Pessoal, bom dia! Estava lendo os comentários sobre quem tem direito à cidadania por casamento e só queria confirmar se meu marido se enquadra: Sou portuguesa por atribuição e meu processo de transcrição de casamento em Portugal está em andamento (previsão de conclusão no final de abril). Em outubro/19 completo 5 anos de casamento, sem filhos. Pelo que entendi posso dar entrada no pedido de nacionalidade para meu marido a partir de novembro, certo? Obrigada
Bom dia, sou portuguesa por atribuição e meu marido vai solicitar a dele por aquisição, pois já temos mais de 10 anos de casados. Estou com dúvidas na documentação, ele já tem a certidão de nascimento de inteiro teor por cópia reprografica apostiladas, precisa apostiladar a cópia do rg também ou só enviar a cópia simples? Outra coisa, precisa enviar a certidão de casamento inteiro teor aqui do Brasil ou só enviar cópia do meu assento que consta a transcrição do casamento? Desde já, agradeço.
São necessários os seguintes documebtos: - certidão de nascimento reprografuca apostilada dele - antecedentes criminais do Brasil e de todos os países que ele tenha morado - cópia do passaporte dele ou do RG autenticada e apostilada - cópia simples do se assento português Cópia simples da certidão de casamento portuguesa (se no assento português, o casamento não estiver averbado) - formulário MODELO 3 assinado com assinatura reconhecida por autenticidade - vale postal 250 Euros
Só mais uma pergunta, o antecedentes criminais dele pode ser aquele que retira no site,aí envia ele sem reconhecer nada? Ele só morou no Brasil. Obrigada mais uma vez.
@Vanessa Amaral, antecedentes criminais imprime do site da polícia federal e no verso da folha imprima a validação feita no próprio site. Não precisa apostilar nem nada.
Pessoal, Boa tarde! Pretendo dar entrada no processo de aquisição da minha mãe. Meu pai já é português por atribuição e o casamento já foi transcrito pelo consulado de SP. Qual a validade da certidão de nascimento? Tenho uma reprográfica e apostilada emitida em outubro de 2018. A melhor opção é mandar para Lisboa ou posso fazer pelo consulado?
quando seus pais casaram? Se o casamento já foi transcrito, usará apenas o assento do seu pai (que já tem o casamento averbado) para pedir a naturalização de sua mãe. Não precisa mais de certidões brasileiros.
Bom dia, sou casado com uma filha de português a 10 anos e tenho um filho de 3 anos. Pelo que entendi temos que fazer o seguinte:
1 - atribuição da minha esposa 2 - transcrição do nosso casamento 3 - meu processo de aquisição e atribuição do nosso filho
Minhas dúvidas são: 1 - Como sou casado a 10 anos e ainda temos um filho posso fazer processo de aquisição. Esse procedimento pode ser junto com a atribuição do nosso filho (minha aquisição + atribuição dele)? 2 - qual documento eu recebo no término, uma carta de residência permanente, é isso?
@drpost, seu processo somente é feito em Lisboa, para eu filho recomendo fazer por Tondela (se ele for menor de idade) ou ACP que é muito mais rápido. Só término do processo você recebe o assento de nascimento português, com ele você pode fazer o cartão do cidadão e passaporte.
@Daniel Henriques muito obrigado pela resposta. Deixa eu ver se entendi certo...
Do meu filho (3 anos) faço por Tondela ou Arquivo Central do Porto (ACP), sendo o ACP mais rápido.
No meu caso (casado 10 anos com filha de Português) o processo somente por Lisboa e no término recebo não o cartão de residência mas sim o cartão cidadão, é isso?
@drpost assim que seu processo de nacionalidade pelo casamento for concluido vc vai requerer o cartão cidadão e passará a ser um cidadão português e da União Européia.
@drpost assim que seu processo de nacionalidade pelo casamento for concluido vc vai requerer o cartão cidadão e passará a ser um cidadão português e da União Européia.
Nossa. O ruim é ter que esperar a atribuição da minha esposa para aí sim poder iniciar meu processo de aquisição. Pelo visto uns 3 anos somando tudo =(
@blancout Só isso!? Que bom, mudou bastante então do ano passado pra cá.
