Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

11481491511531541452

Comentários

  • @vlad pen, obrigada!!
  • @Jandira, quem declarou foi o pai, mas há leis que garantem o reconhecimento da maternidade quando a criança eh registrada no mesmo ano q nasceu, ou seja, como minha avó foi registrada na mesma semana do seu nascimento, o reconhecimento da maternidade já ficou estabelecido. E de fato seus pais eram solteiros qdo ela nasceu...
  • 2 Processos finalizados. Gustavo e Deborah
    Numerados 06/10/2017
    Concluidos 23/01/18
    Planilha atualizada
  • @gustavohrocha como você descobriu que o seu processo foi finalizado? Mandou e-mail, ligou para LR ??
  • @Jandira, já um tópico q debate isso:http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/10488/problemas-sobre-o-declarante-do-nascimento-alguem-conseguiu#latest
    Aí neste tópico q descobri q perdi mais de um ano tentando fazer algo desnecessário....
  • Bom dia, pessoal.

    O Fórum tem me ajudado imensamente, mas estou com uma dúvida.
    Quero fazer a atribuição do meu pai (filho de português que foi declarante de seu nascimento) através do ACP para não precisar transcrever o casamento dos meus avós (meu vô português casou com brasileira, ambos falecidos).

    No entanto, gostaria de pagar a taxa de 175 euros via cartão de crédito. No site do ACP (no mapa do cidadão- https://www.mapadocidadao.pt/Locais/Detail/7167) consta que eles aceitam pagamento por cartão de crédito.

    Minha dúvida é se o Arquivo Central do Porto redireciona os processos de atribuição pagos pelo cartão de crédito para a Conservatória de Lisboa.

    Mandei e-mail para ACP, mas até agora sem respostas..
  • Bom dia!!
    Antes de mais nada gostaria de agradecer todos os relatos e comentários, assim como aos moderadores desse Fórum que tanto me ajudam!

    Eu quero contribuir, lançando minhas atualizações na planilha, mas não sei como fazer. Alguém pode me ajudar? Se existir essa possibilidade, me ensinando a atualizá-la, para não precisar ficar incomodando.
    O processo recebeu o número 55xxx/2017, a data é provavelmente 21/11/2017. Airton Cavalcante(filho).

    Muito obrigada!!!
  • Pessoal, acabei de ligar na LR e descobri que o meu processo e o de minha irmã já foram finalizados no dia 11/01/2018. Os processos chegaram no ACP no dia 01/08/2017. Muito obrigado a todos! Vou atualizar a planilha.
  • Parabéns, @tomasmpa !!!
    Pode me explicar como atualizo a planilha, por favor?
  • @shirlei. cartao de credito somente para a CRC de Lisboa. ACP so aceita via vale postal
  • tomasmpatomasmpa Member
    editado January 2018
    @DaniCavalcante Obrigado! É só entrar no link da planilha e alterar. A edição é compartilhada.

    https://docs.google.com/spreadsheets/d/1-Qyaqk9HuqDe8mENmXKJu8jh5iKoZ25rgq088eCCIdk/edit#gid=0
  • Consegui, @tomasmpa !!!
    Muito obrigada!!!
  • bom dia a todos. optei pela ACP para o envio do processo de atribuição da minha avó. já fiz o pagamento do vale postal e deu tudo a certo quanto a isso. estou no aguardo de um questionamento que fiz em outro topico sobre o formulario 1c, pois nenhum dos cartorios de Teresopolis aceitaram reconhecer a firma da minha avó sem que os campos em brancos fossem riscados/anulados. como minha avó eh muito idosa, seria muito complicado ter que deslocá-la até outra cidade para tentar fazer este reconhecimento em outro cartorio que aceite autenticar sem riscar espaços em branco, ou seja, nao tenho escapatória e terei que enviar o processo com o formulario desta forma.
    tem alguem aqui neste topico q tenha passado por esse problema?
  • Bom dia, amigos hoje ligamos na Linha de Registro o Processo do Meu avô esta assinado Faltando conclusão não deram previsão, neste caso ele estaria em qual fase ? Registro ou despacho ? obrigado abs
  • @Vlad acredito que a pergunta do @lek0gta seja com relação a prioridade no andamento do processo e não em caso de agendamento. Caso não seja a dúvida dele, é a minha. =) Obrigada desde já!
  • Bom dia. Acabei de emitir o vale postal e os documentos para o ACP na agencia dos correios na 1 de março o centro do RJ sem nenhum problema. Segui as dicas dos colegas do forum quanto ao preenchimento e finalidade: manutenção de residentes. Obrigada a todos. Agora e aguardar e rezar!!!
  • @DaniCavalcante
    Não vi o processo do seu pai na planilha.
    Quer que eu coloque pra vc?
  • glaucianunesglaucianunes Member
    editado January 2018
    Boa tarde a todos, liguei na LR hoje e me informaram que o processo do meu Pai esta no aguardo do registro. Alguém sabe o que isso quer dizer??? Foi recebido e numerado em Novembro... Fiquei na mesma. Processo numero 53xxx/2017
  • @glaucianunes significa que seu pai já é Tuga, faltando apenas a feitura do registo.
  • @AllanDC, mas nesse momento o pai dele já tem um n* de assento ou o Registro é exatamente a geracao desse n* ?
  • @flavioswerts significa que o conservador já despachou favoravelmente o processo dela, na feitura do registo o pai dela vai ganhar o número do assento.
  • Novembro ja? @Glaucia que maravilha!!
  • @Vlad Minha dúvida é se a ACP aceita fazer a atribuição da cidadania da minha sogra (filha de pais portugueses) sem a transcrição e se eu poderia enviar mais de um processo por vez para serem concluídos em sequência (atribuição dela, transcrição do casamento dela e cidadania do meu namorado), pois vi que algumas pessoas conseguiram enviar colocando em envelopes separados.
  • Boa tarde! Sou novo no fórum e gostaria de saber se ACP faz processo de PAI e FILHO de uma vez (conjunto), enviando junto todos documentos? Tenho dúvida pois percebi que existe algumas outras que parecem fazer.
    Desde já, obrigado!
  • @Paula_Assis, vc pode fazer por Vila Nova de Gaia que aceita processos simultâneos.Quando o dois são portugueses(pais da sua sogra) é obrigatória a transcrição de casamento em qualquer conservatória.
  • @glaucianunes é o Processo do LUIZ NUNES? Atualizei a planilha.
    @marianaglguimaraes
    Tem outro processo de NOVEMBRO já com a informação de REGISTRO na planilha, o da @glaucianunes é o segundo.
  • @rebecca naslausky ...

