboa, ja ia mandar pra la, eu so achei que eu tinha que enviar envelope pra eles mandarem minha certidao portuguesa, mas ja entendi pelo seu post. Muito grata pelas informaçoes novamente, agradeço e se alguem precisar de ajuda e eu puder ajudar com maior prazer, assim que tiver qualquer resultado eu volto e posto aqui. Abçs.
  • @Marcia, uma ajuda, peguei o seu modelo de formulario e no final na parte do casamento o que Eu menciono no campo Freguesia e Conselho?
    Obs. fiz trancriçao em PD do meu sogro.

    "Mais informa que o assento de nascimento do nubente, português encontra-se informatizado sob o número 44XXX/2017 da Conservatória dos Registos Centrais. E a certidão de casamento em Portugal encontra-se informatizada sob o número --------------, na freguesia de ------------, concelho de ------------- para que a Conservatória dos Registos Centrais possa obtê-las oficiosamente."

    Irei solicitar para minha sogra que casou em 1967.
  • @Osmir Ja foi respondido pela @Márcia
  • @Marcia boa noite, estou levantando os documentos para dar entrada no processo de minha sogra casada com Portugues em 1979. já vi a relação de documentos, mas fiquei com a duvida dos seguintes pontos:
    1. Original da certidão de nascimento brasileira da requerente
    2. Cópia autenticada da certidão de nascimento brasileira da requerente
    Necessita da original e cópia dos mesmos documentos?
    Obrigada!!
  • @bona,
    sim, pedem exatamente isso.
  • Obrigada @Marcia! Você é top! :)
  • boa tarde pessoal .. me bateu uma duvida ..

    a CÓPIA autenticada da certidão de nascimento brasileira da requerente pode ser cópia da certidão REPOGRÁFICA? Ou eu preciso tirar 2 certidões novas? uma COMUM e uma REPOGRÁFICA?

    Obrigada! =)
  • Estou com a mesma dúvida. Estou para pedir a cidadania da minha mãe e até tinha pedido duas certidões, uma para enviar na atribuição e outra para a aquisição, só que acabei esquecendo de tirar a cópia da outra certidão (que era de inteiro teor) e fiquei apenas com a reprográfica. Pode tirar cópia dela ou terei que pedir uma nova?
  • @Gadf Pode ser somente por cópia reprográfica apostilada.
  • @gadf2009, @VictorHCFerreira,
    complementando o @Vlad Pen, vejam se as reprográficas estão legíveis.
    Se não estiverem, terão que tirar 2 certidões (a reprográfica e a de inteiro teor digitada), apostiladas (têm cartórios que fazem isso, como um único documento frente e verso).

    A autenticada é de preferência a reprográfica.
  • @Jandira Pinheiro,
    exigência das CRCEntrais para o processo, apenas.
  • editado March 2018
    @JandiraPinheiro sim tem que ser apostiladas tb.
  • Obrigado @Marcia. Vou ter então que solicitar uma outra certidão, porque a reprográfica não está lá muito legível.
  • tanittanit Member
    bom dia!

    Então,se o cidadão português adquiriu a cidadania portuguesa depois do casamento realizado em 1981,a esposa não é beneficiada pela base X?
  • tanittanit Member
    @CEGV obrigada por responder. abraço
  • @Jandira não entendi sua pergunta?
  • @tanit,
    o cidadão português foi atribuído? Ele é português originário?

    Se sim, não importa quando obteve a nacionalidade, se foi antes ou depois do casamento, a esposa é beneficiada sim com a base X.
  • @Jandira Pinheiro,
    Se a reprográfica estiver legível, faça uma coisa autenticada dela. Não precisa da certidão de inteiro teor digitada.

    Se a reprográfica não estiver legível, tire a reprográfica e a de inteiro teor digitada e depois tire uma copia autenticada da digitada.
  • tanittanit Member
    @marcia ele conseguiu através do pai em 2017. Mas está casado desde Abril de 1981

    então,ela srá beneficiada?
    abs
  • @tanit
    sim, com certeza!
    Tendo casado antes de outubro de 1981 e sendo português originário, o direito da esposa é garantido. E este processo é gratuito!!!

    Qq dúvida, estou à disposição.
  • tanittanit Member
    @marcia obrigada! envia a documentação com alguma carta dizendo ser "base x" e por isso,é gratuito?

    o tempo para conclusão é longo?
    abraço
  • @tanit no próprio requerimento vc indica q o processo é base x.O processo é feito só na CRC de Lisboa.O prazo pode ser até 1 ano.
  • tanittanit Member
    @vlad pen tem um formulário especifico para esse pedido
  • @Tanit, aqui no topico na pag 1 ou 2 tem o modelo.
  • tanittanit Member
    @vlad na realidade,é uma declaração.crto?
  • @tanit..exatamente
  • tanittanit Member
    Muito obrigada @Vlad

    Abraço
  • Boa Noite queria fazer uma pergunta, meu pai está pedindo a atribuição de nacionalidade por ser filho de português, ele e minha mãe se casaram em 1973, ela teria direito a cidadania, li que seria aquisição por casamento e tem que fazer a transcrição de casamento deles e no tópico que li diz que o pedido para ela é gratuito, está certo isso? Gostaria de saber, pois ela quer pedir a dela também.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.