Para quem pretende morar em Portugal e levar a família

13468925

Comentários

  • @desiree,
    ah! Entendo.
    Bem, neste caso, seu marido terá que ir como turista e pedir o visto de estudante lá.
    Assim, a passagem dele de volta deve estar nos 90 dias permitidos aos turistas. Depois de estar lá, e com o visto, poderá trocar a volta para depois dos 90 dias.

    O cartão de residência substitui o visto de estudante. Mas, pelo que vi, acredito que o visto de estudante saia bem antes. E, como vocês querem voltar em 115 dias, o visto de estudante é o mais recomendado neste momento (minha opinião). Ou seja, o cartão de residência ultrapassa os 90 dias (pelos relatos que recebemos).
  • @marcia muito obrigada pela ajuda! Essa também era uma dúvida que eu tinha, se seria possível o solicitar o visto de estudante estando lá. Li em algum site que para solicitar o visto de estudante estando lá, primeiro é necessário solicitar a prorrogação do visto de turista, sabe se isso procede?

    Outra dúvida: Eu poderia, enquanto portuguesa, informar na fronteira que estamos de mudança definitiva e que ele e meu filho me acompanham e que daremos entrada no SEF no cartão de residência deles, ou seja, sem passagem de volta? Ou eles obrigariam meu esposo e meu filho a terem passagem de volta para ingressar no país?

    Mais uma dúvida: o vencimento do visto de turista pode gerar algum impedimento quando ele tentar regressar ao Brasil e depois voltar para Portugal?

    Muito obrigada mesmo pela ajuda!



  • @desiree,

    "Eu poderia, enquanto portuguesa, informar na fronteira que estamos de mudança definitiva e que ele e meu filho me acompanham e que daremos entrada no SEF no cartão de residência deles, ou seja, sem passagem de volta?"
    Isso não é possível. Não sendo português, eles têm que ter passagem de ida e volta comprada, bem como o seguro viagem contratado.