Queria entender uma coisa que tá meio confusa pra mim... Sou casado com uma filha de português a 10 anos (que no caso vai iniciar a atribuição) e tenho um filho de 3 anos.
Após termos feitos a atribuição dela, transcrição do casamento e atribuição do nosso filho pretendemos ir a Portugal.
Tendo em vista que o processo de aquisição tem demorado de 12 a 18 meses, como vou fazer para poder já chegar lá e trabalhar de forma legal? Devo solicitar o cartão de residência (que é mais rápido) e depois dar a entrada na minha aquisição pessoalmente em Lisboa, é isso?
Eu tenho dupla cidadania e estou morando em Portugal desde o começo do ano. Após três anos, posso pedir nacionalidade da minha esposa (já temos o casamento transcrito e ela já tem a AR na mão)? Se sim, como proceder já estando aqui em portugal?
@drpost exato, você vai como esposo de cidadã portuguesa, chegando lá solicita a permissão de residência e com essa permissão pode trabalhar. Aproveita e já dá entrada no pedido de naturalização por casamento e comprova com os 10 anos de casado e com a certidão portuguesa de casamento e de nascimento do seu filho. Só alegria !
@blancout Valeu meu amigo, pretendo dar início em tudo ainda esse mês e já estar em Portugal até o final do ano. Vou fazer com a ajuda do fórum aqui enviando os documentos para lá sem auxílio de consulado ou empresa, por ser mais barato e rápido
De acordo com o que aprendi aqui no fórum meu plano ficou da seguinte forma...
Estando no Brasil: - Atribuição da minha esposa vai ser pelo Arquivo Central do Porto (ACP) - média 3 meses. - Transcrição do casamento - Qual o melhor lugar e o tempo médio? - Atribuição do meu filho por Tondela ou Arquivo Central do Porto (ACP) - Qual é o tempo médio?
Em Portugal: - Solicitar meu cartão de residência - acho que em alguma conservatória de cidade pequena por ser mais rápido, certo? -Após receber meu cartão de residência vou dar entrada na minha aquisição em Lisboa, pra finalmente receber meu assento e solicitar meu Cartão Cidadão \o/ - média de 12 a 15 meses
Obs: Chegando em Portugal vou pra fila de cidadão com minha esposa e filho e se o agente perguntar falarei que vamos para morar e que darei entrada no meu cartão de residência.
Espero não ser barrado e que de tudo certo, ansiedade está a mil!!!
Comentários
Estava lendo os comentários sobre quem tem direito à cidadania por casamento e só queria confirmar se meu marido se enquadra:
Sou portuguesa por atribuição e meu processo de transcrição de casamento em Portugal está em andamento (previsão de conclusão no final de abril).
Em outubro/19 completo 5 anos de casamento, sem filhos. Pelo que entendi posso dar entrada no pedido de nacionalidade para meu marido a partir de novembro, certo?
Obrigada
@VanessaAmafal,
São necessários os seguintes documebtos:
- certidão de nascimento reprografuca apostilada dele
- antecedentes criminais do Brasil e de todos os países que ele tenha morado
- cópia do passaporte dele ou do RG autenticada e apostilada
- cópia simples do se assento português
Cópia simples da certidão de casamento portuguesa (se no assento português, o casamento não estiver averbado)
- formulário MODELO 3 assinado com assinatura reconhecida por autenticidade
- vale postal 250 Euros
Boa tarde!
Pretendo dar entrada no processo de aquisição da minha mãe. Meu pai já é português por atribuição e o casamento já foi transcrito pelo consulado de SP.
Qual a validade da certidão de nascimento? Tenho uma reprográfica e apostilada emitida em outubro de 2018.
A melhor opção é mandar para Lisboa ou posso fazer pelo consulado?
quando seus pais casaram?
Se o casamento já foi transcrito, usará apenas o assento do seu pai (que já tem o casamento averbado) para pedir a naturalização de sua mãe. Não precisa mais de certidões brasileiros.
Sim, são casados há 40 anos.
Então basta enviar a documentação abaixo?
