Poderiam me esclarecer uma dúvida? Consegui a cidadania pela lei antiga derivada da minha avó. Tenho 2 filhas menores, darei entrada na Transcrição de casamento e nacionaldade delas. Sou casada há mais de 20anos. Seria possível conseguir a dupla nacionalidade para meu marido, após a conclusão do processo de minhas filhas.
@Claudia vc terá q antes fazer a conversão da sua nacionalidade derivada para a nacionalidade originária para poder pedir a nacionalidade para o marido.
Sou cidadão, meu filho também e já fiz o assentamento do meu casamento (20 anos).
Minha esposa vai ficar no Brasil e vou com meu filho agora no fim de Agosto, pois ele começa as aulas na Universidade de Lisboa em Setembro.
Gostaria de dar entrada no processo de nacionalidade dela por procuração. Minhas dúvidas são:
1- Preeencho aqui no Brasil o formulário 1C e reconheço por autenticidade a assinatura da minha esposa, ou a procuração me confere o direito de assinar por ela na hora em que estiver dando entrada no processo pela CRC?
2- Procuração por Instrumento de fé pública usando modelo do IRN, ou pode ser particular?
3- Só posso dar entrada no CRC Lisboa da nacionalidade dela por casamento?
4- A certidão de antecedentes criminais tem de ser apostilada?
5- Cópia do passaporte autenticada e apostilada?
Já tenho:
A certidão de nascimento da minha esposa repográfica apostilada. Cópia da minha certidão de casamento simples e original Cópia da certidão de nascimento simples do nosso filho e original.
2- Pode levar assinado e só entregar no balcão ou pode assinar lá levando a procuração.Procuração do INR 3- Somente por Lisboa(não sei se necessita agendar) 4- Basta ser validada no proprio site da PF 5- Sim,desde que o passaporte contenha a filiação
@CarolinaCastilhos seu esposo é brasileiro e possui a nacionalidade portuguêsa ? E assim vc pode requerer sua cidadania portuguêsa ? Se for isto estou na mesma questão.Pensei que não fosse possível minha esposa adquirir a cidadania pois não somos casados até 1981. desconhecida este fato. Sou brasileiro e possuo a cidadania portuguesa, sou casado há 6 anos e tenho uma filha de 3 anos com minha esposa. Peço sua ajuda, pois se houver possibilidade gostaria de informações de como proceder com a documentação necessária. Obrigado
Sou cidadão português e sou casado há 12 anos, ainda não fiz a transcrição de casamento. Estou com toda a documentacão do meu filho menor de 14 anos para dar entrada, sei que como fui o declarante na certidão não é necessário a transcrição para o processo de atribuição. A dúvida é : finalizando o processo do meu filho de atribuição sem averbar a transcrição de casamento prejudica, atrasa ou atrapalha o processo da minha esposa que farei a seguir? Obrigado.
Como seu filho é de menor e vc vai precisar transcrever o seu casamento para pedir a aquisição pra sua esposa,envie a transcrição de casamento e a atribuição do seu filho para Tondela.Os processos terão prioridade por seu filho ser de menor idade
@VladPen Ok. Possuo a cidadania portuguesa através do vínculo de meu pai. Casei-me em 2012 aqui no brasil com brasileira. Temos uma filha nascida no Brasil que já possui cidadania portuguesa. Minha esposa pode adquirir a cidadania portuguesa ? Através de qual forma ? Quais os documentos necessários ?
Boa noite, obrigado @Maria Nélida, pela resposta rápida. Tenho mais uma dúvida, como vou enviar os processos de aquisição do meu filho menor junto com a transcrição e o processo de aquisição da minha esposa juntos para Tondela, será necessário montar dois processos (transcrição e aquisição), com duas certidões de nascimento da minha esposa? obrigado.
@PatrickAmaral são 3 processos independentes.. Transcrição do seu casamento, atribuição dos filhos menores e Aquisição de nacionalidade para a esposa. A transcrição e atribuição dos menores pode ser feito em Tondela , mas a aquisição da esposa somente na CRC de Lisboa.. é um outro processo bem mais demorado e complexo.
Comentários
E eu como português, nem isso, certo?
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/4022/eu-tenho-a-nacionalidade-por-atribuicao-meu-marido-nao-como-proceder-no-aeroporto#latest
Consegui a cidadania pela lei antiga derivada da minha avó.
Tenho 2 filhas menores, darei entrada na Transcrição de casamento e nacionaldade delas.
Sou casada há mais de 20anos.
Seria possível conseguir a dupla nacionalidade para meu marido, após a conclusão do processo de minhas filhas.
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/11651/processos-de-conversao-atribuicao-p-netos-ja-naturalizados/p1
Bom dia! Estou com dúvidas.
Sou cidadão, meu filho também e já fiz o assentamento do meu casamento (20 anos).
Minha esposa vai ficar no Brasil e vou com meu filho agora no fim de Agosto, pois ele começa as aulas na Universidade de Lisboa em Setembro.
Gostaria de dar entrada no processo de nacionalidade dela por procuração. Minhas dúvidas são:
1- Preeencho aqui no Brasil o formulário 1C e reconheço por autenticidade a assinatura da minha esposa, ou a procuração me confere o direito de assinar por ela na hora em que estiver dando entrada no processo pela CRC?
2- Procuração por Instrumento de fé pública usando modelo do IRN, ou pode ser particular?
3- Só posso dar entrada no CRC Lisboa da nacionalidade dela por casamento?
4- A certidão de antecedentes criminais tem de ser apostilada?
5- Cópia do passaporte autenticada e apostilada?
Já tenho:
A certidão de nascimento da minha esposa repográfica apostilada.
Cópia da minha certidão de casamento simples e original
Cópia da certidão de nascimento simples do nosso filho e original.
Obrigado!
1- Se for aquisição pelo casamento,o formulário é o Modelo 3
http://www.irn.mj.pt/IRN/sections/irn/a_registral/registos-centrais/docs-da-nacionalidade/docs-comuns/mod-pag-impressos1/downloadFile/attachedFile_1_f0/Artigo_3_cheque.pdf?nocache=1329228426.9
2- Pode levar assinado e só entregar no balcão ou pode assinar lá levando a procuração.Procuração do INR
3- Somente por Lisboa(não sei se necessita agendar)
4- Basta ser validada no proprio site da PF
5- Sim,desde que o passaporte contenha a filiação
Obrigado!
Mesmo levando o Modelo 3 com assinatura autenticada, preciso de procuração da minha esposa?
Eu assino alguma papel lá na CRC Lisboa quando der entrada, ou por não assinar nada não preciso levar procuração uma vez que o modelo já foi assinado.
Peço sua ajuda, pois se houver possibilidade gostaria de informações de como proceder com a documentação necessária.
Obrigado
Obrigado.
Como seu filho é de menor e vc vai precisar transcrever o seu casamento para pedir a aquisição pra sua esposa,envie a transcrição de casamento e a atribuição do seu filho para Tondela.Os processos terão prioridade por seu filho ser de menor idade
Sim,pode pedir a aquisição para sua esposa pelo casamento
Veja aqui
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/4977/nacionalidade-aquisicao-pelo-casamento/p1
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/3622/nacionalidade-por-casamento/p41
http://www.irn.mj.pt/sections/irn/a_registral/registos-centrais/docs-da-nacionalidade/aquisicao/n/aquisicao-nac-art3/
Entre 12 / 18 meses
É só transcreve-la em PT?