    Quando vence o visto de turista e a pessoa não possui mais nenhum outro visto, deve pedir prorrogação do mesmo. Já que vcs têm data certa para voltarem ao Brasil, acho acho mais conveniente pedir o visto de estudante, junto ao consulado, antes de irem. Assim, já vão com tudo acertado.
  • Oi, queria uma opinião já havia perguntado se poderia ir como turista com bagagens, filhos e cachorras, apenas com o assento da nacionalidade e quando fosse questionada pela imigração informar que tenho a nacionalidade Portuguesa e fui para mora e que iria tirar os documentos nos primeiros dias em Portugal por ser mais rápido, barato e menos burocrático, porem me informaram que não é possível, que posso ter problemas. Então quero saber o que vocês acham de eu ir como turista sozinha sem os filhos e cachorras para tirar meus documentos em Portugal aproveitar para conhecer o local não como turista, mas com olhar de quem vai morar, pesquisar alugueis, moradias, locais, trabalho, banco, colégios, carros, transportes, hospital, me informar sobre os documentos necessários para quando for morar, por exemplo tenho que fazer o divórcio em Portugal para atualizar meu estado civil do meu atual casamento de 5 anos para meu marido ter também direito a nacionalidade, quero saber lá pessoalmente sobre essa lei da separação se for de mútuo consentimento não precisar de advogado apenas ambos estarem presente, então queria saber se pode ser representado por procuração porque assim levaria uma do meu ex marido.
    Também quero saber se indo como turista e chegando lá tirando o cartão cidadão e o passaporte se posso trabalhar?
    Se posso tirar meus documentos com comprovante de residência da casa de parente em que eu estiver?
    E para não perder a passagem de volta, já regulamentada, com conhecimento para poder morar, emprego certo, organizada para a família vir, voltar para buscá-los e trazer a mudança de vez. Se acham válido?
    Se sim se posso voltar a Portugal agora para morar, com as cachorras já chipadas, vacinadas e documentadas e regulamentadas como manda a lei para os pets, com meus filhos menores apenas com a certidão de nascimento e tirar os documentos deles em Portugal como fiz comigo, já que são menores e eu estou regulamentada, explicando que estamos de mudança e tirarei os docs deles em Portugal?
    O que acham? Vou gastar uma passagem de ida e volta porem pode ser válido já que vou de qualquer forma a diferença é que iria esperar no Brasil todos documentos ficarem prontos pelo consulado para então ir com a família e cachorros num tiro no escuro, assim alem de agilizar os docs, conheceria também o local...
  • editado August 2017
    Não funciona precisa de pelo menos ter o CC
  • editado August 2017
    cidabribeiro,
    não sei se a sua resposta foi para mim, mas se sim, eu não posso ir como turista? Vou conhecer o país e
    apenas aproveitar para tirar os documentos e depois procurar emprego, mas volto para o Brasil documentada como Portuguesa para voltar de vez com a família...Sei de tanta gente que vai como turista e na verdade vai com o intuito de tirar seus docs lá por ser menos burocrático, mais rápido e barato, aqui mesmo na comunidade, ou tem algo errado nisso. Será que mesmo com tirando os documentos não posso trabalhar? quero ir e voltar rápido para buscar a família em janeiro. Por favor me explica melhor para que eu possa entender.
    grata
    Rita Salgado
  • @Rita, vou falar o meu entendimento....vc vai como turista (tem até 3 meses) e com passagem de volta e seguro saúde.Se vc ja é portuguesa, basta ir numa Conservatória e tirar o CC e o Passaporte.A partir do CC em mãos vc deixa de ser turista e passa ser cidadã portuguesa para morar, passear, trabalhar, casar etc.Vc pode pedir tb o CC e o Passaporte aqui no Brasil através do Consulado.Dai vc vai mais tranquila como uma autêntica portuguesa com todas as letras.
  • editado August 2017
    @Rita de Cássia, poderá fazer assim, mas terá que passar pela imigração normalmente, e comprovar tudo como estrangeira (eu fiz assim, e falar do assento não adiantou nada).
    Assim que cheguei como turista (fiquei 1 mês), fui a uma Conservatória, e fiz o CC. A partir do momento em que recebe o CC, já pode guardar seu passaporte brasileiro, e se algum inspetor pedir documentos, basta mostrar o CC (muito raro acontecer).
    Assim que receber o CC, já terá todos os números, e já poderá trabalhar.
    Quanto ao divórcio por procuração não sei se pode ser feito.
    Depois poderá sair e retornar a Portugal sem justificar nada a ninguém. Poderá retornar de mudança, e seus filhos menores, sendo seus dependentes, poderão entrar normalmente (se os dois pais não forem viajar, precisa daquela autorização para que os filhos saiam do Brasil).
    Essa sugestão que deu é válida, e se assim preferir, acho até mais sensato e sábio fazer desta forma.
  • @Rita eu não sei de que Estado você é mais aqui em São Paulo paguei 95 reais pelo cartão dos meus filhos menores (menores de 6 anos) em Portugal seria mais barato? Sim afinal deu 26,04 Euros (só de portes de correios cobraram 49 reais), mas acho um valor baixo e pelo menos seus filhos vão com o cartão e pelo que eu vi o problema não é você entrar lá. É a companhia aérea te deixar embarcar sem passagem de volta.
  • oi pessoal, muito grata pelas respostas.
    Vanessa RSP @,
    eu sou do RJ e aqui os valores são bem altos do CC e do passaporte, meus filhos tem 14 anos, 16 anos do meu primeiro casamento. quanto a passagem de volta, vou aproveitá-la, volto para buscar as cachorras e meus filhos com mais bagagem, depois estando todos ajeitados meu marido sai do emprego e vai nos encontrar, achamos mais seguro ter ele empregado para garantir, porque posso arranjar um emprego em Portugal logo, esse é o objetivo, mas tem um período de experiência, sei lá.
    Você comentou que tirou o do seu filho via correios, eles fazem? Achei que era só no Consulado. Demorou muito? Porque aqui no RJ demora!

    Caiodib@,
    Também estou achando mais sensato, porque arrumo tudo antes de ir definitivamente (colégio, moradia, banco, emprego...) porque vou para morrar definitivamente com filhos, cachorras e marido. Tirou meus documentos por lá que é mais barato 15 euros o CC e já sai com o NIF, e o passaporte bem mais rápido.