- antecedentes criminais
- cópia do passaporte dele ou do RG autenticada e apostilada
- cópia simples do se assento português
- Cópia simples da certidão de casamento portuguesa (se no assento português, o casamento não estiver averbado)
- formulário MODELO 3 assinado com assinatura reconhecida por autenticidade http://www.irn.mj.pt/IRN/sections/irn/a_registral/registos-centrais/docs-da-nacionalidade/docs-comuns/mod-pag-impressos1/downloadFile/attachedFile_1_f0/Artigo_3_cheque.pdf?nocache=1329228426.9
- vale postal 250 Euros
veja esta outra discussão, onde explico direitinho sobre o caso de sua mãe:
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/33512/#Comment_33512
A nacionalidade dela é gratuita!
Ótima notícia!
Muito obirgada!
Pelo que entendi temos que fazer o seguinte:
1 - atribuição da minha esposa
2 - transcrição do nosso casamento
3 - meu processo de aquisição e atribuição do nosso filho
Minhas dúvidas são:
1 - Como sou casado a 10 anos e ainda temos um filho posso fazer processo de aquisição. Esse procedimento pode ser junto com a atribuição do nosso filho (minha aquisição + atribuição dele)?
2 - qual documento eu recebo no término, uma carta de residência permanente, é isso?
Só término do processo você recebe o assento de nascimento português, com ele você pode fazer o cartão do cidadão e passaporte.
Deixa eu ver se entendi certo...
Do meu filho (3 anos) faço por Tondela ou Arquivo Central do Porto (ACP), sendo o ACP mais rápido.
No meu caso (casado 10 anos com filha de Português) o processo somente por Lisboa e no término recebo não o cartão de residência mas sim o cartão cidadão, é isso?
Esse processo de aquisição de nacionalidade pelo casamento, sabe dizer quanto tempo mais ou menos tem levado pra ficar pronto?
Pergunto isso pra poder solicitar meu NIF, NISS, Número de Utente, Passaporte, etc... E trabalhar o mais rápido possível de forma regularizada.
O ruim é ter que esperar a atribuição da minha esposa para aí sim poder iniciar meu processo de aquisição.
Pelo visto uns 3 anos somando tudo =(
Queria entender uma coisa que tá meio confusa pra mim...
Sou casado com uma filha de português a 10 anos (que no caso vai iniciar a atribuição) e tenho um filho de 3 anos.
Após termos feitos a atribuição dela, transcrição do casamento e atribuição do nosso filho pretendemos ir a Portugal.
Tendo em vista que o processo de aquisição tem demorado de 12 a 18 meses, como vou fazer para poder já chegar lá e trabalhar de forma legal?
Devo solicitar o cartão de residência (que é mais rápido) e depois dar a entrada na minha aquisição pessoalmente em Lisboa, é isso?
Eu tenho dupla cidadania e estou morando em Portugal desde o começo do ano. Após três anos, posso pedir nacionalidade da minha esposa (já temos o casamento transcrito e ela já tem a AR na mão)? Se sim, como proceder já estando aqui em portugal?
http://www.irn.mj.pt/sections/irn/a_registral/registos-centrais/docs-da-nacionalidade/aquisicao/n/aquisicao-nac-art3/
Vou fazer com a ajuda do fórum aqui enviando os documentos para lá sem auxílio de consulado ou empresa, por ser mais barato e rápido
Muitíssimo obrigado.
Estando no Brasil:
- Atribuição da minha esposa vai ser pelo Arquivo Central do Porto (ACP) - média 3 meses.
- Transcrição do casamento - Qual o melhor lugar e o tempo médio?
- Atribuição do meu filho por Tondela ou Arquivo Central do Porto (ACP) - Qual é o tempo médio?
Em Portugal:
- Solicitar meu cartão de residência - acho que em alguma conservatória de cidade pequena por ser mais rápido, certo?
-Após receber meu cartão de residência vou dar entrada na minha aquisição em Lisboa, pra finalmente receber meu assento e solicitar meu Cartão Cidadão \o/ - média de 12 a 15 meses
Obs:
Chegando em Portugal vou pra fila de cidadão com minha esposa e filho e se o agente perguntar falarei que vamos para morar e que darei entrada no meu cartão de residência.
Espero não ser barrado e que de tudo certo, ansiedade está a mil!!!