    Infelizmente sim...Muitas pessoas passam por esse problema no ato de assinar o 1 C nos nossos Cartórios...(Muitas vezes os atendentes trabalham ¨No Automático¨ e nem dão muita atenção ao que você fala...Usam uma ¨resposta padrão¨)...
    Eu recomendo que você peça para conversar com um escrevente mais experiente do Cartório...(Normalmente funcionários mais antigos)...E mostre a ele o campo do formulário 1 C ...(Quadro 3)...Que diz assim...:

    ¨...Preencher **APENAS** quando o impresso **NÃO** seja assinado pelo interessado...¨

    E informe a ele que esse campo não será utilizado em hipótese alguma pois quem assina o requerimento...(É)...O interessado...
    Informe também que entende os procedimentos do Cartório...Porém...Argumente que esse formulário é um impresso PORTUGUÊS e será utilizado em instrução de processo em PORTUGAL...Não no Brasil... E que a inutilização desse campo com um traço e/ou risco é considerado pelas Conservatórias Portuguesas como RASURA...Sendo que...Enviando assim...Seu processo cairá em exigência e ficará parado até que você envie um novo 1 C preenchido SEM RASURAS...
    Informe que tem conhecimento de casos desse tipo acontecidos recentemente...E torça para que tenha alguém no cartório com o mínimo de inteligência para entender sua argumentação...

    Agora...Se não der resultado...Terá que encontrar um Cartório que aceite fazer...

    Eu passei por isso quando auxiliava uma Prima minha uns 6 meses atrás em seu processo de Atribuição da Nacionalidade...
    No nosso caso...A argumentação deu resultado...!!!

    Boa Sorte...!!!
  • @Jefferson será que estão indo na ordem de chegada mesmo? Parece-me bem aleatório. :(
  • @Nilton Hessel, usei todos os argumentos que vc pode imaginar, nos 3 cartórios. Falei com diversos atendentes. Todos foram irredutíveis. Me mostraram a resolução que, de fato, proibe o reconhecimento de firma em documentos com espaços em branco. mesmo q esteja escrito no próprio formulário q o local não deve ser preenchido.
    Enfim, não tenho como levar minha avó a outra cidade ,ate pq nem sabemos em quantos cartórios teríamos que fazer a tentativa e ela não teria condições de fazer esses deslocamentos.... Não tive escolha .
    Enviei hj os documentos com o formulário desse jeito, e, por conta própria, fiz uma justificativa, numa folha a parte, informando q os atendentes se recusariam a reconhecer a assinatura se os campos não fossem anulados com um risco. Anexei a cópia da resolução q o atendente me deu e enviei junto....
    Estou aqui na torcida que eles aceitem a explicação, já que eh a mais pura verdade, mas sei q corremos o risco q vc citou...
    Hj eu queria estar super animada, pois, enfim, enviei o processo, no entanto to ainda mais apreensiva....
  • @jandira, pelo q percebi, aqui em Teresópolis eles não iriam fazer nem uma coisa, nem outra. Não tive escolha mesmo. Ou seria desse jeito ou não haveria reconhecimento de firma...
    Argumentei q era uma exigência de outro país, mas eles foram categóricos e disseram q seguem a regulamentação daqui, não de lá...
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.