    Ainda tenho uma dúvida,
    quando eu voltar como portuguesa vou levar malas de mudança, cachorras e filhos, se eles com 14 anos e 16 anos sem CC ou BI e passaporte vão passar pela imigração e terão que comprar passagens de ida e volta, mesmo indo comigo sendo portuguesa com todos os docs?

    Mesmo eu sendo Portuguesa a alfandega me questionará as malas certo?

    O vídeo do carioca do Porto fala sobre a alfandega rigorosa no Porto que sugere descriminar a bagagem no Consulado, mas é caro uns 200,00 reais para fazer no consulado do RJ, vou sem mesmo porque eles podem reclamar mas não podem confiscar só vou levar, roupas, sapatos, exames, fotos, documentos, coisas de uso pessoal, o resto infelizmente fica porque não dará para levar, tenho direito a duas malas de 23 kg e mais uma de bordo de 10 kg, para cada um, mas se levarmos isso tudo como turista a imigração desconfia, o melhor é levar apenas uma mala 23 kg e uma mochila e depois quando for com a documentação de Portuguesa levar o que a companhia libera, as 2 malas de 23 kg e a outra de bordo de 10 kg. Na primeira viagem vou tentar levar o máximo de coisa que eu puder, mas apenas uma mala de 23 kg e uma mochila, para não ter problemas e na volta para o Brasil deixo tudo em Portugal já que vou voltar e aproveito as mala vazia apenas com lembranças e o necessário, para na volta definitiva para Portuga trazê-las cheia de novo.

    Rita Salgado.
  • Não @Rita não foi pelo correio cartão cidadão e passaporte só presencialmente. Mas no recibo que dão vem destacado cada item de custo de um cartão cidadão e lá colocaram que o custo de correios e portes é de 49 reais. Esse é o custo pra o CC vir de Portugal até o Brasil e depois ser entregue na minha casa. Aqui em SP o cartão e a carta PIN vão para o consulado e eles entregam via motoboy em casa.
  • Vanessa RSPVanessa RSP Member
    editado August 2017
    E sinceramente eu não acho 105,47 (Em SP, como nadamos em dinheiro, custa 225,00) caro aliás eu acho os preços do Consulado do Rio bem mais honestos que os de SP e pense bem, com certeza a passagem de volta dos seus filhos não vai custar 105 reais.
  • Oi Vanessa RSP,
    acho que você não entendeu a minha questão, comentei do valor, do tempo e da burocracia!!! O valor para você pode ser justo, barato etc e para mim ser alto! A diferença é que em Portugal são 15 euros sai por menos de 60,00 reais e fica pronto em 3 dias e aqui em mais caro e mais ou menos 1 mês, lá já sai com o NIF, e aqui sem, ou seja, quando chegar lá terá que pagar os 15 euros para fazer um novo com o NIF ,assim me informaram. O passaporte lá ainda não sei o valor e o tempo mas com certeza deve ser mais em conta e mais rápido.
    Todos dizem que a passagem de ida tem o mesmo preço de ida e volta, alem do que já comentei que será válido porque vou aproveitar para conhecer os locais e arrumar as coisas (colégio, moradia, banco, documentos e trabalho) para levar a família para morar definitivamente lá.
    A dúvida questionada ao Caiodib se eu quando retornar a Portugal já com todos os documentos de Portuguesa para morar com a família e com as cachorras se terei problemas com a imigração por meus filhos de 14 anos e 16 anos irem sem CC e Passaportes Portugueses já que eu sou mãe e terei os meus docs em dia...

    Mas de qualquer forma agradeço.
    Rita Salgado.





  • Vanessa RSPVanessa RSP Member
    editado August 2017
    Então Rita o que estou querendo te explicar é que mesmo que a passagem ida e volta saia mais ou menos o mesmo preço com certeza a diferença vai ser mais do que os 105 reais do consulado entende? Não precisa tirar o passaporte deles, tira só o cc e quando você voltar pra pega-los eles já estão com o cartão e não precisa se preocupar. Estou falando do caso deles não do seu. Quanto ao NIF é igual a ter RG com CPF ou não, você não precisa tirar um novo cartão pra ter NIF pode ir até as Finanças e tirar gratuitamente e ficar com o número sem estar no CC. Minha filha tem RG com CPF, o meu filho não, pq quando fui tirar esqueci de levar o número, mas isso não afeta em nada. As pessoas tiram uma nova via pela comodidade de ter os números no cartão mas não é obrigatório. Eu acho que vale a pena pq pelo menos vc vai sem nenhum receio e ainda economiza o dinheiro da volta. Por exemplo acabei de olhar na decolar : Passagem só de ida 1400 passagem ida e volta 2700.
  • Vanessa RSP, Caiodib,
    se meus filhos menores forem só com o CC e não tiverem passaporte portugueses, terão que comprar a passagem de ida e volta e serão turista mesmo me acompanhando como mãe portuguesa? Se sim não fara diferença tirar ou não o CC, porque como brasileiros eles já tem os docs.
    grata Rita Salgado
  • @Rita
    Seus filhos menores, tendo o CC,vão entrar como portugueses e não como turistas.Não é necessário o passaporte portugues,somente o brasileiro
    Podem comprar passagem só de ida
  • Oi Maria Nélida,
    não sabia todos dizem que sem o passaporte você viaja como turista. E eu tenho que ter o passaporte português ou isso é porque eles são menores?
  • @Rita de Cássia
    Seu caso é o mesmo
    Basta o CC e o passaporte brasileiro
  • @Rita de Cássia, desculpe ter demorado para responder,

    Com o CC eles já poderão entrar como europeus. Eles precisarão ter pelo menos o passaporte brasileiro.

    Gostava de pedir um favor: depois pode nos falar todo o trâmite para levar cachorros? (chip, exames, certificado…)
  • Viu Rita era isso que eu estava tentando te explicar.. achei que soubesse que tendo o CC entra como nacional e pode comprar passagem só de ida. Poupando um bom dinheiro e sem receio algum de te perguntarem algo sobre malas ou cachorros.
  • @Caio no you tube tem o canal da Marcela Carraro ela foi com duas cachorrinhas e explicou como fez.
  • Oi, vou abrir a discussão para explicar o que sei para poder também contribuir e ajudar.
    vamos lá...
  • Obrigado @Vanessa RSP, e @Rita de Cássia. Informações são sempre muito bem-vindas.
  • Cidaribeiro@,
    oi, por favor, você tem certeza se no consulado do RJ eles fazem a transcrição do casamento na hora mesmo?
    Dependo disso para a nacionalidade dos meus filhos e tenho pressa, pois quero mudar para Lisboa com a família até janeiro no máximo, e se realmente fizerem nessa rapidez será ótimo.
    Entrei no site do consulado do RJ e não consegui agendamento e também não achei o prazo, fui até a página no facebook, e fiz a mesma pergunta, até agora ninguém me respondeu, mas pude observar muitas reclamações de falta de agendamento, demora nos processos, falta de informação e mal atendimento, inclusive reclamações recentes de transcrição de casamento.
    Se realmente proceder vou tentar agendar e fazer por aqui.
    Grata
    Rita Salgado
  • editado August 2017
    @Rita estão fazendo sim, vi uma feita na hora. Continue tentando agendamento, anteontem fiz o agendamento do meu filho para passaporte para dia 19/10.
    Caso ainda lhe reste duvida vá lá e pegue a informação presencial. Você vai conseguir, força!
  • Caros colegas,

    Li neste tópico que o Consolado Português no Rio de Janeiro está fazendo transcrição de casamento na hora?! Que documentos estão exigindo? Quem conseguiu fazer assim (na hora) solicitou que serviço no site do consulado? Pagou quanto pela transcrição?

    Live long and prosper,
    Gláucia & Marcelo
  • editado August 2017
    @Marcelo agende o serviço pelo site do consulado lá você encontrará todas as informações necessárias.
  • @cidadibeiro,

    Eu sei. Mas é o tempo que me deixou mais perplexo. Na hora? É isso mesmo? Não demora mais meses como antigamente?

    Live long and prosper,
    Gláucia & Marcelo
  • editado August 2017
    @Marcelo não demora mais não também duvidei e me mostraram emitida pelo Consulado na hora. O amigo que fez postou as fotos do assento no site Cidadania Portuguesa no Facebook, pode olhar lá.
  • @cidaribeiro,

    Nossa! Que bom. Segunda feira vou no consulado para obter informações! Obrigado!

    Live long and prosper,
    Gláucia & Marcelo
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.